quarta-feira, 30 de setembro de 2009

[NOTICIA] As Guitarras

A banda multinacional Dead Guitars formada em 2003, tem vindo a reunir uma mescla de personalidades musicais que têm vindo a engrandecer este colectivo.

Depois de 2 álbuns lançados e de uma tour de sucesso em 2008, o colectivo voltou ao estúdio para lançar o seu novo trabalho de originais, intitulado "FLags".

Este é um trabalho composto por 12 músicas que retratam o univereso de Dead Guitars, apresentando músicas épicas e psicdélicas, mas também ritmadas. A juntar a tudo isto e a complementar a parte musical há uma forte componente lírica, cheia de melancolia.

A listagem das músicas é a seguinte:
  1. Pristine
  2. Watercolours
  3. Isolation
  4. Blue
  5. Goodbye Wildlife
  6. Raise Your Flags
  7. Slowdown
  8. Sacre Coeur
  9. Miss America
  10. On a Trip to Elsewhere
  11. Silver Cross River
  12. Lazy Moon

terça-feira, 29 de setembro de 2009

[EVENTO] Mais uma viagem em low-cost a Londres?

É aproveitar que até temos bases operacionais de low-cost em Portugal para apanharmos alguns dos bons concertos que se fazem por essa Europa fora e aproveitar também para conhecer um pouco melhor o Velho Continente.

Londres é um destino de eleição, e no dia 31 de Outubro temos mais um bom motivo para visital a capital Inglesa - pela mão da Kaparte Promotions temos um evento de qualidade marcado para a sala The Enterprise.

Assim, a partir das 19:00 vamos ter em palco Thomas Nöla, David E. Williams e, para fechar a noite, os Naevus. Um evento apropriado para celebrar o Halloween em terras de sua majestade, e tirar partido de um fim-de-semana descontraído com algumas das melhores propostas que por lados de Londres teremos.

Só para finalizar, aproveito para referir que também podem descarregar uma faixa MP3 dos Naevus, uma versão de "Walking Spanish" que não vai fazer parte do alinhamento do EP "Days That Go" que vai ser lançado brevemente. Mas, sobre isso, mais notícias à frente - entretanto, apreciem a faixa aqui.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

[NOTICIA] Bem-vindos de volta ao mundo de Andrew Liles

Quando em 2003 Andrew Liles editou "Aural Anagram", as primeiras 100 cópias foram acompanhadas de um CDr entitulado "Anal Aura Gram" contendo 4 faixas com remixes e versões alternativas do disco original. Como é fácil de perceber, esgotou quase instantaneamente.

Para colmatar essa lacuna, a Beta-lactam Ring Records resolveu agora fazer uma reedição desse disco em vinil azul de 180 gramas numa embalagem feita à medida. "Anal Aura Gram(ophone)" é limitado a 300 cópias e inclui para além dessas 4 faixas do lançamento original um vinil 7'' bónus contendo mais dois remixes adicionais.

A nível sonoro, a esquizofrenia (no bom sentido, note-se) musical de Andrew Liles está aqui particularmente presente, com uma mescla de experimentalismo, psicadelismo e avant-guarde que está apenas ao alcance dos predestinados.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 - Untitled
  • A2 - Untitled
  • B1 - Untitled
  • B2 - Untitled
  • C - The Uncanny (Das Unheimliche)
  • D - The Eyes Of Olympia (64 Objets)

domingo, 27 de setembro de 2009

[NOTICIA] Reedições destas nunca são demais

Originalmente editado em 2007 em formato CDr, o registo homónimo dos Hadewych é agora reeditado pela Tuchtunie numa versão muito especial, limitada a 165 cópias.

Numa caixa de madeira feita à mão podemos encontrar o disco em causa, juntamente com quatro cartões de imagens e folhas de ácer Norueguês secas em incenso. Uma bonita edição que merece encontrar o seu lugar na discoteca de qualquer melómano que aprecie boa música.

E o que aqui temos a nível sonoro é uma mescla de Dark Folk, atmosferas sombrias, passagens ritualistas e alguns instrumentos bizarros dando a "hadewych" uma aura misteriosa e estranha. Não é um disco de absorção fácil, mas de aprendizagem para quem lhe queira dedicar esse tempo, sendo que a recompensa da variedade e experimentalismo é bastante compensadora.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Broos
  2. Ava
  3. A Forest For Riss
  4. Prone
  5. Bordun
  6. A Forest For Wyrd
  7. Gentle Art Of Incineration
  8. Dwaling / Star Of Moth
  9. A Forest For Far
  10. Gentle Art Of Incineration Reprise / Asrequiem
  11. Rike
  12. A Forest For Eoh

sábado, 26 de setembro de 2009

[NOTICIA] Uma luz na escuridão

Dentro de algum tempo o novo disco dos Darkwood verá a luz do dia através da Heidenvolk. Intitulado "Ins Dunke Land", é o regresso às edições cerca de 3 anos depois do seu último registo de originais.

Este novo disco é descrito pela banda como um trabalho de magia realista, com composições industriais abrasivas mescladas com músicas neofolk e ritmos hipnotizantes que nos transportam para a terra obscura de que falam no título do trabalho. A sonoridade é talvez mais agreste do que em discos anteriores, recorrendo a letras em Inglês e Alemão para descrever o conceito lírico muito particular ao mundo dos Darkwood.

Alojado num elegante digipack acompanhado de um livreto de 20 páginas, este disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Schattenfahrt
  2. Caucasian Tales
  3. Like Chatter
  4. Break of Dawn
  5. Nothing Left to Lose
  6. Trauermantel
  7. Bunter Staub
  8. Flammend Morgen
  9. Rancourt
  10. Schattenmal
  11. Schieferkreuze
  12. Grillenspiel

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

[NOTICIA] Uma reedição que melhora o original

Originalmente lançado em 1995, "Hatesville!" foi um disco que rapidamente ficou indisponível, tendo-se mantido como tal nos últimos anos e apenas acessível a quem tem bolsos bem fundos. No entanto, isso vai agora mudar com a reedição que está a ser preparada pela Caciocavallo.

Reunindo músicas de Boyd Rice (aqui como The Boyd Rice Experience), Adam Parfrey (mais conhecido por ser o responsável da seminal Feral House), Shaun Partridge (aqui como The Partridge in the Pear Tree, do curioso Partridge Family Temple, supostamente a religião mais divertida do mundo) e Jim Goad (ainda relembrado pela infâme revista "Answer Me!"), esta nova versão foi totalmente remasterizada e conta ainda com três músicas adicionais como bónus.

Como se ainda não fosse suficiente, Coop - o autor da capa original - adicionou cor ao trabalho anterior a preto e branco, tornando este digipack de 6 painéis tão válido visualmente como a nível sonoro. Se são um dos muitos que infelizmente não têm a versão original, não vão querer perder esta 2ª oportunidade certamente!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Hatesville (The Boyd Rice Experience)
  2. Race Riot (Adam Parfrey)
  3. Dog (The Partridge in the Pear Tree)
  4. Shit List (The Boyd Rice Experience)
  5. What if they gave a love in... (Adam Parfrey)
  6. How God Makes Little Girls (The Boyd Rice Experience)
  7. Let's Hear It For Violence Towards Women! (Jim Goad)
  8. Heather Mills (The Partridge in the Pear Tree)
  9. Nation Down For The Count (Adam Parfrey)
  10. Take a San Francisco Bad Trip (The Partridge in the Pear Tree)
  11. Mr. Intolerance (The Boyd Rice Experience)
  12. I Am Man (Sometimes I Hate) (The Partridge in the Pear Tree)
  13. Love Will Change The World (The Boyd Rice Experience)
  14. Low Blood Sugar (The Partridge in the Pear Tree)
  15. Hatesville Suicide Hotline (Adam Parfrey)
  16. Alone With The Calm (The Boyd Rice Experience)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

[NOTICIA] Outros Sons

Com a chegada do Outono é suposto o tempo ficar mais frio, logo as noites querem-se mais quentes passadas com amigos num bar ou clube, aproveitando para aquecer os corpos com movimentos de dança.

Apesar de Ahnst Anders ter sido DJ e ser um músico electrónico, o novo trabalho "Many Ways" junta elementos noise com sons orgânicos e música electrónica, havendo no final a formação de um ambiente dark.

Este álbum apresenta uma variedade de sons que tiveram origem em diferentes fontes, como as bases do planeta - fogo, água, vento - mas também algo tão material como o som do metal e foram integrados diferentes sons mundanos, como o barulho das ruas e comboios.

Deste modo há a combinação de sons ambientais e uma enorme variedade de ritmos, programados através do teclado, numa mistura frenética, dando-nos assim diferentes estados de espírito consoante a faixa!

O alinamento deste CD segue em baixo:

1. Something There
2. Crushed
3. Dust
4. Silent Whisper
5. Hybrid
6. Phonique
7. Forrest
8. Still Here
9. Night and Day

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

[NOTICIA] Relembrar o inolvidável

Birthe Klementowski é um notável artista Alemão, que nos propõe desta feita um novo contéudo audio-visual na forma de um livro, fotografia e um disco a acompanhar. O pacote intitulado "Stille / Silence" é editado pela :Ikonen: Media e merece a nossa atenção.

Este projecto tem como principal objectivo relembrar as atrocidades cometidas pelo regime nazi Alemão entre 1941 e 1945 em Hessian Hadamar, uma idílica localidade onde dezenas de milhar de doentes e deficientes mentais foram executados ao abrigo de um programa de eutanásia promovido pelo regime, onde foram também incluídas pessoas com traumas decorrentes das sangrentas batalhas que tomaram de assalto a Europa. O edifício usado para perpretar esses actos encontra-se ainda em perfeitas condições, ou pelo menos tal como era na época, e funciona como monumento vivo aos que lá pereceram.

O livro, composto por 60 páginas em capa dura, inclui informação sobre o episódio em causa, incluindo 24 páginas de fotografias a preto e branco, como a que podemos ver na imagem, onde o talento de Birthe vem ao de cima. A componente audio contém uma composição electro-acústica de cerca de 45 minutos, recorrendo a gravações no terreno e arranjos em piano e violino para criar uma banda sonora apropriada ao livro que a acompanha.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

[NOTICIA] O síndroma do cabaret Italiano

Depois de ter sido fundado em 2005 por Carlo de Fillipo e GianVigo, o projecto Oniric evoluiu artisticamente para uma veia etérea, sonhadora e inspiracional, em que a presença ao vivo foi reforçando a unidado do projecto e a sua visão criativa.

O culminar desse projecto dá-se este ano, com o lançamento de "Cabaret Syndrome", o seu primeiro disco para a Caustic Records. Os Italianos apresentam aqui um conjunto de composições melódicas com um toque de nostalgia e decadência, à boa imagem do clássico cabaret. Atmosferas retro-Folk combinam-se com passagens etéreas para formar um resultado que vai agradar a todos aqueles com uma inclinação para o melodramático, o Pop'n'Folk ou o ambiente fumarento de um cabaret de fim de século.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Once Upon a Time in the Cabaret
  2. Blessing
  3. Un Gris Bord
  4. The Echos of the Sky
  5. Leather Fire
  6. Space Farewell
  7. Ophelia's Portrait
  8. L'Autre
  9. Last Temptation Rescue

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

[NOTICIA] Produto Nacional

O projecto açoreano The Joy of Nature, lança pela subsidiária da Steinklang, a Ahnstern, o seu novo trabalho. Este é a segunda parte de uma trilogia que se iniciou em 2008, tendo sido anunciado aqui o seu lançamento.

"The Empty Circle PartII - Rastos de Sangue e Fragmentos da Tradição" reflete e reúne fragmentos de uma tradição ancestral e da espiritualidade lusa. É um trabalho mais musical, procurando ir às raízes da música folk tradicional portuguesa, tendo sido investigadas diferentes regiões do nosso terrtório, principalmente açoreano, sendo que neste álbum são apresentadas 3 covers de músicas tradicionais.

Mas este trabalho não se centra apenas no folk, também tem passagens psicadélicas e ambientais, uma atmosfera alternativa no mundo actual. A variedade centra-se igualmente nos instrumentos utilizados, bem como nos músicos convidados, entre eles R. Coutinho, B. Ardo (Sangre Cavallum), Rui Almeida (Massa Última), Triarca, Mara Neves e M.J..

Os 65 minutos deste álbum são distribuídos entre 14 músicas, das quais podem ouvir aqui estas 3 - Tanchao,Nas veias do menino e Cavalos correm nas minhas veias.

domingo, 20 de setembro de 2009

[EVENTO] Lock The Target em Outubro no Porto

Depois de uma edição bastante interessante em 2008, o festival Lock The Target regressa este ano para mais 3 dias de concertos espalhados pela cidade do Porto.

Decorrendo nos dias 2, 3 e 4 de Outubro, divide-se entre o Orfeão do Porto e o Maus Hábitos, com actuações ao vivo de projectos nacionais e internacionais, e uma presença activa de vários DJ's para animar o resto das noites.

No primeiro dia temos no Maus Hábitos a presença dos Attrition, Lokomotiv e Tactical System, assim como do DJ Yggdrasil e da DJane Infekt[ion]. No segundo dia um evento duplo, com Imprint, Dyman e o DJ Bilic no Orfeão do Porto e Ad:Key, ESC, Stigmatroz, In[Perkection], o DJ [Replykant] e o DJ Labuta acompanhado do VJ Ah! no Maus Hábitos. Finalmente, no terceiro dia o evento duplo repete-se com a presença dos Dream Metaphor, Electrólise e do DJ Bilic novamente no Orfeão do Porto, enquanto o Maus Hábitos recebe os Deviant, Kaos-Frequenz e Control-Alt-Deus, assim como o DJ Luiz Soncini e Crime Scene Industries.

Muitos eventos para muitos gostos, e a certeza de um fim-de-semana bastante bem passado pela cidade do Porto.

sábado, 19 de setembro de 2009

[NOTICIA] Novo projecto editorial nacional

Depois de um hiato alargado, a cena editorial nacional vai certamente receber de braços abertos um novo projecto com enfoque nos universos do Metal, Gótico, Industrial, Folk e todos os seus sub-géneros e variantes.

A Noir Magazine vem cobrir essa lacuna em Portugal, uma revista ainda sem estreia marcada em bancas mas que podemos ir para já acompanhando na net, através do seu site e myspace, onde ficarão a par das novidades.

Entretanto, fiquem com o anúncio do seu nascimento, nas palavras dos responsáveis:
"Aqui está finalmente o resultado do trabalho que temos vindo a realizar ao longo destes últimos meses.
Como irão reparar, este projecto é constituído por várias pessoas, com diferentes personalidades, gostos e sentimentos, permitindo uma diversidade de abordagens e estilos: o que, face à riqueza do mundo do Metal e do Gótico e todas as suas vertentes (industrial, rock, black, death, dark wave, neo folk, entre outros), possibilita a sua total representação num mesmo espaço de divulgação e promoção. Para tal a NOIR MAGAZINE foi criada.
Não pretendemos preencher qualquer tipo de vazio existente neste campo, mas sim estabelecer uma voz e presença próprias.
Para isso, estamos a contar com todos, não só com os leitores e suas sugestões e ideias, mas também com as bandas e promotoras que pretendam ver os seus projectos lançados - pretendemos assim criar de forma consciente uma comunicação aberta e cúmplice convosco.
Escrito de forma sincera, este texto de apresentação deseja transmitir o gosto e empenho assente na construção deste espaço, e sem os quais não poderia existir. O compromisso de trabalho e dedicação que aqui se expressa vocês próprios o poderão confirmar nas entrevistas, reportagens, críticas a CDs e filmes entre outros, que posteriormente aqui iremos ter e apresentar.
Mais surpresas, a seu tempo se confirmarão...
Mas o primeiro passo está dado.
Sem mais demoras, só me resta dizer,
BEM-VINDOS, esta é a NOIR MAGAZINE"

Que tenha uma longa e próspera vida, que por este lado cá estaremos para a acompanhar e apoiar!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

[NOTICIA] As músicas do poeta

Os poemas do poeta inglês William Blake (1757-1827) intitulados "Songs of Innocence and of Experience" foram usados para o mais recente álbum de Jahrtal, tendo sido traduzidos pelo seu mentor Ewald Spiss.

Este artísta austríaco, da zona do Tirol, lança agora o seu álbum "William Blake - Lieder von Unschuld und Widerfahren", editado pela Steinklang.

Este trabalho é o segundo álbum deste músico de folk psicadélico, que tem algumas parecenças com o génio In Gowan Ring.

Além do myspace da banda, podem ouvir 3 músicas deste trabalho de 10 no site da editora.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[EVENTO] Vai uma visitinha a Roma?

O colectivo Metamorfosi tem vindo a organizar uma série de bons concertos em Roma, tendo um dos próximos captado a nossa atenção.

E é merecedora disso uma actuação ao vivo dos Von Thronstahl, até depois de mais um grande disco como o que nos trouxeram este ano. Será já no dia 24 de Outubro, no Traffic Club em Roma.

Para complementar a actuação dos Germânicos em palco temos dois projectos Italianos: os Rose Rovine E Amanti e Gregorio Bardini, que jogam em casa e têm uma grande noite em perspectiva.

Como podemos ver no cartaz ao lado, um excelente motivo para incendiar Roma e (mais) um bom pretexto para uma visita a Itália.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

[NOTICIA] Um novo volume para Birch Book

Quem não conhece o trabalho de B'eirth, sob qualquer uma das suas encarnações, que pare imediatamente de ler estas linhas e vá procurá-lo! Ou acabem de as ler para ficarem convencidos (se tal era necessário!) de estarem perante um artista imprescindível em qualquer discoteca.

Talvez mais conhecido pelo seu trabalho em In Gowan Ring, tem também desenvolvido um excelente trabalho com o projecto Birch Book, do qual nos apresenta agora o terceiro volume da série iniciada em 2005, "Vol. III - A Hand Full Of Days" de seu nome.

Com selo Little Somebody Record, e edição em vinil a cargo da Ahnstern, é o culminar de mais uma das viagens de B'eirth, sempre uma mescla de espirituais e físicas, e que por exemplo o trouxeram ao nosso país várias vezes, onde também viveu algum tempo embrenhado em criação e devaneio. Foi gravado entre 2006 e 2009 no noroeste Americano - Portland, Astoria, Naselle e Ilha de S. Juan. Um homem viajado, portanto.

Uma dessas viagens levou-o também a Tamil Nadu, na Índia, onde nos Papyrus Studios foram feitas as embalagens da edição especial que apresentamos na imagem. Para além do novo disco, temos também um livreto de 16 páginas, um CDr bónus ao vivo em Toulon - outra das suas paragens - e algumas fotos, numa edição assinada e limitada a 50 cópias. Se não conseguirem apanhar já uma destas, fiquem com pelo menos uma das outras edições - CD ou LP.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Vol. III - A Hand Full Of Days
  1. Birch Leaves
  2. Feet Of Clay
  3. Empty Corner Of The Page
  4. Left Hand
  5. Patchwork Woman
  6. Stray Summer Song
  7. Hatched In Stone
  8. Sad Song
  9. Nothing More
  10. White Angel
  11. Right Hand
  12. Life's Lace
  13. Will Of The Wind
  14. Birch Leaves
    Ao vivo em Toulon
  1. Backwards Climbing
  2. Zephyr Through Willows
  3. Diaspora
  4. Empty Corner Of The Page
  5. How The Hours
  6. Morning's Waking Dream
  7. Along The Straggling Way
  8. Young Souls
  9. Wisps Of Wind
  10. The Trip Goes On

terça-feira, 15 de setembro de 2009

[NOTICIA] Altos Voos

Os icones europeus Der Blutharsch editam este mês o seu nono álbum de originais de nome "Flying High!". Este trabalho retoma a direcção que a banda tomou em 2005, quando enverdaram por uma vertente mais psicadélica.

Há melodias cheias de riffs de guitarras, acompanhadas de um sentimento apocalíptico, um ambiente negro e músicas de deathrock.
Este é um álbum que mistura produtividade musical com destruição, dando uma sonoridade extrema à banda.

"Flying High!" vem num digipack, onde o negro vem pintado com tinta florescente, para o verem e ouvirem de noite!


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

[NOTICIA] 3 Novas Músicas

A banda americana The Cruxshadows apresenta hoje o seu novo EP intitulado "Quicksilver", onde se podem ouvir novas músicas deste colectivo. Mas além disso também está incluido neste trabalho uma versão para radio e um club mix da música que dá nome ao álbum e ficamos para já com novo material durante 30 minutos.

Esta é uma antevisão do novo álbum de originais a ser lançado em 2010, mostrando a nova vertente por onde se direcciona a sonoridade da banda... mas não pensem que muda muito, continuamos com sonoridade de fortes batidas e músicas electrónicas dançáveis.

O alinhamento deste EP é o seguinte:
  1. Quicksilver
  2. Quicksilver (edição de radio)
  3. Avalanche
  4. Quicksilver (club mix)
  5. Roland
Os The Cruxshadows irão iniciar uma tour europeia de 27 datas em Novembro e Dezembro, sendo os espectáculos maioritariamente na Alemanha. Boa Viagem!

domingo, 13 de setembro de 2009

[NOTICIA] Reedição de um tributo para uma nova encarnação

Em Dezembro do ano passado, os Rukkanor decidem encerrar um capítulo da sua carreira e reencarnar sob a designação Revein. No entanto, o seu legado permanece e é numa das suas primeiras edições a que regressamos hoje.

"Requiem For K-141 Kursk" foi originalmente editado em 2004 em CDr pela War Office Propaganda, que agora - também sob a nova designação Rage In Eden, esta já com algum tempo - resolve fazer uma reedição especial desse título.

Dedicado à memória dos 118 tripulantes do submarino nuclear Kursk, naufragado no Mar de Barents em Agosto de 2000, esta reedição recupera o tributo através de uma edição em caixa de madeira feita à mão e simbolicamente limitada a 118 cópias. Uma excelente oportunidade de contar com um item de excelência na discoteca, e prescutar o passado de um dos mais influentes projectos Polacos.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Antaeus The Giant
  2. K-141
  3. A Far From Home
  4. The Disaster
  5. Lost Signal
  6. Awaiting
  7. The Ninth Compartment
  8. A Time To Die
  9. Raising The Kursk
  10. The Last Voyage
  11. Requiem
  12. Faixa Bónus

sábado, 12 de setembro de 2009

[NOTICIA] 1 + 1 > 2 ?

Quando em 2005 os Triarii lançaram "Piece Heroique", tendo incluído nesse disco a faixa "Roses 4 Rome" gravada em conjunto com os Ordo Rosarius Equilibrio, não estaríamos a pensar num alargamento desta colaboração entre Christian Erdmann e Tomas Pettersson. No entanto, o projecto TriORE foi lentamente tomando forma, primeiro ao vivo e agora com o lançamento do registo de estreia.

Com selo Cold Meat Industry, "Three Hours" é talvez dos discos de estreia mais esperados deste ano. Sem surpresas, TriORE é uma mescla das sonoridades dos seus projectos progenitores, mas acrescenta-lhes também um cunho próprio.

Sonoridades épicas e bombásticas, percussão marcial, arranjos de cordas e coros, sempre entrelaçados em melodia, composição superior e uma excelência lírica apenas ao alcance de alguns. Será preciso dizer mais alguma coisa?

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The First Three Hours
  2. Victory rising
  3. After Summer we Fall
  4. Another Love, another Hate
  5. No Tears are shed for You and Me
  6. Pleasures & Tortures
  7. Fires burn, like Fires do
  8. Let us meet in the Trenches
  9. There’s a Smell to Life that dies
  10. Europa’s Dream
  11. The Last Three Hours

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

[NOTICIA] Leilão de Current 93

Estão a ser leiloados no e-bay as versões em metal de vinis de Current 93. David Tibet diz que encontrou estes negativos usados para produzir alguns álbuns e singles de Current 93 e encontram-se embrulhados em envelopes de cartão, contendo o nome do trabalho escrito pelo próprio David Tibet.

Há 2 tipos de discos em metal, os Stampers, que podem ser tocados imediatamente e outro Positive, que é igual aos Stampers, mas que se formam a partir destes . Estas estruturas em metal são as usadas para depois se imprimirem os vinis. Embora possam ser tocados, estes são essencialmente itens de colecção que servem para ser expostos e não propriamente tocados.


Outra notícia, mas desta feita literária tem a ver com o lançamento do livro "Under the Rain and Teeth of Gods", que contém a colecção das letras de David Tibet. Este será editado (em princípio) no dia 5 de Março de 2010, aniversário dos 50 anos de David Tibet.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

[NOTICIA] A Loucura

C.O. Caspar é um músico alemão conhecido no meio industrial e que edita agora o seu novo álbum "Reports From This Lunatic Asylum".

Este álbum com misturas fragmentadas junta bandas sonoras arcaicas e ritmo... não é o convencional industrial. Cria um ambiente que pretende reflectir o caos em que o mundo se encontra actualmente, acompanhado com a voz do autor na sua crítica à política e comunicação social.

As 12 músicas têm os seguintes nomes:
  1. Diese Seltsame G'schicht
  2. Kaputt
  3. Thankyousomuch
  4. Sort of Things
  5. Jetzt geht's los!
  6. Wrecked Organ
  7. Act2: Chaos
  8. Act3: Helga Slammer
  9. Act4: ...am Zaun
  10. Act5: Teufel weinen
Podem ouvir a música Kaputt aqui.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

[NOTICIA] Nova incursão de John Alexander Ericson

Depois de ter construído uma sólida carreira em nome próprio, John Alexander Ericson "empresta" o seu talento a um novo projecto, Stjarna de seu nome. Juntamente com Jamie Kane lançam agora via Kalinkaland Records o disco homónimo, numa estreia que se augura promissora.

"Stjarna" é uma viagem psicadélica ao universo musical criado pelo duo, sempre com as vocalizações etéreas e emocionais de John a sobrevoar as texturas sonoras que vão criando para nosso deleite. Introspecção e emoção são dois dos principais sentimentos latentes nas composições, não descurando porém a força das guitarras quando são necessárias ou a electrónica subtil quando acrescenta algo.

O que provavelmente mais os destacará dos seus pares é a aparente simplicidade de cada uma das músicas, que sem carregar a palete de cores desnecessárias consegue ainda assim traçar um quadro vivo e refrescante, capaz de nos fazer apreciar a música pela sua qualidade intrínseca e não por quaisquer subterfúgios técnicos obscuros. Directo e crescendo a cada audição, este disco promete uma longa vida aos Stjarna, esperando que consigam manter o interesse que aqui exibem.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Follow Me In
  2. So Far Gone
  3. November Song
  4. Spirit
  5. If We Feel
  6. Deep Blue Song
  7. Sister Soul
  8. Black Ocean
  9. Children (under big city lights)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

[NOTICIA] Batidas electrónicas

Vindos dos Estados Unidos e com um historial desde 1998, a sua obra não se mede em tempo mas em trabalho editado... que não pára! Os Assemblage 23 lançam agora o seu novo trabalho de nome "Compass".

A música electrónica que apresentam tem uma sonoridade muito agradável, com algumas baladas mas essencialmente material dançável, com bastante ritmo e intensidade. Tom Shear sabe o que está a fazer e este novo álbum é a prova disso mesmo.

"Compass" é para já a jóia da coroa de Assemblage 23 cheia de músicas electrizantes e bem dispostas.

Além da edição normal existe uma edição limitada deste novo trabalho em digipack, que é acompanhada por um CD bónus.

Fica em seguida o alinhamento da edição especial com os 2 CDs.

Disco 1 - "Compass"
  1. Smoke
  2. Collapse
  3. Impermanence
  4. How Can I Sleep?
  5. Spark
  6. Leave This All Behind
  7. Alive
  8. Greed
  9. Angels & Demons
  10. The Cruelest Year

Disco 2 Bónus
  1. Spark
  2. Grind
  3. Alone Again
  4. Chosen
  5. Greed

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

[NOTICIA] Um novo projecto nacional

Luís Couto é um nome recorrente nestas paragens, principalmente pelo seu projecto principal The Joy Of Nature mas também por alguns dos seus projectos paralelos. Hoje falamos do mais recente escape criativo do compositor Açoriano, Teatro Grotesco de seu nome.

"At The House Of Dolls" está disponível digitalmente de forma gratuita através da netlabel Enough Records (que, já agora, faz um excelente trabalho na cena nacional), mas como é apanágio nos seus projectos, também está disponível numa edição física limitada a 33 cópias e destinada aos apreciadores do seu trabalho.

Uma embalagem semelhante a um livro, com o conteúdo musical em CDr, e totalmente feita à mão - como nos diz o Luís, as suas imperfeições são o reflexo de um produto genuíno e não saído de uma linha de produção de massa. Assim como a sua música também nunca será provavelmente de massas, mas em genuinidade é inatacável.

domingo, 6 de setembro de 2009

[NOTICIA] Nova vida em vinil

Foi no longínquo ano de 1997 que os Romowe Rikoito editaram o seu disco de estreia pela mão da Brudenia Records, na altura em formato CD. Estando há muito esgotado, "Narcissism" é reeditado agora pela mesma editora em formato vinil, num revivar da sonoridade inicial dos Romowe Rikoito numa nova roupagem.

Esta nova versão é também limitada a 250 cópias numeradas à mão, em vinil preto, e é a percussora do projecto de reedição dos três discos de originais da banda. Assim, podemos esperar nos próximos tempos novas encarnações de "L'Automne Éternel" de 2000 e de "Austradeiwa" de 2005.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 - Welcome! My Death
  • A2 - Black Clouds
  • A3 - One Pain
  • A4 - Circle Of Circumstances
  • A5 - Children's Voices
  • B1 - New Paradise
  • B2 - Suicide Is Over
  • B3 - C'aissi.m Perdei Com Perdet Se Lo Bels Narcisus En La Fon...

sábado, 5 de setembro de 2009

[EVENTO] Austria no próximo fim-de-semana

Qualquer pretexto para uma visita à Áustria é bom, pelo menos na minha opinião. O país é lindíssimo, recheado de natureza e história, e com inúmeras razões que justifiquem a visita. E em poucos dias teremos mais uma, com a realização do fim-de-semana da Steinklang.

No dia 11 de Setembro, em St. Roloman (onde a editora tem também a sua loja física) teremos a presença dos In Gowan Ring, Lisa O Piu, KlammHein e Jahrtal para um evento recheado de boa música e com toda a ambiência da Áustria rural e a simpatia da Steinklang para nos receber.

Cerveja de borla na loja, pernoitar a preços mais baixos do que em Portugal ou comer as iguarias locais são apenas o complemento perfeito a um evento que já por si só vale a pena. Interessados?

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[NOTICIA] 09/09/09

Foi pelas mãos de Luís Lamelas que ficamos a saber que os [F.E.V.E.R.] têm um novo single a sair na curiosa data de 09/09/09. A partir deste dia podem fazer o download deste novo trabalho e claro... esperar pelo álbum!

Mas há também outras novidades para este dia. Vejam o flyer em baixo e fiquem atentos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

[NOTICIA] Chernobyl lembrado mais uma vez

Os Der Blaue Reiter homenageiam as vitimas do desastre de Chernobyl com o seu mais recente lançamento a sair em finais de Setembro, inícios de Outubro.

É o terceiro álbum de originais desta banda, intitulado "Nuclear Sun" e todas as composições nele presentes estão impregnadas de fortes percurssões e passagens neo-clássicas, que nos levam para um momento de dor e tristeza, mas bastante ambiental, para ser profundo e acompanhar bons momentos cheios de encanto. Porque o Sol Nuclear pode estar dentro de nós e à nossa volta, podemos todos fazer parte desta homenagem.

O alinhamento é bastante particular, como os capítulos de uma história a ser contada:

“ Chronicles of a Nuclear Disaster”
PART I -Main Titles "The Children of Chernobyl"

First Episode
-The Disaster-
PART II- Beginning of the End
PART III- Fourth Reactor
PART VI – Radioactive

Second Episode
- The Ghost City-
PART V- Last Days of Pripiath
PART VI- 1st of May
PART VII- The Fall of Light

Third Episode
- The Heroes of Humanity-
PART VIII- Walking to the Abyss
PART IX- Nuclear Sun
PART X- The Liquidators
PART XI- End Credits "In Memoriam"

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

[NOTICIA] Uma viagem até à Lituânia

O Folk é uma musicalidade universal por definição, uma vez que todos os países e culturas têm um folclore próprio enraízado nas suas tradições e nos seus passados, que de uma forma mais ou menos pacífica são reinventados no presente. A viagem de hoje leva-nos à Lituânia, terra de origem dos Atalyja que editam via Dangus o seu novo álbum.

"Sauda Riduoléla" (ou "Sol que roda" numa tradução literal) é o título de um disco que, como o seu próprio nome indica, revolve em redor do astro-rei, qual planeta em órbita. Este conceito solarengo repercute-se também na sonoridade, onde temos belas composições com recurso à improvisão e ao experimentalismo, alicerçadas numa míriade de instrumentos tradicionais acústicos que resulta numa mistura de culturas.

Desde a tradição Europeia de Leste até ao exotismo Oriental estão presentes aqui, recorrendo os Atalyja também à sua mitologia natal para reforçar o conceito lírico. É refrescante perceber também que este disco foi apoiado por um programa cultural Lituano, cujo patrono é o próprio Presidente da República, numa clara demonstração de suporte à sua cultura - algo que os nossos dirigentes políticos (principalmente os locais, mais perto da nossa herança cultural) deviam olhar como exemplo e aplicar entre portas. Seria um bom uso dado ao herário público.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Žemaitiu ruoks
  2. Šiaurum vėjum
  3. Saulės ašara
  4. Saula riduolėla
  5. Basssutartinė (Rasa krito)
  6. Ąžuolas
  7. Cėdabrėnē vėrbalelē
  8. Genelis
  9. Dobilutėlis
  10. Už girių girių
  11. Eglės užkeikimas
  12. Rūta žalioj

terça-feira, 1 de setembro de 2009

[NOTICIA] Música e banda desenhada


O projecto alemão ASP tem marcado para dia 2 de Outubro o lançamento do novo trabalho. Marcado pela excelente edição a que nos vem habituando, este trabalho não fica atrás, principalmente a edição de luxo, que será sem dúvida algo a adquirir!

"Wer Sonst?/Im Märchenland" é um single de duplo lado A, com 2 títulos fortes e material extra. E não se pense que é apenas na edição especial, a edição normal, não se pode equiparar a outras edições que saem frequentemente.

Nesta edição há oito faixas audio, um video de uma actuação ao vivo no festival Blackfield de uma das músias do single. Este lançamento apresenta também um booklet de 12 páginas, tudo arrumado num digipack em 6 painéis. Este tem duas capas, representando as duas músicas do single.

Uma das músicas apresenta alemão vs alemão onde há um dueto com Das letzte Einhorn dos In Extremo. Neste lançamento também podem ser ouvidas duas covers, dois remixes do Project Pitchfork e Clan of Xymox.

Na edição especial, os ASP adicionam algo especial, um livro de banda desenhada, baseada numa história original produzida por ASP. É uma nova aventura, cheia de acção!

Assim e compilando a informação:
  • edição limitada a 3000 cópias
  • livro de banda desenhada com 42 páginas
  • capa dura
  • papel de qualidade superior
Além de toda esta parte gráfica é claro que a parte musical é essencial. Segue-se por isso o alinhamento:
  1. Im Märchenland (Remix de Clan Of Xymox)
  2. Im Märchenland
  3. Kummer"
  4. Kummer (Katzenjammer Langschnitt)
  5. Rain
  6. Wer Sonst? (com Micha Rhein)
  7. Wer Sonst? (versão original)
  8. Wer Sonst? (remix de Project Pitchfork)
  9. Wer Sonst? (Video)