domingo, 22 de junho de 2008

[NOTICIA] Novidades da República Checa

A Ars Benevola Mater é conhecida por alguns lançamentos bastante especiais, fora da norma, e que acrescentam valor ao trabalho dos artistas em causa. Se dúvidas houver sobre esta afirmação, "The Assent To Paradoxon" é uma boa oportunidade de as clarificar definitivamente.

Trata-se de uma caixa de 7 CD's contendo reedições dos mais importantes trabalhos do compositor checo Vladimír Hirsch, num tributo condigno com a sua relevância musical. Aqui poderemos encontrar "Sense Geometry" (versão remisturada), "Concert Industriel Pour Orgue" (já aqui falado), "Symphonies Nº 2 & 3", "Nonterra" (exclusivo desta edição), "Symphony Nº 4 - Descent From The Cross", "Les Scènes Ardentes" e "Exorcisms", correspondendo a uma parte da sua obra.

A edição será bastante limitada, neste caso a 86 cópias, e será entregue em duas parcelas: a primeira, que já está disponível, inclui a caixa em madeira, uma t-shirt e os 3 primeiros CD's; a segunda incluirá os restantes 4 CD's.

E é precisamente o 3º CD deste caixa que é agora também lançado. Trata-se de "Symphony Nº 4 - Descent From The Cross", uma sinfonia para orquestra e coro criada entre 2001 e 2005, e aqui interpretada por um ensemble checo conduzido pelo próprio Vladimír Hirsch. Ele assume também o papel de solista para piano e sintetizador, com Martina Sanallová no papel de mezzo-soprano e Dominika Karcovská no papel de soprano. Conta ainda com a produção de Tom Saivon.

Este é um trabalho conceptual, inspirado pela interpretação de Dostoevski da pintura de Hans Holbein precisamente intitulada "Descent From The Cross". É uma obra polémica, questionando o Cristianismo e a ressurreição de Jesus, podendo a composição ser interpretada como uma forma de preencher o vazio entre a morte de Cristo e o seu enterro. Sentimentos como a incerteza e a dúvida são o apanágio de Hirsch para a experiência dolorosa que questiona a força da fé, sem um resultado aparente excepto aquele que escolhermos retirar da experiência.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Part I: After Expiry
  2. Part II: Night Under The Gross
  3. Part III: The Descent
  4. Part IV: The Pass From Golgota
  5. Part V: Entombment
  6. Part VI: Apotheosis
  7. Part VII: Marc VI/16

Sem comentários: