quarta-feira, 31 de julho de 2013

[NOTICIA] Um cafézinho antes das férias

Está a aproximar-se o período mais longo de descanso no ano, mas antes disso ainda há a oportunidade de tomarmos um último café de despedida antes da pausa de Verão. Desta feita trazemo-vos a emissão número 82 do Café Europa, que foi para o ar no passado dia 29 de Julho.

Uma emissão ecléctica, percorrendo muitas propostas de valor de vários estilos diferentes, mas sempre com a qualidade que o Cafe Europa nos tem vindo a habituar. Duas excelentes horas para brindar ao Verão. Podem descarregá-las aqui e confirmar por vocês próprios.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. COCO ROSIE - "After The Afterlife"(USA)
  2. XXL (XIU XIU& LARSEN) - "Vaire"(USA-IT)
  3. RISE AND FALL OF A DECADE - "Mistake"(FRA)
  4. DERNIÈRE VOLONTÉ - "La Sentence Est La Même"(FRA)
  5. SOROR DOLOROSA - "Autumn Wounds"(FRA)
  6. LARK BLAMES - "Church"(GB)
  7. CHELSEA WOLFE - "Bounce House Demons"(USA)
  8. ETTEREM - "The Mist Covered Mountain Jig"(IT)
  9. TRIORE - "No Tears Are Shed For You And Me"(GER-SWE)
  10. BLEEDING LIKE MINE - "Did We Ever Know Love At All?"(USA)
  11. CAFÉ DE L'ENFER - "L'Évanescence De Toutes Les Possibilités"(AUT)
  12. SAGITTARIUS - "Runes And Men"(GER)
    Hora 2
  1. DEATH IN JUNE - "The Maverick Chamber"(GB)
  2. BARBARROSA UMTRUMK - "Le Noces Polaires"(FR)
  3. COLLOQUIO - "Dalla Finestra" (IT)
  4. COLLOQUIO - "Tempo Brucia Tutto" (IT)
  5. C.O.T.A. - "Ta´Wil" (USA)
  6. RAJNA - "Aswan"(FRA)
  7. AM’GANESHA’N - "The Last Procession" (FRA)
  8. KIRLIAN CAMERA - "Black August" (IT)
  9. KIRLIAN CAMERA - "Silencing The World" (IT)
  10. DAEMONIA NYMPHE - "Deo’s Erotas" (GRE)
  11. ORDO EQUITUM SOLIS - "A Spell" (FRA)
  12. HORUS CHAMBER - "Omnibus" (POR)

terça-feira, 30 de julho de 2013

[EVENTO] Mais um festival com história

Este ano será já o quinto que o mais interessante festival da Roménia se realizará. Estamos a falar do Dark Bombastic Evening, que acompanhamos desde a primeira edição, e que tem vindo a mudar ao longo dos anos para se tornar um dos mais interessantes festivais de Verão na Europa.

Com pano de fundo da imponente fortaleza de Alba Iulia, bem presente no sempre rico imaginário da Transilvânia, este festival reúne durante os dias 15, 16 e 17 de Agosto um rico conjunto de propostas em termos musicais, cobrindo mais do que um espectro diferente.

Focando-nos nas sonoridades que nos dizem mais, centramo-nos no dia 16 de Agosto, data em que teremos a presença em palco dos And Also The Trees, Electric Orange, Love Is Colder Than Death, Sieben, Parzival, Theodor Bastard e Promise And The Monster.

Não quer dizer que nos outros dias não tenhamos boas propostas também, como o caso dos Aluk Todolo, mas se necessária fosse a escolha, não seria complicada de fazer. Por um dia ou por toda a duração do festival, se puderem marcar presença não se irão arrepender.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

[EVENTO] Um dos melhores festivais de Verão

Há festivais que nos cativam pelos cartazes. Outros pelos locais em que se realizam. Outros ainda pelo ambiente único que criam à sua volta. Finalmente outros pelo significado que representam. Complicado encontrar um que reuna tudo isto, mas o Festival Ménuo Juodaragis na Lituânia consegue fazê-lo sem qualquer problema.

Celebrado entre os dias 23 e 25 de Agosto, na mágica ilha de Zarasai, consegue congregar num só local virtualmente todo o espírito da cultura Baltica e das suas raízes tradicionais, pagãs e folclore. Uma verdadeira experiência no sentido mais lato da palavra, em que a música é apenas um dos muitos atractivos.

Mas olhando para esse lado do festival, para além das literalmente dezenas de propostas locais e dos países circundantes, que serão desconhecidas para a maior parte de nós, têm também cabeças de cartaz capazes de fazer-nos ter vontade de marcar presença quanto mais não seja para desfrutar da sua qualidade.

Neste ano teremos a presença dos Changes (uma data integrada na digressão que vos temos vindo a falar), Fire + Ice, Rome, Folknery, Otava Yo, Ilgi ou Silent Stream Of Godless Elegy, apenas para citar alguns dos nomes mais conhecidos. Nomes de peso para abrilhantar um longo e já de si muito capaz cartaz.

Se tiverem essa oportunidade ou se quiserem apenas ter uma das mais mágicas experiências da vossa vida, já sabem o que podem fazer: marcar presença no festival e deixar que a força vital se recupere dentro de vós. Saíram de lá melhores do que entraram.

domingo, 28 de julho de 2013

[EVENTO] Próxima paragem: Dinamarca

Continuando a acompanhar a digressão "Ride The Tiger World Tour 2013" dos Changes, hoje trazemo-vos mais uma data no mês de Agosto, bem a Norte no continente. A paragem do dia é na Dinamarca, com organização a carga da sempre especial Bragagild.

Será no dia 30 de Agosto que no palco do UnderWerket teremos, para além dos já referidos Changes, duas propostas locais: os magníficos Die Weisse Rose e os estreantes Rat-Alarm.

Mais uma grande noite em perspectiva, com Copenhaga como pano de fundo numa bela época de Verão. Se puderem marcar presença apareçam, e partilhem como foi!

sábado, 27 de julho de 2013

[NOTICIA] Verão negro

Verão. Sol, luz, calor, brilho. Nada como um disco no extremo diametralmente oposto do espectro para equilibrar as coisas. Um disco como "Black Summer Choirs" dos Kirlian Camera, ambicioso e arrojado, capaz de engolir toda a luz e matéria como um buraco negro sónico. Obrigado à Out Of Line por nos trazer um disco deste calibre nesta altura do ano.

O colectivo Italiano descarrega neste trabalho uma torrente de emoções numa equilíbrio tenso, entre melancolia negra, paisagens sonoras cinemáticas, sensibilidade Pop e devastação electrónica. Talvez o passo mais fora da sua zona de conforto até ao momento, desafiando-nos para os acompanhar nesta aventura recheada de recompensas na forma de 14 faixas que nos vão querer fazer repetir a experiência muitas vezes.

Para além da edição regular em CD, está disponível uma edição em caixa, limitada a 1.000 exemplares, que adiciona à edição regular um segundo CD com faixas inéditas, um pin metálico, uma bandeira, um poster com as letras e um certificado de autenticidade numerado. Uma bela edição para um belo disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Black Summer Choirs"
  1. Silencing The World
  2. Black August
  3. Final Interview 1
  4. Heavens
  5. The Fountain Of Clouds
  6. Final Interview 2
  7. مادة مظلمة (Materia Oscura – Official Version)
  8. Final Interview 3
  9. Farewell Road
  10. My Kids Kill
  11. Words
  12. Final Interview 4
  13. Barren Cornfields
  14. Stranger In The Abandoned Station
    Disco Bónus
  1. New Veterans In The Mist
  2. Lumen
  3. Words (Black Summer Version)
  4. Losing The Way Home

sexta-feira, 26 de julho de 2013

[NOTICIA] Desta feita o café vem da Britannia

Não tenho memória de um café real vir de terras Britânicas, mas a beleza do Cafe Europa é que às suas mesas tudo é possível. Mesmo partilhar uma bebida quente com a humidade típica da Britannia, que está em destaque na emissão número 81 do programa de rádio, que foi para o ar no passado dia 22 de Julho.

O disco em destaque é a compilação "Hail Be You Sovereigns, Lief And Dear", o terceiro tomo dedicado ao mito de John Barleycorn, do qual falamos aqui. O Dark Folk tradicional e contemporâneo reúne-se ao longo das várias músicas que compõem o disco e a emissão, dando a esta Dark Britannica o local ideal para se apresentar a um público conhecedor. Podem descarregar a emissão completa aqui.

O alinhamento da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. THE HARE AND THE MOON - "The Willows"
  2. THE ELDER TREE - "The Lonely Willow"
  3. EARTHLING SOCIETY - "An Elf-Knight's Lament"
  4. SIXPENNY WAYKE - "Under England's Sky"
  5. FOXPOCKETS - "Widow's Walk"
  6. THE OWL SERVICE - "North, Country Maid"
  7. BARRON BRADY - "Earthen Key"
  8. MARY JANE - "Wherever She Goes"
  9. DAVID WHITWELL - "When My Blues Retire"
  10. THE STRAW BEAR BAND - "Bear Ghost"
  11. FOXPOCKETS - "Twelve Sisters"
  12. THE STORY - "All Hallew's Eve"
  13. BENEATH THE OAK - "White Raven, Black Dove"
    Hora 2
  1. A TIDING OF MAGPIES - "Coleman Grey"
  2. THORNLAND - "Ancient Trees And Fractured Spines"
  3. THE TRIPLE TREE - "Three Crowns"
  4. ANDREW KING - "Of The Subterranean Inhabitants"
  5. DAVID KIDMAN - "Summon Up The Sun"
  6. DAVID KIDMAN - "The Green Man"
  7. CERNUNNOS RISING - "Hear It With My Heart"
  8. STORMCROW - "Gargoyle"
  9. JOHN PARKER - "Manningham Blues"
  10. SOL-DE-MUERTE - "Sentinel"
  11. THE ROWAN AMBER MILL - "On Ridgeway Fields"
  12. NATHANIEL ROBIN MANN - "Moonshiners"
  13. HEED THE THUNDER - "Easter Tree"

quinta-feira, 25 de julho de 2013

[EVENTO] Agora o tigre vai à Grécia

Como tínhamos referido anteriormente, vamos agora passar a acompanhar nas próximas semanas mais uma excelente digressão por esta Europa fora, neste caso de final de Verão. São os Changes que visitam o nosso Continente mais uma vez, e que darão certamente magníficos concertos nas (infelizmente poucas) datas que têm agendadas no Velho Continente.

Uma dessas datas será em Atenas, mais concretamente no dia 10 de Setembro, com organização a cabo dos amigos da Wolfrune Fest (responsáveis por muitos eventos de qualidade na capital Grega). Desta feita o local é o White Noise, um bar com uma vista fantástica.

Para além dos já referidos Changes, nesta data serão os Glimmer Void a fornecer o suporte, dando um travo local ao concerto. Certamente uma excelente noite, preferencialmente ao por do sol Grego, continuando o tigre na sua digressão mundial.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

[OPINIAO] Hoje é um dia especial

Estas linhas que estão agora a ler compõem a entrada número 2.000 neste blog. Foi há já mais de 6 anos que esta viagem começou, quase como se tivesse acontecido numa outra vida, com alguém vagamente familiar a quem escreve hoje. Mas o facto mantém-se que apesar das mudanças que todas as vidas têm, há elementos de estrutura que se mantém fiéis e a acompanhar todo esse percurso, como que a dar-lhe a forma necessária para que faça sentido. Pode parecer exagerado, mas é um pouco o que este espaço significa para mim, um porto de abrigo diário de tudo o que se passa à volta no mundo.

E é uma viagem que continuará. Não sei por quanto mais tempo, se por um dia, um ano ou um século, mas independentemente da duração o que realmente interessa é o divertimento que se tem na viagem. É isso que a faz ter sentido, que a faz ser memorável, que faz com que cada dia seja mais uma tela em branco pronta para lá desenharmos o que muito bem entendermos. Nuvens negras, peste e desolação, ou paisagens a perder de vista e luz no horizonte. Se a vida é o que fazemos dela, fico contente que estes 2.000 fragmentos componham uma imagem tão bela.

Espero poder continuar a contar convosco desse lado por muito mais tempo. Uma viagem feita sozinho é muito menos divertida...

terça-feira, 23 de julho de 2013

[EVENTO] Uma noite especial com os Changes

O nome Changes carrega um simbolismo que só a sua própria entoação significa uma das maiores lendas vivas do Folk e Neofolk contemporâneos. O projecto de Robert Taylor e Nicholas Tesluk é uma instituição que nos merece o maior respeito, e quem já os viu ao vivo sabe que a idade parece apenas melhorar as suas capacidades.

E hoje começamos a trazer-vos um conjunto de datas da sua digressão "Ride The Tiger World Tour". Não a primeira, mas a que será mais especial para nós. Novamente com organização a cargo dos amigos do Atelier Abraxas, desta feita o concerto não terá lugar no atelier propriamente dito mas no jardins do Scholsspark Knauthain, perto de Leipzig. Um sítio maravilhoso, que receberá à volta da fogueira um evento intimista para os privilegiados que possam marcar presença.

O evento terá lugar no dia 31 de Agosto, e para além dos já referidos Changes contará ainda com Die Weisse Rose e Sangre De Muerdago. Um alinhamento absolutamente de luxo, um local mágico, uma noite inesquecível em perspectiva. Deixem colocar as coisas desta forma: se tiverem nem que seja meia chance de marcarem presença, não a desperdicem. Vão ver que valerá bem a pena!

segunda-feira, 22 de julho de 2013

[NOTICIA] Eternamente radiante

Há qualquer coisa de tão intenso na música dos Circular que quase a torna palpável. É complicado explicar por palavras, é necessário sentir para se perceber. E nada melhor do que o fazer com o novo disco "Radiating Perpetual Light", editado pela mão da Loki Foundation.

Johannes Riedel, o mentor do projecto, demorou cerca de 3 anos a editar este novo disco, mas percebe-se o porquê da demora. Novamente um trabalho denso, pesado nos nossos ombros, reflectindo o tal carácter palpável de que falava antes, criando o ambiente certo para ser apreciado com um bom por do sol no horizonte.

A pulsação evidenciada no título é também sentida na música, com drones penetrantes, guitarras vagarosamente arrastando-se sobre ritmos e texturas sonoras de composição, tudo para nos obrigar a contemplar todo o mistério que o mundo tem. Orgânico e industrial mesclados com mestria, em composições que foram criadas no período de 2010 a 2013.

O disco está disponível numa edição regular em CD, e numa outra edição especial em caixa, limitada a 100 exemplares. Esta última edição junta ao CD propriamente dito uma t-shirt e dois inserts, para gáudio de todos os apreciadores dos Circular.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Dissolving
  2. Retreat From Reality
  3. Beneath The Luminous Sky
  4. Deep Time Illusions
  5. From A Concealed Awareness
  6. A Retrograde Dream
  7. In A Distinctive State
  8. All Colours Of Space
  9. The Gods Await

domingo, 21 de julho de 2013

[EVENTO] Regressamos à Alemanha

Estamos muito pela Alemanha nos últimos tempos, e isso só podem ser boas notícias. Neste caso mais uma data da digressão de Outono dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand, coincidente também com a última data que está confirmada (pelo menos para já, uma vez que haviam outras datas no primeiro anúncio da digressão).

E o Albin Julius já está a celebrar o momento, pelo menos a julgar pela foto aqui ao lado. De facto detesto quando os promotores não colocam cartazes dos seus concertos, mas há sempre uma forma de dar a volta à coisa.

Voltando ao concerto, terá lugar no próximo dia 27 de Setembro no Das Bett em Frankfurt, onde para além dos já referidos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand teremos a presença dos parceiros do costume desta digressão: Deutsch Nepal e Jastreb.

Sou suspeito ao dizer que na Alemanha irei vê-los a Leipzig, mas se estiverem mais perto de Frankfurt ou se quiserem apenas tirar partido da ponte aérea, não vão ficar também mal servidos com a noite que se avizinha.

sábado, 20 de julho de 2013

[NOTICIA] Parabéns para Itália

Já há 20 anos que Devis Granziera e a sua pandilha demoníaca andam a espalhar boa música e bons conceitos por esse mundo fora. Orgulhamo-nos de também fazer parte destas duas décadas de história dos Teatro Satanico, que para além de serem um marco na música Industrial
são também bons amigos.

Para celebrar esse aniversário, é editado pela Nedac Editions o disco "XX", com 5 faixas novas representativas do presente e futuro dos Teatro Satanico e 2 faixas relembrando o passado em que usaram a denominação Teatro Satanico Charles Manson (como aliás tudo começou). São dois dos maiores clássicos do colectivo Italiano, agora recuperados num tributo a este legado de música.

A edição é em vinil azul, acompanhada também de um código para podermos fazer download das faixas em formato MP3. De 1993 a 2013, temos aqui uma peça de história que terá que fazer parte da colecção de qualquer melómano que se preze.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 MONDO CANE (à Yves Klein)
  • A2 IL TEATRO DELLA MEMORIA
  • A3 LA FARMACIA DELL'ANGELO
  • A4 THE OWL
  • A5 L'OCCIDENTE
  • B1 COMANDANTE BRUNO
  • B2 CONFESSO TUTTO!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

[EVENTO] Jogar em casa

Viena é uma cidade especial, para muitas pessoas e por mais de um motivo. Para Albin Julius também o é, e por isso não poderia deixar de fazer parte da lista de eventos na digressão de Outuno do seu projecto mais conhecido, que temos vindo a apresentar nas últimas semanas.

Essa data será no dia 22 de Setembro, com a Arena Wien como palco do concerto. Para além dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand teremos os companheiros habituais na digressão, nomeadamente Deutsch Nepal e Jastreb.

Poderão ter oportunidade de ver ao vivo e a cores o belo exemplar sentado junto das estátuas ali na imagem do lado, juntamente com outros companheiros de batalha, mas creio que sem as estátuas. Tudo para conferir em Viena, se conseguirem por lá dar um salto.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

[NOTICIA] Café Oriental

Tem esse gosto porque é nesse lado do mundo que estamos hoje, mas o Cafe Europa felizmente chega a qualquer local. O que nos dá a oportunidade de partilhar com todos vós a emissão número 80 que foi para o ar no passado dia 15 de Julho.

Com abertura e fecho a carga da banda da casa (literalmente), estas duas horas apresentam um conjunto de música de grande qualidade, desde algumas das raízes nacionais até nomes consagrados por essa Europa fora e incluindo ainda um saltinho ao outro lado do Atlântico. Grande emissão que podem conferir as vezes que quiserem descarregando-a aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. HORUS CHAMBER - "Santuário Neutral" (POR)
  2. AMÁLIA RODRIGUES - "Povo Que Lavas No Rio" (POR)
  3. MLER IF DADA - "Alfama” (POR)
  4. BABY DEE + LITTLE ANNIE - "Love To Break the Fall" (USA)
  5. MARC ALMON - "Letter From Magadan” (GB)
  6. ROME - "This Silver Coil” (LUX)
  7. SPIRITUAL FRONT - "Soulgambler” (IT)
  8. ROMA AMOR - "Mon Amour” (IT)
  9. DER BLAUE REITER - "Eyes Of The Lost” (ESP)
  10. IN THE NURSERY - "To The Faithful" (GB)
  11. L’EFFET C’EST MOI - "Retourner Au Pays“ (IT)
  12. L’EFFET C’EST MOI - "Il Sole A Mezzanotte“ (IT)
  13. LEIDUNGR - "Vildalder“ (SWE)
    Hora 2
  1. STRYDWOLF - "Night Cometh On” (NED)
  2. OF THE WAND AND THE MOON - "A Crave For You" (DIN)
  3. OF THE WAND AND THE MOON - "A Cancer Called Love" (DIN)
  4. NAEVUS - "Songs In Suspension " (GB)
  5. CULT OF YOUTH - "New Old Ways” (USA)
  6. LUX INTERNA - "Nida” (USA)
  7. THE GREEN MAN - "At Stockholm” (IT)
  8. CATHERINE RIBEIRO + ALPES - " Jusqu'à Ce Que La Force De T'aimer Me Manque” (FR)
  9. LA CHANSON NOIRE - "Horroscope” (POR)
  10. ANTÓNIO VARIAÇÕES - " Povo Que Lavas No Rio” (POR)
  11. HORUS CHAMBER - "Omnibus (live)" (POR)

quarta-feira, 17 de julho de 2013

[NOTICIA] Renascimento da fénix

Corria o longínquo ano de 1993 quando uma banda de nome The Bel Am lançava o seu EP de estreia chamado "Eternal Carmine". Esse disco marcou uma época da cena Wave transalpina, mas depois de um longa-duração no ano seguinte o duo resolveu encerrar actividades. Maria Cristina Anzola, metade desse duo, renasce agora das cinzas com um novo projecto e um novo disco.

"Adrift" é a estreia dos The Blue Project, e surge com selo Eibon Records. Maria junta-se neste projecto a Davide Borghi (conhecido pelo seu trabalho nos Albireon) para dar origem a um disco de paisagens sonoras complexas onde a voz feminina é rainha, mas sem entrar nos clichés do neoclássico ou etéreo.

Acima de tudo é um disco bem mais agreste do que faria prever esta combinação, com a electrónica mas também o ambiente a terem o papel preponderante, abrindo sempre espaço para a melancolia da voz. Uma estreia promissora, que nos relembra velhos tempos mas mantém a nossa atenção presa no futuro.

Apresentado num elegante digisleeve, o disco conta com o seguinte alinhamento:
  1. Dualism
  2. Sweet Ground
  3. Through The Grey
  4. Oblivion
  5. The Lighthouse Prayer
  6. Still Life
  7. Blue Petals Eden
  8. Day By Day
  9. Without Looking Back
  10. Autumn’s Spirits
  11. Dirge
  12. The Glass Child

terça-feira, 16 de julho de 2013

[EVENTO] Voltamos à estrada

Depois de alguns preparativos para um dos espectáculos da digressão, hoje voltamos à estrada para vos apresentar uma nova data na viagem pela Europa que Albin Julius vai fazer com os seus companheiros pelas alturas de Setembro do corrente ano.

Este concerto terá lugar no dia 25 de Setembro, no Clube KSET em Zagreb (uma cidade especial para Albin, como já foi provado várias vezes no passado). Nessa noite teremos o alinhamento já bem conhecido desta digressão em palco: Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand, Deutsch Nepal e Jastreb, mais uma vez reunidos em concerto.

Se ainda não têm uma data em vista para assistirem a esta digressão, esta será uma boa oportunidade. Ou escolham qualquer outra, mais perto ou mais interessante. Não deixem é perder a oportunidade.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

[NOTICIA] Quanto pesa uma alma?

Foi já no longínquo 2007 que tínhamos tido o privilégio de ouvir o último disco de originais dos Daemonia Nymphe. Depois de muitos espectáculos por essa Europa fora (incluindo o nosso país), "Psychostasia" surge com selo Prikosnovenie e dá-nos finalmente um novo disco para apreciar.

O colectivo Grego apresenta aqui um trabalho centrado na grandiosa viagem da vida, mais especificamente da nossa alma. O título representa uma arcana expressão Grega que significa a pesagem da alma pelos deuses, quando avaliam o resultado da nossa existência. Poderoso e com um significado ainda mais importante nos dias que correm.

Poderoso é também um bom adjectivo para a música que podemos ouvir no disco. Recorrendo, como sempre, aos instrumentos tradicionais, estas composições são épicas, com momentos hipnóticos e quase ritualistas, com especial enfoque nos coros polifónicos que sempre foram a sua imagem de marca. Um trabalho pleno de intensidade que encaixa na perfeição nos quentes serões estivais.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Zephyros¹s Enlightening Anemos
  2. Nemesis Rhamnousia
  3. Thracian Gaia
  4. Selene¹s awakening Horos
  5. Politeia of the Unnamed
  6. Deo’s Erotas
  7. Nature’s Metamorphosis
  8. Enchanting Oneiro
  9. Psychostasia
  10. Hypnos

domingo, 14 de julho de 2013

[NOTICIA] Quando em Roma...

Não é bem em Roma que estamos hoje, mas o ditado aplica-se bem ao caso. Em terras Germânicas, nada melhor do que trazer hoje um dos nomes sonantes da cena local. Os ASP continuam a ser um preferido pessoal, e "Maskenhaft", recentemente lançado pela Trisol, vai indubitavelmente reforçar esse estatuto.

Este disco existe no mesmo universo de "Fremd"e lança um repto em torno do conceito de todos usarmos máscaras na nossa vida. Cada uma das onze faixas que o compõem apresenta uma curta história em redor desse conceito, formando um todo coerente e criando um dos mais sólidos discos da sua história recente.

Sempre com a sonoridade de marca dos ASP, misturando absolutos hinos Electro-Goth com momentos mais introspectivos e melancólicos, conseguimos perceber o motivo dos ASP serem (e justamente!) considerados um dos expoentes máximos do estilo e talvez a mais icónica das bandas que populam esse imaginário.

Como também é habitual, a edição é absolutamente soberba. Numa caixa com 3 discos, os dois primeiros contam com o mesmo alinhamento mas com misturas diferentes para serem ouvidos em estados de espírito também diferentes. O último CD contém versões alternativas por parte de outros nomes grandes da cena Teutónica. Para além dos discos, contamos ainda com um livro de capa dura com 92 páginas, impresso a alta qualidade, com ilustrações, letras e muito material adicional. Se não fosse suficiente, ainda também um calendário de parede e um certificado assinado pela banda. A edição é limitada a 5000 cópias, e acreditem que não vai durar muito tempo até esgotar.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Discos 1 e 2
  1. Augenaufschlag
  2. Die Kreatur mit der Stählernen Maske
  3. Aufbruchstimmung
  4. Wanderer
  5. Schneefall in der Hölle
  6. Die Löcher in der Menge
  7. Reflexionen
  8. Das Märchen vom Wildfang-Windfang (Schlüpftanz)
  9. Panzerhaus
  10. Per Aspera ad Aspera
  11. Die Klippe
    Disco 3
  1. Carpe Noctem (Circadiane Rhythmik Remix by LUTZ DEMMLER)
  2. Panzerhaus (ZEROMANCER Remix)
  3. Wanderer (PATRICK DAMIANI Remix)
  4. Weichen[t]stellung (Spießrutentanz Remix by LUTZ DEMMLER)
  5. Per Aspera ad Aspera (Langes Elend-Schnitt)
  6. Die Kreatur mit der Stählernen Maske (SAMSAS TRAUM Acoustic Cover Version)

sábado, 13 de julho de 2013

[NOTICIA] Um regresso em grande

Já há algum tempo que não tínhamos notícias de Anna-Varney Cantodea e dos Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows. Felizmente temos uma excelente razão para alterar esse estado - o lançamento de "Poetica", o mais recente trabalho da nossa Deusa preferida, pelas mãos da Apocalyptic Vision.

Como o próprio nome indica, este disco tem uma grande carga literária. E nada melhor do que juntar a Anna-Varney outro nome eterno - Edgar Allan Poe. Como a editora refere, "não se pode ser mais Gótico que isto".

Piadinhas aparte, temos aqui mais um grande disco daquele que é sem dúvida um dos projectos com mais bom gosto estético e musical por esse mundo fora. Cada lançamento de Sopor Aeternus é um momento especial, não apenas pela excelente música que encerra, mas também pela sua beleza física. E este é mais um excelente exemplo disso.

O CD vem acompanhado de um magnífico livro em capa dura, com mais de 100 páginas, contendo impressões em alta qualidade em papel de 150g de um largo conjunto de imagens, fotografias e outro conteúdo exclusivo. Acompanha-o também uma t-shirt específica desta edição (que podem ver na imagem), tudo limitado a 2000 cópias. Há outras edições mais simples disponíveis também, para quem o desejar.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Oblong Box (1)
  2. Dreamland
  3. Eldorado
  4. The Sleeper
  5. Alone (1)
  6. The Conqueror Worm
  7. Alone (2)
  8. The City in the Sea
  9. The Oblong Box (2)
  10. The Haunted Palace
  11. A Dream within a Dream

sexta-feira, 12 de julho de 2013

[NOTICIA] Um café com travo Franco-Russo

Parece que os Barbarossa Umtrunk estão em alta no Cafe Europa. Depois de ter sido dado destaque a um dos seus discos repartidos, a emissão que vos trazemos hoje dá destaque a um dos seus últimos trabalhos. Falamos de "Der Talisman Des Rosenkreuzers: La Mission Secrete Du Baron Sebottendorf", sobre o qual falamos aqui.

A emissão em causa é a número 79, que foi para o ar no passado dia 8 de Julho. Para além do projecto Francês podemos contar com outras propostas de qualidade ao longo das duas horas de emissão, como podem comprovar ao descarregá-las gratuitamente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. DEATH IN JUNE - "Ostenmarsch" (GB)
  2. DEATH IN JUNE - "Red Odin Day" (GB)
  3. DER BLUTHARSCH AND THE INFINITE CHURCH OF THE LEADING HAND - "Sechsechsechs" (AUT)
  4. BARBAROSSA UMTRUNK - " Raundgang Um Die Transzendental Saüle Sin (Burzum cover)" (FR)
  5. BARBAROSSA UMTRUNK - "Halgadom"  (FR)
  6. BARBAROSSA UMTRUNK - "Veilleur, Ou En Est La Nuit" (FR)
  7. BARBAROSSA UMTRUNK - "Arehisosur" (FR)
  8. BARBAROSSA UMTRUNK - "Der Talisman Des Rosenkreuzers" (FR)
  9. ALLERSEELEN - "Sturmlied" (AUT)
  10. DER FEUERKREINER - "Die Weste" (IT)
  11. DER FEUERKREINER - "Feuersalamander (Allerseelen cover)" (IT)
  12. DER FEUERKREINER - "Wir Rufen Deine Wolfe" (IT)
    Hora 2
  1. BARBAROSSA UMTRUNK - "Yenitcheri Ersen Faust" (FR)
  2. BARBAROSSA UMTRUNK - "Walvater" (FR)
  3. BARBAROSSA UMTRUNK - "Deutschland Erwache!" (FR)
  4. BARBAROSSA UMTRUNK - "Oberland Freikorps" (FR)
  5. BARBAROSSA UMTRUNK - " L'Hotel Des Quatre Saisons" (FR)
  6. SALLE DELLE COLONNE - "Anathema Of Zos” ((IT)
  7. FIRST HUMAN FERRO (feat. ALBIREON)- " The Anchor" (UKR)
  8. KREUZWEG OST - "Calvaria" (AUT)
  9. BARBAROSSA UMTRUNK - "Yenitcheri Ersen Faust" (FR)
  10. BARBAROSSA UMTRUNK - "Gotal Halgarita" (FR)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

[EVENTO] O trio maravilha em Milão

Andamos há algum tempo a acompanhar algumas das datas da digressão de Outono dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand, que passa por uma série de países na Europa onde, infelizmente, o nosso não está incluído. Mas valerá a pena encontrar um local alternativo para marcar presença numa das datas.

Como é o caso da data em Milão, no próximo dia 26 de Setembro. Será no palco do The Theatre que o colectivo liderado por Albin Julius actuará, suportado pelos dois companheiros de digressão: Deutsch Nepal e Jastreb.

Será uma boa oportunidade para ver uma das mais interessantes digressões deste final de ano, num ambiente acolhedor e que tornará certamente a noite memorável. Ou se não for nesta data e local, encontrem outra da vossa preferência. Importante é não deixar passar a oportunidade.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

[NOTICIA] Da teoria à prática

Desde 2011 que os Auswalht nos têm apresentado um disco por ano. Curiosamente é o mesmo ano em que os Liyr editaram o seu último disco. Sendo Sven Mann o mentor de ambos os projectos, talvez não seja coincidência. Esperemos que haja paralelismo entre os projectos no futuro.

Mas focando no disco em destaque hoje, "Pagan Theory" surge com selo Rage In Eden e apresenta nove novas faixas de poderoso Marcial Industrial como Sven nos tem vindo a habituar (e muito bem) ao longo dos últimos anos.

Sem grande espaço para experimentações, os momentos épicos, a inspiração militarista, a percussão bombástica e as atmosferas obscuras vão desfilando grande faixas umas atrás das outras, em mais um disco que - sem deslumbrar - cumpre na perfeição.

A edição é limitada a 300 cópias, num digipack de excelente efeito visual. Conta com o seguinte alinhamento:
  1. Above the Ruins 
  2. Pagan Theory 
  3. Sacred Alliance 04. Autokratie 
  4. Sens of Duty 
  5. Runes and Order 
  6. Strength 
  7. Wodamaz 
  8. Final Battle 

terça-feira, 9 de julho de 2013

[NOTICIA] Uma introdução à geopolítica

Não é um tema muito corrente, apesar de uma grande parte do Neofolk e outras correntes de alguma forma ligadas ter uma consciência política (não confundir por favor com imposição dogmática). Mas "La Fraternité Polaire", o novo trabalho dos Barbarossa Umtrunk, está recheado de incursões na geopolítica, principalmente de cariz Euro-Asiática.

São por demais conhecidas as teorias do Eixo Continental e do Eixo Atlântico, que podemos explorar numa miríade de autores mais ou menos conhecidos. Uma boa parte dos primeiros tem assento conceptual neste disco, com excertos das suas teorias a servir de mote inspiracional para dez faixas que o compõem.

Conceptualmente é um disco dedicado ao Homem ancorado na tradição, o guerreiro xamã (ou sacerdote, ou mago, ou o que quiserem aqui referenciar) ao serviço da corrente invisível que nos une a todos. Não nos esqueçamos nunca de quais são as âncoras da Europa, e a quem devemos a nossa afinidade. Infelizmente não é propriamente algo que esteja muito presente na agenda política da classe actual dos nossos dirigentes.

Política aparte, é mais uma demonstração triunfante do Marcial Industrial que Olivier incute no seu projecto. Bombástico e ritual, com passagens mais militaristas e outras mais neoclássicas, são dez faixas que vão troar no nosso ouvido e no nosso espírito. Com selo Twilight Records, é uma demonstração da pujança que a cena está novamente a atravessar. Destaque final para a lista de colaborações e convidados, com outros nomes fortes do estilo.

O disco é apresentado em digipack e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Orientation
  2. Autorité Spirituelle Et Pouvoir Temporel
  3. Les Compagnons Secrets Du Général De Gaulle
  4. L’Epée De Justice Et De Verité
  5. A La Gloire Du Sacré
  6. Les Noces Polaires
  7. Vive Le Quebec Libre!
  8. L’Ordre Des 45
  9. Ars Regia
  10. L’Empire Du Milieu

segunda-feira, 8 de julho de 2013

[NOTICIA] A última foto do novo disco

Depois de uma longa ausência e de terem regressado ao activo na última aparição dos Blood Axis em Barcelona, os L'Horrible Passion apresentam agora um disco para os colocar decisivamente no panorama musical Europeu.

"Le Dernier Portrait" surge com selo La Esencia Records e apresenta num vinil 7'' duas músicas (uma em cada um dos lados) de puro Dark Ambient com toques Neoclássicos que vão fazer as delícias dos amantes destes estilos musicais.

Uma viagem ao lado mais obscuro do ser humano, plena de autenticidade musical, e que augura um excelente futuro para o colectivo. Falta dizer que a edição é limitada a 250 cópias, por isso não se deixem ficar para tarde se quiserem uma delas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Le Dernier Portrait
  2. Le Dernier Soupir

domingo, 7 de julho de 2013

[EVENTO] Grande data em perspectiva

Depois de ter passado os últimos tempos a ouvir o disco "Néons Blancs", hoje trazemos uma excelente oportunidade de ouvir alguns dos melhores momentos desse magnífico disco ao vivo. Tudo integrado em mais uma data da digressão de Outono que temos vindo a anunciar (e não será a única grande digressão dessa altura).

Será no diz 28 de Setembro que ao palco do Magasin 4, em Bruxelas, subirão os Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand (os cabeças de cartaz da digressão), os Position Parallèle (autores do tal magnífico disco que falava antes), os Deutsch Nepal (velhos companheiros de armas e de digressões) e os Jastreb (uma das coqueluches de Albin Julies).

Um cartaz de luxo para uma digressão que promete ser espectacular, e uma data em particular que será muito interessante pela presença do projecto de Geofroy Delacroix. Se estiverem por lá, não faltem!

sábado, 6 de julho de 2013

sexta-feira, 5 de julho de 2013

[NOTICIA] Um posto avançado particular

Depois de um primeiro disco há cerca de 6 anos atrás, o projecto Malato liderado por ClauDEDI regressa agora às edições com "Avamposto Malato", novamente editado pela Old Europa Cafe.

Com uma sonoridade misto de Italiana e esquizofrenia, a electrónica e o industrial juntam-se para criar o que os próprios denominam por Neo-Futurismo-Italiano. Pode ser estranho, mas é contagiante, não fosse ClauDEDI responsável por outros notáveis projectos Transalpinos, com Ain Soph como nome mais sonante.

O disco funciona como o posto avançado que o nome alude, mostrando-nos em primeira mão o que podemos encontrar quanto mais fundo descermos nesta toca. Uma edição limitada a 300 exemplares obriga a que não percam tempo quando quiserem reservar a vossa cópia.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. UBRC
  2. TEOT
  3. Pquadro88 (IndustrialPopDesign)
  4. Distruzione
  5. EU - rimiscelato da SYS2064 aka Eranot dumb in water
  6. Distruzione - rimiscelato da Lanconero

quinta-feira, 4 de julho de 2013

[NOTICIA] Um café fresquinho

Num dia tão quente como o de hoje, nada como refrescar a mente (porque o corpo não escapa) com uma grande emissão do Café Europa. Mais duas horas de excelente música, que foram para o ar no passado dia 1 de Julho, correspondentes à emissão número 78.

Uma daquelas emissões eclécticas, percorrendo um grande conjunto dos melhores nomes do estilo que mais gostamos, que nos transporta durante duas horas para um fresco local na nossa mente. Podem desfrutar da experiência descarregando a emissão aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. SANGRE CAVALLUM - "Velho, Velho" (POR)
  2. SANGRE CAVALLUM - "Matanças e Vinho Novo" (POR)
  3. ÀRNICA - "El Camiño Al Final Del Dia” (ESP)
  4. FIRE + ICE - "Nimm" (GB)
  5. KING DUDE - "Vision In Black” (USA)
  6. KING DUDE - "Lucifer’s The Light Of The World” (USA)
  7. BLOOD AXIS - "The Ride” (USA)
  8. IN GOWAN RING - "Ring O The Rascal” (USA)
  9. IDIS ORLOG - "Amber And Gold“ (USA)
  10. SANGRE DE MUERDAGO - "Onde As Almas Van A Morrer " (GAL)
  11. HEKATE - "Mithras Garden“ (GER)
  12. ELIWAGAR - "Rittet Til Nordariket“ (NOR)
    Hora 2
  1. TROBAR DE MORTE - "The Pagan Way" (ESP)
  2. SAGENHAFT - "A Long Forgotten Legend" (IT)
  3. LEIDUNGR - "Urnord " (SWE)
  4. STORMFÄGEL - "Halesong” (SWE)
  5. DIN BRAD - "Îmbrăţişat De Dor” (ROM)
  6. STRYDWOLF - "Dunkle Wälder” (NED)
  7. STRYDWOLF - "Night Cometh On” (NED)
  8. STEIN - "Unbekümmert“ (GER)
  9. FRATMÜNDT - "Hüfifirn” (SUI)
  10. FALKENSTEIN - "Ewiger Mald” (FR)
  11. WERKRAUM - "La Marmotte” (GER)

quarta-feira, 3 de julho de 2013

[EVENTO] Proposta para o fds

Com o aproximar da época dos festivais as propostas multiplicam-se, e hoje trazemo-vos mais um excelente evento a realizar-se na República Checa. Falamos do Festival Hradby Samoty (ou Walls Of Solitude, como também é conhecido) que chega este ano à sua quarta edição.

Ao longo dos dias 5 e 6 de Julho teremos um largo conjunto de excelentes propostas no belo enquadramento do Castelo Veveri em Brno. O palco principal contará com um alinhamento de nomes consagrados do panorama internacional e estrelas da cena local, enquanto o segundo palco contará com a presença de artistas menos conhecidos e de DJ's que manterão a festa animada durante o fim-de-semana.

No dia 5 teremos então no palco principal a presença dos Charming Assistant, Napalmed, Alfarmania, Tabor Radosti, Raison d'Etre, Allerseelen, Deutsch Nepal e Instinct Primal. Já no dia seguinte teremos os Opening Performance Orchestra (que curiosamente fecham o festival), Einleitungszeit, Teatro Satanico, Bocksholm, :Of The Wand And The Moon:Lahka Muza e Aidan Zaal.

Um evento que promete, num ambiente fantástico, a lembrar o Festival Entremuralhas em Leiria. Se estiverem pelas redondezas, não deixem de marcar presença.

terça-feira, 2 de julho de 2013

[NOTICIA] Um café com pequeno atraso

Depois de um pequeno atraso técnico, já está disponível a emissão número 77 do Cafe Europa, que foi originalmente para o ar no passado dia 24 de Junho. Uma emissão particular, como vamos já perceber.

Com uma selecção musical centrada no minimalismo, é dado destaque aos principais nomes do género como Philip Glass, Steve Reich, Terry Riley, Michael Nyman ou Wim Mertens, vultos cuja obra fala por si própria. E que agora podemos também apreciar nesta emissão, descarregando o ficheiro aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. PHILIP GLASS - "Knee Play 5" (USA)
  2. PHILIP GLASS - "Opening" (USA)
  3. PHILIP GLASS - "A Gentleman's Honor (vocal)" (USA)
  4. PHILIP GLASS - "Forgetting" (USA)
  5. STEVE REICH - "Music for 18 Musicians (Pulses + Section I & II)" (USA)
  6. STEVE REICH - "The Desert Music - 4th Movement" (USA)
  7. TERRY RILEY - "In The Summer" (USA)
  8. TERRY RILEY - "In C (excert)" (USA)
    Hora 2
  1. MICHAEL NYMAN - "The Disposition Of The Linen" (GB)
  2. MICHAEL NYMAN - "Memorial" (GB)
  3. MICHAEL NYMAN - "Franklin" (GB)
  4. WIM MERTENS - "Humility" (BEL)
  5. WIM MERTENS - "The Fosse" (BEL)
  6. WIM MERTENS - "4 Mains" (BEL)
  7. WIM MERTENS - "Struggle For Pleasure" (BEL)
  8. ARVO PÄRT - "Es Lang Vor Langen Jahren (For Alto, Violin And Viola)" (EST)
  9. ARVO PÄRT - "I Am The True Vine" (EST)
  10. JOHN ADAMS - "Hoodoo Zephyr" (USA)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

[NOTICIA] Uma visita aos bosques num dia quente de Verão

A primeira vez que tivemos contacto com os Arrowwood foi com o lançamento repartido com os Novemthree em 2007, um disco muitíssimo interessante. Foi no entanto preciso esperar até agora para termos um novo disco de originais do projecto de Chelsea Robb, que nos chega via Merlins Nose Records.

"Beautiful Grave" é descrito pela banda como um sonho sobre um sonho na floresta. Esta recorrência torna-se visível ao longo das 13 faixas do disco, já que nos criam um mundo imaginário de onde é muito complicado sair. Um mundo em que a Natureza é rainha, mas onde os contos de fadas também têm o seu espaço.

Uma sonoridade etérea e frágil é o que podemos encontrar neste trabalho, reflexo aliás do mundo que representa. Atmosferas rituais, com vocalizações impressionantes, criadas por um largo conjunto de instrumentos acústicos que se enquadram perfeitamente no espírito que se pretende criar. Um disco de música calma, para os quentes dias de Verão, mas dotado de uma sensibilidade e beleza impressionantes.

Está disponível num versão em CD e duas versões vinil - a primeira em vinil de 180g com gatefold com muito bom aspecto, a segunda em splatter verde e preto limitada a 100 cópias. Qualquer uma delas apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Under Root A Winding Stair
  2. Midnight Carnival
  3. Dreaming Knoll
  4. Goblin Market
  5. Northwood
  6. Ballad Of The Hanged Men
  7. Foxglove Meadow
  8. Greenwood Bird
  9. Sonnet 87
  10. Beautiful Grave
  11. We Are Dark Wells
  12. The Stag's Head
  13. Flowerleaf Coffin