sábado, 30 de junho de 2012

[NOTICIA] Um último café antes das férias

Altura de regressar ao nosso recanto preferido do Café Europa para apreciar mais uma dose dupla da melhor música que se passeia pelas ondas hertzianas - ou, neste caso, pelo meio digital da Internet. Desta feita falamos da emissão número 28, que foi para o ar no passado dia 25 de Junho.

Uma emissão bastante ecléctica, como gostamos deste lado, com uma passagem mais demorada pelas Ilhas Britânicas em cada uma das horas. Como habitualmente, podem descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui, para apreciarem sempre que desejarem.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. MARC ALMOND & GENE PITNEY – “Something's Gotten Hold Of My Heart” GB
  2. DAVID BOWIE – “See Emily Play” GB
  3. C.O.T.A. (Children Of The Apocalipse) – “Come Children Come (electronic version)” USA
  4. SILVER LADY – “Opéra Pas Mal part 1” FR
  5. DER ARBEITER – “Victoria” ARG
  6. VAL DENHAM & Ô PARADIS – “You’re Not My type” GB / ESP
  7. LADYTRON – “Little Black Angel” GB
  8. CULT OF YOUTH – “New West” USA
  9. BLOOD AXIS – “Erwachen In Der Nacht” USA
  10. BLOOD AXIS – “Walked in Line (joy division cover)”  USA
  11. DRAGON SPIRIT – “Always Be Ours”  GB
  12. STORMCLOUDS – “The Darkest Hour” GB
  13. STORMCLOUDS – “Nightwinds”  GB
  14. STORMCLOUDS – “Dream On My Angel”  GB
    Hora 2
  1. NICK CAVE & THE BAD SEEDS – “Something's Gotten Hold Of My Heart” AUS
  2. ROME – “Ballots and Bullets” LUX
  3. STRENGTH THROUGH JOY – “The Force of Truth and Lies” GB
  4. OSTARA– “The Reckoning” GB
  5. ONIRIC – “Blessing”  IT
  6. SPIRITUAL FRONT – “My Erotic Sacrifice”  IT
  7. ECHO AND THE BUNNYMEN – “The Killing Moon” GB
  8. BUTTHOLE SURFERS – “I Saw An X-Ray Of A Girl Passing Gas”  USA
  9. GALAXIE 500– “Here She Comes Now” USA
  10. DAMON AND NAOMI – “In the Morning” USA
  11. BRIAN ENO – “Driving Me Backwards” GB
  12. BRAINDERSTORM – “Velvet Bloodline” PT
  13. BLOOD AXIS – “The March of Brain Boru” USA

sexta-feira, 29 de junho de 2012

[NOTICIA] Regresso às pistas de dança

A música electrónica (no contexto de SynthPop, ElectroGoth, EBM ou relacionados) não tem muito destaque por estas bandas, com algumas excepções honrosas. Uma delas são os The Cruxshadows, que escreveram uma das melhores músicas que me lembro de ouvir (chamada "Birthday", que irei ouvir em breve). E regressam agora com um novo disco pela mão da Wishfire Records.

"As The Dark Against My Halo" é um disco poderoso, com impacto e, como habitual, dançavel. Depois de uma espera de quase 5 anos depois do último trabalho, finalmente os Norte-Americanos regressam com mais um conjunto de excelentes músicas para o segmento mais Electrónico dos amantes da boa música.

Singles destacados, mas acima de tudo uma composição melódica e lírica acima da média, focando assuntos prementes para quem quiser prestar atenção ao que é cantado, a sonoridade característica dos The Cruxshadows está novamente aqui muito bem representada num disco que nos vai certamente acompanhar durante muito tempo.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. And I Believe...
  2. Valkyrie
  3. Halo
  4. Sleepless
  5. Burning
  6. Quicksilver
  7. The Infinite Tear
  8. Invisible
  9. Porcelain
  10. Angelus Everlasting
  11. Sentinel
  12. Matchstick Girl
  13. Dark Matter
  14. Africanus

quinta-feira, 28 de junho de 2012

[EVENTO] Eis o melhor evento nacional!

Depois de duas edições plenas de sucesso e de algumas das melhores bandas que por aqui falamos, o Festival Entremuralhas chega à 3ª edição com mais um alinhamento de luxo - arriscamos até a dizer que talvez seja o melhor de sempre! Mais uma vez a equipa do Fade In excedeu-se para nos dar o que é sem dúvida o melhor evento nacional neste espectro sonoro.

No dia 25 de Agosto teremos a presença nos dois palcos do Castelo de Leiria dos Suicide Commando, Clan Of Xymox, Rome, Stellamara e Jo Quail. No dia seguinte, será a vez dos VNV Nation, The Beauty Of Gemina, Of The Wand And The Moon, Daemonia Nymphe e Dernière Volonté.

Um alinhamento de luxo, como é fácil de ver pelos nomes de cima, um local espantoso e, a julgar pelas outras edições, uma organização sem mácula esperam-nos no final de Agosto para duas noites que serão sem dúvida especiais. Vemo-nos por lá?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

[NOTICIA] Prenúncio de uma morte anunciada

Depois de mais de uma década de boa música que Peter Savelkoul nos tem vindo a proporcionar, chega a altura de colocar um final no projecto A Challenge Of Honour. Não sem antes nos dar um último disco, do qual "A Moral Destiny" serve como prenúncio.

Com selo Peripheral Records, este vinil de 7'' é um single de apresentação desse tal último trabalho, a ser editado mais tarde neste ano. Apesar de ter apenas 3 faixas, apresenta-nos uma diversidade estilística considerável: desde o Industrial com que abre até ao Neofolk do lado B e um toque mais Etéreo Ambiental com que o disco acaba, temos uma amostra da real qualidade que este projecto alberga.

Duas das faixas irão também estar no próximo disco, sendo uma exclusiva deste lançamento. O EP é limitado a 196 cópias e inclui também um insert com informação sobre o lançamento.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. A Moral Destiny
  2. Swallowed By Time
  3. Eastern Desert Magic

terça-feira, 26 de junho de 2012

[EVENTO] Nunca gostamos tanto de um tombo como de este!

Depois de alguns prenúncios do que poderia ser uma reunião entre cinco mentes brilhantes, eis que finalmente a Tertúlia dos Assassinos tem um trabalho para ser lançado e um evento apropriado para o apresentar devidamente!

E que melhor data para o fazer do que no próximo dia 13 de Julho, no Auditório Fernando Lopes Graça, em Cascais, onde o trabalho "tombo primeiro" será então apresentado através de um espectáculo de spoken word a cargo de Aires Ferreira, Charles Sangnoir, David Soares, Gilberto Lascariz e Melusine de Mattos.

No dia do espectáculo o trabalho estará disponível pela primeira vez, numa edição limitada, pelo que se recomenda a sua aquisição tão brevemente quanto possível. E, claro, apreciar um espectáculo sem par por parte de um conjunto de bons amigos. Meus caros, lá nos encontraremos!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

[NOTICIA] Uma experiência diferente

Já muita (e boa) música vos trouxemos por aqui nos meandros do NeoFolk, mas se calhar nenhuma como esta dos Stryknin que vos propomos hoje. Com toques psicadélicos e electro-acústicos, é quase um bastardo (no bom sentido, claro) que não tem pátria mas que nos consegue encantar a cada nova faixa que vai circulando no leitor.

O disco em causa é "Transparens", editado pela Old Europa Cafe, em que o projecto Sueco / Inglês (até aqui não simplificam a coisa) explora uma sonoridade recheada de curvas apertadas, em que o fluxo da audição nunca está preparado para a próxima surpresa. Um disco desafiante, que alarga as fronteiras do NeoFolk e que nos faz recuperar alguma da esperança no futuro do estilo que não seja apenas a repetição até à exaustão de uma fórmula de há já demasiados anos.

Disponível em CDr de alta qualidade, num digipack contendo também um livreto com 8 páginas, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Rising
  2. Statue 
  3. Gathering 69 
  4. Later not Always 
  5. Transparent 
  6. Of Paths
  7. A further Walk
  8. Light by Light

domingo, 24 de junho de 2012

[NOTICIA] Ainda há vida na Grécia

Demasiadas vezes notícia pelos piores motivos nos últimos tempos, hoje viajamos até à Grécia para vos trazermos um disco de um projecto que até agora nos era desconhecido. Falamos dos InScissors e do seu recente "Destin - Music For a Film by John Santerineross", lançado em parceria pela No Angels Productions e pela Beast Of Prey.

Como o nome desde logo indica, estamos perante um disco que serve de banda sonora à curta metragem do artista Norte-Americano, que nos coloca a questão: estamos presos a um destino pré-determinado, ou somos livres de percorrer o nosso próprio caminho na vida? Uma sonoridade Ambiental Neoclássica que encaixa bem na cinematografia obscura a que dá música.

Para dar um brilho adicional ao trabalho, a faixa com o mesmo nome do filme aparece também em várias versões alternativas, com mistura a cargo de vários nomes grandes do panorama musical Europeu. Tudo muito bem albergado num luxuoso digipack formato A5, um trabalho para deixar os Gregos orgulhosos de pelo menos os seus artistas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Destin [original Film Score] – iNsCissorS
  2. Destin (Remix – Hoarfrost)
  3. Destin (Remix – H.E.R.R.)
  4. Destin (Remix – Raison d'Être)
  5. Destin (Remix – Inner Vision Laboratory)
  6. Destin (Remix – Simon AA Kölle)
  7. Autumn Sonata - Silanus In Quieto Hortulo [First Version]
  8. The Synopsis Of Pressure [Remastered Version]

sábado, 23 de junho de 2012

[NOTICIA] Uma eternidade para ouvir este disco

Temos acompanhado com curiosidade e interesse a carreira de Bruno Duarte com o seu projecto Immundus. Aliando qualidade a uma regular veia editorial, o profícuo músico oferece-nos agora "Bounded To Eternal Time And Space", o seu novo disco lançado pela Quartier 23.

Explorando o conceito da morte do corpo físico, a ascensão da alma a um plano superior e a sua viagem pela eternidade, a sonoridade que podemos apreciar leva-nos a percorrer a mesma viagem. Começando de uma forma sombria e reflectiva, fria e negra, passando para uma aura mais celestial, energizando a música até acabarmos na melancolia associada à eternidade que nos espera.

Como sempre, Immundus é sinónimo de música ambiental de qualidade superior, e este disco vai-nos novamente transportar a um local da nossa mente onde podemos perscrutar com atenção a própria fibra do nosso ser. E pensar no que acontece depois da morte, se é que algo existe depois.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Entities
  2. Once Beneath The Crypt
  3. Subversive
  4. Paradoxal Movement
  5. The Crossing Of A Life Form
  6. Bounded To Eternal Time And Space
  7. With A Vulture On My Shoulder
  8. Am I Dead
  9. Down The Deep End
  10. A New Begining

sexta-feira, 22 de junho de 2012

[NOTICIA] Mas quem precisa de deuses?

Mais uma estreia pela mão da SkullLine, que tantos e tão interessantes projectos nos tem dado a conhecer ao longo dos anos. Desta feita falamos de Argheid, que se estreiam nas edições com este "Gottloses Unterfangen" - e logo em grande estilo.

Este projecto a solo de Mathias Suska foi criado em 2008, mas só agora vê a sua primeira edição aparecer nos escaparates. Conceptualmente o trabalho explora as assimetrias entre vida e morte, com os seus momentos de êxtase mas também os seus abismos profundos, numa sonoridade que nos guia algures entre os caminhos do Neoclássico e do Marcial Industrial.

Um ano em grande para estas sonoridades, que tem visto grandes nomes lançar grandes discos, e também excelentes e promissoras estreias como é este o caso. Apesar de estarmos a começar o Verão, é um disco que será talvez mais apreciado numa noite fria e chuvosa - de qualquer forma, nunca é má altura para apreciar boa música.

O disco está disponível em três versões: a primeira, em CD com livreto de 4 páginas e limitada a 400 exemplares; a segunda, que acrescenta um CD adicional de remisturas e um autocolante, limitada a 70 exemplares; a terceira, também em versão disco duplo, mas em caixa de madeira e adicionando a tudo o resto uma t-shirt exclusiva, limitada a 30 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD1 - "Gottloses Unterfangen"
  1. Gottloses Unterfangen
  2. Bataillon
  3. Hexenbrand
  4. Spear Of Destiny
  5. Momento Mori
  6. Wir Rufen Deine Wölfe
  7. Innocent Eyes (Album Version)
  8. Wie Das Leben Spielt
  9. Feuerreigen
  10. Ritus
  11. Abschied
    CD2 - "Argheid Remixed"
  1. Ritus (Tiefe Sehnsucht Remix)
  2. Spear Of Destiny (Striider Remix)
  3. Bataillon (Das Brandopfer Remix)
  4. Wir Rufen Deine Wölfe (Strydwolf Remix)
  5. Feuerreigen (Argheid Remix)
  6. Sad Eyes, Innocent Eyes (RZ19.84 Remix)
  7. Bataillon (Das Brandopfer Remix II)
  8. Welkes Laub (First Record)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

[NOTICIA] Novo capítulo de uma história soberba

Os Kirlian Camera são daqueles nomes que dispensam apresentações, depois de nos terem brindado com uma carreira ímpar já com mais de 30 (!) anos. Mas é sempre uma boa notícia termos um novo disco para apreciar, como é o caso deste "Immortal" lançado pela Out Of Line Music.

Este novo trabalho é um EP que reúne ao longo de seis novas faixas tudo aquilo que aprendemos a gostar no projecto Italiano. Não é propriamente uma inovação radical, mas também ninguém disse que nos podíamos divertir apenas com coisas novas. Saudemos o regresso deste novo disco como saudamos um encontro com um velho amigo, já que é assim que o sentiremos ao longo da quase meia hora de (excelente) música.

Disponível em digipack CD e em vinil de 10'', o alinhamento é o seguinte:
  1. IMMORTAL (single edit) 
  2. BROS IN NWO 
  3. 1982 (instrumental) 
  4. SITCHIN – A (immortal hybrids) 
  5. SITCHIN – B (immortal hybrids) 
  6. IMMORTAL (re-mix by Blank)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

[NOTICIA] Um disco de morte

Dois anos depois do seu último trabalho, os Stormfagel estão de volta com um novo disco de originais. "Dödsvals" surge também com selo Steinklang Records, como o seu predecessor, e adiciona um novo e positivo capítulo à respeitável discografia do colectivo Sueco.

O nome do disco, a que fazemos alusão no título de hoje, apropria-se bem à sonoridade que podemos apreciar - um Suicide-Pop bem na linha Italiana, mas com uma matriz Marcial também ela bem Escandinava, para dar um sabor fresco a um disco que merece a nossa atenção.

Pese estar disponível apenas numa edição de 500 exemplares em digipack, este disco vem dar um passo em frente para o reconhecimento dos Stormfagel como um dos projectos mais em destaque e a ter em linha de conta do panorama Europeu actual. Podem ter começado discretamente, mas está a ser cada vez mais difícil passar-lhes ao lado. Ainda bem!

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Folkvisemoll
  2. Reach For The Sun
  3. Sinngedichte
  4. Och Slamme Ovänner
  5. O Tysla Ens Im Het
  6. Skördermannen
  7. Halesong
  8. Gengangare
  9. As We Fall
  10. You Will Never Be Remembered
  11. Preghiere

terça-feira, 19 de junho de 2012

[EVENTO] Altura de voltar a Barcelona

Depois de algum tempo ausentes dos eventos que por essa Europa fora têm lugar (também por um notório abrandamento por parte das organizações, sem dúvida um reflexo dos momentos mais conturbados que vivemos), é altura de regressar a uma das nossas cidades preferidas pela mão de um conjunto de bons amigos - La Esencia.

Será no dia 7 de Julho que a sala Demonix, em Barcelona, irá receber um concerto bem especial. O título "Oculto atrás da Rosa" apropria-se bem quando temos em palco os Die Weisse Rose (já com saudades de ver Thomas ao vivo) e os Nihil Novi Sub Sole (que podiam também nos visitar num futuro próximo).

O tempo estival aproxima-se (ou pelo menos assim esperamos), e Barcelona é encantadora nessa altura do ano. Com um bom concerto à mistura ainda fica melhor, por isso marquem na agenda se estiverem por lá na altura ou se conseguirem desviarem-se até irem lá ter.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

[NOTICIA] Uma reedição que vale a pena

Originalmente lançado em 2007 num vinil 10'', "Four" foi o EP dos Ordo Rosarius Equilibrio que intercalou os discos "Apocalips" e "O.N.A.N.I. - [Practice Makes Perfect]" e fica na história como o primeiro EP em que Tomas Pettersson usa a sua voz característica para realmente cantar, e não apenas recitar. Indisponível quase desde o seu lançamento, a Raubbau decide agora fazer uma reedição à altura deste trabalho. 

Esta versão, para além de ter sido totalmente remasterizada, foi alargada para além das 4 faixas originais com um conjunto de 9 outras fixas com remixes de artistas diversos, uns consagrados outros ainda ilustres desconhecidos. Como acontece sempre, temos aqui abordagens bem diferentes a faixas clássicas, mantendo-se no entanto um nível qualitativo alto para manter o interesse do ouvinte intocável. Como seria de prever num disco dos ORE, aliás.

Para além da versão em CD propriamente dita, está também disponível uma versão limitada em caixa que para além do disco contém um pin metálico em prata, uma barra de chocolate preto com recheio de trufas e vinho tinto, um patch, 3 autocolantes e um cartão. Podem ver na imagem a qualidade do lançamento, à altura do que os Suecos merecem.


O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Reclaiming That Which Is Ours - Singing For the Angel of the East
  2. Which Word Confines the Truth - Dancing to the Sound of Love & War
  3. The Future Is Today
  4. I Am the Sun - Anus Dei
  5. Reclaiming That Which Is Ours - Singing For the Angel of the East (MIKAEL STAVÖSTRAND Remix)
  6. Which Word Confines the Truth - Dancing to the Sound of Love & War (EMPUSAE Remix)
  7. The Future is Today (ARCANA Remix)
  8. I Am the Sun - Anus Dei (THIRTEENTH EXILE Remix)
  9. Reclaiming That Which Is Ours - Singing For the Angel of the East (FREDRIK LEIJSTRÖM Remix)
  10. Which Word Confines the Truth - Dancing to the Sound of Love & War (TARMVRED Remix)
  11. The Future Is Today (GENEVIÈVE PASQUIER Remix)
  12. I Am the Sun - Anus Dei (XOTOX Remix)
  13. The Future Is Today (SPIRAL69 Remix)

domingo, 17 de junho de 2012

[NOTICIA] Uma compilação exclusiva

Já vos temos trazido aqui várias compilações ao longo do tempo, que por uma razão ou por outra se distinguem das demais que todos os meses (ou dias!) são publicadas. Normalmente é a qualidade que as distingue, como o caso desta "Father:Land" de hoje, editada em parceria pela Steinklang Industries e pela Beverina & WAR Productions.

A maioria das faixas são exclusivas para esta compilação, dedicada a Zigfrids Silders, e temos presentes um bom leque dos nomes grandes da música Europeia. Com uma edição em digipack limitada a 300 cópias, é certamente um disco que será querido aos coleccionadores e será certamente lembrado nos anos vindouros como uma peça de grande procura.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Sagittarius - Song VII  
  2. Jännerwein - Quell  
  3. Von Thronstahl - Northern Sons Under Southern Skies
  4. Stormfågel - En Gång När Jag Ska Dö  
  5. Verdandi - Weland (Deimos Mix)  
  6. Svarrogh - Heimkehr  
  7. Atomtrakt - Kalte Relikte Des Verfalls  
  8. Hrossharsgrani - Es Dziedasu Par Tevi, Tévu Zeme   
  9. Dead Man's Hill - In The Spheres  
  10. Werra - Sturmesweihe  
  11. Vinterriket - Jenseits Der Berge  
  12. Rasthof Dachau - Vater, Ich Rufe Dich!  
  13. Oda Relicta - Heavenly Trumpeter

sábado, 16 de junho de 2012

[NOTICIA] A mão da glória

Já começávamos a ter saudades dos Ianva, pese no entanto o seu trabalho anterior, já datado de 2009, nos continuar a acompanhar múltiplas vezes. Mas com o lançamento de "La Mano Di Gloria" por parte da Alpha South Records temos um excelente novo motivo para continuar a desfrutar da sua sonoridade.

Este novo trabalho serve como contraponto ao seu anterior, muito mais negro e depressivo. Em "La Mano Di Gloria" temos de volta a esperança na forma da revolta de um povo há demasiado tempo vilipendiado. Situado temporalmente num futuro próximo, este disco conceptual é inspirado na obra com o mesmo nome de Mercy e vê uma minoria rebelar-se contra a decadência oligárquica em que a Europa se vê enfiada. Semelhanças com pessoas e eventos reais poderão não ser mera coincidência...

A nível sonoro o colectivo Italiano não perde a sua identidade marcial, mas não enjeitando ir buscar influências à tradição mais arcana Italiana. Um disco que tem reminiscências de Folk e outros estilos musicais que por aqui apreciamos, e que sem dúvida nos vai fazer pensar enquanto o apreciamos devidamente - e repetidamente, podemos desde já antecipar.


O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Tempus Destruendi
  2. Il Bello della Sfida
  3. Edelweiss
  4. Alta Via
  5. Sul Mio Sangue
  6. L'Anarca
  7. Portatori del Fuoco
  8. Le Stelle e i Falò
  9. La Mano di Gloria
  10. Canzone dell'Eterna Aurora
  11. Della Morte Me ne Rido
  12. Ultima Stazione
  13. Nell'Ora dell'Addio

sexta-feira, 15 de junho de 2012

[EVENTO] Parabéns meu caro amigo!

Hoje é dia de aniversário de um caro amigo aqui desta casa - falamos de Charles Sangnoir, artista ímpar e mentor dos La Chanson Noire. Como no ano passado a casa ia rebentando pelas costuras com tantos amigos juntos, este ano Sua Excelência resolveu adoptar uma estratégia diferente - convidar todos para um evento muito especial.

E que melhor forma para um músico do que celebrar o seu aniversário com um concerto? Assim, La Chanson Noire subirá ao palco (muito bem acompanhado, diga-se) já amanhã, dia 16 de Junho, para um concerto no Cinema São Vicente no Seixal.

Deixamo-vos nas palavras do próprios Charles, para que possam antever o que podem apreciar amanhã:
"É com prazer que vimos anunciar um concerto especial de La Chanson Noire:

Dia 16 de Junho, pelas 22h, o cinema São Vicente acolhe o concerto de aniversário de Charles Sangnoir.
Para além de acepipes culinários e champanhe a rodos, este belo cine teatro dos anos 60 situado Junto à Siderurgia Nacional - no Seixal -  irá receber um concerto especial que contará com a participação de José Espirito Santo na guitarra portuguesa, Toni Roque no violoncelo e Teresa Xavier no acordeão e flauta transversal, para além de duetos com as musas Patrícia Andrade (Pedro & os Lobos) e Melusine de Mattos (Tertúlia dos Assassinos)."

quinta-feira, 14 de junho de 2012

[NOTICIA] Hoje sai um café Turco

Apesar de termos faltado na última emissão a colocar o alinhamento deste lado do computador, vamos sempre a tempo de mais boa música. Estamos naturalmente a falar do Café Europa, o programa de rádio que semanalmente dois bons amigos nos trazem para nosso deleite musical.

Desta feita trazemo-vos a emissão número 26 (já?), que foi para o ar no passado dia 11 de Junho e que pode ser descarregada livremente. A primeira hora está disponível aqui, e a segunda hora aqui. Sem um destaque em particular, mas com sempre excelente música para nos fazer companhia, é na audição do programa que vos deixamos hoje.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. THE LINDEBERG BABY – “Cassilda’s Song” USA
  2. NAEVUS – “Don’t Boil (version one)” GB
  3. LUX INTERNA – “The Vision and the Sword” USA
  4. LES PARADISIERS – “Shoot the Moon” ES/USA
  5. Ô PARADIS – “We Are Gentlemen” ES
  6. ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO – “Three Is An Orgy, Four Is Forever” SUE
  7. LOVAC – “Filth Of A Paradise” SUE
  8. OF THE WAND AND THE MOON – “The Lone Descent” DIN 
  9. OF THE WAND AND THE MOON – “Honour” DIN
  10. WHILE ANGELS WATCH – “Eye For Eye” GB
  11. AND ALSO THE TREE – “The Floating Man” GB 
  12. CRIME AND THE CITY SOLUTION – “All Must Be Love” AUS
    Hora 2
  1. TOM WAITS – “What Keeps Mankind Alive? (kurt weill cover)” USA
  2. VIOLENT FEMMES – “Step Right Up (tom waits cover)” USA
  3. PSYCHIC TV / PTV3 – “Lies, and Then” GB
  4. ALAN VEGA + ALEX CHILTON + BEN VAUGHN – “Freedom” USA
  5. DIRTY THREE – “Red” AUS
  6. SIOUXSIE AND THE BANSHEES – “Monitor” GB
  7. METALIC FALCONS – “Airships” USA
  8. MARC ALMOND – “Late Night (syd barrett cover)” GB
  9. SPELL – “Season in the Sun” GB
  10. DAGMAR KRAUSE & MARIE GOYETTE – “Seven (tankbattles.. hanns eisler)” GER/CAN
  11. VON THRONSTAHL – “Deutsche Passion” GER
  12. ROME – “The Death of Longing” LUX 
  13. THE SOCIETY OF THE YELLOW SIGN – “Cassilda's Song” GB

quarta-feira, 13 de junho de 2012

[OPINIAO] Há coisas tramadas...

Não estava a contar com esta nova pausa, mas também não estava a contar que o acesso à rede nesta parte do mundo fosse assim tão limitativa.  Mas as coisas são como são, e assim sendo fiquei impossibilitado de poder colocar mensagens durante os últimos dias.

Creio que a situação já estará ultrapassada, mas aparentemente a Internet no mundo Árabe ainda não é uma coisa tão comum e acessível como é na Europa e noutros locais do mundo. Pelo menos o tempo está sempre bom. :)

Contem connosco e com mais notícias nos próximos dias!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

[NOTICIA] Sonhar acordados

"Somnia" é uma metáfora sonora complexa que pode ser interpretada como o equivalente a um estado de sonho lúcido - só esta descrição já dá para começar a perceber o que podemos esperar do novo trabalho dos Shrine recentemente editado pela Cyclic Law.

Se ainda não perceberam, estamos a falar de um Dark Ambient que nos tenta induzir aquela sensação de estarmos a sonhar acordados - não sabemos muito bem se estamos a sonhar, mas também não temos controlo sobre a situação.

Para o conseguir, o projecto liderado por Hristo Gospodinov recorre a múltiplas camadas de som entrelaçadas, desde sintetizadores a instrumentos acústicos, passando por gravações no terreno e outra parafernália sónica. Cerca de uma hora de composições temáticas que nos vão pelo menos tentar induzir nesse estado semi-consciente.

A edição é limitada a 600 cópias, num digipack de 6 painéis, e conta com o seguinte alinhamento:

  1. The Grand Design
  2. Immersion
  3. Lost Beauty
  4. Somnia
  5. The Iron Water
  6. Dream Captured In Stone
  7. Ruins
  8. On The Edge Of The Void

terça-feira, 5 de junho de 2012

[NOTICIA] De volta à Catalunha

Ainda há uns dias atrás visitamos a Catalunha para dar as boas-vindas a um novo trabalho dos Ô Paradis, e já temos novamente um pretexto para lá voltar. Desta feita devido a "Personas", o novo disco de originais do projecto liderado por Demian, lançado pela Old Europa Cafe.

Cada uma das dez músicas que compõem este novo trabalho lida com uma experiência diferente com uma pessoa real, como o próprio nome do disco indica. Uma rede de emoções que a música nos transmite, numa reflexão das conversas que temos com nós mesmos, ou com os reflexos nossos que projectamos.

A nível sonoro é mais uma etapa na viagem impossível de catalogar que os Ô Paradis nos têm proporcionado ao longo dos anos. Talvez uma espécie de romantismo psicadélico seja uma boa forma de colocar a coisa, mas o que é mais importante é deixar cada qual fazer o seu juízo. O disco vem albergado num digipack de 6 painéis, com uma pequena explicação para cada faixa.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Los Demás
  2. Las Distancias Infinitas
  3. Noches En Tokio
  4. Destellos De Cristal
  5. Guardar El Calor
  6. Felinos
  7. Cuando Te Alejas
  8. El Espejo De La Culpa
  9. Takur
  10. Caminando Por La Calle (Gipsy Kings)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

[NOTICIA] Um nome a ter em conta

Terá passado meio despercebida a estreia em 2010 dos Winglord, mas o novo trabalho "The Chosen One" tem todo o potencial para inverter esse cenário. Com selo Arktos (também uma ilustre desconhecida), mas a ganhar tracção por essa Europa fora, este segundo disco já não passará assim tão despercebido a quem aprecia boa música.


Com uma sonoridade mesclada entre o Neofolk, Neoclássico e Marcial Industrial, vão buscar a sua inspiração conceptual à Europa de outrora, cheia de graça e força, para incutir nas composições um sentimento épico com múltiplas camadas.

Numa crise de valores como aquela que vivemos, este disco desperta um sentimento heróico que nos faz sentir vontade de recuperar algo que outrora foi nosso. Timbre sinfónico, ritmos sólidos, coros angelicais e narrativas inspiradoras, de tudo podemos encontrar neste disco que pretende marcar uma nova era histórica. Veremos se essa pretensão será conseguida, a seu tempo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Flame
  2. The Chosen One
  3. The World Is Changing
  4. Muster The Minions
  5. Descend And Rise
  6. A New Reign
  7. Dance Of The Victorious
  8. Hunting Party
  9. Building The Ships
  10. For Lord And Land
  11. Fanfare For Europe


domingo, 3 de junho de 2012

[NOTICIA] Olha quem está de volta às edições

Lloyd James sempre foi um artista um pouco à margem do panorama Europeu que costumamos acompanhar, e os seus Naevus também sempre foram uma banda um pouco alien para muito do público dito regular desse panorama. Não obstante têm-nos trazido excelentes discos de forma bastante regular há já mais de 10 anos.

E essa linha continua com "The Division Of Labour", recentemente editado em parceria pela Hau Ruck! e Klanggalerie. O longamente antecipado sétimo longa-duração do colectivo Britânico, depois de cerca de 4 anos de espera, mantém a sua sonoridade clássica com base na guitarra acústica com outras arestas mais agrestes de distorção, psicadelismo e reminiscências do início da sua carreira.

O que salta sempre imediatamente à vista é a grande capacidade compositora de Lloyd James (que novamente criou todo este trabalho) e a sua grande sensibilidade para criar músicas de qualidade superior, que se entranham em nós e crescem até se tornarem companheiras de longa data. Este foi um trabalho criado ao longo de mais de 2 anos, entre 2009 e 2011, que é mais uma excelente adição ao panorama editorial deste ano que agora corre.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Man in a Ditch
  2. Idiots (Let Me In)
  3. Bleat Beep
  4. Making Hay
  5. The Stomach
  6. Song in Suspension
  7. Hobo Placing
  8. Donkey's Trough
  9. Chalk is Valuable, Keep it in Your Hand

sábado, 2 de junho de 2012

[NOTICIA] O triunfo dos pássaros

Apesar de já termos falado anteriormente neles, o nome Escuadron De La Muerte pode não ser dos mais conhecidos por aqui, mas o projecto do Mexicano Zihr Alphil tem vindo a lançar títulos com uma regularidade profícua desde 2008. Com o lançamento de "Birds Of Pain And Blood" pela Steinklang Industries têm a oportunidade de chegar a um patamar de reconhecimento maior.

Seguindo a sua política de lançamento em CDr altamente limitados, este novo trabalho mantém o formato, desta feita albergado numa caixa transparente de DVD incluindo uma pena autêntica, numa edição limitada a 200 cópias. Não será certamente pela quantidade que vão ser reconhecidos, mas pela qualidade do seu trabalho.

E aqui têm bons argumentos para nos convencer. Uma sonoridade tipicamente Industrial, com toques apocalípticos, em que a escuridão grassa e a esperança abandonou as composições com que somos brindados. Um disco intenso, pesado, até opressor em determinados momentos, precisamente como gostamos para tirar do sistema todo este brilho do sol do Verão. Com os Escuadron De La Muerte, é sempre noite cerrada.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. The Snail And The Razor
  2. El Pintor De La Agonia
  3. Reporte Forense
  4. Corazon De Piedra
  5. Persecucion Sin Fin
  6. Le Divin Marquis De Sade
  7. Ultima Estacion... El Abismo
  8. Reconstructed With Corpses
  9. Adios

sexta-feira, 1 de junho de 2012

[NOTICIA] Última emissão de Maio do Café Europa

É altura de mais uma visita ao Café Europa, um refúgio onde podemos ouvir alguma da melhor música que se faz por esse mundo fora semanalmente, sempre às segundas-feiras. Desta feita trazemo-vos a emissão número 24, que foi para o ar no dia 28 de Maio.

Uma emissão muito heterogénea, sem um enfoque em particular (e como já referimos, acabam por ser estas emissões as que mais apreciamos deste lado), que cobriu pequenas pérolas e com um destaque a alguns projectos nacionais que bem o merecem. Podem apreciar na sua plenitude a emissão aqui (primeira hora) e aqui (segunda hora).

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. THIS MORTAL COIL – “Mr Somewhere” GB
  2. ROSE McDOWALL – “Don’t Fear The Reaper” GB
  3. NICO – “Janitor Of Lunacy”
  4. HYAENA REICH – “Only Europa Knows v2” PT
  5. TEATRO GROTESCO – “Noise And Progress / Silence And Tradition” PT
  6. FLÊUR & M.R.F. – “New Black Wings” UKR
  7. ASHRAM – “Shine On Me” IT
  8. NARSILION – “Desperta Ferro” ES
  9. RAKSHA MANCHAM – “Kalimât Li Samra Al-Ûla” BEL
  10. CLAIR OBSCUR – “Valse” FR
  11. LA CHANSON NOIRE – “Valsa Suína” PT
  12. CULT OF YOUTH – “New West” USA
  13. STRAWBERRY SWITCHBLADE – “Since Yestarday” GB
    Hora 2
  1. BLUE ÖYSTER CULT – “Don’t Fear The Reaper” USA
  2. BLUE ÖYSTER CULT – “Then Came the Last Days of May” USA
  3. COMUS – “The Bite” GB
  4. INCREDIBLE STRING BAND – “Swift As The Wind” GB/SCO
  5. SPIROGYRA – “Old Boot Wine” GB
  6. SUBWAY – “I Am A Child” GB
  7. STEELEYE SPAN – “All Around My Hat” GB
  8. CATHERINE RIBEIRO + ALPES – “Diborowska” FR
  9. STORMCLOUDS – “Nightmares In The Sky” GB
  10. MOON DUO – “Mazes” USA
  11. SWANS – “Inside Madeline” USA
  12. HORUS CHAMBER – “Runes And Men” PT
  13. THE APARTMENTS – “Mr Somewhere” AUS