domingo, 30 de setembro de 2012

[NOTICIA] De olhos fixos no abismo

Desde há alguns anos que a Associação Abismo Humano tem vindo a trabalhar nas várias vertentes das áreas culturais para nos trazer o que de melhor faz em cada uma delas no nosso país. Destaque particular para a revista de excelente qualidade que publicam regularmente. Mas faltava algo mais associado à música - lacuna que fica agora devidamente colmatada.

A compilação "Abismo Humano Vol. I" apresenta alguns dos artistas com que a Associação tem vindo a trabalhar nos últimos anos, a promover eventos e trabalhos em que participam. Representam também alguma da melhor música que se faz por esse país fora, e a compilação está disponível para download gratuito aqui. Melhor era complicado...

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Dead of Night - Deep Grey Clouds
  2. Terra Oca - Le Soleil des Aimants
  3. Alma Púrpura - Fraternidade da Escuridão
  4. Babalith - Óláfr Haraldsson
  5. Bal Onirique - Slow Lane
  6. Marco Void feat. Lavínia Roseiro - Scarlet Woman
  7. La Chanson Noire - Piscis
  8. Inkilina Sazabra - Almas Envenenadas
  9. Noctivagus - Delírios de Luz
  10. Secrecy - Arise and Fall
  11. Icon and The Black Roses - Crucify Your Love
  12. Akoustik Timbre Frekuency - Thee Inherent Dream
  13. Suicide Echoes - Shadows
  14. Askashic - Let Me Dream a While
  15. Advent Mechanism - Bright Darkness
  16. Pineal Vertigo - Thought nº5
  17. Orryelle Defenestrate-Bascule - Head of Orpheus
  18. Green Witch - The Wizard Way

sábado, 29 de setembro de 2012

[NOTICIA] Uma versão diferente dos monstros do Rock

Já sentíamos alguma saudade de falar de lançamento de Andrew Liles, em particular da sua linha temática dedicada aos monstros. Felizmente que há um novo lançamento na série, "Schmetaling Monster Of Rock" de seu nome, com edição a cargo da Dirter Promotions.

Este trabalho apresenta-nos uma abordagem bastante avant garde ao género do Rock, prestando homenagem a uma costela do estilo que Liles ainda tem - mesmo na sua versão mais pesada.

Um disco que esteve 4 anos a ser feito, provando bem a dedicação de Liles às várias vertentes do Rock, e que conta com a participação especial nas vocalizações de alguns dos nomes incontornáveis que nos habituamos a ver associados ao género na sua versão mais pesada - M. S. Waldron, Maniac e Attila Csihar.

A edição é em vinil vermelho, limitada a 600 exemplares, com 6 faixas em cada lado, apresentada em gatefold sleeve de magnífica qualidade e com as letras das faixas incluídas. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Year Of The Witch
  2. Liberté
  3. Reptilian Reception
  4. Goodbye Mr. Pips (II)
  5. Schwarze Nacht, Ruchlos Nacht 
  6. No Good Gods
  7. Zygonic Model
  8. Inhuman Stain
  9. Death Row Diner
  10. Bitter Suite
  11. Kosmologick
  12. Ditchdigger 

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

[EVENTO] Nem só de crise vive a Grécia

Apesar de todos os problemas económicos que continuam a assolar o país, a vida continua na Grécia (como aliás tem que acontecer por toda a Europa, nosso país incluído). E nada melhor para o relembrar do que um evento de qualidade para recuperar o espírito positivo de que tanto necessitamos para encontrar o caminho de saída desta crise.

Falamos concretamente do Wolfrune Fest, a ter lugar no Clube Second Skin, em Atenas, no próximo dia 20 de Outubro (um dia popular em termos de eventos, assim parece).

Em palco teremos os :Of The Wand And The Moon: como nome principal, ao qual se juntam os Der Blaue Reiter, os :Skull & Dawn: (novo nome pelo qual são conhecidos os Défilé Des Âmes) e também os locais Glimmer Void.

Como habitual, o ambiente festivo continuará pela noite fora com a animação a cargo dos DJ's convidados, estando todos os ingredientes reunidos para uma noite de qualidade superior. Um empurrão para a Grécia e uma noite bem passada para quem marcar presença.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

[EVENTO] Resto do ano é para passar na Alemanha

É incrível a sucessão de grandes concertos que vamos ter na Alemanha, em particular no Leste do país, no que resta deste ano - e ainda não falamos de todos! Mas ainda há 2 dias atrás vos trouxemos uma magnífica proposta, e já hoje temos outra para vos deixar.

Na prática a proposta de hoje vai até realizar-se antes no tempo. Terá lugar no próximo dia 27 de Outubro, no Theaterfabrik em Leipzig, com mais uma organização a cargo da Equinoxe Organization.

Desta vez em palco teremos os Fire + Ice, Sonne Hagal e Osewoudt, em mais um cartaz primoroso. Este evento tem também a particularidade de ser o lançamento do novo disco do projecto de Ian Read, pelo que se perspectiva mais uma excelente noite no Leste da Alemanha.

Mudamo-nos para lá? :)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

[NOTICIA] A idade do ferro

Este tem sido um ano bastante agitado para os lados dos Legionarii. Foi ainda este ano que lançaram a sua estreia, e depois de alguns disco repartidos com outros colectivos, lançam agora o seu segundo longa-duração de originais, "Iron Legion", pela mão da Rage In Eden.

A mensagem base continua a ser a mesma, do ressurgimento da Europa através de um espírito que parece nos ter abandonado. A matriz militarista continua presente, populando a nossa história guerreira com novos momentos heróicos, lembrando-nos que por vezes temos que defender o nosso legado com o maior dos custos.

A nível sonoro ha diferenças assinaláveis para com a estreia, "Europa Rex" (isto apesar do curto interregno). Há um ritmo latente nas composições que reforça a mensagem, e as próprias músicas parecem mais evoluídas e maduras. Sinal claro de evolução, que continuaremos deste lado a acompanhar.

Lançado em digipack, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. The Rise Of The Legion
  2. Today We Fight
  3. Iron Legion
  4. Ahnenerbe
  5. Sieg!
  6. Strategic Advance
  7. Global Front
  8. Ost Und West
  9. The Tripartite (if. Waffenruhe)
  10. Guardians Of Fate
  11. Liberation

terça-feira, 25 de setembro de 2012

[EVENTO] Será este o evento do ano?

Caramba, quando estávamos convencidos que era muito complicado superar a excelência do cartaz do Entremuralhas (pelo menos no que a festivais diz respeito), eis que a Equinoxe Organization nos vem provar que afinal isso é possível. O The Runes + Men Festival tem provavelmente o melhor cartaz que podemos encontrar este ano, e portanto torna-se um evento incontornável.

O festival tem lugar no Reithalle de Dresden nos próximos dias 7 e 8 de Dezembro. Vai estar fresquinho lá fora, mas dentro não nos parece que seja possível sentir qualquer frio com o alinhamento que têm pronto para nos receber.

No dia 7 tudo começa com Miro Snejder, e teremos ainda em palco os Jannerwein, os Die Weisse Rose, Sonne Hagal, Spiritual Front e a primeira actuação dos Death In June (sim, leram bem, primeira).

Como se este lote ainda não fosse suficiente, no dia seguinte temos nova dose. Miro Snejder abre novamente a noite, e contaremos ainda com a presença dos The Enchanted Wood, Àrnica, Vurgart, :Of The Wand And The Moon: e o segundo concerto dos Death In June.

Ainda não estão satisfeitos? Há mais um convidado surpresa que não foi ainda revelado, mas que diz-nos um passarinho que não nos iríamos arrepender de ir a Dresden só para o ver. É preciso dizer mais alguma coisa? O que estão a fazer ainda desse lado em vez de estarem já a reservar voos para Dresden? Vemo-nos por lá!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[NOTICIA] Estreia dos Urze de Lume

Hoje trazemo-vos a estreia em CD dos Urze de Lume, um projecto nacional de música tradicional Portuguesa, que nada tem a ver com a pimbalhada que por aí pulula. Aqui temos as nossas raízes e tradições em forma sonora, para que perdurem na memória dos tempos.

"Ibéria Oculta" tem edição de autor da própria banda, e surge no raiar do Outono como o próprio nome do projecto sugere. Instrumentos tradicionais aliados a vocalizações na nossa língua materna, um trabalho nascido da paixão pela nossa cultura e da tradição da nossa História.

Aliada a este disco surge também a promessa de podermos encontrar os Urze de Lume ao vivo por esse país fora, por isso será com natural prazer que marcaremos encontro num dos palcos nacionais com um pequeno testemunho de quem realmente somos. Em tempos de crise, convém não perder também a identidade.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Alvorada de Montesinho
  2. Jota da Fraga
  3. Baile dos Caretos
  4. Ritos ao Luar
  5. Nas Mãos do Medo
  6. À Flor do Mondego
  7. Urze de Lume
  8. Repasseado da Urze
  9. Corridinho Transmontano
  10. Arnade
  11. Ibéria Oculta
  12. Cornos das Alturas
  13. Tempestade

domingo, 23 de setembro de 2012

[NOTICIA] Damos as boas-vindas às novas mitologias

Depois de um (demasiado) longo período de ausência das edições, os C.O.T.A. (ou Children Of The Apocalypse para quem gosta da versão mais longa) regressam com "New Mithologies", o novo disco lançado pela sua própria editora, a Sonick Sorcery.

O colectivo Norte-Americano reúne neste trabalho um longo e laborioso percurso de composição que engloba os últimos 7 anos. Continua o percurso iniciado com "Ta'wil" e "Marches And Meditations" e percorre a espiral de sonoridades pós-urbanas que tentam endereçar a luta do Homem para abraçar os paradoxos e dicotomias da sua relação actual com a Natureza e a oposição de forças entre local e global.

Está disponível numa edição limitada a 50 exemplares em caixa de madeira de pinho, incluindo uma impressão de 11cmx17cm, mas também na edição regular em CD. Um regresso que era há já muito esperado e que merece toda a nossa atenção neste início de Outono.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. A Reintroduction
  2. Come Children Come
  3. Marching Past Babylon
  4. The Beginnings Of Summer
  5. A Song For Climbing Mountains
  6. Dream!
  7. Come Children Come (Electronic Version)
  8. The End Of Summer
  9. In This Right

sábado, 22 de setembro de 2012

[NOTICIA] Bem-vindos ao Cafe Europa

Mais uma vez vos trazemos uma emissão do Cafe Europa, provavelmente o melhor programa de rádio que circula por essas ondas hertzianas. Desta feita trata-se da emissão número 39, que foi emitida no passado dia 17 de Setembro.

Uma emissão novamente bastante ecléctica, com excelentes propostas deste e do outro lado do Atlântico, e com a visita a um projecto nacional de grande qualidade. Tudo isto e muito mais podem ouvir descarregando directamente a primeira hora da emissão aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. SOL INVICTUS - "In Days To Come" (GB)
  2. LUFTWAFFE - "Dread November” (USA)
  3. DUO NOIR - "The Cruellest Month (live)" (GB)
  4. CULT OF YOUTH - "Today Your Love, Tomorrow The World" (USA)
  5. OSTARA - "The Reckoning" (GB)
  6. STRENGTH THROUGH JOY - "A Cold November Crime" (GB)
  7. OSTARA - "Darkly Shining" (GB)
  8. SIOUXSIE - "Into a Swan" (GB)
  9. EINSTÜRZENDE NEUBAUTEN - "Die Befindlichkeit des Landes" (GER)
  10. VAL DENHAM & Ô PARADIS - "Split" (GB/ESP)
  11. ANTONY AND THE JOHNSONS - "Kiss My Name" (USA)
  12. BABY DEE - "Look What The Wind Blew In" (USA)
  13. LUX INTERNA - "The Vision And The Sword" (USA)
    Hora 2
  1. SPIRITUAL FRONT – "In Days To Come (Minimal Baby Overdose Vesion)" (IT)
  2. BELBORN – "Gavatter" (GER)
  3. NAEVUS – "Making Hay" (GB)
  4. ARGINE – "Lucente Anima" (IT)
  5. ROME – "Le Vertige Du Vide" (LUX)
  6. CAFÉ DE L'ENFER –  "Je Ne Veux Plus Ètre Pieux" (AUT)
  7. KRANNOS – "Land Of Stags" (PT)
  8. KRANNOS – "Ruins And Terror" (PT)
  9. THE SONGS SPARROWS – "Days That Are No More" (IT)
  10. BELTAINE – "The Sweetest Joy" (POL)
  11. FOTHERINGAY –  "The Pond And The Stream" (GB)
  12. PANTALEIMON –  "Trees Hold Time" (GB)
  13. THE TEARDROP EXPLODES –  "Tiny Children" (GB)
  14. FIRE + ICE –  "Blood On The Snow" (GB)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

[NOTICIA] Regresso à casa de partida

Corria o ano de 2007 quando os l'Effet c'Est Moi lançaram o seu disco de estreia pela War Office Propaganda, entretanto renomeada para Rage In Eden. E é precisamente a editora Polaca que edita agora o mais recente trabalho do colectivo Italiano intitulado "Il Sole A Mezzanotte".

Comparado com a estreia, Emanuele Buresta cria com este novo trabalho uma saudável distância. E saudável porque a evolução do projecto que lidera é notável, dado o amadurecimento natural pelo passar do tempo mas também pelo refinar da capacidade de compor temas que vão certamente perdurar no tempo.

Desde os primeiros acordes que fica latente a proximidade com a sonoridade épica que outros nomes grandes do estilo exploraram, cabendo aos l'Effet c'Est Moi impregnar o seu cunho pessoal através do sentimento de espaço nas composições. Sempre pugnaz mas com espaço para respirar, como por exemplo um bom vinho também deve ser - talvez o acompanhamento ideal para este disco?

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Carmen Saliare – Versvs Ianvli
  2. E Domani È San Giovanni
  3. La Porta Degli Uomini – Ianva Inferni
  4. La Danza Dei Fuochi
  5. Fors Fortvna
  6. Artemisia
  7. Striges
  8. Il Sole A Mezzanotte
  9. Sol Indiges – L’antico Sole Risplende Ancora
  10. Lunae, Thymiama Aromata
  11. Ianvs Axis Mvndi

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

[NOTICIA] Uma boa recomendação para os políticos

Numa altura de grande crise de valores no seio da Europa, precisamos de um rumo claro para podermos de facto recuperar a glória de outrora. E enquanto legiões de políticos parecem sem qualquer percepção de qual é esse rumo, pequenos gestos servem para nos lembrar diariamente que essa preocupação está bem latente em todos nós. Mesmo num disco de uma pequena editora.

Como é o caso da Castellum Stoufenburc, que recentemente editou "Unity", um disco repartido entre os Legionarii e os Waffenruhe. Como o próprio nome indica, o conceito deste disco visa recuperar a união e irmandade da Europa, para benefício de todos nós. É também o primeiro trabalho de uma série de lançamentos com o mesmo propósito, que verão a luz do dia nos próximos tempos.

A nível sonoro temos aqui duas boas propostas da nova geração do Marcial Industrial, com momentos mais militaristas e outros mais ambientais. O lançamento é feito em CDr, numa embalagem A5, limitado a 200 exemplares. Às vezes bastam pequenos gestos para marcar a diferença...

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Gloriam Fraternitas (intro)
  2. Unity
  3. Fvror Tevtonicvs
  4. Appell An Die Kämpfer
  5. Lvx In Tenebris
  6. Donar's Söhne
  7. Virvm Patria
  8. Brethren In Spirit, Brothers In Arms
  9. The Tripartite
  10. An Vorderster Front
  11. Our Fire Still Burns
  12. Brotherhood Accross Europe

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[NOTICIA] Uma agradável viagem ao Inferno

Depois de termos apreciado recentemente em Leiria a estreia dos Rome em Portugal, damos desta feita as boas vindas a um novo trabalho do génio criativo de Jerome Reuter. "Hell Money" surge com o selo Trisol com a premissa de ser um trabalho diferente.

E porquê diferente? Primeiro, porque a profundidade conceptual e a sensibilidade melódica dos últimos trabalhos do colectivo Luxemburguês já não estão aqui presentes. A poesia e o Folk da sua sonoridade também não. O que fica? Uma viagem emocional ao cerne de um indivíduo atormentado.

Músicas muito mais cruas e directas, com arestas bem acutilantes capazes de nos dilacerar, é que os Rome nos propõe com este disco. Mantém-se a guitarra acústica, mas tudo o resto muda - desde a percussão, perdendo a sua sensibilidade, até à voz, atormentada pelos demónios que assolam este trabalho. É um disco de difícil digestão (principalmente pelo legado que o precede), mas acima de tudo honesto.

Apresentado em digipack, conta com o seguinte alinhamento:
  1. Tangier Fix
  2. Fester
  3. This Silver Coil
  4. Rough Magic
  5. Among the Wild Boys
  6. Amsterdam the Clearing
  7. Silverstream
  8. Tightrope Walker (Wild Milk)
  9. Pornero
  10. Golden Boy
  11. Red-Bait
  12. The Demon Me(Come Clean)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

[EVENTO] Dose dupla em Barcelona

Se bem se recordam, há um ano atrás na edição de 2011 do Entremuralhas, os Arcana marcaram presença e deram-nos um saborzinho (com um travo amargo, diga-se) do trabalho a solo de Peter Bjargo. Seria talvez a oportunidade mais próxima de ouvir essas músicas geniais (e muitas vezes menosprezadas) ao vivo, mas graças aos amigos da La Esencia isso mudou de figura.

Isto porque no próximo dia 20 de Outubro a Sala Demonix em Barcelona vai receber mais um evento de grande qualidade. Teremos em palco os Sophia (e que bom seria poder vê-los também em Portugal!), os Aura Noctis (a representar a cena musical local) e também Peter Bjargo a solo (que cumprirá assim uma noite dupla).

Serei porventura suspeito, uma vez que considero Peter um dos grandes génios musicais da nossa épica, mas um evento que reúne dois dos seus projectos mais complicados de ver ao vivo será sempre obrigatório na agenda de quem aprecia boa música. Se puderem marcar presença não faltem, porque pode não haver outra oportunidade de os ver ao vivo tão cedo!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

[NOTICIA] Um triunvirato de peso

Este tem sido (mais) um ano profícuo para os lados dos Striider. Depois do segundo longa-duração e de um lançamento repartido a quatro, desta feita trazemo-vos um lançamento em formato trio. "Prepare" é partilhado com os Tiefe Sehnsucht e os Das Brandopfer e surge com selo da SkullLine.

O material que aqui temos é inédito por parte dos três projectos, e não podemos esperar menos do que um ambiente marcial de primeira estirpe para nos marcar o passo da melhor forma possível. Sem deixar de parte as naturais diferenças entre eles, cada um dos projectos apresenta a sua interpretação pessoal da sonoridade que os une a todos.

A edição é limitada a 50 exemplares numerados à mão, e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Tiefe Sehnsucht - Die Jahre vergehen 
  2. Striider - Finn Folcwalding 
  3. Das Brandopfer - Alle Kameraden 
  4. Tiefe Sehnsucht - Deutschland muss Leben 
  5. Striider - God met ons I 06. Das Brandopfer - Panzerladerkämpfung 
  6. Tiefe Sehnsucht - Himmelfeuer 
  7. Striider - God met ons II 09. Das Brandopfer - Unrest 
  8. Tiefe Sehnsucht - Jeder für sich 
  9. Striider - Red coats and black shirts 
  10. Das Brandopfer - The March of the Lonely 

domingo, 16 de setembro de 2012

[EVENTO] Um cartaz de luxo

Imaginem o seguinte: talvez os dois melhores concertos do último Entremuralhas, mais um colectivo histórico que tarda em nos visitar em Portugal e um dos mais interessantes estreantes do país da bota. Tudo isto junto no mesmo palco. Interessados? Então é continuar a ler.

Essa é precisamente a proposta da "In Folk Noctis - Act II", que como o nome indica reedita um dos mais interessantes eventos do ano passado, com um cartaz ainda melhor (pelo menos na nossa opinião). Duvidam? Então confiram.

Teremos no palco do The Theatre em Milão os Derniere Volonte, os Rome, os Rose Rovine E Amanti e os Oniric. Quase que nos sentimos a salivar ao ver este alinhamento, mas no dia 6 de Outubro podem perfeitamente tornar em realidade esta perspectiva.

Haverá também outros motivos de interesse na noite, como degustação de vinhos, exposições de fotografia e pintura, e os habituais sets de DJ's convidados e residentes. Tudo para garantir aquela que será certamente uma noite muito bem passada a todos aqueles que marquem presença em Milão daqui a poucas semanas.

sábado, 15 de setembro de 2012

[NOTICIA] Revisitar a composição Checa

Não há grandes dúvidas sobre o talento de composição de Vladimír Hirsch, tal como temos vindo a falar aqui ao longo dos anos. Este ano ainda não tínhamos tido notícias suas, mas graças à Ars Benevola Mater isso muda com "Missa Armata . Invocationes".

Este disco apresenta dois trabalhos passados de temática similar reunidos num único CD. "Missa Armata" data de 1999 é baseada em elementos liturgicos em que os salmos são substituídos por comunicações com o estado mental do ouvinte. Há também uma história paralela em que adversários são obrigados a participar numa cerimónia em conjunto. Uma barreira sonora industrial com elementos clássicos e coros, em que a força do ruído se sobrepõe ao conceito.

Já "Invocationes" data de 2011 e retrata um ciclo de 4 orações ritualistas musicais. Relacionado com o trabalho anterior quer a nível conceptual quer a nível sonoro, as suas composições têm no entanto maior profundidade e sugerem uma experiência mais introspectiva no seio de um mundo em tumulto.

A edição é limitada a 500 exemplares, em que os primeiros 100 recebem um pin bónus. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Introitus
  2. Kyrie
  3. Gloria
  4. Credo
  5. Sanctus
  6. Agnus Dei
  7. Exodus
  8. Invocatio I
  9. Invocatio II
  10. Invocatio III
  11. Invocatio IV

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

[NOTICIA] Segundo tomo de uma carreira curta mas profícua

Pode parecer estranho, mas "Heimweh" que hoje vos trazemos é apenas o segundo longa-duração de originais dos Striider. Isto porque nos últimos três anos têm acumulado lançamentos, entre a estreia, vários discos repartidos e outro material, numa carreira bem profícua. Como começa a ser normal, é pela SkullLine que nos chega então este novo trabalho.

O projecto liderado por Jornt cria uma sonoridade Marcial, com uma forte percussão, e com um ambiente geral militarista na sua génese. Um dos projectos mais destacados desta "nova vaga" do estilo que temos vindo a apresentar-vos ao longo do tempo, e que neste segundo disco em nome próprio apresenta uma forte identidade e um trabalho suficientemente forte e bombástico para nos fazer as delícias durante muito tempo.

Para além da edição regular, a SkullLine disponibiliza uma edição especial, limitada a 50 cópias numeradas, que junta ao CD principal um segundo CD de bónus, contendo músicas em colaboração com Strydwolf, Legionarii, Beutewaffen e Fasci Di Combattimento. Adiciona-lhes também uma bandeira, um postal e outra parafernália para criar uma edição verdadeiramente apetecível.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Heimweh"
  1. Ave! 
  2. Berlin I 
  3. In Trenches We Trust 
  4. Grebbeberg 
  5. Berlin II 
  6. Neu-Schwabenland 
  7. Trommelfeuer 
  8. Beelitz-Heilstätten Sanatorium 
  9. Groeten uit Dietsland! 
    CD Bónus
  1. Interlude (10 mei 1940) 
  2. Trommelfeuer (Beutewaffen remix) 
  3. Thousand-yard stare 
  4. In Trenches We Trust (Fasci Di Combattimento Remix) 
  5. Trommelfeuer (Strydwolf remix) 
  6. Berlin I (Verlaten speeltuinen video version) 
  7. In Trenches We Trust (Legionarii remix) 
  8. Heldengrab 
  9. The Green Devils

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

[NOTICIA] De volta à Rússia para o fim de um ciclo

Ainda há uns dias atrás vos falamos do primeiro tomo da série "ReuTRauM" dos Reutoff, e hoje vamos falar-vos do último tomo da série - neste caso o sétimo (quem se sente confuso pode ir aqui perceber porque é que parecem haver sete lançamentos separados por poucos dias). "ReuTRauM VII" conclui então o ciclo de Reutov que nos tem vindo a acompanhar desde o ano 2000.

Sétimo disco lançado pela sétima editora diferente, neste caso a Ewers Tonkunst no que é um regresso a casa para o colectivo Russo. Uma macabra celebração de uma Reutov espiritual desaparecida, substituída por uma maquinal linha de arranha-céus desprovidos de alma e de espírito. Resta-nos esperar pela vingança perpetrada contra estes atentados modernos, como apregoada pelos Reutoff.

Este último disco é um vinil 7'' cor-de-roa numa capa da mesma cor, edição limitada a 50 exemplares, acompanhado de duas fotos. Está também disponível uma outra edição, também esta limitada a 50 exemplares, que acrescenta ao disco um pin e um CDr com três faixas adicionais.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Vinil 7''
  1. Numquam
  2. Nusquam
    CDr Bónus
  1. Don’t Fear
  2. Don’t Wait
  3. Don’t Believe

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

[NOTICIA] 1 + 1 > 2

Quando artistas ao leme de projectos tão notáveis como Gnomonclast e Luftwaffe se juntam em disco, não podemos esperar nada menos que brilhantismo. E é precisamente isso que temos em "Allogene", o novo disco dos Valence lançado pela Lichterklang.

Fazia já muito tempo que este projecto não lançava um disco, depois da sua estreia em 2004, mas este regresso às edições é muito saudado. Principalmente porque o que temos no disco é Neofolk da primeira estirpe, alicerçado nas melhores referências do estilo, e capaz de fazer suar muitos dos novos projectos que por aí pululam sem ponta de frescura.

Com uma base sonora na percussão, guitarra acústica, acordeão e flauta, os Valence incutem uma dinâmica muito particular às suas composições, quase épicas de quando em vez, e pintalgadas com matrizes orquestrais e electrónicas. Um dos discos mais surpreendentes com que podemos deparar-nos este ano.

Editado em digipack numa edição limitada a 300 exemplares, apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Allogene
  2. Flicker
  3. Paths Of Eden
  4. The One Before The Last
  5. Unto The Nations
  6. Rose Of Teheran
  7. Lambs
  8. Grimland
  9. The End
  10. A Stem Is Cut
  11. Seed Of Blood
  12. Death Is Longer
  13. Amabaryala
  14. Fate's Windsome Ballad

terça-feira, 11 de setembro de 2012

[NOTICIA] Quando o início começa no fim

A série "ReuTRauM" é já mítica no contexto dos Reutoff. Primeiro, porque nos introduz alguma da melhor música que o colectivo Russo criou. Mas também porque é talvez a série ordenada de forma mais bizarra que conhecemos. O primeiro disco foi lançado já há 12 anos, sendo o quarto tomo da série. Depois de mais quatro lançamentos chegamos finalmente ao primeiro tomo, com selo Fronte Nordico. Confusos?

Não é motivo para tanto, porque "ReuTRauM I" é de facto um olhar para a origem de tudo, a influência que inspirou toda a série. O primeiro passo de um trio de adolescentes que exploravam os mistérios de Reutov, sem saberem ainda que estavam a cunhar um caminho que iria ser percorrido por muitos outros.

Como é apanágio nos lançamentos da editora da Estónia, este vinil de 7'' está disponível numa edição de luxo, em papel cinzento dobrado para formar o invólucro que alberga o vinil e também duas fotos. Tudo isto em duas edições, ambas limitadas a 50 cópias, e ambas merecedoras da nossa atenção. Escolham a vossa!

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A - Core
  • Lado B - Cord

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

[NOTICIA] Anomalias interessantes

Este tem sido um ano muito ocupado para os Rapoon. Depois de vários lançamentos anteriores, pela Zoharum chega-nos agora mais um trabalho, "Time-Loop Anomalies" de seu nome. Um disco talvez um pouco diferente dos seus antecessores, mas sem descurar o legado do projecto.

Neste trabalho podemos encontrar mais de uma hora de música atmosférica, etérea e espacial, bem na fronteira entre sonho e realidade. Robin Storey (o mentor do projecto) consegue assim criar mais um belo conjunto de composições, respeitando o seu legado (como foi referido) mas abrindo novas perspectivas para o seu futuro.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Sputnik Remix
  2. Earthbound And Emotional (From Carmen... Early Mixes Plus Eva Vocals: Treated)
  3. Hybrid Identities 1 (Radioactive Mixes Hands Held High OCCUPY)
  4. Hybrid Identities 2 (Radioactive Mixes... Rain Plus Eva Vocals: Treated)
  5. (Memories Of) Holidays At The Sea
  6. Of Course There Are Aliens (In This World Early Untempo Mix)
  7. Synchronic (Out Of)
  8. Pig Drum Ritual (Live Remix)
  9. Carmen 2 Remix Hybrid
  10. Rapoon Solo Carmen
  11. One Year Out End

domingo, 9 de setembro de 2012

[NOTICIA] Um café com sabor a festival

Depois de algum tempo de ausência (foi pouco, mas sentimos a falta!), temos de volta as emissões do Cafe Europa. Hoje trazemo-vos a emissão nº 37, que foi para o ar no passado dia 3 de Setembro, e que podem descarregar livremente aqui (a primeira hora) e aqui (a segunda hora).

Esta emissão foi dedicada à reportagem do primeiro dia do Festival Entremuralhas, com uma excelente cobertura da equipa do Cafe Europa. O grande destaque vai para a entrevista exclusiva a Jerôme Reuter dos Rome, com quem foi possível ter uma agradável conversa para podermos aqui apreciar. Fica a promessa também da reportagem do segundo dia do festival na próxima semana.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. CURRENT 93 – “Since Yesterday” GB 
  2. CURRENT 93 – “Imperium V” GB
  3. ORDO EQUITUM SOLIS – “The Secret Hope Of F.” IT
  4. ORDO EQUITUM SOLIS – “Desiderio” IT
  5. REPORTAGEM 1.º DIA DO FESTIVAL ENTREMURALHAS 2012, com entrevista exclusiva a Jerôme Reuter dos ROME.  
    Hora 2
  1. STRAWBERRY SWITCHBLADE – “Since Yesterday” GB
  2. REPORTAGEM 1.º DIA DO FESTIVAL ENTREMURALHAS 2012, com entrevista exclusiva a Jerôme Reuter dos ROME (cont).   
  3. OF THE WAND AND THE MOON – “A Pyre Of Black Sunflower” DIN
  4. HORUS CHAMBER – “Since Yesterday” PT

sábado, 8 de setembro de 2012

[NOTICIA] Para combater o calor do Verão

Apesar de já estarmos nos últimos dias do Verão, o calor continua intenso um pouco por esse país fora. Por isso, nada melhor do que uma sugestão plena de ambientes gélidos e soturnos para contrariar o clima estival. Falamo-vos de "Garðarsholmur", o mais recente trabalho de Vinterriket com edição do próprio Christoph Ziegler.

Há já muitos anos que Ziegler nos vem dando alguma da melhor música ambiental que se faz por esse mundo fora, numa carreira profícua sem comprometer a qualidade global dos seus lançamentos - um feito que não está ao alcance de todos. Mas que repete novamente neste lançamento.

Numa edição limitada a 250 exemplares, com o disco a ser acompanhado de um livro de 124 páginas formato A5, este trabalho é mais um descarregar de emoções em formato audio que Ziegler nos oferece. Sempre reminescente dos frios nórdicos, onde a solidão se encontra com a profundeza da nossa alma, é um disco fantástico para apreciar no pico da tarde, quando o sol mais alto se levanta. Fará sem dúvida cair uma sombra sobre qualquer dia solarengo!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Hverfjall
  2. Sprengisandur
  3. Landmannalaugar
  4. Þórsmörk
  5. Heljakambur
  6. Fimmvörðuháls

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

[NOTICIA] Uma visão da infância de Rygg

Kristoffer Rygg será porventura lembrado como um dos mais influentes músicos da sua geração pelo seu trabalho ao leme dos visionários Ulver. Mas há muito para descobrir sobre este magnífico compositor, e o novo disco "Childhood's End - Lost & Found From The Age Of Aquarius" ajuda-nos a saber mais sobre as suas origens.

Lançado pela Kscope, este disco é uma colecção de versões de músicas psicadélicas dos anos 60 do século passado, na sua grande maioria de bandas obscuras e muito pouco conhecidas. Em comum têm a influência que criaram em Rygg na sua infância, onde cresceu a ouvir estas e muitas outras composições, que ajudaram a moldar a mente que hoje nos brinda com geniais trabalhos uns atrás dos outros.

Uma paixão que hoje continua bem viva, já que Rygg continua a sua quimera de descoberta destas pérolas perdidas. Quanto a estas 16 faixas em particular, foram gravadas num período entre final de 2008 e final de 2011 e surgem agora para que todos possamos descobrir todo um novo mundo. Lançamento em digibook de alta qualidade.

O alinhamento completo é o seguinte:

  1. Bracelets of Fingers (The Pretty Things)
  2. Everybody’s Been Burned (Byrds) 
  3. The Trap (Bonniwell’s Music Machine)
  4. In the Past (Chocolate Watchband) 
  5. Today (Jefferson Airplane) 
  6. Can You Travel in the Dark Alone (Gandalf) 
  7. I Had Too Much to Dream Last Night (Electric Prunes) 
  8. Street Song (13th Floor Elevators) 
  9. 66-5-4-3-2-1 (Troggs) 
  10. Dark is the Bark (Left Banke) 
  11. Magic Hollow (Beau Brummels) 
  12. Soon There Will Be Thunder (Common People)
  13. Velvet Sunsets (Music Emporium) 
  14. Lament of the Astral Cowboy (Curt Boettcher)
  15. I Can See the Light (Les Fleur De Lys)
  16. Where is Yesterday (United States Of America)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

[EVENTO] Regresso ao TIC

Se formos fazer uma estatística de "locais mais frequentes de apanharmos um grande concerto", a Alemanha provavelmente surgirá no topo. Há seguramente muitos e bons locais para o fazer (com o nosso país também muito bem representado), mas é sempre mais fácil encontrá-los por lá. Daí que não seja surpresa propormos mais uma visita à Europa Central para este mês.

Mais concretamente a Mülheim, perto de Gelsenkirchen, onde no dia 14 de Setembro o clube The Inner Circle recebe um evento de qualidade. Em palco teremos os :Of The Wand And The Moon: (que ainda há poucas semanas tivemos a oportunidade de ver em Leiria), o colectivo que dá pelo nome de Twa Corbies (que na prática é a junção entre Tony Wakeford e Gernot Musch) e os Culture Of Darkened Fires.

Depois dos concertos seguir-se-á uma festa pela noite dentro, naturalmente com uma selecção musical apropriada à noite em questão, cortesia dos DJ's convidados. Se estiverem por lá nessa altura, não deixem de marcar presença!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

[NOTICIA] Colaboração que faz sentido

Depois de um ano em que ambos lançaram originais de longa-duração, os Atrium Carceri e os Eldar ainda arranjaram tempo na agenda para fazer um disco repartido. "Sacrosant" surge pela mão da Infinite Fog Productions em edição digital e física, esta última em duas versões.

Naturalmente que o podemos esperar deste trabalho é Dark Ambient da melhor qualidade que se pode encontrar. O mundo pós-apocalíptico do projecto Sueco encontra o visão histórica do projecto Catalão, criando um paradoxo em que futuro e passado coexistem. Felizmente o mundo ainda não acabou por causa disso.

Para além da versão digital e da versão regular em CD, está também disponível uma versão limitada a 100 exemplares, apresentada num digibook A5 de capa dura que acrescenta ao disco um DVD bónus com o álbum numa versão audio de muito grande qualidade. Tudo de melhor para nós, portanto.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Withering
  2. Tomorrow’s Dust
  3. Freeman
  4. The Vault
  5. Betrayal
  6. So They Speak
  7. Sol
  8. Of Salt
  9. Burial

terça-feira, 4 de setembro de 2012

[NOTICIA] Quatro frentes de combate

Este é um formato que tem sido poucas vezes usado mas que é capaz de dar resultados bem interessantes. Para o provar está aqui "Civis Europaeus Sum", o disco repartido a quatro vias entre os BloodSoil, Striider, Legionarii e TSIDMZ, editado em parceria também entre a Ufa Muzak e a SkullLine.

O que temos aqui neste trabalho é um manifesto que os nossos governantes deveriam ter em linha de atenção. Numa altura tão conturbada, lançar um disco que afirma claramente (numa tradução simplista) "Eu Sou Um Cidadão Europeu" é uma chapada de luva branca nos burocratas de Bruxelas.

Mas naturalmente que a nível sonoro também temos aqui um disco bem interessante, em que alguns dos melhores novos projectos Europeus nos espectros do Dark Ambient e do Industrial de matriz Militarista se juntam para nos apresentarem uma bomba épica. É a melhor forma de conhecer o que de melhor se vai fazendo por aí, que também aqui vos temos apresentado de vez em quando.

Falta falar sobre a edição, em CDr profissional, empacotado num digipack de 4 painéis com também 4 inserts, tudo limitado a 120 exemplares. O alinhamento completo é o seguinte:
  1. BloodSoil - Fratricide 
  2. BloodSoil - Veritas Liberabit 
  3. BloodSoil - The Awakening 
  4. Striider - Nemmersdorf 
  5. Striider - Battle of Loos 
  6. Striider - The Korsun Slaughter 
  7. Legionarii - To Glorious End 
  8. Legionarii - Our Last Substance 
  9. Legionarii - Fallen Heroes 
  10. TSIDMZ - Eurasia, Pax Deorum Hominumque 
  11. TSIDMZ - After WW1 
  12. TSIDMZ - Der Ewige... 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

[NOTICIA] Boas novas da Fronte Nordico

Os Art Abscons têm vindo a construir uma excelente carreira, suportada por lançamentos de qualidade superior. E preparam-se agora para adicionar mais um passo ascendente nesse percurso com o lançamento de "Les Sentiers Eternels", pela mão da Fronte Nordico.

Temos em mãos um conjunto de novas faixas do melhor Neofolk que se faz por essa Europa fora nos dias que correm, um disco que demorou cerca de um ano e meio para fazer e que representa um passo em frente para o projecto Germânico. Para além das melodias inspiradas pela guitarra acústica, temos aqui também momentos mais electrónicos e até agressivos, num disco dinâmico e que nos continuará a surpreender mesmo depois de múltiplas audições.

Para esse efeito muito contribui a adição do Spektralophone, um instrumento construído pelo próprio Art Abscon que se assemelha a um sintetizador orgânico. Adicionalmente, a riqueza conceptual do trabalho é também digna de nota, com ligações ritualistas ao outro lado do Atlântico. Muito para descobrir e apreciar, portanto.

Como habitual nas edições da Fronte Nordico, o lançamento é apresentado em vinil azul transparente de alta qualidade, numa edição limitada a 150 exemplares. Há ainda uma edição mais limitada, a 50 exemplares, em vinil prateado - se a conseguirem encontrar, nem pensem duas vezes!

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Die Zeit Ist Tot
  2. Das Seltsame Jahr
  3. Die Schwarzen Schlüssel
  4. Das Buch Des Gesetzes
  5. Agelstern Varwe
  6. ‘Les Sentiers Éternels’
  7. Parzival
  8. Lichtpunkt Des Schwebens
  9. Wiederkehr
  10. Der Stern
  11. Ruhe

domingo, 2 de setembro de 2012

[NOTICIA] Um segredo desvendado

Já fazia dois anos desde que os Eldar nos tinham dado um longa-duração de originais, e com "The Secret Golden Flower" a Old Europa Cafe termina com esse hiato. Um disco complexo que nos vai desafiar durante muito tempo.

O conceito é inspirado pelos arquétipos místicos e psicológicos que explicam como uma alma genérica governa o inconsciente colectivo dos indivíduos em todas as civilizações humanas desde a antiguidade. Um conjunto de sonhos, imagens e símbolos que têm vindo a ser copiados, emulados e utilizados desde o início dos tempos, mantendo-se padrões activos ainda nos dias de hoje.

A nível sonoro, temos aqui as melodias que acompanham o conceito de uma forma bastante interessante. Uma banda sonora que acompanha a Humanidade, pelo menos de falta de ambição o colectivo Catalão não pode ser acusado.

A edição é apresentada num digipack limitado a 300 exemplares, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Death
  2. Mother 
  3. God
  4. Animus
  5. Shadow
  6. Anima
  7. Maná
  8. Trickster
  9. Self
  10. Maschera
  11. De Ignibus Caelestibus (With Scumearth)

sábado, 1 de setembro de 2012

[EVENTO] Par Italiano na Bélgica

Hoje trazemo-vos uma proposta de concerto em Antuérpia, Bélgica, para quem estiver por lá, quiser dar lá um salto ou apenas a regressar do seu país de origem (um abraço aos amigos Portugueses por lá, que já não são tão poucos quanto isso).

Sob a denominação "Les Nuits Hédonistes I" (o que já de si faz pressupor que irão haver mais, para nossa satisfação), a Cambret Nera, responsável pela organização, leva ao palco do De Kleine Hedonist (daí também o tema do evento) dois dos melhores nomes da cena musical Italiana da actualidade.

Estamos a falar dos Spiritual Front e dos Roma Amor, que no próximo dia 8 de Setembro marcarão então presença em Antuérpia para um excelente serão em perspectiva. Se tiverem possibilidade, marquem presença e digam depois como foi!