segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

[EVENTO] Mais uma visita de Galás a Portugal


Não é inédito, mas é sempre um acontecimento. Diamanda Galás regressa ao nosso país, desta feita para uma actuação em Leiria inserida na edição 2011 do Festival FadeIn.

O concerto terá lugar no próximo dia 16 de Abril, no Teatro José Lúcio da Silva, e é daqueles de presença obrigatória. Ainda para mais, é uma actuação conceptual sob o tema "The Refugee", dedicada aos exilados Smyrna durante o genocídio Turco do povo Grego em 1922.

Marquem já na agenda e tratem dos preperativos necessários, encontramo-nos em Leiria no dia 16 de Abril!

domingo, 30 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Recriação recriada

"Of Darkness And Re-Creation" é o segundo longa-duração de Svartsinn, mas foi o primeiro disco numa série de colaborações entre a Cyclic Law e a Ewers Tonkunst. Há muito indisponível, é agora alvo de uma reedição para recuperar uma peça importante na história das entidades envolvidas na sua criação.

Originalmente editado em 2003, este disco contém uma colecção de histórias baseadas em lutas mentais, emoção e outras elegias que nos conduzem a locais obscuros para uma recriação da nossa própria imagem.

A nível sonoro, é talvez o Dark Ambient mais desolador a sair da mente de Jan Roger Pettersen, num disco que marcou toda uma nova geração de músicos a explorar estes meandros sombrios da música.

Esta nova edição apresenta um novo trabalho gráfico e foi totalmente remasterizada. Vem numa embalagem semelhante a um mini LP, de efeito elegante, e é limitada a 500 exemplares. Música como esta não foi feita para as massas, mas antes para as elites.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. As A Black Stone Monument
  2. Entrance To Emptiness
  3. Mind Dust
  4. Towards The Dark And Cold
  5. The Oblivious Faces
  6. Of Darkness And Re-Creation
  7. Wasteland Corridors
  8. Tremors In The Void

sábado, 29 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Da Grécia 10 anos depois

Demorou 10 anos, mas os Seelenblut têm um novo disco pronto para ser apreciado, para nosso deleite, graças a uma edição da Midnight Records.

"Chastity & Dementia" de seu nome, a sua sonoridade está algures entre o Dark Pop e o Neoclássico, em que o piano domina e onde as peças orquestrais são acompanhadas de vocalizações masculinas e femininas que lhe dão uma dimensão adicional. Chega a ser operático em momentos, com introdução e epílogo ambientais, e é um excelente regresso para este projecto Grego criado em 1998 por Andreas Barekas.

Apresentado num digipack de 6 painéis e com edição limitada a 500 exemplares, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Micma Ioiad
  2. Brother Uranus
  3. A New in the Cadaver Room
  4. Coniunctio : Immersion in the Alchemical Bath
  5. Chastity & Dementia
  6. Deima Panikon
  7. Awakeinng in the Midst of a Deafening Silence
  8. A Sarabande of Withered Flowers
  9. Othil Iaida Aoiom

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Uma viagem à volta do mundo

Regressamos ao mundo particular de Andrew Liles. Em 2000 lançou o CDr "Aviatophobia" e fez um concerto alusivo ao disco em Londres - agora, mais de 10 anos depois, refez esse trabalho e transformou-o em duas faixas lançadas agora num vinil com o mesmo nome do trabalho original, num tributo a esse momento marcante na sua carreira.

Esta edição lançada pela Pipkin é muito especial. Para além de ser limitada apenas a 100 exemplares, cada um é único - no verso da capa temos uma colagem feita à mão por Andrew Liles, feita usando os seus cartões de embarque, etiquetas de bagagem e outra parafernália associada a viagens de avião. Uma peça de arte ao mesmo tempo que um disco - o que podemos querer mais?

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A - Sound Of Break Up
  • Lado B - Sound Of Impact

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Mais vale tarde do que nunca

Quase 25 anos depois de ter iniciado a sua carreira a solo, David E. Williams decidiu criar uma banda - a David E. Williams Ensemble Experience Project. Certo, tem o seu nome, mas é a primeira vez que cede uma percentagem tão alta do processo de composição a outros músicos.

O seu método de trabalho continua inalterado - composição ao piano. A diferença é que os arranjos são o resultado da contribuição de cinco indivíduos e não apenas da mente criativa de David. Já outros o tentaram e falharam, mas esta é uma transição capaz de nos fazer reconsiderar a validade dessa equação.

Trata-se no entanto de um vinil 7'' com apenas quatro músicas, mas pode ser o início de algo. A edição é conjunta entre a Ur Muzik e a Tesco USA, e apresenta o seguinte alinhamento:
  • A1 - Gert Flirts with Dirt Shirt Bert
  • A2 - A Million Margarets
  • B1 - Soul Out of Shell
  • B2 - Scratch Not Now

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Mais um capítulo da série

Andrew Liles tem vindo nos últimos tempos a criar uma série bastante interessante dedicada à temática dos Monstros. Entre alguma parafernália, temos dado destaque essencialmente aos lançamentos de discos, como volta agora a ser o caso.

"Honey Monster" é um single em vinil roxo de 7'', lançado pela Quasi Pop Records, que adiciona uma componente gulosa à série. Dentro da sonoridade experimentalista que tem sido apanágio de Liles, oferece-nos mais uma incursão deviante a este universo de monstrengos de várias formas e feitios.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A - Honey Bunny Fat Dumpling
  • Lado B - Akazu Hyena Butter

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O recuperar de um mito

Não há muita informação disponível, mas o Café de l'Enfer era um dos bares mais sui generis de Paris, activo entre o final do século XIV até meados do século XX. Com uma imagética tirada directamente do imaginário de Dante, representava uma oportunidade bastante interessante de tomar um copo com o demo antes de validarmos se ele de facto existe ou não.

Mas neste contexto, Café de l'Enfer é também um colectivo Francês que apresenta agora via Steinklang Records a sua demo de estreia, em CDr numa caixa de DVD, numa edição limitada a 99 cópias e numerada à mão. Um conceito que recupera a nostalgia do local original e que o apresenta às novas gerações, com uma banda sonora apropriada a esse tal copo com o demónio.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. La Forét Obscure
  2. A Six Mille Milles
  3. Les Tristes Circuits
  4. Il Est En Enfer Un Lieu Appelé Malebolge

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Qualquer sítio serve

Este é um disco que já tem algum tempo, mas por alguma razão ficou fora do radar e acaba por ser apropriado falar dele depois de ontem. "Anywhere Out Of This World" é um sentimento comum a muitos hoje, e também o nome do mais recente trabalho dos Inner Vision Laboratory.

Com edição da Beast Of Prey, este disco explora o conceito da música Ambiente. O uso do som ambiente e da recolha no terreno tem a marca inconfundível dos IVL, e este trabalho leva-nos a uma viagem - como o próprio nome indica - para algures fora desta realidade.

Composições bem balanceadas, com excelentes arranjos, toques de folclore e elementos espaciais, complementados com o habitual piano, são apenas exemplos do que podemos encontrar nas repetidas audições a que este disco nos vai obrigar. O trabalho gráfico é também digno de nota, numa edição limitada a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Call (Pt. 1)
  2. The Final Hour
  3. Memorial
  4. From The Hill
  5. Faith Eternal(ly Lost)
  6. The Call (Pt. 2)
  7. After All
  8. Seclusion
  9. Vanity
  10. Why
  11. Anywhere Out Of This World

domingo, 23 de janeiro de 2011

[OPINIÃO] Qual será a causa desta doença?

Onde é que demos a curva errada? Quando é que fizemos um zig quando devíamos ter feito um zag? Como é que acabamos neste estado lastimável?

Quem me conhece sabe que não é meu apanágio denegrir o meu país - na verdade, tenho orgulho em ser Português. Já mais de uma vez tive a oportunidade de emigrar, e sempre recusei porque quero fazer mais e melhor em Portugal. Mas depois de ver os resultados das Presidenciais 2011, confesso que fiquei triste com o estado em que o nosso país está.

Não tem nada a ver com os votos nos candidatos, este não é um blog de política. Tem a ver com a mais de metade da população nacional que decidiu não comparecer nas urnas. A política só nos pode deixar frustrados, pelo menos a que temos assistido regularmente nos últimos anos. Mas não fazer nada para o alterar certamente não vai dar resultado.

Dou por mim a pensar: precisaremos de uma nova ditadura? Quando mais de metade dos Portugueses decide que não vale a pena gastar alguns minutos na eleição para a Presidência da República (que, aliás, acontece de 5 em 5 anos), alguma coisa está errada. Deixamos de ser um povo que dominou o mundo para ser um povo que é dominado pelo mundo. Vassalos, em vez de senhores. Derrotados, em vez de vencedores. Seguidores, em vez de líderes.

Hoje não há vencedores. A Democracia perdeu um bocadinho mais da sua credibilidade, e talvez seja altura de a deixar ir descansar um bocado para recuperar forças. Mas, acima de tudo, perdemos todos também. Desculpem o desabafo, mas hoje não me apetece ouvir música...

Lurker.

sábado, 22 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O regresso do eixo

Há muita coisa depreciativa a ser dita por esse mundo virtual fora relativamente a "... And Still Remain", o disco repartido entre Karma Marata e Kristian Giorgini que foi recentemente editado numa produção conjunta entre a UFA Muzak e a SkullLine. Como sempre, seria mais positivo se as pessoas limitassem a sua análise à música e à obra artística propriamente dita, e deixassem as politiquices para outras alturas.

Uma banda Alemã a praticar um Pop Marcial e um artista Italiano embuído no NeoFolk e Tradição Ancestral que editam um disco por um selo militarista tem tudo para se expor à crítica de quem vive com palas nos olhos, mas o que realmente importa é que temos aqui um belo disco em mãos. Bombástico e melancólico, épico e introspectivo, balança em harmonia entre dois mundos para nos trazer o melhor de ambos. O que podemos querer mais?

A edição é apresentada num excelente digipack, com 6 painéis, numerado à mão e limitada a 120 exemplares. Dois projectos que merecem mais atenção, e um disco que merece ser apreciado distante de todos os fundamentalismos políticos.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Karma Marata - In ihren Augen stirbt die Welt
  2. Karma Marata - Florentine and the faith
  3. Karma Marata - Euer Brennend Gott
  4. Karma Marata - Feld von Blut und Eisen
  5. Kristian Giorgini - Cassandra
  6. Kristian Giorgini - Umore al Crepuscolo
  7. Kristian Giorgini - Ginevra
  8. Kristian Giorgini - Sonnambulo
  9. Karma Marata feat. Kristian Giorgini - No days of glory

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Não há como não gostar deste título...

Com um nome como "Soon You Will Die And Your Lives Will Have Been As Nothing", o mais recente disco dos Temple Music começa logo a apresentar-se com o proverbial pé direito. Muito bem conseguido, e suficientemente longo para chatear quem o tem que escrever muitas vezes - tudo o que gostamos, portanto.

Com edição da Silken Tofu, este novo trabalho do duo Stephen Robinson e Alan Trench (também conhecidos pelo seu envolvimento no projecto de Dark Folk Orchis) combina uma larga panóplia de instrumentos acústicos e electrónicos, gravações no terreno e drones pesados com spoken word, ritmo e caos resultando numa mescla sonora psicadélia, ambiental e - acima de tudo - muito interessante.

O duo Britânico apresenta-nos um disco introspectivo e espiritual, mas também poderoso e energético, dirigido não só aos ouvidos mas também à alma de quem o aprecia. A edição é limitada a 300 exemplares para tornar a coisa ainda mais apetecível, e o soberbo trabalho gráfico faz o resto. Estão à espera de quê? Que a vida passe?

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. There Is No Light And I Cannot Get Out
  2. Your Children Are Our Future
  3. House In The Snow
  4. Soon Death Come

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Estamos quase a lá chegar...

"When The May Rain Comes" é o nome de uma das faixas que mais influenciou o trabalho de David Tibet desde que foi originalmente editada em "Thunder Perfect Mind", e é uma versão dos Sand. É também o nome do mais recente trabalho dos Current 93.

Disponibilizado em vinil de 12'' e em MCD, este trabalho contém também uma versão diferente da mesma faixa que foi alvo de trabalho dos Phaser, num remix que acrescenta uma faceta diferente a esta seminal música.

Editado pela Rotorelief Records num belo digipack de três painéis (na versão MCD), apresenta o seguinte alinhamento:
  1. When The May Rain Comes
  2. When The May Rain Comes (Phaser Mix)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O olho da serpente

Depois de dois discos em dois anos, esperamos mais dois para apreciar "Eye Of The Serpent", o mais recente longa-duração do projecto Immundus, editado pela Quartier23.

O projecto de Bruno Duarte sempre se destacou no género do Dark Ambient mais fantasmagórico, e neste disco temos a perspectiva de um serial killer que regressa às cenas dos crimes e suporta as suas próprias memórias. Ambientes opressores é portanto o que nos espera ao longo das 13 faixas que compõem este trabalho.

Musicalmente, é o disco mais experimental de Immundus. A atmosfera é muito mais densa, pesada, negra, os sons quase ameaçadores - talvez alguns arrepios desçam a espinha. Mas acima de tudo é uma experiência intensa que devemos apreciar na escuridão da sala ou do quarto, numa qualquer noite de Inverno.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. These Old Scars
  2. Nightwork
  3. Individually They Are Weak
  4. Taken Into The Shadowy Land
  5. Under Surface
  6. The Glass Room
  7. Fearful
  8. Experiments In Cold Blood
  9. Carved And Left To Die
  10. Dead Bodies Floating On Filthy Waters
  11. The Fall Into Oblivion
  12. Open Wounds
  13. A Retained Mental Impression

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Novo nome mas a mesma qualidade

Quando falamos em Lovac não serão muitas as reacções de reconhecimento do nome, mas este colectivo Sueco já nos trouxe muito boa música - foi sob a denominação Down In June que apresentaram um disco de versões de Death In June, um trabalho muito interessante que lhes granjeou bastante atenção.

"Apes Of A Cold God", recentemente editado pela Soleilmoon Recordings, apresenta-nos uma visão diferente sobre a sua capacidade sonora. Nostalgia e romanticismo mesclados com uma abordagem bélica pode ser uma forma de encarar a sua arte, a nível sonoro caracterizada como uma abordagem fresca à pop bebendo da fonte do folk tradicional.

Sintetizadores analógicos, guitarras eléctricas, instrumentos acústicos e outros elementos são a característica comum a uma sonoridade que complementada com fragmentos de texto de Karl Marx, Antonin Artaud e Percy Bysshe Shelley torna este disco numa análise profunda ao declínio da civilização. Recomendado, portanto.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Crkveno Zvono I
  2. Murder
  3. March of Pride
  4. Fiend
  5. Filth of a Paradise
  6. Welcome
  7. Apes of a Cold God
  8. Human/Race
  9. Crkveno Zvono II
  10. Spider/General
  11. Pull the Trigger
  12. I Spell B
  13. Promet
  14. City & Solitude
  15. Visitors from China
  16. War (Cause & Effect)
  17. Cruel Ruler
  18. Just Like Your Father
  19. Crkveno Zvono III

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Negra desolação sob efeito alucinogénico

Os Hibernáculo são um duo Seixalense com créditos bem firmados nas suas outras manifestações artísticas no meio musical. Mas como a criatividade não se compartimenta nem se restringe, dão azo neste projecto a uma costela um pouco diferente da sua sonoridade matricial.

"Criança Índigo" é o primeiro disco de longa duração dos Hibernáculo, e é descrito pelos próprios como um soturno álbum de atmosferas densas preenchidas com spoken word, num registo intenso com mais de uma hora de duração. Apropriada descrição para uma barreira de Drone e Doom que vos vai fazer ficarem mais deprimidos do que uma injecção de novelas da TVI.

Com edição pela Necrosymphonic Entertainment, o disco está disponível para download gratuito e podem portanto apreciá-lo na sua plenitude - se a tal se atreverem, claro!

O alinhamento completo é simples - uma faixa com cerca de 25 minutos de desolação:
  1. Criança Índigo

domingo, 16 de janeiro de 2011

[NOTICIA] A fome da Ucrânia em disco

Entre 1932 e 1933, milhões de Ucranianos morreram de fome numa calamidade causada pela mão do Homem que ficou conhecida por Holodomor. Um genocídio que os Oda Relicta colocam agora em disco para que não se esqueça nos anais da História.

"Lux Aeterna" é um MCD lançado pela Twilight Records que foi originalmente composto por Mykhayil A. Shukh em 1988. As suas nove composições foram apresentadas pela primeira vez em Donetsk em 1990 e 1991, fazendo parte de festivais na Geórgia e na Ucrânia. Foi em 2010 regravado e rearranjado pelos Oda Relicta para que pudesse ser agora aqui apresentado em disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Introitus
  2. Requiem Aeternam
  3. Kyrie Eleison
  4. Sanctus Dominus Deus
  5. Gloria in Excelsis
  6. Lacrimosa
  7. Agnus Dei
  8. Libera me
  9. Lux Aeterna

sábado, 15 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Yorkshire e Barcelona juntos em disco

Dois nomes reconhecidos no mundo da "nossa" música juntam-se em disco. O resultado que podemos esperar? Nada menos que extraordinário. É o que se passa com "Transform Thyself", fruto da colaboração entre Val Denham e os Ô Paradis.

Editado pela Hau Ruck!, este disco tem tudo para se tornar um clássico. A artista Britânica conhecida pela sua costela experimentalista tem aqui uma abordagem muito mais subtil e talvez até madura, conjugando-se na perfeição com a sonoridade melancólica e cativante do grupo Catalão.

A ideia era criar um disco de verdadeiras canções, mas acutilantes e desafiantes também. As vocalizações ora femininas ora masculinas ora algures entre as duas, mas todas de Val Denham (tirando partido da sua experiência transgénera), dão um carácter genuíno ao trabalho, sempre bem complementadas com a instrumentação algures out there que já nos habituamos de esperar dos Ô Paradis. Um disco que nos vai acompanhar muito tempo, certamente.

Editado num belo digipack, conta com o seguinte alinhamento:
  1. She's a Witch
  2. Glow
  3. Memories and Dreams
  4. Now the Bottles Empty
  5. Split
  6. Thinking Of My Girl
  7. My Blackest Flower
  8. You're Not My Type
  9. Searching For Superman
  10. My Lovely Val
  11. We Don't Spoil Another Couple
  12. Saturday Night
  13. Transform Thyself
  14. Never Deny Them
  15. Gravity
  16. Icarus

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O regresso dos Seelenthron

Cerca de três anos depois do seu último longa-duração, o duo Germânico que compõe os Seelenthron regressa com um novo disco - "Die Reise" - editado pela mão da Heimatfolk.

E ao terceiro disco Alexander Meier e Norbert Strahl introduzem novos elementos na sua sonoridade. Mantendo uma matriz Folk, avançam no entanto por caminhos mais dentro do Rock e Alternativo, dando uma maior variedade a "Die Reise" que os seus predecessores não tinham.

Para evidenciar a diferença, até os elementos totalmente acústicos foram complementados com guitarras eléctricas, havendo também espaço para o acordeão. O que se mantém é o excelente e profundo nível lírico, fortemente enraízado na sua Saxónia natal e na paixão que por ela nutrem. Um disco muito interessante de um colectivo que não precisa de muitas apresentações.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Abschied Von Den Steinen
  2. Die Reise
  3. Go Your Way
  4. For Years
  5. I'm Never There
  6. Warum Gehen Wir...
  7. Parting
  8. Lachendes Gesicht
  9. Zeit
  10. Schatten Und Licht
  11. Nothing Ends
  12. You Are In The Past
  13. Flucht

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O final de algo é sempre o início de outra coisa

Depois de mais de 10 anos a dar-nos música de qualidade superior, a editora Eis Und Licht encerrou actividades. É mais uma a fechar portas depois de muito termos falado sobre o tema aqui, e parece-nos que não será a última.

Este "Hurray!" dos Leger Des Heils surge como o último lançamento da Eis Und Licht. Um single em vinil de 7'', com a particularidade de ser todo escrito à mão e posteriormente selado, numa edição absolutamente únicae limitada a 200 exemplares numerados.

Como se ainda não fosse suficiente, está disponível também uma outra versão, desta feita em caixa e limitada a 50 exemplares, em que acrescenta à anterior um CDr com o mesmo aspecto do vinil e contendo as mesmas faixas, assim como uma t-shirt e um distintivo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A1 - Hurray!
  • Lado A2 - Precatio
  • Lado B - Sacrum

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

[NOTICIA] O espírito protector

Não são um dos projectos mais conhecidos, mas os L'Effet C'Est Moi mereciam mais exposição. E com a edição pela SkullLine deste novo disco "Genius Loci" caminham mais um passo nesse sentido.

Na religião clássica Romana, Genius Loci era o espírito protector de um local, algo sobrenatural ligado a algo específico que era depois alvo de adoração. O conceito foi mudando ao longo do tempo, referindo-se agora ao significado cultural e emotivo que é associado a um local, algo como o espírito desse local. Um espírito que o projecto Italiano captura agora em forma de CD.

O disco apresenta uma viagem introspectiva através das sonoridades marciais e ritualistas, com um sentimento épico, que reflectem bem esta ligação entre o homem e o espírito protector. Tudo albergado numa edição numerada e limitada a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Silentio Noctis
  2. Initiatio
  3. Templum Victoriae
  4. Heimat
  5. Nympha
  6. Memoria, in Terris
  7. Vires Vitales
  8. Ius Sanguinis
  9. Oculi Igne Micantes
  10. Dominus
  11. Loci Religio

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Sob o efeito do ácido

Quando foram formados em 2003 os Croatas Seven That Spells eram um power trio clássico, mas desde essa altura mais de 50 músicos diferentes passaram pelo projecto com Niko Potocnjak como elo de ligação desde a sua criação até aos dias de hoje.

Depois de ter estabilizado uma formação (pelo menos aparentemente), os Seven That Spells lançam agora via Hau Ruck! um novo disco. "Acid Taking And Sweet Love Making" diz bem sobre o espírito criativo da banda, continuando a sua veia tradicional psicadélica.

Com uma queda para o ridículo mas sempre sob o efeito alucinante dos ácidos, os Seven That Spells apresentam-nos aqui um disco que não destoa do seu legado. Guitarras abrasivas com tanto fuzz que nos perdemos lá pelo meio, secção rítmica explosiva e vocalizações estridentes, este é um disco para se ouvir bem alto e nos deixarmos levar pelo espírito da coisa. E se for para aí que estiverem virados, sob o efeito de ácido deve ser uma experiência mais surreal ainda.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Let's go to San Francisco
  2. Hell From Jazz
  3. Emmigrant Song
  4. Easy Drugs & Hard Woman
  5. Noi Noi

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

[NOTICIA] Um legado finalmente atingido

Depois de uma semana a recuperar uma série de eventos relevantes por essa Europa fora e também dentro das nossas fronteiras, mudemos agora de assunto e falemos de uma das mais interessantes compilações recentemente editadas.

Trata-se da "Oak Folk", lançada pela Ahnstern e compilada por Gerhard Hallstatt contando com contribuições exclusivas de colectivos Europeus e Norte-Americanos com o elo em comum de terem uma ligação próxima à Natureza, às árvores e às florestas.

Todas as bandas foram convidadas a escrever uma música sobre o sagrado carvalho, daí o nome da compilação. O resultado é uma compilação que oscila entre o Dark Ambient e o Folk, com ocasionais incursões noutras sonoridades, mas mantendo uma linha de continuidade entre as várias abordagens ao tema. E com alguns dos melhores projectos da actualidade, é um excelente lançamento para estes dias melancólicos.

Apresentado num belo digipack de 6 painéis com trabalho gráfico de Haate Kaate, conta com o seguinte alinhamento:
  1. Agalloch - Where Shade Once Was
  2. Allerseelen - Eiche Aus Eisen
  3. Àrnica - Altas Hojas
  4. Changes - The Oak Trees
  5. Dânnâgôischd - Ôichâbleddr Onnd Ôichâsâmâ
  6. Fräkmündt - Eiche, Tüüfu, Geissebueb
  7. Hrefnesholt - Winter Eiche
  8. Klammheim - Des Mörders Eiche
  9. Splinterskin - A Bed Of Burning Leaves
  10. Sturmpercht - Die Tausendjährige Eiche
  11. Waldteufel - Unter Einer Eiche
  12. Werra - Eichenlaub

domingo, 9 de janeiro de 2011

[EVENTO] ThanatoSchizO em dose dupla

Como seria de prever, depois de lançado o mais recente disco "Origami", os ThanatoSchizO preparam-se agora para alguns eventos de promoção deste trabalho, que introduz uma nova dimensão à sonoridade do colectivo transmontano.

A primeira dessas datas está marcada para o Teatro de Vila Real, no próximo dia 19 de Fevereiro. A "jogarem em casa", é o concerto de apresentação do novo disco num evento que se antevê especial. Pelo palco passarão alguns dos convidados que participaram nas gravações do disco, com destaque para os elementos da Banda de Música de Mateus.

Um pouco mais tarde, a 12 de Março, é a vez do Porto receber os ThanatoSchizO. Agendado para o renovado Hard Club, marca o regresso do colectivo ao Porto e à sala onde já actuaram na sua anterior encarnação. A primeira parte estará a cargo dos ManInFeast, que se encontram a promover o seu EP de estreia.

Não ficarão certamente por aqui as datas de apresentação de "Origami", por isso contem com voltarmos ao assunto quando houverem novidades. Porque esta nova abordagem semi-acústica dos ThanatoSchizO vale realmente a pena. Apanhem-nos ao vivo e comprovem in-loco a veracidade desta afirmação.

sábado, 8 de janeiro de 2011

[EVENTO] Uma data histórica

Tudo o que tem um início também tem um fim. Esta máxima aplica-se também como uma luva a Patrick Leagas, nomeadamente no que diz respeito às actuações ao vivo com os seus 6comm. Está marcado o último concerto de sempre do seminal músico sob esta denominação, e isso é um momento marcante.

Momento que irá ter lugar no próximo dia 25 de Junho no Slimelight Electrowerkz em Londres, em que os dois palcos do local irão receber muitas propostas de qualidade numa celebração que se quer especial.

No palco principal estarão presentes os 6comm, com o suporte de Freya Aswynn (uma companheira de longa data de Patrick) e dos Joy Of Life. No outro palco teremos a presença dos Sol Invictus (o único concerto com todo o alinhamento do grupo em Londres este ano), com o suporte dos While Angels Watch.

Como é habitual pelo Reino Unido, os concertos acabam cedo. Mas a noite continua a cargo dos DJ's da Patientenfront que viajam desde Berlim para prestar a devida homenagem a Patrick Leagas e ao legado que acaba nessa noite, em cima do palco. Escusado será dizer para comprarem já o bilhete na companhia aérea da vossa preferência porque um evento destes não se repete. 2011 está a começar bem...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[EVENTO] Uma das melhores vozes de regresso a Portugal

Há muitas divas no mundo da música, mas deste lado há uma que reúne consenso - Anneke Van Giersbergen. Não é só a voz - que por acaso é deslumbrante. É também a paixão que é colocada em cada trabalho, a simpatia da senhora, a simplicidade de quem já provou tudo o que tinha a provar e mesmo assim continua interessada em discutir música com pessoas dos novos lugares que conhece.

E para o provar mais uma vez ao público nacional, Anneke tem marcada uma actuação para o próximo dia 29 de Janeiro, no Auditório Sá de Miranda, em Braga. Será acompanhada em palco pelo Daniel Cardoso, um dos mais talentosos músicos nacionais e mais requisitados produtores dos últimos anos, no que se adivinha um espectáculo diferente do habitual.

Com a organização da Rosavelho, a primeira parte será assegurada pelo projecto Filho Da Mãe - nome curioso e boas amostras presentes no myspace criam curiosidade para a actuação. A lotação é limitada e a requisição é muita, por isso reservem o vosso bilhete antes que seja demasiado tarde.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

[EVENTO] Vamos checar o ambiente em Zurique?

Damos seguimento à nossa ronda de abertura pelos eventos que mais nos despertam o interesse por essa Europa fora. E hoje centramo-nos em sonoridades mais Ambientais e Ritualistas para o evento de eleição, com organização da The Lodge.

Estamos a falar da noite de 5 de Fevereiro, a ter lugar no Clube Bazillus em Zurique, Suíça, onde teremos a partilhar o palco os Circular (palavra-chave: ritual), os Fjernlys (palavra-chave: espaço) e os Empusae (palavra-chave: transe), numa noite em que as sonoridades Ambientais estarão na figura de proa.

A noite complementa-se com os habituais sets de DJ, com sonoridades apropriadas ao evento, para que o ritual continue para além das actuações das bandas.

Libertem a mente da rotineira crise e embarquem numa viagem a outra dimensão. Com data e local marcado.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

[EVENTO] Primeira vaga do Cabaret Seixal 2011

Depois de uma excelente edição em 2010 (na qual marcamos presença e da qual falamos aqui), o Cabaret Seixal está de volta em 2011, com uma série de actuações previstas ao longo do ano.

Este espectáculo centrado no spoken word conta com Charles Sangnoir (vocalista e compositor de La Chanson Noire) ao leme da organização e também no papel de musicar as performances dos vários artistas convidados.

E a primeira vaga do ano tem lugar no próximo dia 25 de Fevereiro, no cinema São Vicente no Seixal, e conta com as presenças de David Soares (um repetente do ano passado) e de Fernando Ribeiro. Dois nomes fortes do panorama cultural nacional, para abrir 2011 logo da melhor forma.

Marquem na agenda e certifiquem-se que estão presentes - vão ver que vale bem a pena! Entretanto, aqui fica o vídeo do ano passado, para ir abrindo a apetite (um abraço ao Dário pela dica):


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

[EVENTO] Três perguntas sem resposta

Novo dia, novo evento de qualidade superior. Novamente um mote - "Se esta é a resposta, então qual é a pergunta?". Desta feita a Porta Nigra deixa-nos suspensos nesta ambiguidade, e para nos compensar dá-nos não um mas três eventos com o mesmo alinhamento de bandas. E meus amigos, que alinhamento!

No mesmo palco teremos os Spiritual Front, Ordo Rosarius Equilibrio, In Slaughter Natives, Raison D'Être e Empusae, numa série de noites em que sonoridades Apocalípticas Ambientais vão encontrar o Romantismo Obscuro e o Folk Decadente, numa amálgama que só nos fará bem aos sentidos.

E nada melhor do que três eventos em três países diferentes. Começamos na Holanda, mais concretamente no Baroeg em Roterdão no dia 18 de Março. No dia seguinte viajamos para a Bélgica, para o JC de Klinker em Aarschot. Finalmente, no dia 20 chegamos à Alemanha, especificamente ao Die Werkstatt em Colónia.

Um alinhamento destes provavelmente não se repetirá tão cedo, por isso comecem a fazer planos, escolham uma das datas/países (ou mais do que uma) e garantam que marcam presença!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

[EVENTO] Uma noite acústica muito especial

Estamos de volta às lides deste lado, depois de uma curta pausa e da entrada num novo ano. Esperemos que seja melhor do que o anterior, é sempre uma boa métrica, e que os nossos objectivos para ele sejam correspondidos. Deste lado, sempre com boa música a acompanhar.

Vamos dedicar os primeiros dias deste regresso a uma série de eventos por esse mundo fora, que nos foram chegando pela rede de amigos que por aí andam. Começamos com uma proposta de Leipzig, uma cidade que deste lado está sempre nos destinos obrigatórios em cada novo ano.

Subordinada ao tema "Uma Noite Acústica Especial", a noite do dia 5 de Fevereiro verá subir ao palco do Theaterfabrik Leipzig um alinhamento de luxo.

Depois de termos tido a oportunidade de ver recentemente em Portugal o Duo Noir, temos aqui a oportunidade de ver ao vivo o Trio Noir, em que Tony Wakeford e Andrew King são complementados em palco com o violino de Eilish McCracken. E por falar em violinos, Matt Howden irá presentar os presentes com uma (prevista) excelente actuação de Sieben. E teremos os Rose Rovine E Amanti a abrir a noite.

Como podem ver, uma excelente proposta de regresso num novo ano, e Leipzig em Fevereiro é magnífica - pelo menos para quem gosta de neve e não se assusta com o frio. Amanhã há mais.