quinta-feira, 4 de junho de 2015

[NOTICIA] Em direcção à escuridão sideral

Há que o assumir: temos um fetiche por Dark Ambient inspirado no espaço sideral. Tudo parece fazer sentido no contexto dessa imensidão infinita, com uma banda sonora apropriada. É como olharmos ao mesmo tempo para o infinito do que nos rodeia e a singularidade da nossa centelha interior. Não se consegue explicar por palavras, mas é uma força que se sente.

Por isso o novo disco de Sphäre Sechs gere expectativa deste lado. "Endeladus" surge com selo Malignant Records e propõe-se explorar vastidões ainda não tocadas no seu trabalho anterior, já de 2012. Este projecto paralelo de membros dos Phelios promete e cumpre.

O elemento comum às 7 faixas aqui é a componente Dark do Dark Ambient. O espaço sideral é frio, inóspito, desprovido de vida, e esse sentimento está latente nas composições, tornando-se quase palpável. Mas, ao mesmo tempo, é uma inspiração para auto-superação, para descoberta, para exploração. O que o oceano foi há séculos atrás, é hoje o espaço sideral. Resta saber se seremos capazes de o desbravar como os nossos antepassados quando descobriram novos mundos para o mundo.

O disco é apresentado num digipack de 4 painéis, com um excelente trabalho gráfico, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Enceladus I
  2. Enceladus II
  3. Enceladus III
  4. Enceladus IV
  5. Enceladus V
  6. Enceladus VI
  7. Enceladus VII

Sem comentários: