domingo, 25 de janeiro de 2015

[NOTICIA] Uma celebração em grande estilo

Já por várias vezes falamos aqui do Die Elektrischen Vorspiele, um blog mantido pelo Júlio Mendes Rodrigo, que entre muitas outras coisas, é um grande amigo de quem vos escreve deste lado. Hoje falamos de dois lançamentos muito especiais, pela mão da Editora do Porto, para celebrar o 6º aniversário desta instituição que não vos deve passar despercebida.

Nas palavras do próprio Júlio:
Die Elektrischen Vorspiele, blogue criado em 15 de Janeiro 2009, cujo sexto aniversário se assinala através da edição desta compilação musical, foi concebido como um espaço que potenciasse a organização mental de um “pensamento selvagem” (ou seja, indisciplinado por natureza). Na sua essência, e enquanto projecto individual, apenas se propôs veicular a vastidão dos interesses do seu autor, disciplinando-o em simultâneo. Mais do que reflectir o fascínio pelas temáticas implícitas no campo lexical que constitui o âmbito da sua acção, tal como evidenciado nas coordenadas que definem as fronteiras do seu território, perceptível nos dois conceitos-chave que lhe dão subtítulo: i.e. “Ocultismo” / “Esoterismo” -, neste espaço virtual, mapeiam-se, principalmente, algumas das topologias circunscritas à História das Ideias. Uma imensa, e, por vezes, ignota área do Conhecimento, cujo magnetismo implícito no seu aparente paradoxo se faz exercer na necessidade da identificação da sua verdadeira natureza, por via da sua manifestação ubíqua ao longo dos diversos ciclos históricos, evidência de um drama infindável, levado à cena no teatro da Anima Mundi. Esta é efectivamente a verdadeira raison d’être do Die Elektrischen Vorspiele.

Como resultado directo da sua existência foi publicado em Novembro de 2010 o livro “Summa Techno(i)logicae”. Obra que, como o seu nome indica, constitui uma miscelânea devidamente coligida e sistematizada, reflexo dos interesses que orientam as pesquisas do seu autor. A partir dessa data começaram a surgir as colaborações periódicas com outros projectos: as revistas Finis Mundi, Infernus e Antibothis constituem alguns desses exemplos. Ainda sob a égide do Die Elektrischen Vorspiele, sempre através do estabelecimento de conexões cúmplices, no decurso dos últimos seis anos, foram concebidos e concretizados vários eventos. Este conjunto de iniciativas (cujo denominador comum foi sempre a Música) teve como ambição principal da sua concretização o proceder à evocação da vida e obra de diversas figuras, cujos legados são incontornáveis. Contam-se entre os homenageados, O músico John Balance (Coil); o historiador das Religiões Mircea Eliade; o poeta e encenador Antonin Artaud; o filósofo Georges Bataille e o escritor nipónico Yukio Mishima. Destaca-se ainda a série de eventos realizada no decurso do ano de 2013, intitulada Occult Esoterica AV Gatherings, uma iniciativa protagonizada conjuntamente com a artista intermédia, Ana Carvalho.

A proposta endossada à EdP – Editora do Porto (na pessoa do seu administrador, João Ricardo), para a produção desta compilação, surge como consequência da partilha cúmplice de cosmologias comuns, com amplo destaque para o enciclopédico conhecimento musical do João Ricardo (partilha cúmplice gradualmente transmutada na forma de amizade). Por seu turno, o convite dirigido aos artistas que integram esta colectânea surge enquanto consequência lógica desse encadeamento de afinidades electivas (um processo aberto em permanência desde a primeira aurora homérica).

Fruto desta colaboração nascem então dois discos - "The Golden Bough" e "From Ritual to Romance". Duas compilações muito bem curadas, que nos vão transportar para um universo particular onde a vulgaridade deixou de ter espaço. Um agradecimento especial ao Júlio por nos proporcionar muitos bons momentos, e um voto de parabéns pelo aniversário!

O alinhamento completo dos trabalhos é o seguinte:
    "The Golden Bough"
  1. Albrecht Loops - Tarso
  2. Augen - Lull Media
  3. Cotton Ferox - Temporarily Shamanic
  4. ocp – operador de cabine polivalente - Pluma
  5. Stealing Orchestra - Böcklin’s Isle Of e Dead
  6. Iurta - Neurostasis
  7. f a n t a s m a - Cometa 67P/CG
  8. Two White Monsters Around a Round Table - The CaveV1
    "From Ritual to Romance"
  1. Angélica V. Salvi - Atalayas
  2. João Pais Filipe - The Wheel
  3. Kanukanakina - Obsoleto Modo
  4. AC // HHY - FOME
  5. Nova Orquestra Futurista do Porto - Tex.Vid.Par.2
  6. HystericalOneManOrchestra - Eight Thirds Or Approximately Two Six Six Six
  7. Evil Schmidt - Hate Is Our Top Priority
  8. Terra Oca - La Lune
  9. Sturqen - Hirito
  10. Thee UM Rev Al L Aguero - William S. Burroughs Invocation
  11. Walt Thisney - Nightcrawler
  12. Marc Hurtado - Unis
  13. Val Denham (with Farmacia) - Apollo
  14. Harpoemacto - Lava

2 comentários:

Júlio Mendes Rodrigo disse...

Muito obrigado pelas palavras simpáticas,amigo! Um grande abraço!

Lurker disse...

Sempre merecidas meu amigo, grande abraço!