domingo, 20 de maio de 2007

[ANÁLISE] The Moon And The Nightspirit - Regõ Rejtem


THE MOON AND THE NIGHTSPIRIT
Regõ Rejtem
Equilibrium Music
Classificação: 7/10
Web: http://www.themoon.equilibriummusic.com/
Email: tmatn@freemail.hu

Os The Moon And The Nightspirit (TMatN) são um duo Húngaro formado por Agnes Toth e Mihaly Szabo que lançam agora o seu segundo registo de originais, depois do muito aclamado “Of Dreams Forgotten And Fables Untold” lançado em 2005 também pela Equilibrium Music. Como é possível ouvir imediatamente após colocarmos a rodar “Regõ Rejtem”, pouco mudou nos domínios dos TMatN em dois anos.

Alguns minutos após termos iniciado a audição da faixa título (e primeira deste trabalho), tornam-se evidentes as virtudes e problemas de “Regõ Rejtem”. Inegável a qualidade do Folk de cariz Medieval dos TMatN e a sua mestria técnica no domínio de um conjunto de instrumentos tradicionais – desde o violino, harpa e guitarra acústica, com várias percurssões à mistura – que constroem belas composições de folclore etéreo, quase dançáveis ao luar de uma noite de Verão numa celebração pagã. Mas é bastante evidente a semelhança que existe entre estes húngaros e a discografia de Hagalaz’ Runedance (principalmente da fase “Vovin”), gerando por vezes algum desconforto proveniente da sensação de “já ouvi isto em qualquer lado”...

Uma vez que Andrea Haugen se dedica hoje a sonoridades bastante diferentes com o seu projecto Nebelhexe, no panorama global musical a balança fica equilibrada com uma banda como TMatN, que veio ocupar esse lugar. E, verdade seja dita, fazem-no com uma qualidade claramente acima da média, com composições recheadas de sentimento, espiritualidade e esoterismo, tipicamente baseadas em ritmos festivos liderados pelo violino e/ou guitarra, sublinhados pela percurssão omnipresente e sempre interpretados na sua língua natal – o que reforça a componente mística do duo.

Um destaque final para a edição em digipack A5 que a Equilibrium nos proporciona, onde um livrete de 12 páginas contendo belas ilustrações de Agnes complementa de forma excelente a beleza natural da sua música.

Lurker

Sem comentários: