quinta-feira, 13 de maio de 2010

[NOTICIA] Mais um grande disco este ano

Dois anos depois de "Hallstatt", o seu último registo longa-duração de originais, os Allerseelen regressam com "Rauhe Schale" (traduzido para "Casca Rude") - não que tenham estado propriamente parados, isso nem sequer seria possível para Gerhard Petak, mas um novo longa-duração é sempre uma boa notícia.

A principal diferença neste disco do colectivo Austríaco é precisamente essa: foi criado como um verdadeiro colectivo. Se no passado Allerseelen em estúdio era quase exclusivamente Gerhard, para este disco rodeou-se de vários músicos de nomeada - Dimo Dimov, Marcel P., Mer Tadic e Annabel Lee. Se não sabem quem são, procurem aqui no blog e verão imediatamente do calibre de músicos que estamos a falar.

A nível sonoro, os Allerseelen continuam a explorar uma panóplia de campos diversos. Se numas músicas temos uma sonoridade mais pesada, incorporando elementos electrónicos e industriais, noutras temos ambiências mais suaves, quase dark pop, sempre com elementos folk em pano de fundo. Gerhard define por vezes a sua música como Folclore Electrónico ou Rock Apocalíptico, que podem ser duas expressões que reunem muitos dos elementos que podemos encontrar neste disco dos Allerseelen.

Numa edição da conterrânea Steinklang, temos aqui cerca de 70 minutos de música, inspirada por mistérios e tradições oriundas da Áustria, Bulgária, Croácia, Grécia, Itália e Eslovénia. O disco é apresentado também num elegante digipack, cortesia do trabalho gráfico de HaateKaate, com um livreto a acompanhar, e é um trabalho que certamente nos vai acompanhar muito tempo ao longo deste ano.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Wo ist das Leben
  2. Diese Nähe ist Gefahr
  3. Die Klänge
  4. Sturmlied
  5. Jede Welle
  6. Ob auch mein Herz so funkelt
  7. Rauhnachtkamerad
  8. Die Berge werden Leer sein
  9. Herbstlied
  10. Rauhnachtsalz
  11. Ruhig Blut
  12. Dein Herz schlägt aufwärts
  13. Das Feuer fragt
  14. Die Sehnsucht aber bleibt
  15. Niemandsland
  16. Schlussbild

Sem comentários: