quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Um café bem internacional

Estamos de volta às emissões do Cafe Europa, desta feita para vos trazer o "número redondo" 60 na cadeia de programas que os amigos de Aveiro nos vêm a presentear há mais de 1 ano. Esta emissão foi para o ar no passado dia 25 de Fevereiro.

Um alinhamento bem ecléctico é a proposta das duas horas que compõem a emissão, com passagens desde o outro lado do Atlântico até à Europa de Leste, ilhas e outros destinos mais convencionais. Podem descarregar livremente a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. DIVISION S - "Blue Canary" (IT)
  2. DIVINE MUZAK - "Teach Me Pain" (ROM)
  3. Ô PARADIS- "El Tacto" (ESP)
  4. THOMAS NOLA ET SON ORCHESTRE- "Freedom’s Little Baby" (USA)
  5. COMANDO SUZIE - "Chicos Austriacos" (ESP)
  6. ALLERSEELEN - "Tanszt Die Orange" (AUT)
  7. DER BLUTHARSCH AND THE INFINITE CHURCH OF THE LEADING HAND- "Eyes – Like Jewellery" (AUT)
  8. KREUZWEG OST – “Stammen" (AUT)
  9. KIRLIAN CAMERA - "I’m Not Sorry" (IT)
  10. SILVER LADY - "Pop Song” (FR)
  11. 7JK - "Boxed In Green" (GB)
  12. SIEBEN - "Shake The Tree" (GB)
    Hora 2
  1. LAIBACH - "Take Me To Heaven” (ESL)
  2. FIRST HUMAN FERRO - "Old Friend At Dusk" (UKR)
  3. MANI DEUM- "Love Like Berlin" (GRE)
  4. ROSE ROVINE E AMANTI - "Giorni Di Splendore e Sole” (IT)
  5. STORMFÄGEL - "Sinngedichte” (SWE)
  6. ROME - "This silver Coil” (LUX)
  7. NAEVUS - "Song In Suspension” (GB)
  8. LARK BLAMES- "Church" (GB)
  9. CULT OF YOUTH- "To Lay With The Wolves" (USA)
  10. KING DUDE - "Barbara Anne” (USA)
  11. SPLINTERSKIN- " A Horrible Night To Have A Curse” (USA)

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Notícias de longe

Um dos projectos que acompanhamos com forte interesse desde há muitos anos é Vinterriket, e nos últimos tempos temos assistido com prazer à sua ascensão aos níveis mais mediáticos do panorama musical Europeu, deixando para trás alturas em que parecia que apenas uns poucos "esquisitos" apreciavam a sua sonoridade melancólica. E hoje trazemo-vos mais um trabalho do profícuo músico Alemão.

"Entlegen" surge com selo Heimatfolk, e apresenta uma continuação da sonoridade fria, melancólica (como não podia deixar de ser), quase desoladora, explorada em "Horizontmelancholie". Christoph Ziegler continua a recorrer à base electrónica mesclada com guitarra acústica para fazer passar a sua visão pessoal do mundo e as suas emoções para quem está disponível para as absorver.

Com pouco mais de uma hora de música, este disco é apresentado num digipack de 6 painéis com um trabalho gráfico condizente com a música que alberga. A edição é limitada a 500 exemplares, e é um trabalho que ficará perfeito como banda sonora de um crepúsculo em frente a uma paisagem nevada, com uma floresta ao fundo. Seja real ou na vossa imaginação.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Tal Der Trauer
  2. Seelenleere
  3. Entlegen
  4. Sturmesnacht / Naturflimmern
  5. Am Nebelweiher
  6. Schattenschwärze
  7. Nebel Der Verzweiflung
  8. Blick In Die Dämmerung / Trauerkleid Des Abends

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Uma estreia por mão segura

Já há muito tempo que não tínhamos notícias para dar da Equilibrium Music, mas o selo nacional regressa ao activo com a estreia em longa duração dos Leidungr. "De Nio Kraftsångerna" apresenta-nos nove faixas de Folk Nórdico com forte toada ritualista.

Sendo este o novo projecto de H. Möller (famoso pelo seu trabalho nos Arditi e Puissance) e M. Belfagor (dos menos conhecidos Nefandus e Ofermod), o seu disco de estreia é criado incorporando elementos rituais em sonoridades Folk tradicionais, embebidos depois numa aura marcial que dá um travo especial ao que podemos aqui ouvir.

Para além da qualidade sonora, ficamos como habitual muito satisfeitos visualmente com a excelente edição com que somos brindados, que junta a um soberbo trabalho gráfico um acabamento de qualidade topo do digipack de 6 painéis, como a Equilibrium nos tem vindo a acostumar. Um excelente regresso para o selo nacional e uma excelente estreia para os Leidungr.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Nordisk Kult
  2. Vindålder
  3. Principium Absolutae Primum
  4. Urnord
  5. Gudomlig Dådkraft
  6. De Nio Kraftsångerna
  7. De Uråldriga
  8. Andakt
  9. Ärevördi

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Moscovo versão electrónica

Falamos de eventos um pouco por essa Europa fora, mas o de hoje leva-nos mais longe, especificamente a Moscovo. Não é habitual trazermos eventos tão longe das nossas andanças habituais, mas o de hoje justifica. Levantamos a ponta do véu dizendo que é um festival Loki.

E não falamos directamente do deus mitológico, mas antes da editora que nos trás algumas das melhores propostas do Dark Ambient que temos tido oportunidade de ouvir nos últimos anos. E no próximo dia 19 de Abril teremos a oportunidade de ver cinco dessas propostas juntas em palco, na capital Russa.

Ao palco do Moscow Hall irão subir os Italianos Bad Sector, o contingente Alemão representado pelos Inade e Fjernlys, os Nórdicos Circular, e os Sal Solaris como representantes da cena musical local. Uma noite recheada de sonoridades negras, especiais e electrónicas, para nosso deleite auditivo.

Um festival não apropriado a mentes e ouvidos sensíveis, mas todos aqueles que não têm receio em explorar os seus sentidos terão uma oportunidade única de juntar na mesma noite algumas das melhores experiências de viagem sonora que podem encontrar por essa Europa fora. É longe, mas se estiverem por perto não percam esta oportunidade!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Italianos em força

Temos tido amplos motivos para que Itália esteja no topo da actualidade, mas não pelos que nos interessam aqui. Altura de alterar essa realidade com um evento de qualidade em Milão, no próximo dia 20 de Abril.

O palco do evento será no TNT Club, onde teremos oportunidade de ver novamente ao vivo o nosso colectivo Italiano preferido, os Teatro Satanico, numa aparição exclusiva no Norte do seu país. Irão também aproveitar esta ocasião para apresentar o seu novo trabalho, de comemoração do seu vigésimo aniversário - mas sobre isso vos traremos notícias em devido tempo.

A juntar-se aos Teatro Satanico nesta data teremos também os Der Feuerkreiner, um dos colectivos Italianos mais injustamente ignorados dos últimos anos e que têm aqui oportunidade para demonstrar mais uma vez a sua inegável qualidade. Regressam de um hiato de actividade, e em bom tempo o fazem.

Marquem na agenda e aproveitem para fazer uma nova visita ao "país da bota", uma paragem obrigatória deste lado para eventos de qualidade superior, ano após ano.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Final de um ciclo de Primavera

Temos vindo a acompanhar uma das digressões mais interessantes que terão lugar na Primavera, e hoje trazemo-vos a última data prevista. Está alinhada para coincidir com o prelúdio do Summer Darkness Festival, na Holanda.

Mais especificamente o evento terá lugar em Utrecht, no Clube Tivoli, no próximo dia 13 de Abril. Em palco teremos o alinhamento que tem sido habitual nesta digressão: Desiderii Marginis, Peter Bjargo e Empusae.

A animação está garantida pela noite dentro com a actuação dos DJ's convidados, e com o selo Summer Darkness a qualidade não é sequer questionável. Se estiverem por lá, apareçam.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Manifestação de ódio ao mundo moderno

É o sentimento no título da entrada de hoje que os Kazeria nos transmitem com o seu disco de estreia, editado originalmente em 2008 numa edição bastante limitada. Não satisfeitos com a indisponibilidade desta pérola, a Gradual Hate Records e a Twilight Records uniram esforços para reeditar "Discipline of the Shadows".

O retrabalho é de tal ordem que quase podemos considerar este como um disco novo. O formato é diferente, todas as faixas foram remasterizadas e algumas inclusivamente alteradas para esta edição, para além de terem sido adicionadas novas faixas. Temos também um vídeo para uma delas, e um novo trabalho gráfico.

O conceito original é depurado numa reedição profunda, que promete levar a interpretação Neoclássica do Marcial Industrial dos Kazeria a quem ainda não os conhecia, e uma nova roupagem para um clássico de quem já conhecia o seu talento.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Discipline of the Shadows (I)
  2. Wolfmarch
  3. Endwiderstand
  4. Song for a Black Sun
  5. Like Ancient Legions
  6. Unsere Schwârzesten Seelen
  7. Control Feeds Hope
  8. Konflikt
  9. The Rising of a New Utopia
  10. Discipline of the Shadows (II)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Vai um cafezinho?

Aqui estamos novamente para vos trazer mais uma emissão do Café Europa, desta feita a emissão número 59 que foi para o ar no passado dia 18 de Fevereiro, com mais duas horas repletas de excelente música.

Nesta emissão destacamos as propostas nacionais, em bom número e melhor qualidade, ombreando sem qualquer problema com outras propostas e nomes grandes de outros pontos do planeta. Podemos estar mal em muita coisa, mas música não será talvez uma delas. Podem descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. FIRE + ICE - Long Lankin (GB)
  2. FIRE + ICE - "Have You Seen?" (GB)
  3. SAGENTOETER - "The Raven's Song" (GER)
  4. SEELENTHRON - "Abendgedanken" (GER)
  5. STEIN - "Soldatenlied" (GER)
  6. Ô PARADIS - "Satoru Nakata" (ESP)
  7. VAL DENHAM & Ô PARADIS - "You're Not My Type" (GB-ESP)
  8. DERNIÈRE VOLONTÉ - "Invisible" (FR)
  9. L'EFFET C'EST MOI - "Distance" (IT)
  10. THE DAYS OF THE TRUMPET CALL "Nevoeiro" (GER)
  11. ERMO - "Destornado" (PT)
  12. THE JOY OF NATURE - "Ainda Há Dias Em que Se Vêem Ilhas Encantadas" (PT)
  13. LA CHANSON NOIRE - "Cabaret Portugal" (PT)
  14. ROMA AMOR - "Le Coeur Au Chaud" (IT)
    Hora 2
  1. STEELEYE SPAN – “Long Lankin (GB)
  2. SANGRE DE MUERDAGO - "Arrastrando As Cadeas" (GAL-ESP)
  3. SANGRE DE MUERDAGO - "Cara A Terras Lonxanas" (GAL-ESP)
  4. CIRCE - "Der Abschied" (ESP)
  5. BLACK TAPE FOR A BLUE GIRL - "You Tangle Within Me" (USA)
  6. STIGMATA XXI - "Mars" (BRA)
  7. SOLITUDE RAVENCROW - "Magic Of Nature" (GER)
  8. KUTNA HORA - "Little Flowers In My Hands" (ARG)
  9. SPECTRE - "Meine Ehe (reprise)" (IT)
  10. ROSE ROVINI AMANTI - "Soldato Cristiano" (IT)
  11. MAJA ELLIOT - "1000 Water Craters On The Sea" (GB)
  12. HORUS CHAMBER - “Long Lankin (PT)

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[EVENTO] O próximo meteorito cai em Londres

Não é propriamente uma profecia apocalíptica, mas antes o desabar do firmamento que está prometido pela Cold Spring Records, através do evento que promove para o próximo dia 16 de Março em Londres.

O local escolhido é o The Garage, uma das salas míticas da capital Inglesa, que vai receber nessa noite a magia dos Inade, Ax e Iron Fist Of The Sun. Sonoridades espaciais e especiais (desculpem o trocadilho fácil) que vão fazer cair estrelas do céu.

A editora terá também o seu material disponível no local do evento, e assegurou os préstimos de DJ's convidados para continuarem a alegrar a noite depois dos concertos.

Se estiverem por lá, se conseguirem arranjar um bilhete a bom preço na vossa low cost preferida, ou se quiserem apenas assistir a um bom concerto, marquem presença em Londres a meio de Março e verão o vosso tempo bem entregue.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] De regresso ao café da despedida


Depois de na semana passada termos podido apreciar o tributo merecido ao disco "Desertshore / The Final Report" dos X-TG, como memorial do legado de Peter ‘Sleazy’ Christopherson, esta semana voltamos ao Cafe Europa para a segunda parte desse tributo.

Falamos da emissão número 58 que foi para o ar no passado dia 11 de Fevereiro, que para além do destaque referido centrou totalmente o seu alinhamento nas Ilhas Britânicas e em algumas das melhores propostas de lá oriundas.

Podem descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui, sendo que o alinhamento da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. THROBBING GRISTLE - "Industrial Introduction" (GB)
  2. THROBBING GRISTLE - "United" (GB)
  3. THROBBING GRISTLE - "Convincing People" (GB)
  4. X-TG - "Stasis" (GB)
  5. X-TG - "E.H.S." (GB)
  6. X-TG - "Breach" (GB)
  7. X-TG - "Um Dum Dom" (GB)
  8. X-TG - "Trope" (GB)
  9. THROBBING GRISTLE - "Almost a Kiss" (GB)
  10. COIL - "All The Heart Of It All" (GB)
  11. COIL - "The Dreamer Is Still Asleep" (GB)
    Hora 2
  1. PSYCHIC TV - "Je T’Aime, Moi Non Plus" (GB)
  2. PSYCHIC TV - "Abstract Reality" (GB)
  3. X-TG - "What He Said" (GB)
  4. X-TG - "In Accord" (GB)
  5. THE THRESHOLD HOUSEBOYS CHOIR - "As Doors Open Into Space” (GB)
  6. THE THRESHOLD HOUSEBOYS CHOIR - "A Time Of Happening” (GB)
  7. X-TG - "Gordian Knot" (GB)
  8. X-TG - "Emerge To Space Jazz" (GB)
  9. X-TG - "The End" (GB)
  10. SIEBEN - "Sacrifice Content (Krypta Remix)" (GB)
  11. TONY WAKEFORD - "Night Forever" (GB)
  12. ORCHESTRA NOIR - "Bedlam" (GB)
  13. ANDREW KING- "Sic Mea Fata Canendo Solor" (GB)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] O Arranca Corações

Hoje trazemo-vos o resultado de uma agradável conversa com um bom amigo, o Júlio Mendes Rodrigo. Já por aqui falamos dele e do seu blog, o Die Elektrischen Vorspiele, veículo através do qual não só nos brinda com autênticas pérolas de pensamento lúcido mas também com eventos de interesse em solo nacional.

O Júlio é também o autor do programa de rádio O Arranca Corações, que vai para o ar aos Domingos de madrugada na NFM, onde nos apresenta uma selecção musical ecléctica e também um excelente conjunto de conversas interessantes com pessoas ainda mais interessantes.

Pois bem, a emissão número 22, que foi emitida no passado dia 17 de Fevereiro, conta com uma conversa comigo que podem descarregar aqui, sendo que na próxima emissão teremos uma selecção musical a meu cargo que será representativa por um lado do meu percurso musical e por outro lado de muitas sonoridades que por aqui têm sido destacadas ao longo dos anos.

Para lá desta conversa em particular, marquem o programa do Júlio no vosso leque de favoritos e não percam as emissões. Não é frequente encontrarmos qualidade desta por esse mundo fora. Um agradecimento especial ao Júlio pelo convite que muito me honrou, e um abraço a quem tenho o prazer de chamar amigo.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Uma noite Italiana

Há sempre muitos e bons motivos para visitar Itália. Desde a sumptuosidade dos monumentos à intensa aura histórica que se sente no ar, passando pela gastronomia e bom tempo, há muitos motivos pelos quais gostar do "país da bota". Não esquecendo a música, claro.

E para além das muitas e excelentes propostas que nos têm oferecido ao longo dos anos, temos também sempre uma interessante frequência de eventos relevantes. Como é o caso do de hoje, que junta ao evento uma das tais excelentes propostas que falávamos anteriormente.

Falamos dos Ianva, que irão subir ao palco do Garage Club em Padova no próximo dia 30 de Março. Será uma noite com muitos motivos de interesse, pois teremos uma festa pós concerto cortesia dos Redemption e do conjunto de DJ's convidados, para além de bancas de material promocional e a possibilidade de rever um bom leque de velhos amigos.

Se estiverem por perto marquem presença que não darão o vosso tempo por mal empregue.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Terceira data da digressão de Primavera

Hoje continuamos a falar-vos da digressão de Primavera que temos acompanhado nos últimos dias, trazendo a terceira data da série. Desta feita paramos em Dentergem, na Bélgica, para mais uma noite recheada de boa música.

O local especificamente será o Café Bizarre, que no próximo dia 12 de Abril irá receber os Desiderii Marginis, Peter Bjargo e Empusae para mais uma data na curta digressão de Primavera que este trio está a protagonizar.

Como habitual a noite continuará animada depois do concerto propriamente dito, com o lote de DJ's convidados a animar a plateia pela noite dentro. Não poderá ser é até muito tarde, porque no dia seguinte há novo concerto. Mas sobre isso falaremos num dos próximos dias.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Uma nova vida a um lançamento recente

Depois de no ano passado termos visto os Desiderii Marginis quebrar um longo hiato de edições com "Procession", temos aqui uma segunda roupagem para esse lançamento onde a editora original, Cyclic Law, junta-se agora à La Esencia para o fazer acontecer.

Este lançamento tem a característica de ser em vinil, um gatefold de 12'' limitado a 500 exemplares, que captura de forma magnífica a profundidade sonora do projecto Sueco. Ao disco temos ainda a edição de um poster A2, para reforçar o impacto.

Para além desta temos também disponível uma versão especial do lançamento, que ao pacote adiciona um segundo vinil, este de 7'', com duas faixas adicionais bónus, numa edição limitada a 99 cópias assinadas e personalizadas pelo próprio Johan Levin.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Come Ruin And Rapture
  2. Land Of Strangers
  3. Her Name Is Poverty
  4. Silent Messenger
  5. In Brightness
  6. Here's To The Future (And The Harsh Frontier)
  7. Adrift
  8. Procession

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Digressão de Primavera, parte 2

Depois de termos falado aqui há uns dias da primeira data, hoje trazemo-vos a segunda data de uma digressão de Primavera que vamos acompanhar atentamente. Começamos na Grécia, vamos agora para a Alemanha.

Esta segunda data terá lugar no próximo dia 6 de Abril, no Die NaTo em Leipzig. Em palco teremos os Desiderii Marginis, Peter Bjargo e Empusae, como elementos constantes do alinhamento da digressão. Para esta data em particular teremos também a adição dos Circular ao alinhamento da noite.

 Leipzig é um local onde vale sempre a pena regressar, por isso marquem aí na agenda a data. Em Abril já não deve haver neve, e será uma noite bastante agradável com certeza.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Rosa Crvx em Paris

Depois de termos ficado maravilhados aqui há alguns anos atrás com a actuação dos Rosa Crvx em Portugal, tentamos não perder nenhuma oportunidade de acompanhar o maravilhoso colectivo Francês noutras datas que fazem por essa Europa fora. Na verdade são tão poucas durante o ano que acaba por não ser demasiado complicado fazê-lo.

E temos agora outra oportunidade, no próximo dia 30 de Março em Paris. O concerto terá lugar no Flèche d'Or, no círculo interior da capital Francesa, e claro que não teremos apenas música em palco. Também toda a carga cénica característica dos Rosa Crvx estará presente, com uma performance que será certamente tão agradável e impressionante quanto a música em si.

A festa continua depois com Olivier em redor dos discos, garantindo animação durante toda a noite ou até as forças começarem a faltar. Se estiverem por Paris não faltem a uma noite que será inesquecível.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Demónios em forma de música

Parece apropriado num dia como hoje falar no novo disco dos Matatus, recentemente editado pela Truco Espárrago. Fiquem connosco um pouco mais, e vão perceber porque escolhemos hoje para falar de "Psychedelic Apocalypse".

O projecto Catalão liderado por Marc Merinee achou por bem criar um disco que represente de forma sonora os vários demónios que existem em várias culturas por todo o mundo - e nós achamos muito bem esse propósito.

Com cada música representando a personalidade de cada um destes demónios, dá para perceber o que podemos daqui esperar. Uma viagem agreste pelo Industrial de toada mais ritualista e agressiva, percorrendo um pouco da história do mundo pelo seu lado mais negro.

A edição é em CDr, limitada a 50 exemplares, e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Merihim Perfume
  2. Alocer Legion
  3. Adramelek Chains
  4. Elathan March
  5. The Ibwa Dinner
  6. Sakarabru Dance
  7. The Jahi Party
  8. Philotanus Sodomy
  9. Irvene Canis
  10. Jilaiya Bloody Night

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Primeira paragem de uma digressão de Primavera

Hoje continuamos a falar de eventos para vos trazer uma pequena digressão de Primavera. Pequena em número de datas, porque em importância e interesse é enorme! Mais uma excelente oportunidade de ver em cartaz alguns dos projectos que mais sentimos falta de ver no nosso país.

Estamos a falar concretamente dos Desiderii Marginis e de Peter Bjargo (no seu projecto a solo) que unem forças com os Empusae para fazerem um quarteto de datas nos próximos meses em alguns locais seleccionados da Europa.

A primeira dessas datas terá lugar no dia 31 de Março, no Χυτηριο Theatre & ART Cafe, onde teremos a primeira oportunidade de apreciar o trio ao vivo. Sobre as outras datas daremos notícias mais tarde, dando o devido destaque a cada uma delas.

Se estiverem por Atenas no virar do trimestre já sabem - marquem na agenda o evento que será sem dúvida uma noite muito bem passada.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Uma viagem cultural e (in)temporal

Na procura dos melhores eventos por essa Europa fora, não podemos deixar de destacar o que terá lugar em Modena no próximo dia 23 de Março. Cortesia da La Rose Noire, um dos colectivos mais dinâmicos e interessantes que podemos encontrar actualmente em Itália.

Neste caso com uma parceria com o Teatro Nero, que será também o anfitrião do evento. Indo directo ao que nos interessa mais aqui neste recanto, teremos a presença em palco dos L'Effet C'Est Moi e dos Roma Amor, num concerto já de si digno de registo.

Mas há muito mais para apreciar nesse dia. Desde exposições de arte sobre temáticas ocultistas, até sessões de trabalho prático de Tarot e outras vertentes esotéricas, passando por palestras e outro tipo de manifestações culturais, teremos o que se promete ser um dia pleno de actividade em redor das manifestações alternativas de arte nas suas mais variadas formas.

Tudo motivos que nos prendem a atenção, já que não é só de música que se satisfaz a musa da arte. Marquem na agenda e comecem a pensar na logística para estarem no Norte de Itália na altura do evento. Verão que será certamente recompensador.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Dois nomes grandes juntos em cartaz

Diz-nos o organizador do evento que vos trazemos hoje: "Queria dois cabeças-de-cartaz. Já os tenho!". E ao olhar os nomes que estarão presentes no Clube Bi Nuu em Berlim, num evento que terá lugar no próximo dia 6 de Abril, percebemos o porquê da afirmação.

Teremos em palco a presença dos Rome e dos Of The Wand And The Moon, duas das melhores bandas da actualidade dentro das sonoridades que preferimos, e autores de grandes discos nos tempos recentes que ainda hoje nos acompanham.

O destaque talvez mais especial será para a promessa de termos a apresentação pela primeira vez de um conjunto de novas faixas de ambos os projectos, antecipando os novos discos que aí vêm. Tudo boas razões para darmos um salto até Berlim em Abril.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

[EVENTO] Suíça aqui vamos nós!

A cena musical que nos agrada está forte na Europa, pesem todos os negativismos que nela circulam. Multiplicam-se os projectos, os discos e, naturalmente, os eventos. Alguns poderão argumentar que são demais, mas para quem passou pela fase de virtualmente nada existir, este cenário é preferível. E um excelente exemplo desse momento é o evento que vos trazemos hoje.


Primeiro temos que agradecer à Sonorités Obscures ter organizado o concerto, que terá lugar no próximo dia 30 de Março em Yverdon-les-Bains, Suíça (local de muitos outros eventos de qualidade no passado, que também aqui vos temos trazido regularmente), e que servirá de motivo de celebração do seu décimo aniversário.

Em palco teremos a presença dos Darkwood, Wappenbund e Stormfagel, em raras aparições ao vivo que convém não desperdiçar. Como habitual, a noite continuará animada ao ritmo dos DJ's convidados e haverão outros motivos de interesse e animação presentes. O evento é privado, significando que apenas com entrada comprada previamente terão acesso. Interessados?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Um café de despedida

Quando Peter ‘Sleazy’ Christopherson morreu o mundo da música mudou. Na verdade já o tinha feito muitas vezes antes, e vai continuar a fazê-lo muitas mais no futuro, mas hoje estamos focado neste momento em particular ao sentarmo-nos na mesa do Cafe Europa para apreciarmos a sua emissão número 57.

Tendo ido para o ar no passado dia 4 de Fevereiro, foi dedicada ao disco "Desertshore / The Final Report" no seu primeiro volume, pela mão dos X-TG. Um memorial digno para um ícone cujo trabalho nos há-de sempre acompanhar. Podem descarregar a primeira hora aqui e a segunda hora aqui.

Mas nem só desse disco viveu esta emissão, uma vez que também temos grande destaque para a música nacional, em particular um destaque ao novo trabalho dos The Joy Of Nature (do qual falamos aqui). E como estamos a falar do Luís Couto, aproveitar a deixa para lhe dar os parabéns neste dia de aniversário - um abraço meu caro amigo!

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. THE JOY OF NATURE - "O Sopro do Vento Norte" (PT)
  2. THE JOY OF NATURE - "Da Terra" (PT)
  3. THE JOY OF NATURE - "Ainda Há Dias Em Que Se Vêem Ilhas Encantadas" (PT)
  4. HULDUEFNI - "Paranoia (inside my mind)" (PT)
  5. THERMIDOR - "Outro ‘Ancoradouro’" (PT)
  6. TROBBING GRISTLE - "Pré gravações para “Desertshore" (GB)
  7. NICO / X-TG (vocals by Antony) - "Janitor Of Lunacy" (GB)
  8. NICO / X-TG (vocals by Blixa Bargeld) - "Abschied" (GB)
  9. NICO / X-TG (vocals by Sasha Grey) - "Afraid" (GB)
  10. NICO / X-TG (vocals by Marc Almond) - "The Falconer" (GB)
    Hora 2
  1. NICO / X-TG (vocals by Cosey Fanni Tutti) - "All That Is My Own" (GB)
  2. NICO / X-TG (vocals by Blixa Bargeld) - "Mütterlein" (GB)
  3. NICO / X-TG (vocals by Gaspar Noé) - "Le Petit Chevalier" (GB)
  4. NICO / X-TG (vocals by Cosey Fanni Tutti) - "My Only Child" (GB)
  5. NICO / X-TG (vocals by various artists) - "Desertshores" (GB)
  6. REIGNS - "Corners & The Straights" (GB)
  7. TERRY RILEY - "In The Summer" (USA)
  8. SCOTT WALKER - "Corps De Blah" (USA-GB)
  9. AMBIENCE - "Conflito" (PT)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Nova Babilónia

Depois de estarem afastados das edições há já alguns anos, os Rajna regressam com uma edição de autor na figura de "Babel", o novo disco de originais que está disponível em versão digital e numa edição física limitada a 200 exemplares.

A sonoridade do colectivo Francês continua fortemente enraizada no Darkwave etéreo, sendo os Dead Can Dance o mais próximo paralelo (o que já não é dizer pouco). Nota-se também uma influência Oriental na sua música, que neste disco conta ainda com algumas colaborações especiais para lhe dar uma dimensão adicional.

A nível conceptual o trabalho é inspirado na Mesopotâmia, o berço da civilização moderna, recorrendo a instrumentos étnicos (muitos derivados desse período da história) para criar uma banda sonora que os Babilónios não se haviam de envergonhar. 

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. A prayer for Rain
  2. Ziggourat
  3. Hanuz Nist - Stoa cover
  4. Nä Traya
  5. The Garden of Babylon
  6. Voyage of the Magus
  7. Cathar's Song
  8. Offering - Olaf Parusel version
  9. And the Leaves are Falling ...
  10. The Wedding
  11. Crescent Moon

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Dos livros para os discos

Mais um motivo de satisfação ao termos um novo disco dos In The Nursery disponível para apreciarmos. Desta feita falamos de "The Calling" lançado, como habitual, pelo próprio selo do colectivo Britânico, a ITN Corporation.

Este novo trabalho trata-se de uma banda sonora inspirada pela série de livros de Simon Beckett que protagonizam o Dr. David Hunter no papel de antropólogo criminal, que teve bastante sucesso principalmente na Europa Central.

A nível sonoro temos uma mistura de novas composições, gravações no terreno, leitura de excertos dos livros pelo próprio autor e, em súmula, um ambiente sonoro que ilustra muito bem os cenários descritos pelos livros. O perfeito par, portanto.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Tenure 1
  2. Final Metamorphosis
  3. Ensnare
  4. Capture and Control
  5. Third Movement
  6. Tenure 2
  7. Swarm
  8. Inhale
  9. Aspect Dawn
  10. Afterimage
  11. Indicia
  12. 3 am
  13. Entoptics
  14. Thanatophilia
  15. Tiled Room
  16. Black Tor
  17. The Calling
  18. Portal
  19. Foul and Feral
  20. Mortify
  21. Tenure 3

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Prenúncio de guerra

Depois de uma estreia em 2011, os Vir Martialis apresentam agora o seu segundo disco, "Hierophanie - Prelude to a war of the Future", pela mão da Rage In Eden. Um passo em frente para o projecto Venezuelano e um prenúncio de morte para o mundo que os alberga.

Este novo disco é focado num conjunto de conceitos sacros, mas apresenta-nos uma sonoridade Industrial Marcial, com uma pujança orquestral que nos faz mais pensar em apocalipse do que em sagrado.

Ter a expressão Vir (que significa Herói) no nome dá uma pista sobre a sonoridade épica que Ricardo cria com o seu projecto. Composições complexas e recheadas de emoção são também outra das características deste trabalho, que conta com algumas participações especiais de projectos bem conhecidos para ajudar a estabelecer o nome Vir Martialis no panorama musical - e bem merece esse lugar. 

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Prelude under a totalitarian regime
  2. Virtutem
  3. Schmachfrieden
  4. Waldgänger
  5. Kshatriya
  6. El Hombre Total
  7. Taliban Fighters
  8. Gott im Ungewitter (with Karma Marata)
  9. Transcendencia
  10. A la Gloire du Sacré (feat Barbarossa Umtrunk)
  11. Te Deum

domingo, 3 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Uma tempestade agradável

Bem propício ao tempo que tem feito o título do novo disco dos Love Is Colder Than Death, um regresso muito saudado depois de uma longa ausência. Falamos de "Tempest" que é lançado pelo selo In Deyagora Music, dos próprios músicos Germânicos.

Misturando sonoridades do Oriente e do Ocidente, música arcana e moderna, este novo disco mantém em comum a sensibilidade melódica e o sentimento etéreo que os LICTD sempre deram à sua música.

Apresentando uma nova vocalista, é na voz de Anja que encontramos um excelente complemento ao timbre do carismático Ralf, mantendo a bitola qualitativa do projecto num patamar muito elevado. Um regresso muito bem-vindo e um disco que nos vai fazer ter vontade que a ausência não tivesse sido tão longa.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Tempest
  2. Kookaburra
  3. Sinfonia of the Moon
  4. See the Ways
  5. Sundance
  6. Silent Is the House
  7. Four Rooms
  8. Song of Jona
  9. La Belle Dame Sans Merci
  10. World in Motion
  11. Red River

sábado, 2 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Ritual Apocalíptico

Foi uma boa surpresa a que tivemos em 2008 com "Meseonas", o disco de estreia dos Dark Awake. Que agora repetem a dose com "Epi Thanaton", desta feita com selo Rage In Eden.

Os próprios definem a sua sonoridade como Música Ritual Apocalíptica, e neste segundo trabalho fazem tudo o que está ao seu alcance para estar à altura desse epíteto. Um disco inspirado por feitiçaria, mitologia Suméria, runas, cabala, o "Necronomicon" e outros temas semelhantes não deixa créditos por mãos alheias na veia ritualista dos Dark Awake.

Do ponto de vista sonoro exploram campos do Neoclássico com paisagens sonoras mais Dark Ambient, sem esquecer uma componente no mínimo curiosa - a sua vertente ritualista reflecte-se também nos instrumentos usados, nos quais se incluem ossos humanos!

A edição é limitada a 300 exemplares e apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Anaphexaton Primeumaton
  2. Epi Thanaton
  3. Freya's Aettir
  4. Sigillum of Cutha
  5. Mithraic Mystica
  6. Kia Mass Ssaratu
  7. Ichor
  8. Medea
  9. Spheres Of Qlippoth

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

[NOTICIA] Um pedaço de beleza

Nunca escondemos a admiração que existe deste lado pelo trabalho dos The Joy Of Nature, que aliás apadrinharam a (até agora) única edição com selo Lurker's Realm. O Luís Couto (que para além de um extraordinário músico é um bom amigo) tem feito um trabalho digno de nota no panorama musical nacional, e esperamos que o continue a fazer por muito mais tempo.

Foi em 2006 que o projecto TJON começou com o lançamento de um vinil de 7'', e é do mesmo formato que hoje trazemos o seu novo trabalho. Chamado "A Ilha Que Perdeu O Encanto", tem selo da New Approach Records e apresenta ainda um soberbo trabalho gráfico de Helder Coelho Dias.

Nada melhor do que vos deixar com a nota de imprensa completa:

"O primeiro ciclo da vida de The Joy of Nature começou com um single de 7’’ em 2006 e encerra-se também com um vinilo de 7 polegadas – “A Ilha Que Perdeu O Encanto”, editado pela New Approach Records.

Este single contém 3 faixas contendo o reconhecível som de The Joy of Nature. Marca um retorno às origens, com outra maturidade. O seu som é principalmente acústico, incluindo alguns instrumentos exóticos como o kantele (da Finlândia), o duduk (da Arménia) e a viola da terra (guitarra de doze cordas dos Açores).

A água corre através da música, tal como corre ao redor e dentro da ilha.

O título refere-se não apenas à ilha física que perdeu o rasto das suas tradições e magia, mas também ao estado de isolamento tão característico das vidas modernas.

Esta edição é estritamente limitada a 250 exemplares, sendo 20 apresentados num saco de croché feito à mão especialmente para esta edição, em 20 cores diferentes."

O alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 - O sopro do vento Norte
  • A2 - Da terra
  • B1 - Ainda há dias em que se vêem ilhas encantadas