domingo, 11 de julho de 2010

[NOTICIA] Um lançamento visceral

Os Nadja são um dos projectos mais profícuos que temos por aqui abordado. Só este ano registam-se um vinil 10'' em nome próprio ("Ruins Of Morning") e colaborações com os OvO (o curioso "The Life And Death Of A Wasp"), Pyramids (com o disco de remixes "Into The Silent Waves") e Troum ("Dominium Visurgis").

Mas o que salta principalmente à atenção é "Autopergamene", editado pela Brasileira Essence Music. Focamos aqui a edição especial em caixa, limitada a 149 cópias numeradas à mão e - infelizmente - já esgotada. Mas não podíamos deixar passar um lançamento tão especial, principalmente pelo nosso prazer por edições manufacturadas (no verdadeiro sentido da palavra) - como ficou visível na nossa primeira edição.

"Autopergamene" é apresentado como uma edição ultra-elaborada e artística, e esses adjectivos ficam-lhe muito bem. A caixa propriamente dita é feita recorrendo a um conjunto de técnicas, desde colagem a cosedura manual, incluindo um intrincado processo de coloração por camadas. Mas dentro dela é que as coisas começam a ficar realmente sérias...

Para além da edição regular do disco, num digipack em cartão com seis painéis, é adicionado um CDr duplo contendo o disco e uma versão DTS 5.1 do mesmo, também numa embalagem de seis painéis com trabalho gráfico único para cada exemplar. Como se ainda não fosse suficiente, juntaram-lhe ainda um outro CDr, desta feita contendo uma gravação inédita ao vivo, de uma actuação já do início deste ano em Toronto (Canadá).

Para cumprir o lema deste trabalho - pele e sangue - temos um livro de 16 páginas assemblado manualmente e pintado à mão, sendo cada página totalmente única em cada um dos exemplares. Adicionalmente, alguns brindes estranhos, como um objecto em forma de caneta e uma faixa pintada à mão que mantém todo o pacote unido. Uma autêntica peça de arte cuidadosamente planeada e executada, e que merece o nosso respeito e atenção.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Disco 1 (edição normal)
  1. You Write Your Name In My Skin
  2. You Write Your Name In My Head
  3. You Write My Name In Your Blood
    Disco 2 (CDr - versão normal)
  1. You Write Your Name In My Skin
  2. You Write Your Name In My Head
  3. You Write My Name In Your Blood
    Disco 3 (CDr - versão DTS 5.1)
  1. You Write Your Name In My Skin
  2. You Write Your Name In My Head
  3. You Write My Name In Your Blood
  4. Autopergamene (5.1 Remix)
    Disco 4 (CDr - ao vivo)
  1. The Bungled & The Botched
  2. Sky Burial
  3. Breakpoint

Sem comentários: