quarta-feira, 23 de maio de 2007

[NOTÍCIA] Lançamentos recentes da Dark Vinyl

A alemã Dark Vinyl, uma das mais eclécticas editoras e distribuidoras nos quadrantes sonoros mais em foco no Lurker's Realm, tem tido um ano de 2007 recheado de novos lançamentos. Alguns destaques do que de melhor tem saído dos escritórios Bávaros:

Começando por "Acclaim Hell", o novo trabalho dos Melek-Tha, num lançamento comemorativo do 10º aniversário do projecto Francês liderado por Lord Evil.

Depois de "Decimation World" em 2005 ter sido marcado por uma sonoridade mais perto do Noise ou Pós-Industrial que alguma vez os Melek-Tha se tinham situado, este novo trabalho não perde uma grama de intensidade na massiva barreira sonora com que nos bombardeia os sentidos, mas recorre a elementos orquestrais, cantos sinfónicos e percurssão ritmíca para criar os ambientes negros e apocalípticos que nos têm vindo a oferecer ao longo dos últimos anos.

Continuando com os suecos Proscenium e o lançamento de "Weltschmerz", o seu 2º álbum depois de "Behind The Curtain" em 2005.

O que aqui temos é uma mistura entre o Neo-Clássico e o Dark Ambient, com composições fortemente baseadas no piano. Bebem de influências como os seus compatriotas Ordo Equilibrio ou clássicos imortais como David Tibet, criando uma sonoridade introspectiva, muito melancólica e em momentos sombria. Quem apreciar o trabalho de bandas como The Protagonist, Ozymandias, Sephiroth ou Elijah's Mantle deve também prestar atenção a este lançamento.

Finalizando com um lançamento já de Março, mas ainda muito relevante - "Into The Woods" de Tony Wakeford. Cerca de 2 anos após ter editado "The Devil's Steed" (um fantástico álbum, na modesta opinião deste escriba :)), o mentor dos Sol Invictus regressa com mais uma incursão no Folk Noir que o caracteriza.

"Into The Woods" é uma visão particular de Tony sobre a Inglaterra dos anos 60 e 70, altura da grande migração do campo para os subúrbios das cidades, quando sonhos se concretizavam ou desfaziam num piscar de olhos. Uma Inglaterra sombria e onde a esperança era apenas uma luz fugaz ao fundo de um longo túnel.

Gravado em Londres, conta também com aparições de Kris Force dos Amber Asylum, Reeve Malka e Guy Harries dos Orchestra Noir e o resto dos seus camaradas de Sol Invictus - Caroline Jago, Andrew King e Renée Rosen. As primeiras 2000 cópias correspondem à edição especial em digipack, sendo a capa cortesia do pintor Richard Moult.

Sem comentários: