segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[EVENTO] Death In June de regresso à Europa

Começa a tornar-se um (bom) hábito, termos o regresso dos Death In June às digressões pela Europa fora. Finalizaram há pouco tempo uma viagem pelos Estados Unidos, e dentro em breve irão começar uma nova etapa na estrada. E hoje trazemo-vos a maior parte das datas, que terão lugar em França sob a égide "C'Est Un Rêve Tour".

Serão mais concretamente cinco datas, em quatro locais diferentes. Começa em Lyon, no Ninkasi Kao, no dia 29 de Outubro. No dia seguinte será a vez de Paris, no Le Petit Bain. Em ambas as datas, para além dos Death In June, teremos em palco The Enchanted Wood e Miro Snejdr.

Passamos depois a Cognac, no Le West Rock, no dia 31 de Outubro. Depois será a vez de Brest, com um espectáculo no Espace Léo Ferré no dia 1 de Novembro, e um espectáculo privado, em local secreto apenas disponível para os portadores de bilhete, no dia seguinte. Nestas três datas os Death In June partilharão o palco com os Àrnica e novamente Miro Snejdr.

Nos próximos dias tratemos mais datas noutros locais, mas ficam cinco boas propostas, relativamente perto, para ver novamente um dos mitos vivos da sonoridade que mais apreciamos. E acreditem que vale bem a pena, para quem ainda não teve oportunidade de os apanhar ao vivo nos últimos tempos.

domingo, 29 de setembro de 2013

[NOTICIA] Regresso de um mito

Goste-se ou não de Tony Wakeford e da sua personalidade peculiar (para colocar as coisas de modo suave), é inegável o papel preponderante que teve em todo o panorama musical que tanto gostamos com os seminais Sol Invictus. São um dos nomes sagrados de sempre, ilustres membros proeminentes do panteão das lendas, e estão de regresso às edições. O longa-duração terá que esperar até ao próximo ano, hoje trazemo-vos o mais recente single.

"Mr Cruel" de seu nome, surge com selo Auerbach Tonträger para antecipar precisamente esse novo álbum com duas faixas de apresentação. Na forma de um vinil de 7'', estas músicas são como que um regresso a um passado tão querido aos Sol Invictus, em que o Folk se cruza com o psicadelismo.

Fica a antecipação do que virá no próximo disco, mas para já temos que nos contentar com apenas duas músicas. A edição é limitada a 500 exemplares, com o vinil a ser apresentado numa embalagem protectora especial, como que a antever o que a alcateia de lobos lhe irá fazer. Vamos ver que estragos conseguem criar...

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Mr. Cruel
  2. Like God

sábado, 28 de setembro de 2013

[NOTICIA] Regresso da magia

O nome Ain Soph é sinónimo de alta magia ritual desde que em 1984 lançaram o seu primeiro disco. Talvez um dos seus melhores momentos de sempre tenha sido "Ars Regia", lançado originalmente em cassete em 1986, e que depois de alguns reedições surge agora, mais de 25 anos depois da sua primeira edição, pela primeira vez em vinil pela mão da Trips Und Traume.

Tudo nesta edição foi pensado para agradar aos adeptos mais arcanos desta forma de magia ritual Italiana. Numa embalagem muitíssimo bem cuidada, para além do LP propriamente dito, somos brindados com um livreto com 52 páginas contendo material inédito escrito pelos membros fundadores dos Ain Soph.

Um pedaço de história que pode ficar na vossa discoteca, mas para isso têm que ser rápidos. A edição é limitada apenas a 200 exemplares. Vai certamente esgotar rapidamente e tornar-se um daqueles itens de colecção altamente procurados e apreciados por melómanos que se prezem desse nome.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. V.I.T.R.I.O.L.
  2. Credo (G. Kremmerz)
  3. Lapis Niger
  4. Honorii Ponteficis Evocatio
  5. Gradalis
  6. Apathanathismos

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

[NOTICIA] Vai um cafézinho?

Aqui estamos de volta à mesa do Café Europa para mais duas horas de emissão do que será provavelmente o melhor programa de rádio que temos por hábito ouvir. Desta feita trazemo-vos no menu a emissão número 89 que foi para o ar no passado dia 23 de Setembro.

Uma emissão com um (justíssimo) destaque aos Ermo, uma das melhores bandas nacionais que surgiu nos últimos tempos. Para além de um conjunto seleccionado dos melhores temas, temos também direito a uma curta entrevista com a banda, para aguçar o apetite e despertar os que têm estado menos atentos.

Mas não é só dos Ermo que vive esta emissão, temos também direito a uma playlist ecléctica do que de melhor se faz deste e do outro lado do Atlântico. Naturalmente que não cabem todos em apenas duas horas, mas para isso é visitar o que está para trás e esperar pelas próximas emissões. Entretanto, podem descarregar e ouvir esta directamente aqui.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
    Hora 1
  1. STORMFÄGEL - "Och Slamme Ovänner" (SWE)
  2. DEAMONIA NYMPHE - "Psychostasia" (GRE)
  3. MOON FAR AWAY - "Mama PYCb" (RUS)
  4. ORDO EQUITUM SOLIS - "Erica" (FRA/IT)
  5. ONIRIC - "Tomorrow the Sorrow" (IT)
  6. Ô PARADIS - "La Verdad De Los Peces" (ESP)
  7. WHILE ANGELS WATCH - "Voices (pre-mix edit)" (USA)
  8. ROME - "Hate Us And See If We Mind" (LUX)
  9. TEARS OF OTHILA - "Inner Eyes" (IT)
  10. STURMPERCHT - "Der Schlafende Kaiser" (AUT)
  11. ALLERSEELEN - "Wir Tragen Ein Licht (Fräulein König)" (AUT)
    Hora 2
  1. ERMO - "s/t" (PT)
  2. ERMO - "Destornado" (PT)
  3. ERMO - "Montalegre" (PT)
  4. ERMO - "Dies Irae" (PT)
  5. ERMO - "Concílio” (FRA)
  6. IN GOWAN RING - "Arrowsmith’s Fire" (USA)
  7. JAHRTAL - "Im Jahrtal" (GER)
  8. LUX INTERNA - "Nida" (USA)
  9. STRYDWOLF - "For No Reason" (NED)
  10. STRYDWOLF - "Lichstrahl" (NED)
  11. DARKWOOD - "Fliegergedicht" (GER)
  12. KLAMMHEIM - "Nix Wie’s Wor" (GER)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

[NOTICIA] Agarrar no que já é bom e melhorá-lo

Por aqui somos grandes fãs de Ulver, isso por agora não deve ser já novidade. A experiência de ouvir um dos (muitos) bons discos do colectivo Norueguês só é suplantada pela experiência de os ver ao vivo. E se for com uma orquestra? Só pode ser melhor, naturalmente!

E é precisamente essa a proposta de "Messe I.X.-VI.X", numa edição conjunta da Jester Records e da Neuropa Records. Regista a actuação ao vivo de 21 de Setembro de 2012, em que os Ulver partilharam o palco com a Tromsø Chamber Orchestra, numa noite que foi absolutamente única.

Compostas primeiro em instrumentos electrónicos, estas 6 faixas ganharam depois uma nova vida com uma orquestra, tendo sido registado o momento ao vivo e trabalhado depois o resultado final em estúdio. Uma viagem maravilhosa pelo complexo mundo dos Ulver, em excelente companhia, e que deve fazer parte da vossa próxima lista de compras.

O disco está disponível em CD e em vinil, assim como numa edição limitada em caixa que reúne ambos os formatos. Junta aos discos um poster, um livreto e um cartão assinado pela banda, numa edição de apenas 100 exemplares. Qualquer que seja o formato escolhido, deliciem-se com mais um momento de puro génio dos Ulver.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. As Syrians Pour In, Lebanon Grapples With Ghosts Of A Bloody Past
  2. Shri Schneider
  3. Glamour Box (Ostinati)
  4. Son Of Man
  5. Noche Oscura Del Alma
  6. Mother Of Mercy

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[EVENTO] Um dos festivais do ano

Podemos dar-nos por felizardos por termos um festival de dimensão internacional no nosso país dentro dos estilos musicais que mais apreciamos, mas isso não nos impede de também nos mantermos atentos a outras boas propostas por essa Europa fora. E uma das melhores é o Festival Runes + Men, que teve a sua primeira edição no ano passado (onde marcamos presença).

Organizado pela Equinoxe Organization, realiza-se nos dias 4 e 5 de Outubro em Leipzig, mais propriamente no Theater Fabrik. Se o alinhamento do ano passado já tinha sido fantástico, este ano não lhe fica atrás e reúne em palco um conjunto de bandas absolutamente fabuloso.

No dia 4 a abertura do festival caberá aos MARS, a quem se seguirão os Stein, os Sonne Hagal, os Darkwood e os Hekate. Para o dia 5 estão reservadas as actuações dos Parzival, Naevus, Joy Of Life, Evi Vine, Sieben e Sol Invictus, que encerrarão a edição deste ano.

Uma mistura ecléctica, com forte incidência nas sonoridades Germânica e Britânica, que certamente transformará este num fim-de-semana memorável. Para além da música propriamente dita, haverá também bastante material de merchandising e um conjunto de DJ's convidados para animar a festa depois dos concertos. Recomendação: arranjem forma de marcar presença!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

[NOTICIA] Expectativa e desilusão

Vamos tirar já o óbvio do caminho. Apesar de ter sido anunciado há longos meses, só agora temos disponível o novo disco dos Striider. "Runes And Ruins" é lançado oficialmente pela SkullLine no dia 1 de Outubro, e foi anunciado como o último disco do projecto Holandês. Daí a parte da desilusão no título deste post...

O projecto liderado por Jornt tem-nos dado muitas e variadas razões para gostarmos dele, na forma de lançamentos que têm proliferado nos últimos 3 anos (contamos mais de uma dezena, entre álbuns, singles e lançamento repartidos). A sua mistura de Marcial de toada Militarista com um toque de Dark Ambient resulta muitíssimo bem, e discos como "Voorwaarts!" ou "Heimweh" continuam em alta rotação deste lado.

Para este último lançamento, estão disponíveis duas edições: uma em CDr, limitada a 100 exemplares; outra em caixa, limitada a 25 exemplares, em que para além do disco temos um segundo CDr contendo as faixas da cassete "Berlin" lançada em 2012, para além de uma t-shirt, um poster A4, um postal e duas fotos. A forma definitiva de nos despedirmos de um projecto que nos há-de continuar a acompanhar nos próximos anos.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Runes And Ruins":
  1. Intro 
  2. Berlin III 
  3. Valkyrja 
  4. Nerobefehl 
  5. Landjahr (feat. Strydwolf)
  6. Paris I 
  7. Berlin IV 
  8. Germanium Imperium 
  9. Sturmalarm! 
  10. For Folk og Fedreland 
  11. Outro
    Disco Bónus:
  1. Berlin I 
  2. Berlin II 
  3. Berlin III 
  4. Berlin IV 
  5. Berlin V 
  6. ghost track

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

[EVENTO] Mais um alinhamento de luxo

Este tem sido um bom ano para concertos, com muitas e boas razões para estar atento aos melhores eventos por essa Europa fora. Hoje trazemo-vos mais um desses exemplos, um concerto com um alinhamento de luxo, que terá lugar em Mannheim na Alemanha, com organização da Tesco.

Será no dia 12 de Outubro que ao palco do 7er-Club subirão os Dernière Volonté (mais uma boa oportunidade de (re)ver o principal projecto de Geoffroy Delacroix), os Darkwood (eu não disse que era um grande alinhamento?), os Dogpop e os Trepaneringsritualen.

Mais uma grande noite em perspectiva, com a Alemanha como pano de fundo. É de facto um privilégio viver no centro da Europa, mas com ligações tão acessíveis como são hoje, talvez o centro da Europa seja onde nós quisermos. Se estiverem por lá avisem.

domingo, 22 de setembro de 2013

[NOTICIA] Primeiro disco numa nova vida

Depois de ter decidido terminar com os Luftwaffe para perseguir uma carreira a solo sob a égide Et Nihil, b9 InViD dá-nos agora a primeira amostra do que será o seu futuro musical. "Onus" é o primeiro lançamento desta nova encarnação, lançado com selo Old Europa Cafe.

Na verdade não temos aqui um distanciamento tão grande do seu projecto anterior do que poderíamos ser levados a supor. É a continuação lógica da sonoridade Marcial mesclada com Neofolk que tornou os Luftwaffe famosos, agora com um cunho mais pessoal que dá um travo ligeiramente diferente a Et Nihil.

O principal mote criativo é a ausência de compromissos a serem feitos no que diz respeito à música, e nesse aspecto "Onus" não desilude. Foi lançado no primeiro concerto de sempre como Et Nihil, em Frankfurt há alguns dias atrás, e vai continuar a ser vendido nos concertos e na editora. A edição é em CDr digipack e limitada a 99 cópias, por isso não percam este bocado de história.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Grave Desecration
  2. Wolf in the Fold
  3. The May Report
  4. Scry
  5. The Hollow Men
  6. The Just
  7. Agony

sábado, 21 de setembro de 2013

[NOTICIA] Regresso de um mito

Deste lado sempre fomos amantes dos Empyrium e da sua sonoridade. Quando decidiram terminar a carreira (ou pelo menos suspendê-la), foi com pesar que recebemos a notícia. Mas ultimamente a chama reavivou-se e eis que temos de novo os Empyrium activos, com músicas novas (o que deixa antever um novo disco no futuro) e com um marco especial que vos trazemos hoje - a primeira actuação ao vivo da banda!

"Into The Pantheon" surge com selo Prophecy Productions e recolhe em imagem e som o concerto dado em 11 de Junho de 2011, no Pantheon de Volkspalast em Leipzig, no âmbito da edição desse ano do Wave Gotik Treffen. Seria talvez o palco natural para esta estreia especial de Schwadorf e Helm em palco.

Nessa noite reuniram em palco uma banda completa para os suportar, com alguns dos mais conhecidos músicos da cena, e amigos próximos da banda. Durante 70 minutos cobriram alguns dos principais momentos da sua carreira, e apresentaram uma música nova chamada "Dead Winter Ways". Esse mágico momento foi capturado com todas as condições técnicas para agora ser editado em três formatos: BlueRay, DVD e CD.

Nas edições vídeo, para além do concerto temos também direito a um documentário da banda, com cerca de 100 minutos, que percorre toda a sua história com entrevistas a Schwadorf, Helm e vários dos músicos que os acompanham ao vivo. Destaque final para uma edição em caixa, que reúne todos os três formatos disponíveis, incluindo também um livreto e fotos da banda ao vivo. Sejam bem-vindos de volta!

O alinhamento do concerto (igual nos três formatos) é o seguinte:
  1. The Days Before The Fall
  2. The Franconian Woods In Winter's Silence
  3. Where At Night The Wood Grouse Plays
  4. Heimwärts
  5. Mourners
  6. Die Schwäne Im Schilf
  7. Dead Winter Ways
  8. Der Weiher
  9. Many Moons Ago...
  10. Das Blau-Kristallne Kämmerlein

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[NOTICIA] Vestir, beber e ouvir - tudo no mesmo pack

Mas que grande conceito vos trazemos hoje! Não é inédito, uma vez que outros artistas já no passado lançaram edições especiais de trabalhos seus com extras que incluem roupa e bebida (para além de outra parafernália), mas "Allegory Of The Cave" dos Eldar tem um conceito que soa absolutamente fantástico!

Editado pela Old Europa Cafe, é um trabalho que reúne um CD, uma t-shirt e uma cerveja criada especialmente para este lançamento. É fruto da colaboração entre três amigos da banda: a Old Europa Cafe, que edita todo o trabalho, Alonso Urbanos, criador do conceito gráfico de todo o pacote (CD, t-shirt e rótulo da cerveja), e a Avantehermetico, que criou a cerveja propriamente dita.

O CD reúne 10 faixas de versões de músicas lançadas em trabalhos anteriores, raridades e material inédito, composto entre os anos 2011 e 2013. É lançado em CDr num digipack de 4 painéis, e destina-se a todos os coleccionistas e apreciadores da sonoridade dos Eldar. Quanto à cerveja, trata-se de uma cerveja preta com alto teor alcoólico, com forte travo, numa invocação ao Left Hand Path.

Um conjunto absolutamente soberbo, é o que nos apetece dizer. Somos recomendados a vestir a t-shirt, colocar o CD a tocar e deliciar-nos com a cerveja numa noite sem luar e ao som dos Eldar. Infelizmente a edição é limitada a 50 exemplares, por isso não são muitos os que podem dar-se a esse luxo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Anima (Extended)
  2. God (Extended)
  3. Trickster (Instrumental)
  4. Father
  5. Psychopomb
  6. Numen
  7. Euritmia
  8. Crisopeya
  9. De Ignibus Caelestibus
  10. The Moon Salamandae

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

[NOTICIA] Antes da digressão, o disco ao vivo

A digressão que vos temos vindo a falar dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand começa hoje, por isso nada melhor que esta data para vos apresentar o novo disco da banda liderada por Albin Julius, editado pela Steinklang Industries.

E nada mais apropriado do que se tratar de um registo ao vivo. "Praha, 8th March 2012" é, como o nome indica, o registo dos melhores momentos do concerto dado a 8 de Março em Praga. Apenas disponível em LP, é também o primeiro de uma trilogia de lançamentos reunindo os melhores três concertos ao vivo dados recentemente pela banda.

Arriscando-se a ter que repetir o feito depois desta digressão, outra característica distintiva desta edição é o seu carácter ultra limitado - apenas 95 cópias estão disponíveis, numeradas à mão. Claramente um artigo para coleccionadores, se for o vosso caso não percam tempo a encomendar!

O alinhamento completo é o seguinte:
  • Lado A - Untitled
  • Lado B - Untitled

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

[NOTICIA] Um café de Leiria

Depois de na semana passada termos ficado com a reportagem de tudo o que aconteceu nos dois primeiros dias do Festival Entremuralhas, a emissão que vos trazemos hoje do Café Europa centra a sua atenção no último dia do festival e nas bandas que o protagonizaram. Trata-se da emissão número 88, que foi para o ar no passado dia 16 de Setembro.

Para além de cobrirem as performances de todas as bandas em palco nesse dia, os amigos do Café Europa ainda fizeram duas entrevistas imperdiveis: com a dupla dos Roma Amor e com Lloyd James dos Naevus. Tudo isto para acompanhar ao longo das duas horas, que podem descarregar livremente aqui.

A banda sonora que acompanha esta emissão especial é a seguinte:
  1. ROMA AMOR (IT)
  2. NAEVUS (GB)
  3. QNTAL (GER)
  4. SOROR DOLOROSA (FR)
  5. KAP BAMBINO (FR)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

[EVENTO] Uma alteração de país

Apesar de ter sido originalmente apontado Frankfurt como o local de passagem da digressão dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand no dia 27 de Setembro, e termos também nós anunciado esta data aqui, foi posteriormente movida para a Holanda, mais especificamente para Arnhem.

Assim sendo, e porque gostamos sempre de ter a informação o mais correcta possível, aqui seguem os detalhes desta data alterada. Como referido, será no dia 27 de Setembro que a digressão que temos vindo a acompanhar sobe ao palco do Willemeen para uma das últimas datas previstas.

Para além da já referida banda liderada por Albin Julius e cabeça de digressão, os parceiros do costume estarão presentes também nesta data. Falamos dos Deutsch Nepal e dos Jastreb, que mais uma vez se alinham neste triunvirato para nos darem uma noite de muita, boa e psicadélica música.

A entrada é limitada apenas a 100 bilhetes, e é a única data na Holanda, por isso prevê-se que esgote rapidamente. Há muitos Portugueses a viver por lá, por isso se estiverem a ler estas linhas (o que com alta probabilidade quer dizer que o concerto vos interessa), não se deixem ficar para muito tarde se quiserem / puderem marcar presença.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

[NOTICIA] Mais uma excelente edição

Apesar de ser um nome ainda não muito conhecido, a Castellum Stoufenburc está a criar um catálogo muito interessante de lançamentos de projectos dentro de um quadrante estilístico particular. Grandes discos a descobrir, complementados com edições muito bem conseguidas. Como é o caso de "Tiefschwarz-weißes Rot" dos Waffenruhe.

Recentemente editado, contém 6 faixas inéditas do projecto Alemão, originalmente gravadas entre 2008 e 2011 e revistas já este ano para esta edição. Uma viagem à abrangência de estilos dos Waffenruhe, que se distanciam do seu padrão habitual Marcial para nos entregarem melancolia na forma de músicas em que o sintetizador é o elemento preponderante.

Emocionalmente intenso, a edição reflecte também a paixão que transpira na sua arte. Cuidadosamente elaborada, a caixa que alberga o disco inclui um lote de elementos adicionais (como podem ver na imagem) que complementam o que podemos ouvir no CD. A edição é limitada a 50 exemplares, por isso apressem-se antes que esgote.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Einklang
  2. Der Wallonische Löwe
  3. Tag Der Rückkehr
  4. Hymne Der Gefallenen
  5. Unvergessen
  6. Ausklang

domingo, 15 de setembro de 2013

[EVENTO] Uma paragem mais exótica

Hoje trazemos mais uma data na digressão que Albin Julius vai iniciar dentro de dias com um conjunto de "companheiros de armas" de longa data, desta feita num destino um pouco mais exótico do que o habitual. Deslocamo-nos à Eslováquia, mais concretamente a Bratislava, para uma noite de boa música.

Será no dia 23 de Setembro que o palco do Clube U Ocka receberá os já referidos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand, com os companheiros de digressão Deutsch Nepal e Jastreb. Nesta data, o trio terá também a companhia dos Brada, num travo local que se enquadra bem no cartaz.

Mais uma excelente noite em perspectiva, mais uma oportunidade de apanhar uma das mais interessante digressões do ano. Não conhecemos Bratislava, por isso se lá foram, digam depois como foi.

sábado, 14 de setembro de 2013

[EVENTO] Voltamos ao início

Depois de vos termos no passado apresentado algumas datas da digressão que os Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand vão fazer por essa Europa fora (infelizmente nunca por perto das nossas paragens), hoje retomamos esse percurso justamente com a primeira data dessa digressão.

Essa data terá lugar no dia 19 de Setembro, no Chapeau Rouge em Praga (cidade magnífica e uma excelente escolha para arranque da digressão), com organização a cargo da Nova Alternativa (responsável por alguns dos melhores eventos na capital Checa).

Para além do projecto liderado por Albin Julius, nesta noite teremos em palco também os Deutsch Nepal e os Jastreb, com quem vão partilhar o resto das datas da digressão. Teremos ocasionais convidados, como têm oportunidade de ver na agenda que mantemos actualizada.

Uma noite excelente em perspectiva. Se estiverem pelas redondezas, ou com vontade de visitar uma das mais interessantes capitais Europeias, aproveitem a oportunidade e desfrutem de uma noite com muito boa música.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

[NOTICIA] Um café muito especial

Hoje estamos de volta à companhia do Cafe Europa numa emissão muito especial. Ao longo das duas horas do programa são passados em revista os dois primeiros dias do Festival Entremuralhas deste ano, na emissão número 87 que foi para o ar no passado dia 9 de Setembro.

Numa emissão em formato diferente do habitual, temos oportunidade de apreciar as reportagens das bandas que actuaram nestes dois dias do festival, com uma banda sonora composta por alguns dos momentos dessas actuações.

Adicionalmente, temos também direito a duas excelentes entrevistas com Tomas Pettersson e Simone Salvatori, uma dupla que infelizmente não se reuniu em palco no Castelo de Leiria mas que se junta aqui no Cafe Europa. Podem descarregar a emissão completa aqui.

A banda sonora que acompanha a reportagem é a seguinte:
  1. DEINE LAKAIEN (GER)
  2. DER BLAUE REITER (ESP)
  3. LEBANON HANOVER (GB)
  4. TRIORE (SWE/GER)
  5. SPIRITUAL FRONT (IT)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

[NOTICIA] Ninguém se esquece de Damian

Com pouco mais de uma década no activo, Damian conseguiu ao leme de Ô Paradis criar para cima de 20 entradas na sua discografia, entre álbuns, EP's, singles e lançamentos repartidos. O que o torna notável é que à proficuidade (estamos a falar numa média de dois lançamentos ao ano) junta uma qualidade acima da média e uma sensibilidade para a composição absolutamente acima do que é normal.

E hoje temos mais um disco dele para vos falar. Trata-se de "Los Olvidados", um disco apenas disponível em vinil lançado pela Autre Que, uma editora Francesa especializada neste formato e gerida por amantes da música. A edição é limitada a 200 exemplares, disponível em vinil preto de alta qualidade.

Um disco que novamente nos atira num abismo emocional com uma profundidade impressionante, fruto da genialidade de Damian, em que percorremos um conjunto de pensamentos filosóficos sobre quão efémero é o ser humano e quão solitária pode ser a nossa existência. Deixem-se conquistar pelo mundo dos Ô Paradis, e vão ver que a viagem é muito recompensadora.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Algunas Palabras
  2. Mi Sombra
  3. Cascabel
  4. Sopla!
  5. Las Montañas
  6. Amnesia
  7. Buenos Samaritanos
  8. Olvídalo
  9. Fortuna (Instrumental)
  10. Una Ultima Sonrisa
  11. El Cielo y La Tierra
  12. Mucho Tiempo
  13. Tan Lejos, Tan Vivo
  14. No Era Yo

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

[NOTICIA] Um marco com 20 anos

Deste lado acreditamos que os Rapoon são um dos projectos mais injustamente ignorados por muito do público interessado nas sonoridades que destacamos nesta página. Robin Storey tem criado uma discografia vastíssima e digna de respeito, e hoje celebramos com ele um marco especial. Passam-se agora 20 anos desde o lançamento do seminal "Vernal Crossing", e "Vernal Crossing Revisited" vem pelas mãos da Zoharum relembrar esse disco intemporal.

Mas mais do que uma simples reedição, o que aqui temos é uma total reinterpretação deste clássico à luz de quem Robin é 20 anos depois. Naturalmente um disco diferente, a edição é dupla para não perdermos a ligação ao passado. Num disco temos o lançamento original (remasterizado, naturalmente), e no outro disco a reinterpretação de que falavamos. Absolutamente imperdível.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1 - Vernal Crossing (1993 Original)
  1. The Same River Once
  2. Sonol
  3. Yi
  4. Rains
  5. Bol Baya
  6. Dahina Ta
  7. Anatapurrah
  8. Vernal Crossing
  9. Yi-Tun
    CD 2 - Vernal Crossing (2013 Remake)
  1. Again We See
  2. Blue Green
  3. The Waters Edge
  4. Where Stars Reflect
  5. We Hear The Sun
  6. In Murmured Tones
  7. Deep Held
  8. In Marked Walls
  9. The Clouds Pass Quickly
  10. To End

terça-feira, 10 de setembro de 2013

[NOTICIA] Regresso com sentimento de estreia

O ano de 2008 trouxe-nos bons discos e boas memórias. Foi também o ano em que um disco repartido entre Seelenthron, Trinithos e Traum'er Leben foi lançado. Se dos dois primeiros o trabalho e talento era bem conhecido, os terceiros eram ilustres desconhecidos. Antes tinham lançado alguns trabalhos por si próprios, mas foi preciso esperar até agora para termos nas mãos um longa-duração que funciona quase como a estreia para um público mais alargado.

"...Was Wird Bleiben?" surge pela mão da Lichterklang e apresenta-nos ao longo de 15 faixas o DarkFolk de matriz Germânica que os Traum'er Leben praticam. Fortemente inspirado pela obra "Demian" de Hermann Hesse, é um disco que revela a evolução que o colectivo Alemão sofreu nos últimos anos, com uma maturidade mais apurada e uma capacidade de composição noutro nível.

Um trabalho mais negro e melancólico do que nos tinham dado até à data, reforça também alguns laços com outros projectos Europeus e coloca a fasquia alta para o que há-de vir. Destaque também para a edição especial (na foto), em caixa de madeira, adicionando ao disco um CDr bónus com 3 faixas, um patch, um pin, um autocolante e uma foto assinada. É limitada a 50 cópias, por isso se quiserem uma apressem-se a fazer a encomenda.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD
  1. Intro
  2. Verboten Ist Nichts Ewiges
  3. Der Vogel Kämpft Sich Aus Dem Ei
  4. Der Wille Der Menschheit
  5. Im Wirken Liegt Der Anfang
  6. Quo Vadis - Schöne Zeit
  7. Der Kuss
  8. Beatrice
  9. Der Innere Tempel
  10. Geheimnis Der Kleinen Dinge
  11. Des Morgens Schüler
  12. El Sol I La Neu
  13. Weiss Der Norden
  14. Der Adlerflug
  15. Bonus
    CDr Bónus
  1. Erwachen
  2. Der Tageslauf
  3. Ew'ge Nacht

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

[NOTICIA] Uma dose reforçada

Foi em 2004 que os Die Macht lançaram o seu EP de estreia. "Instinct De Survie" foi bem recebido pelos apreciadores das correntes mais ambientais do Marcial Industrial, e merece agora uma reedição extendida por parte da Castellum Stoufenburc.

"Instinct De Survie / Reflection" junta às 4 faixas originalmente editadas no EP de estreia um conjunto de material extra. Muito material inédito e duas colaborações com os Waffenruhe fazem deste disco um alvo apetecível para os apreciadores do que os próprios Die Macht chamam de Dark Ambient Marcial Minimalista.

A edição (como podem ver na imagem ao lado) é apresentada numa embalagem A5 de cartão, com um postal e alguma informação complementar, limitada apenas a 120 cópias. Um disco que merece a atenção que lhe dedicamos, e uma banda certamente a descobrir por muitos que lêem estas linhas.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. La Ligne
  2. Victory In Blood
  3. Ultime Chance
  4. In Memoriam
  5. Infernal Machinery
  6. Nordlichter
  7. Reflection I (Remix)
  8. Dresden
  9. Forgotten Heroes
  10. Future Is Past
  11. Reflection I

domingo, 8 de setembro de 2013

[NOTICIA] Como se fazia nos bons velhos tempos

Não é muito fácil encontrar bons discos de Dark Ambient de matriz Ritualista. Talvez porque cada um dos "ingredientes" já não é muito simples por si só de aprimorar - o que não faltam por aí são discos absolutamente aborrecidos e repetitivos. Juntar os dois num só requer uma dose de talento que não está ao alcance de qualquer um.

Felizmente que os Organisation Toth têm-no mais do que suficiente, como mostram novamente em "Presents Fidelis Legio!", recentemente editado pela Steinklang Industries. Um vinil preto, formato LP, gravado apenas de um dos lados, com quatro faixas que mostram a todos os interessados como se cria um grande disco de plena envolvência e grande profundidade.

A edição é limitada apenas a 50 cópias, fruto desta (re)encontrada inspiração por parte da editora Austríaca de editar em formato vinil em edições ultra limitadas. Se o continuarem a fazer com esta qualidade, ninguém se queixa deste lado. Destaque final para o trabalho gráfico, que é absolutamente soberbo.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Ehre
  2. Glaube
  3. Liebe
  4. Gerechtigkeit

sábado, 7 de setembro de 2013

[NOTICIA] O total é maior que a soma das partes

Foi em 2010 que tivemos o primeiro lançamento dos Kokori, um duo formado por membros de +ko+ko+ e Merankorii. Já neste ano tivemos um novo lançamento, em formato digital, e agora pela mão dos nossos amigos da New Approach Records temos "Release Candid Hate", o mais recente trabalho deste projecto nacional.

A capa acaba por ser um excelente indício do que a música encerra. Electrónica experimental em que o Minimalismo é a palavra-chave, este EP apresentado em formato vinil branco de 7'' é um excelente demonstrador do potencial latente no nosso país nas vertentes mais underground das sonoridades que nos interessam.

A edição é limitada a 100 cópias, mas está também disponível uma edição especial que junta ao vinil uma faixa extra. Esta edição especial está disponível apenas em 20 cópias, por isso apressem-se a garantir a vossa.

 O alinhamento completo é o seguinte:
  • A1 - Ashcending
  • B1 - To Those Who Are Trained To Be
  • B2 - Zero Game
  • C1 - Miner

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[NOTICIA] Um café antes do fim-de-semana

Nada melhor antes de irmos de fim-de-semana do que tomar um café na melhor mesa do local, enquanto apreciamos duas horas de excelente música. Falamos naturalmente do Cafe Europa, mais especificamente da emissão número 86 que foi para o ar no passado dia 2 de Setembro.

Uma vitória das máquinas sobre os bravos homens que comandam o leme do programa impediu-nos de apreciar já nesta emissão a reportagem especial do Festival Entremuralhas que o Cafe Europa fez, mas não nos priva de um conjunto de excelentes propostas, entre nacionais e internacionais. Descarreguem as duas horas aqui e confirmem por vocês mesmos.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Hora 1
  1. COTARD DELUSION - "New War" (PT)
  2. COTARD DELUSION - "Europe" (PT)
  3. CHELSEA WOLF - "They'll Clap When You're Gone" (USA)
  4. FORGOTTEN SUNRISE - "Sisters, Brothers & Other Hellborn Creatures" (EST)
  5. JOZEF VAN WISSEM - "Apology" (NED)
  6. OF THE WAND AND THE MOON - "Shall Love Fall From View?" (DIN)
  7. OF THE WAND AND THE MOON - "Granada" (DIN)
  8. PALE ROSES - "Swim" (FRA)
  9. NOVALIS DEUX - "Gold Wings" (GER)
  10. LA CHANSON NOIRE - "Azabel" (PT)
  11. SUNSET WINGS - "The Sun Descending in the West" (RUS)
  12. WEH - "Solnedgangen" (NOR)
    Hora 2
  1. NARSILION - "Las Puertas Del Mare" (ESP)
  2. DER BLAUE REITER - "Victoria" (ESP)
  3. RESERVA ESPIRITUAL DE OCCIDENTE - "Primavera" (ESP)
  4. POSITION PARALLELE - "L'Homme Moderne" (FRA)
  5. POSITION PARALLELE - "Neons Blancs" (FRA)
  6. C.O.TA. - "Spiritual Warfare" (USA)
  7. ROME - "The Colony (Lowveld)" (LUX)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

[EVENTO] Continuamos com os Rome mais um dia

Depois de vos termos trazido ontem um belo evento com os Rome, repetimos hoje a dose continuando com o projecto liderado por Jerome Reuter em mais uma data que vão protagonizar. Desta feita será em Copenhaga, na Dinamarca, com organização a cargo do grupo The Black Cat.

Será no próximo dia 13 de Setembro (uma sexta-feira, que apropriado) que o High Voltage receberá no seu palco os já referidos Rome, aqui muito bem coadjuvados pelos Parzival (uma daquelas que ainda falta ver ao vivo).

Como a data tem um carácter especial, será uma noite também ela de celebração. Para além dos concertos, haverá uma festa especialmente alusiva ao tema da "sexta-feira 13" com a participação de DJ's residentes e convidados, e animação garantida pela noite fora. Se estiverem por perto, não faltem.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

[EVENTO] Um salto a Londres para ver Rome

Não é segredo para ninguém que Jerome Reuter catapultou os seus Rome para o panteão dos eleitos, reservado às bandas, projectos e/ou músicos que realmente trouxeram algo de novo à cena. São um dos nomes grandes do Neofolk mundial, e o seu nome fará parte de todos os anais de história da música que se venham a criar no presente e no futuro. Além disso, a sua música é excelente, e a capacidade de composição de Jerome pode considerar-se genial. Tivemos oportunidade de ver tudo isso in loco no ano passado em Leiria, e hoje trazemo-vos mais uma oportunidade de o fazer.


Trata-se de uma data exclusiva no Reino Unido que os Rome irão protagonizar no próximo dia 14 de Setembro, no Slimelight em Londres. Uma excelente oportunidade não só para os ver ao vivo, mas também para apreciar o suporte local alinhado para a noite. Subirão ao palco também Jo Quail, Nick Schultz e Jordan Reyne, num alinhamento excelente para uma noite que se perspectiva em grande.

Não será a última oportunidade de ver Rome este ano (mais sobre isso nos próximos dias), mas esta é uma das mais convenientes. Apanhem o voo low cost mais próximo e aproveitem, que as oportunidades não são assim tantas quanto isso.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

[EVENTO] E por Itália também não se está mal

Estamos em alta no que diz respeito a concertos por essa Europa fora, Setembro está a propor-nos muitos e excelentes eventos centrados na música que mais apreciamos deste lado. E o que vos trazemos hoje reforça esse sentimento. Viajamos até Itália, Milão para ser mais exacto, para uma noite Marcial Industrial. Que esteve quase a ser apocalíptica.

Explicando: há pouco tempo atrás, o evento surgiu como cancelado devido a problemas com a organização. Vai daí, e dada a sua relevância, foi o próprio The Theatre (o palco dos concertos) que assegurou a organização e as condições para as bandas poderem actuar na noite de 7 de Setembro. Novamente confirmado, parece agora ser de vez.

E ainda bem que assim é. Pela primeira vez em Itália teremos a presença dos Triarii (e que vontade que temos de os ver também em Portugal!), bem secundados por um trio local de peso: L'Effet C'Est Moi, TSIDMZ e Corazzata Valdemone juntam-se ao projecto Germânico para nos trazer uma noite de grande impacto.

Como habitual, a animação está garantida pelo lote de DJ's convidados, e haverá ainda exposições e outros motivos de interesse para além dos concertos propriamente ditos. Mas serão naturalmente eles a estrela da noite, por isso se tiverem essa oportunidade, garantam o vosso lugar e contem depois como foi.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

[EVENTO] Setembro em alta na Alemanha

Apesar de termos falado muito nos últimos tempos de eventos, felizmente há uma série deles que ainda temos na agenda para vos falar nos próximos dias. Como este Morituri Te Salutant, que junta três excelentes propostas em Frankfurt, na Alemanha, já no próximo dia 7 de Setembro.

O local escolhido é o Clube Das Bett, que irá então receber os Sonne Hagal (numa das suas cada vez mais raras aparições ao vivo), os Et Nihil (nesta sua nova encarnação depois do fecho do ciclo anterior e do início deste novo ciclo) e os Awen (pela primeira vez no Velho Continente). Duas propostas do outro lado do Atlântico que se juntam a um dos nomes fortes da Europa, neste caso a "jogar em casa".

Depois dos concertos teremos animação a cargo dos DJ's convidados, para além de bancas de merchandising e outros motivos de interesse. Uma excelente noite em perspectiva, portanto, com um alinhamento de luxo para apreciarmos.

domingo, 1 de setembro de 2013

[EVENTO] Uma noite especial

Hoje trazemo-vos a última data das que faltava ainda falar relativamente à digressão dos Changes por esta Europa fora. Trata-se de uma data em Londres, com características algo especiais, organizada pela Sowilo Media.

A primeira particularidade é que o local do concerto é mantido em segredo, revelado apenas para quem comprou bilhete antecipadamente. Será no entanto um local intimista, uma vez que apenas 60 bilhetes foram disponibilizados, o que funciona perfeitamente para uma noite deste tipo.

Depois tem também a particularidade de repetir o alinhamento com que os Changes se apresentaram em Sintra há já vários anos, porque a primeira parte está também a cargo de Andrew King. Duas propostas de luxo para uma noite que se prevê muito especial.

Tudo terá lugar no próximo dia 6 de Setembro, por isso se ainda puderem não faltem. É talvez a melhor oportunidade para ainda apanharem os Changes nesta digressão, e numa das melhores noites das muitas que têm protagonizado e vão ainda protagonizar.