terça-feira, 31 de maio de 2011

[NOTICIA] Uma banda sonora para robots

Já sabíamos que Matt Howden era um artista multi-facetado, e agora temos um novo disco para o comprovar. "Robot World" é editado pela Redroom Records e constitui-se como a banda sonora para o filme homónimo de Martin Hans Schmitt.

A nível sonoro, é um disco que pode ser descrito como neoclássico, sendo música composta para nos deixarmos imergir e levar pela sua envolvência. São cerca de 50 minutos de instrumentação com base em cordas, piano e baixo, com a tradicional repetição apanágio de Howden a dar dimensões adicionais às composições.

O disco está apenas disponível no site de Matt Howden e em seus concertos, e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. RW2
  2. RW1
  3. RW11
  4. RW3
  5. RW9
  6. RW4
  7. RW6
  8. RW7
  9. RW5
  10. RW8
  11. RW10
  12. RW3.1
  13. RW4.1
  14. RW6.1
  15. RW10.1
  16. RW4.2
  17. RW7.1
  18. RW5.1
  19. RW12

segunda-feira, 30 de maio de 2011

[NOTICIA] Ouvem o repicar dos sinos?

Os Backworld são um projecto dos mais relevantes e influentes dos anos 90, mas que na última década se tem pautado por uma frequência de edições demasiado baixa para a sua qualidade - apenas um disco de originais lançado nos quase últimos 10 anos é muito pouco!

Mas felizmente temos "Come The Bells" para colmatar essa lacuna, numa edição da Discalcula. Este novo disco explora os limites entre a vida terrena e o além através de onze composições entre o Noir e o Neofolk, numa sonoridade delicada mas tremendamente emotiva como tem sido apanágio dos Backworld ao longo da sua carreira.

Disponível em CD e LP, este trabalho apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Eveningward
  2. Come The Bells
  3. Night Of The Senses
  4. That I Had Wings
  5. Everything That Wishes For Eternal Light
  6. Mirror Of Morning
  7. The River Runs North As We Sleep
  8. One Returns To One
  9. Language Of Dreams
  10. To You The Night Is Bright As The Day
  11. Dawn Is Come

domingo, 29 de maio de 2011

[EVENTO] Duas boas noites em Julho em Sintra

Os nossos amigos da Ummomento voltam a dar-nos bons motivos para regressar a Sintra - mesmo que não sejam necessários grandes pretextos para voltar a um dos lugares mais mágicos de Portugal.

Desta feita a Casa Teatro recebe no dia 8 de Julho três projectos nacionais: os Banana Metalúrgica, os Gee Bees e a fechar a noite os Erro!, como demonstração (se necessário fosse) de que em Portugal se faz música de qualidade superior.

No dia seguinte começam os motivos de interesse durante a tarde, com uma conferência de José Manuel Anes subordinada ao tema de Sintra, História e Imaginário. Anes é um dos nossos notáveis intelectos e alguém que fará certamente as delícias de todos os que decidirem marcar presença.

Já à noite, teremos mais um serão de boa música. Os As.Co abrem as hostilidades, com a presença de Stalker Vitki, Frente Católica e a fechar a única banda internacional presente - os vizinhos Der Blaue Reiter.

Muitos e bons motivos para marcarem Sintra no itinerário do início de Julho. Vemo-nos por lá, certamente.

sábado, 28 de maio de 2011

[NOTICIA] Directamente da Argentina rumo à vitória final


Os Argentum não são propriamente um dos nomes mais conhecidos no panorama musical, mas isso não se deve a falta de talento. Nem a falta de trabalho, já que contam com um número considerável de lançamentos no seu catálogo. Aos quais se junta agora "Salve Victoria".

Com edição da SkullLine, este é um disco com uma sonoridade entre a melodia e o neoclássico, recheado também de momentos bombásticos e épicos, atmosferas espessas e influências marciais. Um conjunto bastante alargado de géneros que são no entanto bem mesclados pelo colectivo Argentino para criar um disco que nada fica a dever aos nomes grandes do género.

Em cerca de uma hora de música os Argentum apresentam argumentos convincentes para granjearem uma maior base de apreciadores da sua música, recomendando-se a sua descoberta a quem ainda não o fez. A edição deste mais recente trabalho é limitada a 500 cópias e conta também com um soberbo trabalho gráfico, bem adaptado ao ambiente que o disco pretende transmitir.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. En Las Profundidades
  2. Alquimia
  3. La Patria Espiritual
  4. Saturngnosis
  5. Militia
  6. Argentum
  7. El Sol, Nuestro Ideal
  8. Malvinas Argentina
  9. Las Mismas Aguas
  10. Decision Soberania
  11. El Futuro es Nuestro
  12. Crucero General Belgrano
  13. Tierra o Mar
  14. Don Juan Manuel
  15. Como en el 73

sexta-feira, 27 de maio de 2011

[NOTICIA] Amargo ou doce?

Dois anos depois do seu último trabalho, Riccardo Prencipe regressa com o quarto disco de originais dos seus Corde Oblique. "A Hail Of Bitter Almonds" é o nome do trabalho, com edição a cargo da Prikosnovénie.

Apesar do título, este é um disco bastante doce e puro. Uma sonoridade quente, quase como o vento do Mediterrâneo numa noite de Verão, um folk pintalgado de nostalgia e agraciado com belas vozes femininas Italianas. Claro que quando se conta com o talento de Edo Notarloberti a coisa fica mais simplificada, mas temos aqui também outros convidados que brindam o disco com os seus virtuosismos.

Mas claro que a estrela desta constelação é mesmo Prencipe, um compositor que cria músicas graciosas, belas, mas ainda assim fortes e com vigor suficiente para se aguentarem nos seus próprios pés. São 15 faixas que merecem ser apreciadas, numa edição limitada a 800 exemplares, incluindo um livreto de 16 páginas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. A Hail of Bitter Almonds
  2. Together Alone
  3. Arpe di Vento
  4. Paestum
  5. La Madre Che Non C'e'
  6. Slide
  7. Le Pietre di Napoli
  8. Jigsaw Falling
  9. Crypta Neapolitana
  10. Gioia Di Vivere
  11. Red Little Wine
  12. The Man of Wood
  13. Le Piccole Cose
  14. Pietra Bianca
  15. Su Un Dipinto Di Giovanni Bellini

quinta-feira, 26 de maio de 2011

[NOTICIA] Uma caixa poderosa

Há coisas que devem ser ditas logo de início: gostamos dos Inade. Para não haver dúvidas, confusões ou outra espécie de entraves. Por isso falamos deles aqui várias vezes, incluindo performances ao vivo. E nada melhor do que complementar ambas com este novo lançamento, cortesia da Loki Foundation.

"Antimimon Pneumatos" é um daqueles lançamentos porreiraços em caixa que junta uma série de material saboroso. Logo a começar pelo CD, um disco que recolhe várias gravações ao vivo, registadas no período entre 2009 e 2010 em várias localizações como Paris, Moscovo ou Leipzig. Estão aqui registadas algumas das mais impactantes performances dos Inade, com versões diferentes das originais e até material inédito.

Mas há mais: uma t-shirt preta com impressão na frente, e dois inserts para compor o ramalhete. Tudo muito bem empacotado numa caixa luxuosa, e limitada a 300 exemplares apenas. Logo depois de os ver ao vivo, é a segunda melhor coisa.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Transcendent Absolute
  2. Aion Teleos
  3. Orbital Movement
  4. A Lefthanded Sign
  5. The Memorizated Magnified
  6. The World Behind The World
  7. Conquer Time
  8. The Binoculars of the Decades
  9. Canon Of Proportion
  10. Chapel Perilous

quarta-feira, 25 de maio de 2011

[NOTICIA] Ouçam o chamamento

Depois de alguns anos de ausência, os The Green Man regressam com um novo trabalho. Ainda não é um novo álbum - "Musick Without Tears" vai estar disponível mais tarde - mas um aperitivo para o que aí vem. E bem saboroso, por sinal.

"Horus Calling" é um CDr lançado pela Hau Ruck! S.P.Q.R. que funciona como single de apresentação ao novo trabalho, que conta com a faixa título que faz parte do futuro disco mas também com uma faixa extra que é exclusiva deste lançamento.

Uma tapeçaria sonora com influências Orientais e reminiscências folk psicadélico, é um trabalho muito visual, alicerçado no Thelema e com uma atmosfera esotérica. Bastante limitado, por isso apressem-se se quiserem um exemplar.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Horus Calling
  2. Gently Johnny

terça-feira, 24 de maio de 2011

[NOTICIA] E como não há duas sem três...

Acabamos hoje um pequeno périplo por lançamentos de Arditi com a reedição de "Spirit Of Sacrifice" pela Equilibrium Music, um disco originalmente editado em 2004 pela Blooddawn Productions.

Este é o segundo longa-duração do duo Sueco, um trabalho que acabou por os estabelecer como um dos líderes do movimento Industrial Marcial - incluindo a polémica associada a esse título. Alguma imprensa afastou-se da promoção a este trabalho dado o seu carácter conceptual e a aproximação ao Movimento Futurista Italiano.

Imune a tudo isto, a música continua intocável, e está de novo disponível numa reedição digna do legado. Trabalho gráfico renovado, digipack de alta qualidade e também disponível numa versão vinil de 12'' para coleccionadores, limitada a 250 cópias quer de vinil preto quer de vinil marmoreado. Uma excelente oportunidade de revisitar um marco na música que tanto nos agrada.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Palinginesis
  2. Religion of the Blood
  3. Spirit of Sacrifice
  4. Nicht Mehr Schande
  5. Our Misfortune
  6. The Measures of Our Age
  7. Blood Firmament
  8. Sieg Durch Zwecksetzung
  9. Exeunt
  10. Destiny of a God (faixa bónus)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

[NOTICIA] O complemento de ontem...

Depois de ontem termos falado do novo disco de Arditi, hoje trazemo-vos o companheiro por excelência desse "Leading The Iron Resistance". "One Will" é o single de avanço do novo disco, também com chancela da Equilibrium Music.

Estamos a falar de duas faixas exclusivas num vinil 7'' em duas versões: uma em vinil preto e outra em vinil marmoreado. Ambas num elegante empacotamento com impressão prateada sobre fundo preto, cada uma delas limitadas a 250 cópias numeradas à mão. Um complemento perfeito.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. One Will
  2. Reinforce

domingo, 22 de maio de 2011

[NOTICIA] A resistência é de ferro

Depois de alguns trabalhos em que os elementos mais Folk e orquestrais da sonoridade dos Arditi estiveram em destaque, "Leading The Iron Resistance" (o novo disco com chancela Equilibrium Music) vê-os regressar a uma toada mais Industrial que se mescla muito bem com a tradicional sonoridade Militarista dos Arditi.

Sendo já o quinto longa-duração deste duo Sueco, este trabalho visa inspirar novas formas de resistência à falsa liberdade que vivemos nos dias de hoje. Conceptualmente fala-nos de valores e virtudes que parecem totalmente perdidas actualmente, num chamamento às armas (literalmente ou não) que é muito bem acompanhado ao longo de 9 faixas pelas toadas Marciais e pelos coros bombásticos que sempre fizeram parte do ADN dos Arditi. Inspirador e épico, um digno sucessor do legado dos Suecos.

Está disponível em versão CD, num digipack de muito belo efeito, mas também numa versão LP em vinil preto de alta qualidade limitada a 250 cópias, e também numa versão de vinil marmoreado de novo limitada a 250 cópias. Seja qual for a que prefiram, garantam o vosso exemplar que vale muito bem a pena.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Leading the Iron Resistance
  2. False Mask of Freedom
  3. Volunteers
  4. Military Virtue
  5. Fahnen Ewigkeit
  6. Arming for War
  7. Forging a New Man
  8. We the Unity, You the Mass
  9. A Giant Bleeds

sábado, 21 de maio de 2011

[OPINIÃO] Esta já não me lembro de acontecer...

Depois de uma semana de ausência, finalmente o regresso às lides regulares - como escrever aqui. A razão? Uma amigdalite aguda que me "arrumou" durante uns belos dias e que me impediu sequer de tentar ligar o computador para ver o que se passava no mundo...

A imagem aqui ao lado demonstra o responsável por me manter na cama mais tempo do que eu desejaria, a sentir-me tão mal como já não me lembrava. Nem sequer é habitual adoecer, talvez uma ou duas constipações daquelas normais por ano, mas depois desta, espero que demore mais uns 10 anos a dar outra semelhante.

De qualquer forma, e como hoje ainda estou meio confuso, amanhã voltaremos às notícias e outras publicações relacionadas. Achei que se justificava uma explicação da ausência, por isso aqui fica - direccionem o vosso hate mail para as estrelinhas amarelas.

domingo, 15 de maio de 2011

[NOTICIA] Uma estreia promissora

Temos aqui uma estreia que é digna de nota. Os Every Silver Lining Has A Cloud são um duo Francês que acaba de lançar o seu disco homónimo pela Projekt, depois de o terem inicialmente lançado em nome próprio.

O que aqui temos é música dramática, emocional, melancólica, numa toada Shoegaze / Pós-Rock, que em 10 composições maioritariamente instrumentais nos apresenta um quadro de beleza frágil que é quase desarmante.

Guillaume e Cyrille deixam a música fluir em vibrações suaves, camadas de guitarras sobrepostas para fazer uma sinfonia de grande profundidade em cada música, com o recurso ao violoncelo para lhe dar uma variedade adicional. Uma excelente estreia, que deixa um grande augúrio para os Franceses.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Against all odds
  2. A stolen life
  3. Such a waste
  4. The air is on fire
  5. Motionless
  6. The sun is already gone
  7. The leaden sky
  8. Where earth meets sea
  9. Leaves across the roads
  10. Backward

sábado, 14 de maio de 2011

[NOTICIA] Embuído no espírito castelhano

Depois de ter passado a semana toda a ouvir castelhano, parece apropriado no regresso a casa destacar o novo disco dos Igniis, intitulado "Nosotros Entonces" e lançado pela Quartier23.

Este projecto Argentino, fruto da mente de um artista solitário, presenteia-nos com um disco pleno de emoção, com uma sonoridade que se insinua suavemente para nunca mais nos deixar. De realçar a participação de Luís Couto dos The Joy Of Nature num dos temas.

Depois de se terem apresentado no ano passado, este disco deixa antever um futuro bastante promissor, encerrando uma magia que faz com que voltemos a ele vez após vez. Deixem-no entranhar-se para ver quão difícil é livrar-se dele.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Solo Sueños
  2. Un Nuevo Proverbio
  3. La Música
  4. Cristo Descamisado
  5. Salud!
  6. Sibilla tira le rune (feat K.Giorgini)
  7. Ojos Celestes
  8. Linga Sarira
  9. Die Frau im Park (feat. Akampita Steiner)
  10. Dime...
  11. Tu Amigo (feat The Joy Of Nature)
  12. Lovelace
  13. Perder La Fe
  14. Por Siempre

sexta-feira, 13 de maio de 2011

[NOTICIA] O mundo obscuro dos jardins

Esta é a tradução do novo disco dos Hekate, intitulado "Die Welt der dunklen Gärten", que será lançado brevemente pela Prophecy Productions. Já aqui falamos deles há dias, e este trabalho marca o regresso às edições desde 2004, data do seu disco anterior.

Estamos no entanto a falar de um dos mais antigos colectivos do panorama Neofolk Germânico, com o primeiro lançamento registado em 1994 e o primeiro longa-duração datado de 1998. E neste novo disco pretendem reclamar um lugar de destaque nesse panorama e continuar a sua afirmação internacional.

A nível sonoro, este disco cunha uma ponte entre elementos clássicos, ritmos Orientais e Folk melancólico, recorrendo a um largo número de instrumentos para a base da composição onde as vozes alternadas masculina e feminina sobressaem. Conceptualmente, vai buscar inspiração a nomes grandes da literatura para nos apresentar uma metáfora da relação do Homem com a Natureza, reforçando essa mensagem também no soberbo trabalho gráfico. Um disco equilibrado em que cada componente contribui para a riqueza do resultado final.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Byronic Hero
  2. Jardin d' Anaïs
  3. In my Garden
  4. Seelenreise
  5. Sanctus
  6. Die dunkle Wolke
  7. Per aspera ad astra
  8. Idilia Dubb
  9. Oh du Welt der dunklen Gärten
  10. Opportunity of Time
  11. The Present Day
  12. Die blaue Blume
  13. House of God

quinta-feira, 12 de maio de 2011

[NOTICIA] Nova encarnação desta feita em formato CD

Corria o ano de 1999 quando os Der Blutharsch e os Deutsch Nepal lançaram "Apocalyptic Climax 2", um vinil 10'' que explorava o estado de desespero e da perca de esperança. Como vivemos tempos semelhantes, a WKN e a Eternal Pride Productions juntaram forças para uma reedição em CD desse trabalho.

A morte é um elemento central às quatro faixas que compõem este disco (anónimas, como é apanágio de Albin Julius e companhia), representada como a incerteza, a obsessão por detrás de cada pensamento. O cenário decadente da Europa é também onde esta peça tem lugar, uma história dramática que deu lugar ao declínio de uma civilização inteira.

Um disco tão actual hoje como na altura em que foi lançado, vê dois colectivos dos mais relevantes no panorama musical Europeu juntarem forças para nos fazer reflectir - é isto que queremos? Ou teremos forças para mudar? A resposta terá que ser dada por cada um de nós...

quarta-feira, 11 de maio de 2011

[NOTICIA] Tudo em um para quem não conhece os Hekate

A Prophecy Productions faz isto muito bem - pega na discografia de uma banda, encapsula-a numa caixa e lança-a para gáudio dos apreciadores. Neste caso o trabalho em causa é "Gesammelte Werke" dos Hekate.

Não se pode dizer que o colectivo Germânico pertença claramente à primeira divisão do panorama musical Europeu, mas o seu Neofolk de matriz Medieval e Neoclássica é sem dúvida bem conseguido. E aqui temos uma oportunidade de desfrutar da totalidade da discografia da banda, incluindo o mais recente trabalho "Die Welt der dunklen Gärten" e um disco - "Erinnerungen" - de raridades e músicas inéditas, disponível apenas nesta caixa.

A caixa é limitada a 250 cópias, contém 5 fotos em formato postal do período entre 1993 e 2011, e conta com os seguintes trabalhos:
  • "Hambach 1848" Digipak CD
  • "Sonnentanz" Digipak CD
  • "Tempeltänze" Digipak CD
  • "Goddess" Digipak 2CD
  • "Mithras Garden" Cardsleeve MCD
  • "Die Welt der dunklen Gärten" Digipak CD
  • "Erinnerungen" Cardsleeve CD

terça-feira, 10 de maio de 2011

[NOTICIA] Banda sonora das estações do ano

Senhor de uma discografia de respeito, Tor Lundvall vê agora o seu trabalho agraciado com um lançamento muito especial, cortesia da Dais Records.

"The Seasons Unfold" contém, como o próprio nome indica, quatro dos discos mais relevantes de Lundvall referentes às quatro estações do ano: "Ice" representando o Inverno, "Turning" o Outono (aqui numa versão alternativa ao disco "Autumn Calls", contendo as suas peças ambientais e acrescentando-lhe uma série de material novo), "The Mist" para a Primavera e finalmente "Under The Shadows Of Trees" em nome do Verão. As faixas foram remasterizadas e há material bónus ao longo de todos os 4 discos, para manter o interesse de quem já acompanha a carreira de Lundvall.

Este lançamento está disponível em duas versões: a regular, limitada a 500 cópias e contendo um livreto para além dos 4 discos; a especial, contendo um conjunto de pinturas a óleo e desenhos únicos de Lundvall, para além de um 5º disco chamado "Seasons Sketches" com versões alternativas e peças adicionais do processo de gravação. Esta edição é limitada apenas a 25 cópias, por isso não se deixem ficar para tarde se pretenderem uma.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Disco 1 - "Ice"
  1. Whir
  2. Another Evening
  3. Despair
  4. Who Thinks Of You?
  5. Faceless Boy
  6. Alone
  7. Precious Angel
  8. Night
  9. Nightbow
  10. Star Cathedral
  11. The Dark Blue Hours
  12. Three Dreams
  13. The Rain Within
  14. Ice
  15. Far Away
  16. She's Spinning
  17. Alone In This House
  18. Frozen Moon
  19. Blue Church
  20. Blankets Of Snow
  21. Broadcast On Open Streets
  22. Another Evening (Re-Recorded)
    Disco 2 - "The Mist"
  1. Ribbon
  2. Ghost Girl
  3. Streets
  4. 29
  5. Leave
  6. Crooked
  7. Dead Moon
  8. The Hollow
  9. Pale Sun
  10. 6:00 AM
  11. Outpost
  12. Grey Life
  13. The Mist
  14. Her Train
  15. Remember
  16. The Years
  17. Dark Spring
  18. The Green Darner
  19. Distance
  20. Earth's Answer
    Disco 3 - "Under The Shadows Of Trees"
  1. Floating Faces
  2. Morning
  3. Lost
  4. Are You There?
  5. June Rain
  6. Green And Grey
  7. Hilltop
  8. The City
  9. Game Room
  10. Distant Children
  11. Leaf Sway
  12. The Backyard
  13. Sinking Sun
  14. Twilight Girl
  15. Orange Moon
  16. Treetop
  17. Summer Song
  18. Under The Shadows Of Trees
    Disco 4 - "Turning"
  1. October
  2. The 26th
  3. Passing Overhead
  4. Birdhouse
  5. Waiting...
  6. Trees And Rain
  7. Windshield Dream
  8. Silent Dream
  9. A Rain Washed Dream
  10. Cornfield
  11. Home From The Harvest
  12. Shearing
  13. Clear View From Above
  14. Crows And The Dead
  15. The Final Green Place
  16. Harvest Moon
  17. By The Seaside
  18. October Burning
  19. They Rise To War
  20. Sickness On The Wind
  21. The Heralds Of Silence
  22. Reservation
  23. Distant Lawnmower
    Disco 5 - "Seasons Sketches"
  1. She's Spinning (Original Sketch)
  2. Alone In This House (Original Sketch)
  3. Faceless Boy (Original Mix)
  4. Later That Night
  5. Carnival
  6. Blue Church (Part One)
  7. Ghost Girl (Re-Recorded Single Version)
  8. 29 (Re-Recorded Reference Test)
  9. The Green Darner (Piano Sketch 1989)
  10. Black Fence (Re-Recorded Version)
  11. Night Walk
  12. The Pool
  13. Silent Dream (Alternate Mix)
  14. Reservation (Alternate Mix)
  15. Crows And The Dead (Original Sketch)
  16. Home From The Harvest (Alternate Take)
  17. The Ravens Descend
  18. Grey Markings On A November Field (Live In The Family Room)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

[NOTICIA] Regresso dos Sol Invictus

Depois de termos falado do lançamento retrospectivo dos Sol Invictus, hoje falamos do novo disco de originais da banda de Tony Wakeford, "The Cruellest Month", a ser lançado em breve pela Prophecy Productions.

Já passaram 6 anos desde o último longa-duração de originais, e nas palavras de Tony Wakeford, "The Devil's Steed" era suposto ser o último disco sob a designação Sol Invictus. Após uma série de alterações reconsiderou essa decisão, e em boa hora o fez - resta a pergunta: é este disco a conclusão de algo ou o início de algo novo?

Mas realmente importante é o presente, e este disco. Um disco tipicamente Sol Invictus, com uma sonoridade característica do seminal colectivo Britânico, sempre com uma toada negra - desta vez com enfoque na crueldade da vida - e com um toque tradicional característico também da banda. Um regresso de um dos nomes grandes da música que nos interessa, que será certamente acompanhado com atenção deste lado.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Raining In April
  2. To Kill All Kings
  3. The Sailor's Aria
  4. Fools' Ship
  5. Toys
  6. Edward
  7. The Bad Luck Bird
  8. April Rain
  9. Cruel Lincoln
  10. Something's Coming
  11. Stella Maris
  12. The Cruellest Month
  13. The Blackleg Miner

domingo, 8 de maio de 2011

[NOTICIA] Soprar pelo corno da alegria

Os :Golgatha: têm vindo a estabelecer-se nos últimos anos como um dos mais interessantes colectivos no panorama musical Europeu. Descrevendo a sua sonoridade como Ritual Folk, têm vindo a lançar uma série de discos que nos têm acompanhado durante muitas (e boas) audições.

Série essa que ameaça reforçar-se com "The Horns Of Joy", editado pela Trisol, o primeiro longa-duração em nome próprio desde 2007. Um disco dedicado às tendências niilistas do início do século XX, que representa também uma séria evolução na sua capacidade de criar grandes trabalhos - um disco maduro, ambivalente e profundo.

Este trabalho junta também os vocalistas de Dawn & Dusk Entwined e While Angles Watch para nos oferecer 13 hinos decrépitos sobre as grandes calamidades do século XX, ritmos crescentes até atingirem a sua plenitude quase orgásmica, músicas de culpa e dor mas também de esperança e alegria. Ritual Folk de sabor agridoce, para todos os ouvintes de bom gosto.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Enchantment
  2. Fertility
  3. The Iron Rose
  4. The Horns Of Joy
  5. Hymn For The Fallen One
  6. The Dogs Of War
  7. The Sound Of War
  8. Hammer Or Anvil
  9. Body Of Wind
  10. Nihil
  11. Rising
  12. Dukha
  13. Death In Honour

sábado, 7 de maio de 2011

[NOTICIA] Era isto que faltava!

Quando Tony Wakeford anunciou a assinatura do contrato com a Prophecy Productions para o lançamento dos trabalhos de Sol Invictus, referiu também que ficariam com os direitos sobre todo o catálogo anterior. Ora, conhecendo a editora, estava mais ou menos claro que seria feito um lançamento retrospectivo especial - e aqui está ele.

"The Collected Works" contém 27 CD's e 3 DVD's (!!!), todos em elegantes digipacks, com trabalho gráfico consistente, notas adicionais de Wakeford e muito material bónus. Os álbuns contidos na caixa serão também lançados individualmente ao longo dos próximos tempos, mas há material que é exclusivo desta caixa.

Para reforçar o carácter especial deste lançamento, todas as pré-encomendas terão o seu nome referido na lista de agradecimentos da caixa, e receberão uma nota de agradecimento pessoal escrita e assinada por Tony Wakeford. Este é provavelmente o texto mais inútil que escrevi, porque bastaria dizer "caixa com tudo de Sol Invictus" para dizer tudo o que é necessário para tornar este artigo especial - por isso reservem já a vossa, que a minha está garantida. :)

O conteúdo da caixa é o seguinte:
  • Against the Modern World (+9 faixas bónus)
  • In the Jaws of the Serpent (+DVD "Live in Hamburg 1991")
  • Lex Talionis (+4 faixas bónus)
  • Trees in Winter (+3 faixas bónus)
  • The Killing Tide (+7 faixas bónus)
  • King & Queen (+8 faixas bónus)
  • Black Europe (+DVD "Tony Wakeford live in Lyon 1993")
  • Let us Prey (+CD "Live at CBGB's")
  • La Croix (+1 faixa bónus)
  • Death of the West (+3 faixas bónus)
  • In the Rain (+2 faixas bónus)
  • Cupid & Death (+5 faixas bónus)
  • The Blade (+4 faixas bónus)
  • In Europa (+DVD "Live at WGT, Völkerschlachtdenkmal 1998" e 2 faixas bónus)
  • In a Garden Green (+CD "Live in Villeurbanne 1999")
  • The Hill of Crosses (2CD, +9 faixas bónus)
  • Thrones (2CD, +11 faixas bónus)
  • The Devil's Steed (+4 faixas bónus)
  • The Cruellest Month (o novo disco, do qual falaremos em breve)
  • Trieste (ao vivo, exclusivo da caixa)
  • Brugge (ao vivo, exclusivo da caixa)
  • Aprilis (instrumentais inéditos e uma faixa também inédita das sessões de gravação de "The Cruellest Month")
  • Rarities (14 faixas raras e/ou inéditas)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

[NOTICIA] Por vezes o tamanho não interessa...

Depois de um lançamento partilhado no ano passado, os Striider chegam à edição do seu disco de estreia pela mão da SkullLine. "Voorwaarts!" é um manifesto do projecto Holandês que merece ser ouvido.

É um lançamento limitado apenas a 100 cópias, em que as primeiras 50 apresentam como bónus um postal assinado. Mas não é o tamanho que conta, antes a qualidade do que se apresenta - e neste caso, o Marcial de ambiente militarista faz lembrar nomes grandes do estilo e augura um bom futuro aos Striider.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Casus Belli
  2. D.A.K.
  3. (somewhere near) Breslau
  4. Lili
  5. Macht euch bereit!
  6. Sanitäter
  7. Modder en Bloed
  8. Ostfront
  9. Kämpfen und Tanzen
  10. Les Enfants de la Guerre
  11. Voorwaarts!
  12. Houdt het dan nooit op(questionmark)!
  13. We'll meet again

quinta-feira, 5 de maio de 2011

[NOTICIA] O regresso do rei

Depois de vários anos de ausência das edições em nome próprio (entremeados por lançamentos repartidos), Andrew King está de volta com um novo disco - "Deus Ignotus" estará em breve disponível pelo seu selo Epiphany.

Um disco que esteve 9 anos a ser planeado e gravado! Não em contínuo, claro, mas desde 2003 que King não nos dava um longa-duração como este. E que falta dele sentimos...

Mais uma vez temos aqui uma complexa selecção de músicas tradicionais, medievais e algumas composições próprias. Entre músicas da tradição mais recente temos também baladas do século XIII e outras pérolas escondidas, perfazendo mais de uma hora da melhor música distribuída por 12 faixas que nos vão deixar ficar cativados durante muito tempo.

Apresentado num digipack com livreto de 24 páginas contendo todas as letras e muitas notas complementares, o disco conta com o seguinte alinhamento:
  1. Corvus Terrae Terror (King)
  2. The Three Ravens (Thomas Ravenscroft/traditional & Sacred Harp arr. King)
  3. The Wife Of Usher's Well (traditional/King)
  4. Sic Mea Fata Canendo Solor (Carmina Burana, 13th Century)
  5. Edward (traditional)
  6. In Upper Room - The Elders Of The People Took Counsel (fauxbourdon)
  7. In Upper Room - In Upper Room (David Jones & St. Marke/King)
  8. Judas - Judas (English, 13th Century/King)
  9. Judas - Could Ye Not watch With Me One Hour (fauxbourdon)
  10. Lord Lovel (traditional)
  11. Fröleichen So Well Wir (Oswald von Wolkenstein, ca. 1377-1445 arr. King)
  12. Sir Hugh (traditional arr. King)

quarta-feira, 4 de maio de 2011

[NOTICIA] Viagem ao passado

Senhores de um fundo de catálogo já respeitável, e sendo um projecto bastante profícuo, os Dawn & Dusk Entwined precisavam de um trabalho como "Recollection 1994-1999", agora disponibilizado via Twilight Records.

Este disco reúne os melhores momentos dos dois primeiros trabalhos destes Franceses, tendo as faixas sido remasterizadas e, em alguns casos, remisturadas a partir das gravações originais. Dá-nos uma visão privilegiada da sua sonoridade há mais de 15 anos atrás, e funciona quase como um documento histórico de um dos melhores projectos no seu espectro sonoro.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Drift
  2. A Torch in a Dark Field
  3. The Unsaid
  4. Back Around the Yew
  5. Eternal
  6. Reliance
  7. Then, a New Era
  8. Heading Towards the West
  9. Shades and Shadows
  10. Wyrd
  11. In the Distance
  12. Heading Towards the West (2006 Version)

terça-feira, 3 de maio de 2011

[EVENTO] Estar com amigos é sempre boa onda

A algumas horas de iniciar um périplo por algumas capitais Europeias, lembrei-me de vos falar de um concerto de alguns bons amigos que vai acontecer mais perto do final do mês.

Milão não é propriamente a capital Italiana, mas não deixa de ser uma cidade muito interessante - e o Clube TNT um bom local para ver excelentes concertos. Principalmente se tiverem uma boa organização, como é o caso da Rosa Selvaggia.

Mas o que realmente interessa é a música, e neste caso teremos os Teatro Satanico em palco, no dia 27 de Maio, numa actuação de entrada livre. Um colectivo mítico, bons amigos, e acima de tudo uma banda que nos desafia a cada nova audição. Não é isso que a música deveria representar?

Depois da actuação teremos também um after-show cortesia dos DJ's convidados, prometendo manter a festa viva durante toda a noite. Por isso, já sabem - final de Maio, Milão - marcar na agenda.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

[NOTICIA] Novidades dos Rome

Os Rome sempre foram um colectivo profícuo, tendo-nos presenteado com edições muito interessantes todos os anos desde 2006, por vezes mais do que uma vez por ano. Ainda não o tinham feito este ano, problema que fica agora resolvido.

"Our Holy Rue / The Merchant Fleet" é um vinil 10'' que apresenta duas faixas (que lhe dão nome) que servem como apresentação ao novo disco "A Cross Of Wheat" que será lançado também este ano, que será por sua vez a primeira parte de uma trilogia denominada "Die Ästhetik der Herrschaftsfreiheit". Perspectivam-se coisas boas, portanto...

Este disco trás-nos uns Rome de regresso à sua faceta mais crua e agressiva. A primeira faixa é Industrial áspero como se calhar muitos não esperavam ver de novo nos Rome (aqui numa versão alargada diferente da que irá aparecer no álbum), e a segunda apresenta uma toada mais Folk dedicada a todos os marinheiros. Edição exclusiva (só disponível para venda aqui) e limitada a 999 cópias, por isso apressem-se para reservar a vossa cópia.

domingo, 1 de maio de 2011

[NOTICIA] Uma compilação como deve de ser!

Lembro-me perfeitamente de quando ouvi pela primeira vez os ASP - foi com a compilação "Interim Works Compendium" que fiquei apaixonado pela sua sonoridade electrizante, e desde essa altura tenho continuado a aprofundar essa paixão.

Para quem ainda não conhece, ou para aqueles que não têm ainda toda a discografia, este lançamento da Trisol é obrigatório. "Der Komplette Schwarzer Schmetterling - Zyklus I-V" é uma retrospectiva da carreira dos ASP desde 1999, num formato especial contendo a impressionante soma de 10 CD's contendo 111 faixas no total e um livro em capa dura com 112 páginas contando toda a história do colectivo Germânico.

O ciclo Schmetterling completo compreende os primeiros 6 discos, enquanto que os restantes 4 albergam toda uma colecção de singles alusivos ao mesmo ciclo de trabalhos, há muito tempo indisponíveis e muito procurados. Querem melhor desculpa para conhecerem ou completarem o conhecimento sobre talvez a melhor banda deste lado do espectro Gótico?