sábado, 20 de março de 2010

[NOTICIA] Da Transilvânia para o mundo

Hoje acordei com vontade de regressar a uma banda que aprendi a respeitar e apreciar, e que têm um novo disco disponível. Refiro-me aos Negură Bunget, e só não o tinha feito antes porque ainda não tinha percebido no que ia dar a "novela" em que o colectivo Romeno se envolveu nos últimos tempos.

Fait-divers à parte, quem edita um disco genial como "Om" merece que pelo menos seja dada uma oportunidade a "Vîrstele Pămîntului" (traduzido por "As Eras da Terra"), o seu mais recente trabalho que irá ser em breve editado pela Aural Music.

Neste disco, a fisicalidade da terra embraça a espiritualidade que sempre foi apanágio da sua música. Um disco sobre o destino, mas também sobre conscientemente escolhermos a nossa forma de viver. A terra é de onde vimos e para onde vamos, e entendê-la e respeitá-la é uma forma de nos entendermos e respeitarmos a nós próprios também. Um disco que é uma ponte entre o mundo terreno e o mundo espiritual.

O destaque vai para a edição especial do disco, numa caixa em madeira com dimensões 27cm x 16cm x 4cm, gravada a fogo com o logotipo da banda e outras inscrições, e cheia com terra vinda da própria Transilvânia para estabelecer a ligação com o conceito aqui explorado. Na terra deposita-se a versão digipack em 8 painés do disco, assim como um poster exclusivo, um autocolante e um pin em metal. Para todos os coleccionadores e apreciadores dos Negură Bunget.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Pămînt
  2. Dacia hiperboreana
  3. Umbra
  4. Ochiul Inimii
  5. Chei de rouă
  6. Tara de dincolo de negură
  7. Jar
  8. Arborele lumii
  9. Întoarcerea amurgului

Sem comentários: