sábado, 28 de junho de 2014

[NOTICIA] Uma viagem pela Europa medieval

Ainda há poucos dias falamos do novo disco dos Hexperos, mas esse não é o único trabalho que o duo composto por Alessandra Santovito e Francesco Forgione lançou recentemente. Sob a denominação Ensemble Stella Nova, e também com o selo In The Morningside Records, trazemo-vos hoje "Cammini Medievali".

Este colectivo é composto por um conjunto de músicos talentosos movidos por um interesse comum pela música e cultura de outros tempos. A inspiração medieval é óbvia, com uma predilecção pela vertente Italiana do movimento (como também seria de esperar, sendo a origem da maior parte dos músicos que o compõem.

Este disco leva-nos então num percurso da música medieval Europeia, através de Espanha, França e Itália, cobrindo quer a música sacra quer a música profana. As músicas são recolhidas através de um minucioso trabalho de investigação pela história, em manuscritos arcanos e outras fontes semelhantes, sempre fiéis à sua origem. Um disco refrescante no panorama actual, que nos relembra que a música de qualidade sempre nos acompanhou ao longo da nossa história.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Nu Al'erst (W. Von Der Vogelweide)
  2. Pois Que Dos Reis (Cantigas De Santa Maria)
  3. Como Poden (Cantigas De Santa Maria)
  4. Como Somos Per Conssello (Cantigas De Santa Maria)
  5. Kalenda Maya (R. De Vaqueiras)
  6. Saltarello Ill (Anonymous)
  7. Cuncti Simus Concanentes (Llibre Vermell De Montserrat)
  8. Stella Splendens (Llibre Vermell De Montserrat)
  9. Fate D'arera (Anonymous)
  10. Vergine Madre (Laudra Suore Trappiste Of Vitorchiano)
  11. Saltarello IV (Anonymous)
  12. Echo La Primavera (F. Landini)
  13. Conductus Referentium Vasa (Ludus Danielis)

Sem comentários: