sexta-feira, 27 de novembro de 2009

[ANÁLISE] Subaudition - "Light On The Path" [CD - 2009]

SUBAUDITION

Light On The Path [CD]
Auerbach Tonträger / Prophecy

É oficial - há qualquer coisa na água da Finlândia que torna qualquer banda numa potencial estrela em ascensão. E no caso dos Subaudition, esse potencial é confirmado numa certeza ao segundo longa-duração. "Light On The Path" é um dos discos mais melodicamente intensos do ano, daqueles incontornáveis para quem aprecia música na veia de Anathema ou The Gathering (isto apenas para evitar os seus conterrâneos).

É mais do que conhecida a costela melancólia dos Finlandeses, talvez devido ao extremo de exposição solar a que estão sujeitos durante o ano. Roope Niemelä e Antti Korpinen não fogem a essa regra, mas vivem essa melancolia de forma sublime através da música que criam. "Light On The Path" envolve-nos de uma forma que não esperamos, preenchendo um vazio no mais recôndito canto do nosso ser, mas deixando-nos com um sabor tão doce na boca que apetece voltar a ele assim que acaba.

Guitarras (quer acústicas quer eléctricas) dedilhadas com mestria, ambiências opulentas criadas com recurso a piano e sintetizador, os ocasionais violinos e aquela voz... meus amigos, aquela voz - não será demais compará-la à de Vincent Cavanagh, e isso é dizer muito! A intensidade dos Subaudition é sem margem para dúvida a sua maior mais-valia, sendo surpreendente como é possível criar tanto com recurso a tão poucos elementos - como em "Sinne", em que apenas um piano, um violino e uma voz são capazes de nos levar a um estado mental elevado, num momento de rara inspiração.

Altamente recomendado, "Light On The Path" vai sem dúvida alguma colocar os Subaudition no mesmo patamar que outros nomes grandes da música melódica e emocional se encontram, e reforçar a ideia que da Finlândia há grande probabilidade de encontrarmos do melhor material em qualquer um dos estilos de música que apreciamos. Talvez resultasse encomendar alguma dessa água...

Lurker

Sem comentários: