domingo, 30 de novembro de 2008

[NOTICIA] Parabéns a uma das referências no Porto

Durante todo o mês de Dezembro e transitando para 2009, a loja de música Piranha comemora o seu 13º aniversário. Foi no dia 1 de Dezembro de 1995 que se inaugurou um dos mais importantes espaços dedicados exclusivamente à Música na cidade do Porto, cobrindo as suas variadas vertentes mais alternativas e underground.

Integrada nas comemorações do evento, a Piranha fez novo "lifting visual" no seu Myspace, acrescentou nas suas instalações um novo espaço dedicado à literatura musical, e reforçou a continuação das apostas nos nichos de mercado "alternativo" de edições limitadas e raridades, vinil, usados/2ª mão, revistas da especialidade e ainda o mercado do DVD musical.

Para quem ainda não conhece (e se for esse o vosso caso, vão já corrigir essa lacuna!), podem encontrar a Piranha no Centro Comercial Parque Itália – Loja 73 – 1º piso. Por estes lados, vamos continuar a caminhar na direcção da bancarrota sempre que visitarmos a loja... mas com um sorriso nos lábios por toda a fantástica música que nos proporcionaram ao longo destes 13 anos!

sábado, 29 de novembro de 2008

[NOTICIA] Uma artista completa

Depois de termos apresentado aqui o novo disco de Jarboe, chega a altura de destacar a edição muito especial que está a ser preparada pela própria. Intitulada "The Pandora's Box", é composta por 3 edições diferentes do disco "Mahakali" (digipack limitado Europeu, digipack limitado Americano e edição regular Americana) e um disco adicional exclusivo, "Dark Consort".


Cada uma das edições de "Mahakali" tem material inédito adicional à edição regular, sendo as faixas bónus uma forma de alterar ou complementar a narrativa principal, dando ao ouvinte acesso a vozes e ideias adicionais. A ideia original não foi possível de ser encaixada apenas num CD, e esta foi a forma encontrada de dar vazão a todo o material produzido.

Já "Dark Consort" é uma compilação do material mais importante e experimental criado para o disco, que ironicamente nunca veria a luz do dia se não fosse por via desta edição especial. Uma verdadeira peça de colecção para quem é apreciador da Voz.

Esta edição especial está disponível para encomenda aqui. É a própria Jarboe quem se encarrega de toda a produção, com alguma ajuda de quem lhe é mais próximo, e no site podemos também encontrar outro material exclusivo, desde posters a t-shirts. Vale a pena a visita!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

[NOTICIA] Nos braços da musa

Pelas mãos da Eternal Soul Records chega-nos o mais recente trabalho dos Triarii, de seu nome "Muse In Arms". A sonoridade marcial industrial do projecto de Christian Erdmann é apresentada em todo o seu esplendor ao longo de 11 novas faixas.

Este novo disco é apresentado em duas edições diferentes: a edição regular, em caixa de CD normal, limitada a 1850 cópias, e uma edição especial, limitada a 150 cópias, apresentada numa caixa de veludo com impressão prateada, contendo o CD, uma t-shirt, um pin e uma colecção de postais. Cada uma destas caixas será personalizada, pelo que se recomenda a todos os interessados que encomendem a sua cópia rapidamente - não vai demorar muito até esgotar, como é habitual nos lançamentos de Triarii.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Birth Of A Sun
  2. Muse In Arms
  3. Europa
  4. Les Extrêmes Se Touchent
  5. Fatalist
  6. Legio I Martia
  7. Sonnenwalzer
  8. Ode To The Sun
  9. Muse In Arms II
  10. The Final Legion
  11. Wir Kommen Wieder

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

[NOTICIA] O anjo que regressa do pântano

Está já disponível o novo disco de Bain Wolfkind, intitulado "The Swamp Angel", e novamente disponibilizado pela Hau Ruck!. Um ano bastante preenchido para o compositor australiano, depois de vários lançamentos com os Der Blutharsch.

Este novo trabalho apresenta 15 faixas recheadas de histórias de amor, perca, traição e vingança, sempre rodeadas de uma sonoridade negra e obscura, como é seu apanágio. Percorrendo um longo caminho desde baladas rock até ao psicadelismo, sempre com a guitarra no papel principal, Bian rodeia-se de uma verdadeira constelação de músicos convidados para nos deixar apreciar um disco maduro mas não por isso menos sincero e directo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Corruption Is The Currency
  2. The Crossroads
  3. Your Dogs And Your Lynchin' Mob
  4. Nailed To The Mast
  5. The Eye Of The Hurricane
  6. The Palace Of Pain
  7. Down To The River
  8. Blue Eyes And Codeine
  9. A Scar Called Hate
  10. Come Ride With Me
  11. The Rooster And The Crow
  12. Just A Drowning Man
  13. Rainin' In My Heart
  14. The Drugs In Your Veins
  15. Killer's Kiss

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

[NOTICIA] Portugueses embrenhados em novo projecto

Os Dies Natalies, após uma pausa de 4 anos apresentam agora um novo trabalho. A banda de neofolk alemã lança no final deste mês um novo álbum intitulado "The Phoenix Contradiction".

Os mentores da banda, Sylvia Schmidt e Tobias Strahl contaram com a participação de 12 músicos diferentes da Alemanha a Portugal que trabalharam desde a Primavera até ao Outono para concretizar este álbum de 1 hora de duração. São 19 músicas com letras em alemão, inglês e português!

A sonoridade, bem característica de Dies Natalis, é um folk misturado com rock progressivo... óptimo para ouvir nesta altura do ano, algo melancólico, mas apresenta também algo dançável, nas folhas caídas pelo chão.

O digipack contém um booklet de 12 páginas e o alinhamento é o seguinte:
  1. The silver hour
  2. The tidals
  3. Hier zu sein
  4. Seeking none
  5. Ride on
  6. Friendship fragile
  7. Black is the colour
  8. To be here with you
  9. I fear the morning
  10. Canto do manto
  11. Where is babylon
  12. Angels of babylon 2008
  13. Dies natalis
  14. May we dream
  15. The pretty rose tree
  16. Road to monsaraz
  17. Farewell to thee
  18. Die dämmerung
  19. Angels and ghosts
Fiquem à espera de mais notícias deste trabalho!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

[Notícia] Os Teatro Satânico não páram!

Depois de terem estado recentemente em Portugal e terem lançado "Chidakasha", os Teatro Satânico lançam agora uma obra de arte.

"Black Magic Block" é um álbum denso, cheio de passagens de arrepiar a combinar com ritmos hipnóticos e sublimes. As letras de Aleister Crowley e de Austin Osman Spare são interpretadas por Devis DeVdeviLs g., Kalamun e Faber acompanhados por composições musicais compostas por DeviLs g.

O som poderoso do industrial ritmado, os sons fortes, a voz a acompanhar tornam este trabalho de 7 faixas em algo único e que merece ser ouvido.

O CD preto encontra-se numa caixa preta acompanhado de um singelo booklet.
Fica o alinhamento:
  1. L.H.P.
  2. Baby Babalon
  3. Images &Oracles
  4. Hymn to Lucifer
  5. Gatto
  6. LaMagia Quale
  7. Scienza Dell'io

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

[NOTICIA] Nova peça emotiva dos Albireon

Os Albireon detêm já uma carreira recheada de grandes discos e participações de prestígio. Que se vê agora alargada com o lançamento de "I Passi Di Liu", o seu mais recente longa-duração, cortesia da Palace Of Worms.

Juntos desde 1998, a sonoridade do colectivo italiano percorre os meandros emotivos das composições baseadas em guitarra acústica e teclados, com a adição de outros elementos acústicos e de vocalizações intensas. Mantendo-se fiéis ao especto Dark Folk, souberam percorrer caminhos paralelos do Neofolk e alternativos do Industrial e Experimental ao longo da sua carreira, culminando agora numa demonstração de capacidade, sensibilidade e talento como é este novo trabalho.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Liu' Dorme
  2. Naufraghi
  3. Gli Equiseti
  4. Deriva
  5. Cendra
  6. Cerbastri
  7. Marea
  8. Falistre
  9. Nymphalidae
  10. Gennaio
Para além desta edição, vai ser também disponibilizada uma edição especial limitada a 100 cópias, contendo um DVD bónus. Aqui podemos encontrar um filme surreal criado pelos próprios Albireon, para representar visualmente o conteúdo do novo disco, e para adicionar uma camada de enriquecimento à música propriamente dita. Recomendado.

domingo, 23 de novembro de 2008

[NOTICIA] Veljanov desdobra-se em edições

aqui havíamos anunciado o lançamento do novo disco de Alexander Veljanov, intitulado "Porta Macedonia". Mas achamos que seria interessante perceber melhor o que podemos encontrar nas múltiplas edições que o polivalente músico preparou para nós.

Múltiplas porque temos 4 escolhas à nossa disposição - começando pela edição regular, a acompanhar o CD temos um livrete de 8 páginas de alta qualidade, com o seguinte alinhamento:
  1. Der Kongress
  2. Nie mehr
  3. His Vita
  4. We Can't Turn Back
  5. Mein Weg
  6. The New Order
  7. Königin aus Eis
  8. Dirt
  9. Lilly B.
  10. Your House on my Hill
  11. Zwei vor und drei zurück
A versão CD é também apresentada num formato especial, em caixa de qualidade superior, albergando a versão regular do disco mas acompanhada de um segundo CD com faixas extra e remixes e com um livro de 48 páginas em capa dura de couro, contendo fotos e as letras das músicas. O CD extra desta edição apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Sweet and Sour
  2. Der Meister und M.
  3. We Can't Turn Back (phononoir Remix)
  4. Königin aus Eis (Lawinen Remix by M.Stolz)
  5. We Can't Turn Back (Novogradska Remix)
  6. Königin aus Eis ( Covenant Remix)
Para os amantes do vinil, existe também uma versão em LP duplo de alta qualidade (180 gramas), com insert contendo as letras e um conjunto de faixas extra. O alinhamento completo é o seguinte:
    Lado A:
  1. Nie mehr
  2. We Can't Turn Back
  3. Königin aus Eis
  4. Mein Weg
    Lado B:
  1. The New Order
  2. Dirt
  3. His Vita
    Lado C:
  1. Der Kongress
  2. Lily B.
  3. Zwei vor und drei zurück
  4. Der Meister und M.
    Lado D:
  1. Your house on my hill
  2. Sweet and Sour
  3. We Can't turn Back (phononoir Remix)
Como se todas estas edições ainda não fossem suficientes, para os fãs mais exigentes foi criada uma edição especial em saco impresso, disponível apenas através de encomenda directa (que pode ser feita aqui). Contém a edição especial da versão CD, a versão vinil, uma t-shirt exclusiva desta edição e um autógrafo de Veljanov. Já existem muitos poucos sacos disponíveis, por isso se querem o vosso apressem-se!

Finalmente, de referir a edição de um single de apresentação do novo disco, intitulado "Nie Mehr / Königin Aus Eis". Como o próprio nome indica, contém duas versões para cada uma das músicas referidas, e é um complemento interessante (até a nível gráfico) para "Porta Macedonia".

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Nie mehr (Single Edit)
  2. Nie mehr (Album Version)
  3. Königin aus Eis ( Original Version)
  4. Königin aus Eis (Covenant Remix)

sábado, 22 de novembro de 2008

[NOTICIA] Novo disco de Ostara no início do ano

Ainda falta muito tempo, é certo, mas quase 4 anos de espera pelo novo disco de Ostara traduzem-se num sentimento de antecipação relativamente grande. :)

Será mesmo no início de 2009 que "The Only Solace" verá a luz do dia, pela mão da Trisol. Depois de duas excursões nos domínios do rock alternativo baseado em guitarra, Richard Levy e seus pares regressam a uma sonoridade bem conhecida e resolvem editar um disco NeoFolk que, sem dúvida, irá manter os Ostara na vanguarda do que de melhor se faz neste espectro sonoro.

Melodias que capturam a nossa atenção, construídas em redor de acordes límpidos de guitarra acústica, envolvem um conceito lírico fatalista executado com uma sensibilidade fora do normal. Os Ostara recusam os clichés batidos da simbologia barata e criam uma aura verdadeiramente mística em redor do seu trabalho, entre um passado trágico e um futuro incerto. Será sempre de realçar um trabalho que usa a metáfora tão bem como Levy o faz.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Victory Surrender
  2. The First Day of Summer
  3. Darkly Shining
  4. Calling to the Storm
  5. Pillow of Ashes
  6. Architects of Ruin
  7. Fields of Fire
  8. The Carnival
  9. Lanterns of the Storm
  10. Rise Descending
  11. Stilts & Crutches
  12. The Only Solace
  13. The Darkening
  14. If the Dead could see

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

[NOTICIA] Reedição do 2º volume dos Birch Book

Pela mão da Ahnstern chega-nos "Fortune & Folly", o segundo disco do projecto Birch Book, um dos clássicos do Folk com reedição agora em vinil limitado a 400 cópias e com 2 faixas extra.

Gravado na costa do Pacífico, este trabalho assume os emblemas alegóricos que fazem parte do imaginário de B'eirth e divagam sobre os altos e baixos do caminho menos percorrido. Afastando-se um pouco do seu trabalho com In Gowan Ring, a sonoridade de "Fortune & Folly" é mais orgânica e demonstra o espírito mais individulista da composição.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Birch Sap
  2. New Song
  3. Whisper In The Pine
  4. Young Souls
  5. New Joy
  6. Diaspora
  7. The Wandering Boy
  8. Zephyr Through Willows
  9. The Trip Goes On
  10. The Carnival Is Empty
  11. Birch Sap
  12. Alone
  13. Bonus Track

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

[NOTICIA] O filho pródigo regressa a casa

Depois de cerca de 3 anos de preparação, "Souyuan" vê finalmente a luz do dia! Ao quinto disco de originais, os Atrium Carceri estabelecem-se definitivamente como uma das mais cintilantes estrelas no firmamento do Dark Ambient internacional. Não é de estranhar portanto a pompa e circunstância com que a Cold Meat Industry nos apresenta este novo disco.

Com uma sonoridade repleta de atmosferas renovadas e frescas, mas sempre com uma profundidade e atenção ao pormenor que distingue o projecto sueco de muitos dos seus pares, a complexidade de "Souyuan" vai certamente agradar a todos os apreciadores deste género musical, assim como a quem percorre ainda os primeiros passos nesta estrada.

Simon Heath recorre mais uma vez à filosofia Taoísta para nomear o seu novo disco com algo semelhante ao dia do juízo final - uma demonstração clara da força das composições nele contidas, e na forte carga simbólica que os Atrium Carceri sempre colocaram no seu trabalho. Nem só de música vive a música, como alguém disse...

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Perfect Tundra
  2. Alternate Sides
  3. A New Silence
  4. Identity Theft
  5. Curtain
  6. Spawning Pool
  7. Memory Lapse
  8. 3 Holy Spires
  9. Communication
  10. First Steps

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

[Notícia] Mente e ouvidos abertos para o novo ano.

Os Punto Omega são os heróis argentinos do electro e celebram as noites negras com alma! Apresentam canções fatais em espanhol com temas de procura de verdade e liberdade e têm vindo a crescer, o último trabalho "Nostalgias del Origen" foi editado num luxuoso digipack A5.

O novo trabalho promete espantar "Noche Oscura del Alma" (A noite obscura da alma) é um trabalho potente cheio de energia, que nos leva em euforia a descobrir como somos ao ritmo da lua.

A música é um dark-electro, com batidas contagiantes, noise com inspiração industrial, teclados ritmados acompanhados de vozes potentes criando uma mistura que é difícil de resistir. É um conjunto compatível com a dança ao mesmo tempo que convida para locais mais sinistros.

Fica aqui o alinhamento para 2009!
  1. Mundo De Mentiras
  2. Fabricantes De Miedo
  3. Humanimal Planet
  4. Palabras Muertas
  5. Eterno Presente
  6. Inroitus
  7. Noche Oscura Del Alma
  8. Camino A La Unidad
  9. Todos Somos Uno
  10. Promesas Lejanas
  11. Suenos Inducidos

terça-feira, 18 de novembro de 2008

[NOTICIA] Um doce da Suiça

"Les Rêves Orientaux" é o título do mais recente trabalho dos Ozymandias, de novo lançado pela enigmática Ramses Records.

Este novo disco do colectivo Suíço revolve em redor da magia da sonoridade do piano. Entre fantasia e realidade, este trabalho demonstra também uma paixão pelo Oriente, com a sua beleza e força, profundidade de sentimento e alegria intrínseca, num conceito que se enquadra na perfeição na sonoridade introspectiva e etérea destes "sonhos orientais".

O alinhamento completo proposto é o seguinte:
  1. Shinjuku
  2. Les Rêves Orientaux
  3. Un Dimanche à Kamakura
  4. Le Pays Des Souvenirs
  5. L'Homme Qui Ne Voulait Pas Mourir
  6. L'Aube Sur La Mer De Bismarck
  7. Hiroshima-Nagasaki
  8. Gengis Khan
  9. 16 Ans
  10. Les Lumières De Hong Kong
  11. Shinobu

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

[NOTICIA] Mais Folk Alpino a caminho

Depois de termos projectos como Sturmpercht ou Jännerwein a proporcionar-nos excelentes momentos de sonoridade Folk directamente dos Alpes, cabe desta vez aos Jägerblut a tarefa de nos levar a mais uma viagem pelas belas paisagens da montanha.

"Tannöd" é o seu mais recente trabalho, editado pela UMB Kollektif, e pode ser encarado como a banda sonora oficial de uma parte particular da história Bávara. Uma sonoridade atmosférica com influências Folk e ritmos poderosos cria uma extraordinária experiência musical, intensa e expressiva. O conceito gira em redor de uma história de crime sob diferentes perspectivas, sem recurso à palavra para deixar no ar a pergunta: como foi isto acontecer?

O alinhamento é composto por 20 faixas sem título, como começa a ser tradicional em alguns lançamentos do género. De qualquer forma, o digipack é apelativo e todo o conceito em redor do Jägerblut dispensa muitas introduções. Recomendado.

domingo, 16 de novembro de 2008

[NOTICIA] Edição dupla dos Blutengel

Seguindo uma linha que já tinham experimentado no passado, os Blutengel lançaram há dias dois novos singles de preparação para a época festiva do ano, através da Out Of Line. Qualquer pretexto é válido para termos música de qualidade, certo? :)

"Dancing In The Light" é o tema escolhido para single, em duas versões: "Forsaken" e "Solitary". A faixa central do lançamento está presente em ambas as edições, naturalmente, e representa o que de melhor os Blutengel sabem fazer: sonoridades electrónicas associadas a uma sensibilidade melódica muito particular, para criar uma música que fará as delícias de todos aqueles que seguem com atenção o percurso do colectivo germânico.

Cada uma das versões contém ainda duas faixas diferentes e exclusivas, um remix e um vídeo para a faixa single. Serve também como um aperitivo para o próximo disco de longa duração, agendado para o início do próximo ano, e como um complemento interessante para a melancolia que invade tradicionalmente esta altura do ano.

O alinhamento completo de "Dancing In The Light - Forsaken" é o seguinte:
  1. Dancing in the light
  2. Dancing in the light (Club Mix)
  3. Black angels
  4. Good old days
  5. Dancing in the light (videoclip)
Já o alinhamento completo de "Dancing In The Light - Solitary" é o seguinte:
  1. Dancing in the light
  2. Dancing in the light (Solitary Mix)
  3. Not too late
  4. You will be a woman
  5. Dancing in the light (videoclip)
Finalmente, fiquem também com o vídeo do single de avanço, como uma forma de espreitar o conteúdo destes lançamentos:


sábado, 15 de novembro de 2008

[NOTICIA] Nova reedição de Ataraxia

Os Ataraxia estão bastante activos neste final do ano. Desta feita trazemo-vos mais uma reedição por parte da Twilight Records, na forma da versão digipack de "Nosce Te Ipsum".

Originalmente editadas em cassete em 1991, estas faixas foram depois apresentadas em CD aquando do lançamento de "Ad Perpetuam Rei Memoriam", e são agora recuperadas para este lançamento de uma das mais importante bandas neste espectro sonoro.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Prophetia
  2. Aigues Mortes
  3. Tu es la force du silence
  4. Flée et Fabian
  5. Nosce Te Ipsum
  6. Zweistimmenstäuschung
  7. Torquemada
  8. Incabala

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

[NOTICIA] Split entre Reutoff e Der Blutharsch

Este é o terceiro volume da série de colaborações entre os Reutoff e os seus amigos mais próximos. Novamente editado pela Ewers Tonkunst, coube aos Der Blutharsch partilharem a música com o projecto russo contida em "Kreuzung Drei".

Este lançamento inclui dois remixes dos Reutoff para faixas dos Der Blutharsch retiradas de "When All Else Fails", um remix dos Der Blutharsch para uma das faixas dos Reutoff retirada do vinil 7'' "ReuTRauM III", e uma faixa exclusiva para este lançamento de cada um dos projectos.

Como é apanágio desta série, "Kreuzung Drei" é apresentado numa embalagem de cartão castanho com um autocolante como capa e o logotipo dos Reutoff em relevo no verso, com o CD contido na embalagem incluído num envelope. A edição é também limitada a 700 exemplares.

O alinhamento completo é então o seguinte:
  1. Reutoff - Genetic Enjineering (Multicultural Version)
  2. Reutoff - The Light Of Long Extinguished Stars
  3. Reutoff - Dura Creatura
  4. Der Blutharsch - Untitled
  5. Der Blutharsch - Untitled

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

[NOTICIA] Um prelúdio do que virá a seguir

"Martial Industrial Music with Parabellum in the Hand!" é o nome do mais recente lançamento da Twilight Records, uma reedição de um antigo e há muito indisponível mini álbum dos Krepulec, com a adição de uma colecção de raridades e faixas exclusivas que compõem uma duração semelhante a um disco completo.

Como um tiro certeiro na cabeça, as sonoridades marciais do projecto polaco são uma experiência intensa, diferente dos seus restantes trabalhos, mas mantendo os traços principais da sua identidade. É um interessante prelúdio para o há muito aguardado novo registo de originais, a ser publicado no decurso do próximo ano.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. W Kot?y do Boju
  2. March for the Death
  3. Industriale
  4. Day of the Victory
  5. Marsz Gwardii
  6. Power of the first Corps
  7. Dywizjon I
  8. Song of the crying Mother
  9. Thunderous Steel
  10. Parabellum
  11. Warszawianka

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

[NOTICIA] Versão digital dos Black Tape For A Blue Girl

Nos últimos anos temos assistido à crescente popularidade do fenómeno da música digital, e embora o formato físico permaneça vivamente presente em muitos entusiastas (como em quem escreve deste lado), o formato digital (com o MP3 à cabeça) será porventura um dos possíveis futuros para o mundo da música.

Acompanhando as tendências, a Projekt lança "The Pleasures Everlasting", um EP digital dos Black Tape For A Blue Girl, disponível apenas para download nos principais canais de distribuição de música em formato digital.

Composto por versões dos Dead Can Dance e Sonic Youth, recupera duas faixas gravadas no passado pelo projecto americano mas nunca disponibilizadas anteriormente neste formato, e complementa-as com duas outras faixas gravadas no Verão deste ano propositamente para este lançamento. Podem obter este EP aqui, aqui ou aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Fortune Presents Gifts Not According To The Book | MP3 Clip
  2. Shadow of a Doubt
  3. Star Power
  4. Secret Girls

terça-feira, 11 de novembro de 2008

[Notícia] Novas sugestões!

A banda italiana Criminal Asylum lançou o trabalho "Choice"há 8 anos. Um interregneo tão grande tem agora o seu culminar com um excelente álbum.

"Zeit" saiu no início deste mês pela Rustblade Records e apresenta uma sonoridade electrónica com ênfase nas vocalizações femininas, apresentando simultaneamente ritmos mais calmos e introspectivos assim como outros mais dançáveis.

É certo que passou muito tempo, mas este colectivo não tem andado parado, uma vez que tem feito temas que apareceram em diversas compilações ao lado de nomes como Blutengel ou Hocico.

Uma obra interessante que esperemos tenha continuidade e não haja outra só daqui a mais oito anos! Este trabalho conta com 13 temas:
  1. Erased
  2. Fear Of Life Eat My Soul
  3. Ladies And Gentlemen - Welcome To The Violence Mk I
  4. Ladies And Gentlemen - Welcome To The Violence Mk II
  5. Paranoid Disco Dance III
  6. Paranoid Disco Dance IV
  7. Rocket USA
  8. Seeing Your Pain Again
  9. Spear Of Life
  10. Thanksless
  11. Die By The Code (The Way Of The Samurai)
  12. The White Empty
  13. When The Gods Call

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

[EVENTO] Passagem de ano em Leipzig

Uma boa sugestão para a passagem de ano - reservem uma passagem para Leipzig, na Alemanha, e façam parte do Apokalyptikf0lk Silvester 2008.

A ter lugar no clube Hellraiser, está em preparação uma noite muito especial. Irá começar com uma performance bastante especial dos Apoptose, o seu último espectáculo ao vivo com 15 percussionistas em palco (os Farfarenzug Leipzig) e talvez mais alguns convidados especiais. Seguir-se-á depois o primeiro concerto dos Ianva em solo germânico, e no final teremos uma actuação muito especial dos Ataraxia em duas partes - a primeira focada na sonoridade Folk, Ritual e Neo-Clássica do colectivo italiano, e a segunda da atmosfera e sonoridade particulares do conceito de "Paris Spleen".

Se a tudo isto juntarmos DJ's para tornar a noite ainda mais agradável e merchandising para todos os gostos, temos a garantia de experienciarmos uma passagem de ano bastante diferente do habitual.

domingo, 9 de novembro de 2008

[NOTICIA] Mais um capítulo na história dos Leger Des Heils

Os Leger Des Heils têm-nos apresentado uma regularidade notável no que diz respeito a edições. Desde 2000 que um fluxo contínuo tem sido produzido, com várias edições em cada ano (entre registos de longa-duração e outros formatos mais limitados), e este ano chega a vez de "Memoria", o novo disco de originais.

Editado pela Eis Und Licht na sua edição regular, é possível obtê-lo directamente do colectivo germânico na sua versão limitada a 222 cópias numeradas, e que aqui abordamos. Apresentada numa caixa de cartão selada com lacre, contém o disco em causa acompanhado de um livreto de 12 páginas, um CDr adicional com faixas extra e 2 postais coloridos.

Mas o que podemos encontrar no conteúdo sonoro do pacote? Uma vez mais, os Leger Des Heils apresentam a poesia Alemã transformada em música, através de uma sonoridade neoclássica muito mais depurada do que muitos dos seus pares. Passagens de Ibsen, Eichendorff ou Goethe abrilhantam um sentimento de paixão pela música, em sintonia inclusivé com o trabalho gráfico que acompanha este disco.

O alinhamento completo de "Memoria" é o seguinte:
    Edição normal:
  1. Einklang
  2. Wie Am Ersten Tag
  3. Götterheimat
  4. Sängerfahrt
  5. Vergangen Ist Die Zeit
  6. Sehnsucht
  7. Feuerbrand
  8. Liebessaat
  9. Der Gipfel Heere
    Disco bónus:
  1. Eversio
  2. Wir Ziehen Voran

sábado, 8 de novembro de 2008

[NOTICIA] Reedição para os Ophelia's Dream

Mais de 10 anos depois de ter sido originalmente editado, a Twilight Records trás-nos uma versão renovada de "All Beauty Is Sad", o disco de estreia dos Ophelia's Dream.

Um verdadeiro clássico da sonoridade etérea e angelical, ainda nos dias de hoje soa fresco e inovador - uma memória da originalidade que os Ophelia's Dream demonstravam já em 1997. Música neoclássica com toques góticos, um misto de melancolia, emoção e paixão é o que podemos encontrar ao longo das 13 faixas que compõem este registo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Rise
  2. Mystere
  3. Reflexions
  4. Piece for Solo Oboe
  5. Tears
  6. Arabesque
  7. Sophia's Prayer
  8. Saltarello
  9. Sophia's Reprise
  10. A Fragment
  11. Dreams
  12. Fairy-Dance
  13. Fall

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

[NOTICIA] Novidades dos Açores

Está disponível gratuitamente, equanto não for editado, um álbum intitulado "The Fleeting Nature of Beauty", que contém música composta por Luís Couto, o mentor dos The Joy Of Nature.

Apesar de não ser propriamente um registo sob o nome da banda, contém algumas faixas que poderiam ser assinadas pelo projecto. Mas é menos acústico que The Joy of Nature, e usa electrónica. O nome do projecto? Apenas este: The Fleeting Nature of Beauty.

O download do disco pode ser feito aqui.

De qualquer forma, vai do pós-rock à música industrial, de rock influenciado pelo kraut ao ambiental. Experimental? Sim, a sua concepção foi bastante experimental e foi uma enorme surpresa ouvir o resultado final. Psicadélico seria uma boa palavra para o descrever, para aqueles que precisam de etiquetas.

Apesar de editado num ano em que The Joy of Nature já lançou imenso material novo, a música e o grafismo de "The Fleeting Nature of Beauty" fecha um ciclo que necessitava de ser fechado. Foi algo esperado quando a trilogia ficou terminada, mas que não aconteceu. O grafismo contém dezasseis postais com diferentes fotos e poesia, que compõem uma história.

Estão também já gravadas as 2 últimas partes da triologia "The Empty Circle", mas que só verão a luz do dia em 2009 e 2010, respectivamente. Entre os participantes convidados temos B. Ardo, R. Coutinho, Amanda Votta, Rui Almeida, Preston Gelberwolf, Mara Neves, Miguel, Troy Southgate e Pedro Rodrigues. Uma lista extensa e com enorme qualidade, como se espera destes dois trabalhos.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

[EVENTO] VI Congresso Post Industriale

No próximo dia 14 de Fevereiro de 2009 (um Sábado) a Old Europa Cafe trás-nos mais uma edição do festival Congresso Post Industriale, desta feita já a 6ª.

A ser realizada no clube Siddharta, em Prato (Itália), esta edição do festival iniciar-se-á pelas 20h e contará também uma festa pós-concerto, venda de material e animação garantida toda a noite.

A nível de actuações ao vivo, podemos contar com a presença dos Wertham com o seu Power Electronics, as ambiências industriais de Inade, um duelo muito especial entre Nordvargr e Folkstorm (ou Henrik Björkk a degladiar-se contra si mesmo) e as lendas vivas do Electrónico, os Genocide Organ.

Razões mais do que suficientes para preparar uma ida à bela localidade de Prato e usufruir do melhor que as paisagens mais agrestes e desoladoras nos têm para oferecer.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

[NOTICIA] Uma nova proposta oriunda de Itália

Formados em 2004 e tendo até à data editado apenas um CDr homónimo em 2006, os Kannonau são uma nova proposta proveniente do sul de Itália. Formada por membros de Well of Sadness e Corazzata Valdemone, conta também no seu historial com algumas faixas lançadas em compilações italianas.

"Initium" é o primeiro registo de longa-duração deste colectivo, editado pela Misty Circles. Apresenta-nos uma sonoridade ritual e com melodias Folk, com tons etéreos e bem delineada com um sentimento tipicamente latino, que tão bem conhecemos. A edição é limitada a 500 exemplares, e o disco vem muito bem acompanhado de um livreto de 12 páginas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Intro
  2. Revenge
  3. The Human Abstract
  4. Initiation
  5. Death To The Weak
  6. La Fine Dell' Uomo
  7. Tragedia D' Amore E Di Morte
  8. Third Level
  9. Canto Di Lode
  10. Addio
  11. Dragon Of Death

terça-feira, 4 de novembro de 2008

[Notícia] Mais presentes para a época natalícia

Depois de um álbum lançado no início deste ano intitulado "Namenlos", os L'Ame Immortalle voltam agora com uma edição conjunta de CD+DVD com data prevista de lançamento para 5 de Dezembro.

"Jenseits der Schatten" é o nome deste trabalho, um DVD digipack em 6 painéis que conta com um booklet cheio de fotografias da última tour. O empacotamento é de grande qualidade, sendo um item de colecção!

Este duo austríaco leva a todos os seus fãs a teatralidade que caracteriza as suas actuações e os pontos mais altos da última tour para promoção do álbum "Namenlos", num total de 135 minutos!

É claro que num evento ao vivo não se tocam apenas as últimas músicas criadas, mas podem contar também com a presença de clássicos e de músicas mais antigas, bem como novos arranjos. A poesia alemã e as letras em inglês complementam-se num misturar de sonoridades mais electrónicas dos tempos iniciais com um rock gótico mais actual.

Além de tudo isto o DVD presenteia todos os que o adquirirem com material extra acerca do backstage, um pequeno documentário sobre a viagem que fizeram a Moscovo e podem contar também com as músicas de abertura da tour que ocorreu em Viena.

Além de todo este material no DVD podem encontrar um CD que contém a gravação audio desse concerto.

O alinhamento do CD é o seguinte:
  1. Judgement
  2. Fear
  3. 1000 Voices
  4. Phönix
  5. Stern
  6. Tiefster Winter
  7. Fallen Angel
  8. Voiceless
  9. Es tut mir leid
  10. Blutrot
  11. Stumme Schreie
  12. Requiem
  13. Life will never be the same again
  14. Aus den Ruinen
  15. 5 Jahre
  16. Bitterkeit
O DVD contém as seguintes músicas, além de todo o material extra já mencionado:
  1. Prolog
  2. Judgement
  3. Fear
  4. 1000 Voices
  5. Phönix
  6. Der letzte grosse Witz I
  7. Stern
  8. Tiefster Winter
  9. Fallen Angel
  10. Der letzte grosse Witz II
  11. Voiceless
  12. Es tut mir leid
  13. Blutrot
  14. Stumme Schreie
  15. Requiem
  16. Der letzte grosse Witz III
  17. Life will never be the same again
  18. Aus den Ruinen
  19. 5 Jahre
  20. Bitterkeit
  21. Epilog

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

[NOTICIA] O 6º trabalho dos Naevus

"Relatively Close To The Sea" é já o 6º trabalho de originais dos Naevus, novamente editado pela Hau Ruck!. Para este disco, Lloyd James e Joanne Owen são acompanhados por John Murphy (o seu percussionista regular), Greg Ferrari (na guitarra eléctrica), Joanna Quail (no violoncelo), Matt Howden (no violino) e Arthur Shaw (no teclado). Adicionalmente, Dominic O'Connor está presente em espírito, já que o disco inclui uma versão de uma das suas composições, totalmente inédita.

Esta constelação de estrelas reúne-se para construir o melhor álbum do colectivo britânico até à data. Diversidade que vai desde os elementos mais acessíveis na sonoridade dos Naevus, passando por baladas assassinas e elementos electrónicos, até aos trejeitos Folk naturais e essenciais. Mas talvez a peça central do disco seja "Go Grow", um épico de cerca de 18 minutos em que as influências de Rock Progressivo que sempre estiveram presentes na sua sonoridade são exacerbadas com a ajuda dos proeminentes convidados que tornam este trabalho em algo verdadeiramente especial.

Apresentado num bonito digipack, incluindo um livreto de 12 páginas, o alinhamento completo é o seguinte:
  1. Relatively Close To The Sea
  2. Traffic Island
  3. Meat On Meat
  4. The German
  5. Dented Mess
  6. The Troubadour
  7. Go Grow
  8. Relatively Close To The Sea (Reprise)

domingo, 2 de novembro de 2008

[NOTICIA] Um tributo muito especial

No passado Halloween a HellOutro Enterprises editou um disco muito especial: um tributo à vida e obra de Anton Szandor LaVey, na figura de um vinil 10'' prateado, limitado a 666 cópias, contendo um inédito ritual em versão Portuguesa e Inglesa (uma em cada lado do vinil).

O conceito lírico e as vocalizações ficaram a cargo de Langsuyar (ou Fernando Ribeiro, dos Moonspell) e a interpretação sonora ficou a cargo de Euthymia (ou Luís Lamelas, dos [f.e.v.e.r.]). A edição é assinada por ambos e numerada, reforçando o carácter exclusivo e a memória de uma figura ímpar do século passado.

Está disponível directamente através da Loja Online da HellOutro, em lojas especializadas e nos circuitos de distribuição habituais. Não se deixem ficar para muito tarde, porque vai certamente esgotar!

sábado, 1 de novembro de 2008

[NOTICIA] Um olhar para o passado dos Der Blutharsch

Os Der Blutharsch são um dos projectos mais conhecidos e controversos do espectro sonoro que nos interessa por estas paragens. Convém também não esquecer que são dos que apresentam mais qualidade nos seus lançamentos e na música que vêm fazendo há muitos anos.

Desta feita a WKN apresenta-nos "Everything Is Alright", uma compilação de faixas raras e versões alternativas gravadas entre 2002 e 2008. Chamemos-lhe um olhar sobre a segunda metade da carreira do colectivo liderado por Albin Julius.

Como é apanágio nos Der Blutharsch, as 17 faixas contidas neste trabalho não têm título, pelo que resta apenas a música para nos manter acompanhados nas noites Outonais que se avizinham.