domingo, 31 de maio de 2009

[NOTICIA] Luar de Veneza

Os Having Thin Moonshine são um recente projecto oriundo de Veneza. Formados em 2006, para além de terem um nome peculiar apresentam também outros pergaminhos que os podem tornar rapidamente num dos nomes mais conhecidos da cena Italiana.

Para isso a Ark Records acabou de lançar o seu disco de estreia homónimo, depois de uma demo de 5 temas ter despertado a sua atenção. A sonoridade criada por Piero (violoncelista de profissão mas aqui explorando a guitarra acústica) assenta numa matriz Folk / Darkwave, muito bem complementada pela voz feminina de Alessia e a secção de percussão de Dario (no baixo) e Jacopo (na bateria).

Liricamente exploram várias visões pessoais e introspectivas, incluindo drama cénico e algumas incursões nos clássicos, como é o caso de Oscar Wilde. O facto de cantarem em Inglês pode também ajudar na sua ascensão, mas quando a qualidade está lá, tudo o resto se torna acessório.

A primeira edição de "Having Thin Moonshine" é editada em digipack e limitada a 600 cópias, apresentando o seguinte alinhamento:
  1. Salomé
  2. Giblets of Sorrow
  3. Point of View
  4. Fake Promises
  5. Lifeless Eyes
  6. Kidding
  7. Vanishing
  8. Nobody
  9. Skeleton in a red Phone Box
  10. Confidence
  11. Jingle
  12. Little Progress

sábado, 30 de maio de 2009

[EVENTO] Edição de 2009 do Mithras Garden

O festival Mithras Garden é um dos que mantém um cartaz muito forte de edição para edição, sendo que a deste ano não é excepção à regra.

Desta feita cabe aos (geniais, digo eu) Ordo Rosarius Equilibrio encabeçarem as hostilidades, com a presença também dos Spiritual Front (ou neste caso um espectáculo especial acústico a solo de Simone Salvatori, o mentor do projecto), dos Triarii e dos Novalis Deux.

O festival decorrerá na cidade de Zwickau, no Leste da Alemanha, perto de Leipzig e da República Checa, no Clube BPM. Com início previsto para as 20h30m, terá ainda a presença do DJ Dominus Dolorum para continuar a animar a noite depois dos concertos terem acabado.

Com um cartaz destes e uma localização propícia, nada como começar a preparar a logística para o final de Setembro - deve-se estar bem por Zwickau nessa altura.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

[NOTICIA] Arquitectos solares

"The Incarnation Of The Solar Architects" é o mais recente trabalho dos Inade, de volta à Loki Foundation depois de terem passados os dois últimos anos noutras casas editoriais.

Conceptualmente, este novo disco dos Germânicos explora um mundo por detrás do nosso mundo, misterioso e secreto, um espaço que respira ecos e lamúrias infinitas e onde espelhos reflectem imagens de vastidão cósmica. Arrojado, no mínimo, mas adequado à sonoridade aqui explorada, em que o som é transformado até se tornar um com a escuridão do nosso próprio ser.

Uma banda sonora apropriada à desolação, mas também à introspectiva - se a nossa individualidade é um espaço a ser explorado, este é um cometa que nele vagueia infinitamente percorrendo constelação após constelação para nosso gáudio sonoro. E também visual, já que a edição especial de "The Incarnation Of The Solar Architects" vem acompanhada de um CD adicional e também de um DVD, onde o conceito do trabalho é expandido e explorado convenientemente.

De qualquer forma, e como essa edição especial é bastante limitada, a versão normal em digipack de 6 painéis é também bastante apelativa, apresentando o seguinte alinhamento:
  1. The Engine of the Mind
  2. Abandoned Inferno
  3. A Lefthanded Sign
  4. Altar to the Unknown
  5. The Tellurian Vortex
  6. The World Behind the World
  7. From the Angle of Aleph
  8. The Veil of Eternal Unity
  9. Canon of Proportion
  10. Aion Teleos

quinta-feira, 28 de maio de 2009

[EVENTO] Concerto de apresentação de Rome


Depois de falarmos sobre o lançamento do novo trabalho dos Rome, temos o prazer de apresentar um concerto bastante especial para comemorar esse marco na carreira da banda.

Com a organização a cargo de L'Affaire Fatale, será no próximo dia 27 de Junho que o evento terá lugar, no Clube 7er em Mannheim (perto da fronteira Francesa). As portas abrem às 21h30m e o concerto propriamente dito começa 1h depois, com um preço de entrada bem convidativo.

A noite continuará a ser animada depois do concerto por uma equipa de DJ's, e podemos também encontrar algum material de merchandising, com enfoque natural no novo trabalho dos Rome.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

[NOTICIA] Na Austrália também há florestas

Na vaga do Black Metal Norueguês do final do século passado alguns nomes de relevo na "costela" mais Dark Ambient ou Atmosférica do movimento foram permanecendo connosco ao longo dos anos. Com Burzum à cabeça, mas recheado de outros bons nomes, esse movimento alargou-se também a cantos do planeta tão remotos como a Austrália - neste caso, com Striborg como nome incontornável.

Com uma carreira recheada de lançamentos, desde a primeira demo em 1997 passando por vários longa-duração, chega-nos agora através da Displeased Records "Perceiving The World With Hate" para continuar a senda tortuosa de Sin Nanna, o mentor do projecto e uma das personagens mais carismáticas do movimento.

O que temos aqui é mais de 1 hora de depressão, melancolia e muita atmosfera sombria, entroncando na matriz Black Metal ambiental alguns elementos Doom que trazem um dinamismo diferente a este registo. Movendo-se conceptualmente numa floresta ocupada por fantasmas, Sin Nanna recorre aqui à participação de Malefici (dos Xasthur) em 3 das faixas, para o ajudar a criar um trabalho que exige a nossa atenção e que nos desvia do padrão normal da "música que acompanha outra coisa que fazemos" para "música que tem que ser ouvida por si só". Não é só calor e marsupiais que nos chegam da Grande Ilha...

Embalado em caixa DVD, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. The Dark Forest's Embrace
  2. Trails of Desolation
  3. Call of The Redwood Forest
  4. Origin of Paranormal Possibilities
  5. Etherial Moon
  6. Negative Emanations
  7. When the Moon and the Earth Collide into the Sun
  8. Perceiving the Wold with Hate
  9. The End

terça-feira, 26 de maio de 2009

[NOTICIA] Finalmente novas das Rosas

Vai finalmente ser lançado o primeiro registo do projecto dinamarquês Die Weisse Rose. Depois de aparições em diversos festivais europeus e até uma passagem por Portugal, em Dezembro do ano passado, chega no final deste mês o primeiro álbum desta banda que já alcançou um buzz à sua volta.

Quem teve oportunidade de presenciar a performance de Thomas ao vivo sabe que já tem muita força, envolvendo o público no seu mundo bem teatralizado, arranjado ao pormenor, cheio de elementos visuais a acompanhar os sonoros.

Lançado pela Cold Meat Industry, este trabalho intitula-se "A Martyrium Of White Roses" e conta com a presença de músicos convidados, tal como Marco Deplano (Foresta di Ferro), Gerhard (Allerseelen), Kim Larsen (Of the Wand and the Moon) , entre outros.

A sonoridade suave, juntamente com militarista foi preparada ao milímetro, seguindo métricas e melodias, sons orquestrais e elementos electrónicos. Uma combinação que resulta num conjunto de excelência.

Este álbum vai ser lançado de várias formas, agradando aos mais variados fãs. Pode-se encontrar em formato digipack com um booklet de 24 páginas, ou em formato vinil. Este último pode ser adquirido em 3 cores diferentes, sendo estas limitadas: na versão em preto é limitado a 333 cópias, na versão branco a 133 cópias e na versão verde também limitado a 133 cópias. Agora a dificuldade é escolher...

Fica o alinhamento das 8 músicas:
  1. A Martyrium Of White Roses
  2. Im Nebel
  3. The Solitary Volcano
  4. Letzter Wille
  5. Unser Leben Geht Dahin Wie Ein Geschwätz
  6. At The Doorsteps Of Our Temple
  7. Nicht Schuldig
  8. As The Last Of The Petals Are Shattered

segunda-feira, 25 de maio de 2009

[NOTICIA] Mais um presente de Jarboe

Felizmente há artistas que não nos deixam de surpreender. A dedicação de Jarboe à sua arte é verdadeiramente notável, principalmente vinda de alguém que dificilmente teria alguma coisa a provar, com uma carreira já estabelecida atrás dela numa das mais seminais bandas da história da música.

Mas Jarboe não deixa os seus créditos por mãos alheias, e continua a sua senda musical como se estivesse a editar o seu primeiro disco. Depois de "Mahakali", um trabalho soberbo, ter sido editado, ela continua a explorar o conceito desse trabalho em lançamentos complementares. Primeiro foi "The Dark Consort", na edição especial em caixa, e agora é "Durga & Her Smile Of Radiant Vengeance".

Este novo CDr, apenas disponível através do seu site, contém 7 novas peças emocionais que reflectem a experiência de "Mahakali". Foram trabalhadas durante e após as gravações do referido disco como parte da visão global do conceito desse trabalho, e incluem uma faixa que foi criada enteiramente através da voz de Jarboe, na senda da transformação de um ser humano no grito primordial. Não é por acaso que lhe chamam A Voz.

Mas esta corrente de novos lançamentos não vai ficar por aqui, já que um novo CDr está já em preparação. "Daksinakali" de seu nome, será mais uma continuação do conceito referido e motivo para voltarmos a Jarboe daqui a algum tempo... em preparação para a sua visita ao nosso país.

domingo, 24 de maio de 2009

[NOTICIA] Deleyaman com distribuição nacional

Os Deleyaman são muitas vezes apontados como a banda capaz de preencher o espaço vazio deixado com a dissolução dos Dead Can Dance. Para além da discussão de se o colectivo Francês/Americano tem pés suficientemente grandes para estes sapatos ou não, interessa pelo menos manter um ouvido atento ao que vão fazendo. Neste caso, com um novo trabalho de originais.

Intitulado "Fourth, Part One" é, como o nome indica, o 4º registo de originais da banda e será lançado em duas partes para evitar o lançamento de um disco duplo demasiado grande (ou pelo menos assim o consideraram). Editado pela TTo Records nos Estados Unidos, tem a particularidade de ter o licenciamento Europeu a cargo da nacional Equilibrium Music, que se afirma cada vez mais como uma das melhores editoras a nível global no espectro de música que gostamos de falar por aqui.

Mas voltando aos Deleyaman, a sua música não é facilmente categorizável. Com traços de Darkwave, Etéreo, Gótico ou Folk, o ambiente deste novo registo é um pouco diferente dos seus antecessores. Com recurso a instrumentos tradicionais exóticos, como o Duduk Turco, e o recurso a diferentes idiomas nas vocalizações, as 11 composições que fazem parte deste 1º volume apresentam uma banda mais madura e que merece ser ouvida. Para além de comparações óbvias, porque merecem o seu espaço próprio.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Book of Change
  2. Stay On
  3. Roses
  4. Aravod Luys
  5. Be Still
  6. Temples
  7. Somehow
  8. Jardin
  9. Fill My Heart
  10. Traffic Lights
  11. Arev Tibav

sábado, 23 de maio de 2009

[EVENTO] Jarboe também no Porto

Depois de termos anunciado a vinda de Jarboe ao nosso país para uma data única em Lisboa, a Anomalia Productions anunciou uma data também no Porto para podermos disfrutar da Voz na Cidade Invicta.

Assim, no dia 16 de Junho Jarboe subirá ao palco do Passos Manuel para um concerto a não perder. Às 22h30m, e antecedendo esse actuação, teremos a presença dos Gregos Naermataron, praticantes de um Black Metal melódico que promete.

Adicionalmente, no dia anterior em Lisboa, os Nachtmysticum foram obrigados a cancelar a sua tour e foram substituídos pela Inglesa Rose Kemp, numa noite que também promete ser muito especial.

Seja onde for, com quem for, e quando for, uma coisa continua sempre a ser uma certeza: um concerto de Jarboe é uma experiência intensa que não pode ser perdida!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

[NOTICIA] Último acto, até agora esperamos...

Os Ianva têm tido uma carreira bastante atarefada: desde a edição do primeiro trabalho em 2005 (um CDr que funcionou como demo e apresentação ao público) têm publicado um disco por ano apesar de terem apenas um longa-duração editado até agora. Mantendo a mesma médida, editam este ano "Italia: Ultimo Atto" que corresponde ao seu segundo disco de originais.

Através do próprio selo Antica Fonografia Il Levriero e da Alpha South, este disco tem um conceito no mínimo ambicioso: descreve Itália como a protagonista de uma peça, em que a cada acto corresponde um marco na história do seu país natal nos último 60 anos, pela perspectiva dos humildes, dos idealistas, das pessoas honestas - descritas pelos próprios como os "eternos derrotados".

Aliado ao poderoso conceito lírico temos provavelmente a melhor música criada pelos Ianva até agora. A típica sonoridade mediterrânea, misto de Folk e Cabaret que os Transalpinos têm vindo a refinar, é complementada com um sentido épico e de grandiosidade que se adequa bem ao disco em questão, criando 70 minutos de música dramática, evocativa e digna da memória de uma nação - nem que em declínio.

A primeira edição é limitada e apresentada num digibook com livreto de 28 páginas, contendo o seguinte alinhamento:
  1. Prologo
  2. Dov'Eri Tu Quel Giorno?
  3. Galleria Delle Grazie
  4. Negli Occhi D'Un Ribelle
  5. La Stagione Di Caino
  6. Luisa Ferida
  7. Bora
  8. In Compagnia Dei Lupi
  9. Pasionaria
  10. Cemento Armato
  11. Piazza Dei Cinquecento
  12. L'Estate Dei Silenzi
  13. Italia Ultimo Atto – Epilogo

quinta-feira, 21 de maio de 2009

[NOTICIA] Nova colaboração para Reutoff

Depois de 3 volumes bem conseguidos de uma série de colaborações com alguns dos seus amigos, os Reutoff editam agora pela Ewers Tonkunst o 4º volume, em parceria com os Deutsch Nepal.

"Kreuzung Vier" é composto por 3 faixas de Reutoff baseadas em material dos Deutsch Nepal e um conjunto de outras tantas faixas intitulado "Jigsaw Puzzeling with a Dismembered Reutoff" em que os papéis se invertem. Como tem sido habitual nesta colecção, a edição é limitada e apresentada numa embalagem em cartão com o logo dos Reutoff em relevo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Reutoff - Eating the Dust
  2. Reutoff - Land of Outcast
  3. Reutoff - Mutual Death
  4. Deutsch Nepal - Prehistorical Bulldozer Delivering Service
  5. Deutsch Nepal - The Carnivorous Jigsaw Puzzle
  6. Deutsch Nepal - The Beast of Reutoff

quarta-feira, 20 de maio de 2009

[NOTICIA] Novo lançamento dos ASP

Pessoalmente, considero os ASP uma das propostas mais refrescantes de sempre no panorama Electro / Gótico / Darkwave / inserir-aqui-estilo-desejado, e sem margem para dúvida uma das mais regulares bandas a nível editorial, aliando à qualidade sonora uma impressionante mais-valia a nível de cada lançamento - das bandas que merecem que se compre a embalagem completa (para quem não acredita lá muito na ideia de ter o original).

Por isso cada novo lançamento do colectivo Germânico é um momento de emoção. Desta feita cabe a "Von Zaubererbrüdern" a luz da ribalta, novamente pela mão da Trisol. Um registo ao vivo dos concertos unplugged dados pelos ASP na promoção de "Zaubererbruder – Der Krabat-Liederzyklus", num formato fora do normal na carreira do ASP e um momento mágico para quem teve o privilégio de o presenciar.

Este lançamento marca também a estreia dos ASP num novo formato: o Blu-Ray. A qualidade superior que este formato proporciona é perfeitamente adequada à qualidade sonora e visual com que os ASP nos brindam, e faz justiça à representação de um espectáculo ao vivo da banda. Está também disponível em triplo CD e em duplo DVD acompanhado do referido triplo CD. A escolha final caberá a cada um, importante é não deixar passar este marco em claro.

Podemos encontrar em "Von Zaubererbrüdern" o seguinte material:
  • 170 minutos de concerto ao vivo, o espectáculo completo da tour
  • 8 músicos a interpretarem 24 músicas, incluindo material bónus
  • Filmagem na Christuskirche em Bochum (Alemanha) recorrendo a uma equipa de 15 técnicos
  • 5 câmaras diferentes em alta resolução para nos trazerem todo o detalhe possível
  • Pós-produção totalmente digital para garantir a máxima qualidade possível
  • Visualização em FullHD
  • Extenso material bónus: making-of, excertos de gravações, trailers de vídeos e muito mais
  • Qualidade sonora Dolby Digital 5.1 e stereo
É preciso dizer mais alguma coisa? Essencial!

terça-feira, 19 de maio de 2009

[NOTICIA] As flores da Primavera

"Flowers from Exile" é o novo longa-duração da banda luxamburguesa ROME. Este é assim o seu quarto álbum de originais desde a sua formação em 2006.

Depois de passarem por sonoridades mais agressivas, com partes fortemente militaristas e apocalípticas, os ROME enveredaram por algo mais melancólico e épico. Este trabalho continua a contar histórias de exílio de forma fatalista e envolto num ambiente negro, de perda e solidão, mas sempre com a esperança e força renovada.

Algumas músicas utilizam guitarras de flamengo e alguns samples de batidas para acompanhar o melodrama introduzido pelas letras. A vocalização de Jerome Reuter e os arranjos musicais de Patrick Damiani levam a audiência a acalmar os seus espíritos e serenar o seu coração neste conjunto composto por 12 músicas cujos títulos seguem em baixo.
  1. To a Generation of Destroyers
  2. The accidents of Gesture
  3. Odessa
  4. The secret sons of Europe
  5. The hollow self
  6. A legacy of unrest
  7. To die among strangers
  8. A culture of fragments
  9. We who fell in Love with the sea
  10. Swords to rust - Hearts to dust
  11. Flowers from exile
  12. Flight in formation

segunda-feira, 18 de maio de 2009

[EVENTO] Dark Sanctuary em rara aparição ao vivo

Os Dark Sanctuary são conhecidos pela bela música que fazem, mas não propriamente pelas frequentes aparições ao vivo. Por isso ser de realçar um concerto do projecto Francês quando ele ocorre.

Desta feita o único concerto que o colectivo Francês dará em 2009 está previsto para o dia 3 de Outubro, na igreja de St. Pancras em Londres - um local especial, para um concerto que promete ser memorável. É também a primeira aparição dos Dark Sanctuary no Reino Unido, e um excelente pretexto para (continuar a) tirar partido das viagens low-fare de Portugal para Inglaterra.

domingo, 17 de maio de 2009

[NOTICIA] Uma invocação de magia negra

Não deve ser novidade por esta altura a excepcional capacidade da Radical Matters para nos trazer edições fora do normal e sempre de altíssima qualidade. Desta feita falamos de "Black Industrial Grimoire: Arcani Vmbrarum Regni Si.Vm E.T A V Vm (Silence Is Golden)", uma compilação criada com o propósito de canalizar a ritualística da magia negra.

Com a participação de alguns dos mais conceitados nomes no panorama Industrial negro e opressivo, com MZ.412 e Henrik Nordvarg Bjorkk como catalisador, este lançamento é composto por um CD empacotado num digipack feito à mão, um CDr num invólucro semelhante, um altifalante (includindo os cabos necessários para ser ligado à aparelhagem), um espelho negro, um hexagrama e alguma literatura em papel, tudo albergado num slipcase de alta qualidade. Impressionante.

O CD contém uma espécie de álbum conceptual feito a partir de participações individuais, que se compõe como um grimório para a prática da magia ritual baseada numa antiga forma de divinação, com o som como catalisador da experiência, claro. O conteúdo do CDr foi desenvolvido a partir das composições originais contidas no outro disco, em que cada uma das faixas foi explicitamente de-composta para criar uma invocação demoníaca a partir do som. Para isso, uma prévia manipulação em estúdio para amplificar as frequências extremamente baixas nas gravações originais foi captada com microfones especiais num espécie de sessão ao vivo no dia 8 de Novembro de 2008. Um verdadeiro ritual que podemos agora ter o privilégio de ouvir.

A edição é limitada a 333 cópias, e vai haver também uma edição ainda mais especial, assinada e limitada a 13 cópias. Seja qual for a que escolham, garantam apenas que não perdem esta oportunidade.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD - Black Industrial Grimoire
  1. Drakh - Numerevil
  2. Gnaw Their Tongues - Bleeding Like Dogs
  3. Steel Hook Prostheses - The Invokation Of Merihim
  4. Breath Of Chaos - Nothing Remains The Same
  5. Melek-Tha - Haborym
  6. Ordo Tyrannis - Choronzon Aria
  7. Batcheeba - Lemegeton Placenta
  8. Michael W. Ford - Invocation To Ahriman
  9. Deadwood - 218
  10. Grauen Pestanz - Voluptus A Letum
  11. Utarm - Crushing Infinity
  12. Telestherion com Wildness Perversion - Grimoire.XIII
  13. Mz.412 - Cursed In The Name Of Enki
    CDr - M.M.M.M.I. - Mysteria Latomorum
  1. I
  2. II
  3. III
  4. IV
  5. V
  6. VI
  7. VII
  8. VIII
  9. IX
  10. X
  11. XI
  12. XII
  13. XIII

sábado, 16 de maio de 2009

[EVENTO] E já que estamos numa de concertos...

...porque não aproveitar para falar também na próxima oportunidade de ver os Von Thronstahl ao vivo?

Vai acontecer já no próximo dia 20 de Junho, em Varsóvia na Polónia, no clube Metal Cave, uma oportunidade para ver ao vivo um dos mais entusiasmantes e controversos projectos musicais dos últimos anos, acabadinhos de estrear um novo disco.

Nessa mesma noite marcarão presença também os Krepulec, como bom acompanhamento de um prato principal já de si bem apetecível.

Um pouco fora do tradicional circuito Europeu, mas Varsóvia é um belo destino para uma visita e um bom concerto - e o tempo deve estar bom por essa altura, também. Aproveitem.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

[EVENTO] Uma boa proposta para o final do mês

Se não tiverem um bom programa para o final do mês, que tal considerar uma viagem a Amesterdão e aproveitar para dar um saltinho a Amstelveen (que é lá pertinho) no dia 22 de Maio?

Se o fizerem vão ter a oportunidade de ver um concerto que promete, no belo P60 (por onde grandes nomes já passaram). Nessa data teremos a presença dos Rome e dos H.E.R.R., para uma noite de excelente música com dois dos melhores projectos da actualidade.

E, claro, aproveitar um fim-de-semana na cidade de todas as liberdades também é uma boa desculpa para a deslocação... :)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

[NOTICIA] Re-edição ao vivo

A banda Attrition não precisa de qualquer apresentação, pois os seus trabalho já datam de 1982!

Depois do seu último trabalho "Kill The Budha!", é agora lançado um álbum ao vivo de músicas que fizeram parte do álbum que saiu em 1999 "Herectic Angels". Sendo assim o título deste trabalho é "Herectic Angels - Live in the USA".

O álbum original tinha sido apenas lançado na Europa, numa edição limitada a 666 cópias e esgotou! Esta nova edição é dedicada a William Tucker (antigo guitarrista dos Ministry) e foi re-masterizada, houve um novo trabalho gráfico e o lançamento cabe à editora da própria banda, a Two Gods.

Neste lançamento podem ouvir 11 versões ao vivo de músicas dos Attrition dos anos 90, que foram gravadas na tour "Jeopardy Maze" nos Estados Unidos em 1999.

Fica a lista de músicas que podem ouvir no CD:
  1. Ladies and Gentlemen
  2. Prelude
  3. Acid Tongue
  4. Right Hand Man
  5. Atomizer (Custom Mother)
  6. The Second Hand
  7. I Am (Eternity)
  8. Lip Sync
  9. The Mercy Machine
  10. Interference
  11. A Girl Called Harmony

quarta-feira, 13 de maio de 2009

[NOTICIA] Outra visão do mundo

Recentemente revelamos o lançamento de uma edição conjunta pela Ahnstern e que contava com a participação de 3 bandas, entre as quais os Àrnica.

Agora a solo a banda de Barcelona tem um novo trabalho, o seu primeiro de longa duração, intitulado "Viejo Mundo".

Este trabalho mostra a sua visão das culturas ibéricas e das suas tradições, as batalhas travadas nos montes gelados e nas planícies quentes, as montarias pelos campos primaveris e a chamada às armas.

Todas as letras são em catalão e a complementar juntam-se instrumentos como acordeão, guitarras, flautas e percurssão. Ocorre a criação de uma atmosfera selvagem e rural de folk alpino!

As 12 músicas do álbum têm o seguinte nome:
  1. Última Hoguera
  2. Ilmatar
  3. Urogallo
  4. Danzas De Guerra
  5. Tu Tierra
  6. Hijo De Deva
  7. El Trashumante
  8. Aguarda
  9. Caballos Solares
  10. Tormenta
  11. Galdr
  12. Tu Miedo
Irá também haver uma edição em caixa de madeira (já típica!) com um 3''Cdr de bónus e limitada a 200 cópias. Há a colaboração de 3 nomes pesados em 3 músicas:

-Dimo Dimov (Svarrogh)
-Max Percht (Sturmpercht)
-Andrew King

terça-feira, 12 de maio de 2009

[NOTICIA] Força da Natureza

O projecto Falkenstein apresenta no final deste mês o seu novo trabalho intitulado "Kraftort". Ainda no início de actividade, este é o terceiro álbum de originais desta banda alemã e é puro folk!

As letras baseiam-se na floresta, as árvores, fadas e feiticeiros, a mitologia ancestral cravada na pedra e perpetuada para todo o sempre. As lendas do sul da Alemanha alcançam nova sonoridade.

A acompanhar o destino dos antepassados e o seus locais de culto a guitarra acústica e as vozes suaves transformam as letras em música festiva e também melancólica colocando-nos em harmonia com a deusa natura.

A juntar a toda a vertente folk e pagã existe uma parte apocalíptica, em que as letras reflectem a nossa história e são cantadas pelos nossos descendentes... um vislumbre do futuro!

Este CD vem acompanhado por um booklet, mas se quiserem esperar mais um pouco pelo início de Junho podem obter esta edição em caixa de madeira e com um bónus - um 3''Cdr e uma runa de madeira, sendo esta edição limitada a 100 cópias.

Fica o alinhamento:
  1. Die alte Norne
  2. Trudenritt
  3. Die letzte Reise
  4. Am Ende wird Anfang sein
  5. Kraftort
  6. Eihwaz
  7. Ewiger Wald
  8. Kornmuhme
  9. König von Thule
  10. Sommer

segunda-feira, 11 de maio de 2009

[NOTICIA] Uma experiência intensa

Depois de se ter estreado no ano passado com "Injustitia Est Commodatum", Stefan S. regressa com um novo disco do seu projecto Langemarck, desta feita intitulado "The Malta Experience" e editado pela Skull Line.

Conhecido pela sua colaboração com os Von Thronstahl, Stefan explora em Langemarck uma sonoridade marcial com elementos neofolk e umas pitadas de electrónico/industrial. O novo disco continua essa senda musical, complementada com uma forte componente ritual e uma intensidade forma do normal. Um projecto que merece ser descoberto.

Para os que já o fizeram, a Skull Line preparou uma edição especial de "The Malta Experience", limitada apenas a 25 cópias envolvidas em veludo e contendo um botão e um CD 3'' adicional, com faixas extra. Apressem-se se o quiserem ter, ou então fiquem com uma cópia da edição regular - sem extras, mas igualmente válida.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Hymn
  2. Laferla Cross
  3. Mosta
  4. Dwejra Lines
  5. Siggiewi
  6. Hagar Qim
  7. Hal-Saflieni (Hypogäum)
  8. Luqa
  9. World Heritage
  10. Sah-ha

domingo, 10 de maio de 2009

[NOTICIA] Se um Howden é bom, dois é melhor

Matt Howden tem vindo ao longo dos anos a habituar-nos a trabalhos de qualidade superior, quer em nome próprio quer com o projecto Sieben, deixando bem vincado o seu virtuosismo com o violino, também "emprestado" a outros projectos de renome.

Desta feita associou-se ao seu pai para nos trazer "The Matter Of Britain" pela mão da PRE Recordings. Escrito por Keith Howden, contém dois conjuntos de poemas: "The Matter Of Britain", recorrendo ao imaginário das lendas Arturianas, e "Witchwords", enraízado nos mitos de bruxaria da sua Lancashire natal.

Para cada um dos poemas Keith criou uma ilustração específica, tendo também feito a declamação no CD que acompanha o livro, com música de Matt. O resultado é uma atmosfera neoclássica em que o poder dos poemas se entrelaça de forma sublime nas notas tocadas.

O livro é disponibilizado em formato capa dura, com uma excelente produção da editora Romana, e é limitado a 500 exemplares. O disco que o acompanha contém o seguinte alinhamento:
  1. The Matter Of Britain I
  2. The Matter Of Britain II
  3. The Matter Of Britain III
  4. The Matter Of Britain IV
  5. The Matter Of Britain V
  6. The Matter Of Britain VI
  7. The Matter Of Britain VII
  8. Demdike
  9. Chattox
  10. Demdike Sings The Moor's Season
  11. Witchwords
  12. Flying Ointment
  13. Fellchant For Two Voices

sábado, 9 de maio de 2009

[NOTICIA] Folk de França em alta

Vários projectos Franceses no espectro Folk tradicional têm suscitado a nossa atenção nos últimos tempos, o último dos quais chamado Eliwagar, o fruto da mente de uma mulher - Runahild.

Depois de alguns trabalhos editados pela própria banda, "And The Ancestral Pagan Flame Shall Never Fade" surge pela mão da In The Morningside Records e apresenta-nos o continuar da senda Neo-Folk que o projecto Eligwar tem vindo a singrar.

Fortemente inspirada pela tradição Pagã que corre nas suas veias, Runahild cria aqui 16 hinos dedicados à Natureza e às divindades ancestrais, recorrendo a instrumentos tradicionais para fazer passar a todos os interessados uma sonoridade que habita no nosso subconsciente colectivo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Northern Wind
  2. Runic Stone
  3. Myth From The Mountains
  4. From The Deepest Darkness Rises The Strongest Light
  5. Tales From A Forgotten Folk
  6. Sacred Mead From The Pagan Mountains
  7. When Victorious They Rode The Seas
  8. Berkana
  9. And The Ancestral Flame Shall Never Fade
  10. Battle Song
  11. Horns Raised On Glorious Nights
  12. Vogesen
  13. Invocations Of Tyr And Odin At The Dawn Of War
  14. The Thousand Swords Of The Sunwheel
  15. Tiwas Carved On Shields
  16. Autumn Equinox

sexta-feira, 8 de maio de 2009

[NOTICIA] Sonne Hagal em formato DVD

Edições DVD de algumas das nossas bandas preferidas não são propriamente comuns, pelo menos quando comparado com outros estilos musicais, o que torna "Only Echoes Remain" ainda mais especial. O novo lançamento dos Sonne Hagal contém uma filmagem profissional do concerto que deram em Outubro de 2008 em S. Petersburgo e é um DVD definitivamente a juntar à colecção.

Lançado pela Der Angriff (como seria de prever, dado o concerto em causa), a performance em causa foi filmada com várias câmaras e gravada profissionalmente, garantindo a máxima qualidade visual e sonora ao longo das 17 faixas desta actuação ímpar, como os Sonne Hagal merecem.

Com pouco mais de 1 hora de duração, o acabamento faz lembrar um lançamento em vinil com a sua capa em cartão e runa em relevo, para o tornar ainda mais apetecível - se isso fosse necessário, claro. A edição é limitada a 500 exemplares, por isso não deixem passar a oportunidade de poder apreciar sempre que quiserem as maravilhosas melodias deste projecto Alemão.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

[NOTICIA] Neo-Folk Russo em sintonia com a Natureza

"Covering For Solace" é o disco de estreia dos Sunset Wings, uma banda de Königsberg (Rússia) que se enraíza firmemente no espectro Neo-Folk. Inspirada pelas pérolas da poesia Britânica e pelas suas baladas, assim como pela arte Pré-Rafaelita, este disco leva-nos numa viagem a mundos de fantasia, sonhos, melancolia e um desespero algo adocicado.

Editado pela Polaca Wrotycz Records, os Sunset Winds colocam-se a par com outros nomes sonantes do Dark Folk Russo, como os Neutral ou Romowe Rikoito (com quem partilham inclusive alguns músicos). Nota também para o envolvimento estreito com os ciclos naturais do nosso planeta, tendo o disco sido gravado entre os Samhain de 2006 e 2007 e misturado entre o último Solstício de 2007 e o Equinócio de Outono de 2008. Uma curiosidade que reforça a ligação com a Natureza dos Sunset Wings.

Empacotado num digipack de 4 painéis incluindo livreto de 12 páginas e limitado a 1000 exemplares, o disco apresenta o seguinte alinhamento:
  1. Covering For Solace (Opening)
  2. Dirge
  3. The White Seal Lullaby
  4. Proserpine
  5. A Death - Parting
  6. Flowers
  7. Softly Now The Burn Is Rushing
  8. A Ballad
  9. Riddles Wisely Expounded
  10. Stopping By Woods On A Snowy Evening
  11. Melancholy I
  12. The Prayer Of Miriam Cohen
  13. Adieu
  14. Covering For Solace (Closing)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

[NOTICIA] Uma nova voz Francesa

A voz de Carline Van Roos merece ser descoberta. Assim como o seu projecto Aythis, que apresenta com "Glacia" o seu segundo registo de originais através da Prikosnovénie, depois de ter editado em 2007 a estreia intitulada "Doppelgänger".

As composições de "Glacia" são criadas em redor das atmosferas hipnotizantes dos teclados, melodias que se entranham, percussão orquestral e, como não podia deixar de ser, vocalizações etéreas cortesias de mais uma bela voz oriunda das terras Gaulesas. Mais orquestral e neoclássico que o seu antecessor, este diso acaba também por ser mais intimista e nostálgico, pintando texturas frias (como o seu próprio nome indica) mas criando um confortável casulo onde podemos habitar durante a duração destas 6 músicas.

Muito na linha de outros projectos de renome, como Arcana, Dargaard, Dark Sanctuary ou Artesia, Aythis socorre-se também da experiência de Carline noutras bandas para criar uma identidade própria que a ajuda a distinguir dos seus pares. Uma nota final de destaque para o trabalho gráfico, cortesia de um dos melhores profissionais nacionais da área - Pedro Daniel, com os seus Phobos Anomaly Studios.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The violet
  2. Le temps d'un voyage
  3. Autan noir
  4. Glacia
  5. Forget me not
  6. Moonlit Pat

terça-feira, 5 de maio de 2009

[NOTICIA] O número 37

Depois de ter sido aqui referenciado uma edição de coleccionador a ser editada pela Ahnstern, chega agora a notícia do lançamento Ahnstern 37, que fará parte dessa edição.

Três bandas juntam-se para fazer um compêndio de músicas folk... e são grande nomes: Svarrogh, Défilé Des Âmes e Àrnica. Este álbum é intitulado "South European Folk Compendium" e apresenta um total de 10 músicas, num triplo split.

Com um título destes pode-se esperar algo em grande e as inspirações vêm dos balcãs, catalunha e a tradição helvética. Três autores de três zonas bastante distintas, mas cujo elemento comum é o espírito mitológico e cultural de enaltecer as suas raízes através das paisagens mediterrânicas.

Neste álbum podem contar com um ritual de folk-alpino, trazido pelos Àrnica, com a participação de vários instrumentos e o espírito catalão. Svarrogh leva-nos pelas florestas negras da Bulgaria, através dos seus cânticos e Défilé des Ames apresenta um poderoso e emocional lado grego!

Um excelente complemento a uma colecção folk! Fica o alinhamento:
  1. The banner of vanity (Défilé des Âmes)
  2. The wheel of Dazhbog (Svarrogh)
  3. Lligueu de bèsties (Àrnica)
  4. Marxa dels camperols (Àrnica)
  5. Life water Krynitsa (Svarrogh)
  6. Dona que plora (Àrnica)
  7. Falc en alt (Àrnica)
  8. Yarilo´s return (Svarrogh)
  9. Ordo ab chao (Défilé des Âmes)
  10. Darrer Alè (Àrnica)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

[EVENTO] Um festival que vale a pena

Alguns dos maiores nomes de festivais de Verão são por demais conhecidos pelos frequentadores destas paragens. M'Era Luna ou Wave Gothik Treffen são apenas dois dos melhores e maiores, mas convém também manter o Summer Darkness debaixo de olho - se ainda não o fizeram.

A ter lugar este ano entre os dias 5 e 9 de Agosto, na bela cidade de Utrecht no centro da Holanda, reúne um cartaz ecléctico, capaz de agradar a público desde o Metal até ao Electro, passando pelo Industrial, Folk, Marcial, Gótico e outros subgéneros relacionados com uma cultura alternativa, que é o principal enfoque do festival.

De especial destaque alguns dos nomes que por aqui já passaram: The Crüxshadows, Dernière Volonté, Rosa Crvx, Triarii, Negura Bunget ou Sieben são parte de um cartaz que concerteza terá algo que agrada a quem está a ler estas linhas.

É uma questão de planear uma visita à Holanda em Agosto, aproveitar os outros atractivos do país e marcar presença num dos melhores festivais de Verão deste ano.

domingo, 3 de maio de 2009

[NOTICIA] Download ou fazemos uma troca?

Depois da edição e reedição de "All That Was Missing We Never Had In The World", a estreia dos Bleeding Heart Narrative, Oliver Barret (o mentor do projecto) presenteia-nos agora com "This Octopus Is Going To Eat Your Face".

Este EP contém belas composições de piano e violoncelo com ocasionais vocalizações e percussão, anteriormente apenas disponível em CDr e vendido em concertos ou trocado por items à escolha de que pretendia o disco. Pode parecer estranho, mas Oliver recebeu de tudo um pouco em troca deste trabalho, desde desenhos originais de polvos a CD's de misturas.

Para tornar estas músicas acessíveis a todos, estão agora disponíveis para download gratuito na Distance Recordings, em versão MP3 e FLAC. Se estiverem interessados, talvez ainda hajam cópias físicas disponíveis. Têm alguma coisa em casa que valha a pena a troca?

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Howl The Darkness Bright
  2. Suitcase
  3. Toru! Toru! Toru!
  4. Grey Eyes Is Glass
  5. Pine Cones
  6. Sometimes Little Wondrous Things
  7. Sinnerman
  8. The Night Of The World

sábado, 2 de maio de 2009

[NOTICIA] Regressa a magia dos dedos de Luigi Rubino

Pessoalmente, Ashram é um dos melhores projectos que já tive oportunidade de ouvir. De todos os milhares de discos que me passaram pelas mãos, é difícil encontrar outros com tamanha sensibilidade melódica, capacidade envolvente e brilhantismo puro. Por isso o disco de estreia a solo de Luigi Rubino tem um peso que tanto pode funcionar a favor como contra.

Felizmente que "A Theme For The Moon" resulta perfeitamente. Uma estreia condizente com o génio de Rubino, que a Prikosnovénie nos proporciona. Toda a delicadeza das composições de Ashram é aqui despida de outros subterfúgios, restando o piano como transmissor de todo o sentimento e magia, nostalgia e melancolia, acompanhado pelo violoncelo, violino e vocalizações angelicais como complementos que - em abono da verdade - poderiam até não ser necessários. De qualquer forma, o todo funciona e portanto estamos perante um daqueles discos obrigatórios que nos irão acompanhar nos momentos mais intímos.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Last dance
  2. Nostalgie
  3. Fragments
  4. Les larmes d'automne
  5. Voice in the eyes
  6. Every desire
  7. Melancholic Lisbon
  8. Before love
  9. Glace of dust
  10. Behind the clouds
  11. D'Inverno
  12. He is her

sexta-feira, 1 de maio de 2009

[NOTICIA] Awen e a partida de Loki

Os Awen são um daqueles colectivos que não percebemos muito bem como podem ficar escondidos tanto tempo. Todos os meses somos bombardeados com inúmeros lançamentos de qualidade duvidosa, e pérolas como estes Texanos ficam submersas durante anos à espera de serem descobertas.

Depois de terem editado regularmente desde 2006 lançamentos bastante limitados e quase todos auto-financiados, pela mão da Dais Records chega-nos agora "The Bells Before Dawn", um LP que pretende fazer chegar a música dos Awen a um público mais vasto. Isso não será conseguido com a primeira edição, limitada a 300 cópias, mas a julgar pela receptividade e pela qualidade da música, uma futura reedição será imperiosa.

Algures entre um ambiente abstracto com pinceladas Folk e o experimentalismo ritual, este disco é uma sequência de momentos de qualidade superior uns a seguir aos outros, apresentando também uma míriade de recursos sonoros (incluindo uma caveira humana como instrumento) que dão um toque muito particular às composições. Com o ambiente e estado de espírito certos, é uma experiência fantástica!

Mas o nosso amigo Loki resolveu também fazer uma aparição neste disco - no "Lado Serpente" o alinhamento encontra-se incorrecto conforme impresso no LP. A banda apressou-se a adicionar uma correcção no pacote do disco assim que se apercebeu do erro, mas muitas cópias haviam já sido despachadas com o erro. Uma última brincadeira com a qual não temos outra opção que não seja partilhar do riso de Loki.

O alinhamento correcto é então o seguinte:
    Lado Solar
  1. Ode To A Briton
  2. Helith's Hill
  3. Little Edelweiss
  4. Woden Within
  5. Unter Den Linden
  6. The Cairn At The Crossing
    Lado Serpente
  1. Take Courage!
  2. Call To Arms
  3. Empire, Night & The Breaker
  4. Needful Death
  5. Sacrifice
  6. Dream Of An Omen