sexta-feira, 31 de outubro de 2014

[EVENTO] Novamente por Itália

Mais uma data da Giddy Carousel Tour, mais um regresso a Itália. O "país da bota" está muito bem representado nesta digressão de final de ano dos Death In June, com três datas confirmadas. A que vos trazemos hoje é também a última da digressão, pelo menos até ao momento.

Terá lugar em Turim, no dia 20 de Dezembro, onde ao palco do Café Liber subirão os Death In June suportados nesta data pelos Spiral69. Uma adição interessante ao cartaz, tornando a noite mais ecléctica e diversificada do que noutras noites da digressão.

Como sempre a festa continuará pela noite dentro a cargo dos DJ's convidados, para nos proporcionarem a merecida despedida de mais uma digressão e um provável "até breve" para o ano que se irá seguir. Aqui estaremos para vos falar disso, se for o caso.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

[NOTICIA] Obscurecidos por uma vida anterior

Depois de dois projectos de nomeada internacional no seu currículo, Duncan Patterson dedica-se agora muito mais aos seus Alternative 4, na tentativa de atingir a trilogia de projectos seminais. E o disco que vos trazemos hoje, "The Obscurants" lançado pela Prophecy Productions, é definitivamente um passo certo nesse caminho.

É apenas o segundo longa-duração dos Alternative 4, mas o passado dos seus membros torna clara a maturidade que podemos ouvir neste trabalho. Consegue-se perceber que ainda há reminiscências do passado que ouvimos por vezes, o que não é também estranho dado o papel preponderante de Patterson na vertente da composição, mas é um disco que se suporta nos seus próprios méritos.

Com uma sonoridade melancólica, mas sabendo ser também incisiva quando é necessário, com um feeling vintage de décadas passadas que é notoriamente deliberado, este disco foca-se no conceito dos encobrimentos feitos pelos media aos factos que vemos desenrolar a cada dia que passa, numa quimera pela transparência e justiça. Não é um mau lema para perseguir.

Estão disponíveis 3 edições deste trabalho: uma em CD digipack, outra em gatefold vinil de 180 gramas incluindo um poster e limitada a 500 exemplares, e finalmente uma última em CD duplo também limitada a 500 exemplares e incluindo um livro de 60 páginas com muito material adicional.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "The Obscurants"
  1. Theme For The Obscurantist
  2. Paracosm
  3. Returning The Screw
  4. Dina
  5. Lifeline
  6. The Tragedy Shield
  7. Mr Black
  8. Closure
    CD Bónus
  1. Theme For The Opportunist
  2. Chilling Effects
  3. Reality Clash
  4. Revisionists
  5. Lincoyán Berríos
  6. Dina (Ars Arcanum mix)
  7. Lifeline (36 floors mix)
  8. Lifeline (Nîm mix)
  9. Lifeline (Spermblaster mix)
  10. Lifeline (VÆV mix)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

[EVENTO] Uma das melhores noites da digressão

Continuando a acompanhar a digressão Giddy Carousel Tour dos Death In June por essa Europa fora, chegamos hoje a uma das datas mais interessantes - pelo menos a julgar pelo alinhamento proposto para a noite. É também a única data da digressão na Alemanha, pelo menos até ao momento.

Terá lugar no Reithalle de Dresden, no próximo dia 13 de Dezembro, e em palco - para além dos já referidos Death In June - teremos ainda os Die Weisse Rose (seus companheiros de muitas das datas da digressão), os Solblot e ainda os Camerata Mediolanense.

Um verdadeiro alinhamento de estrelas, como é fácil de perceber, numa noite que tem tudo para ser especial e mágica. Altamente recomendada a presença no evento a todos os que por lá estiverem ou tiverem a oportunidade de planear a viagem, um alinhamento destes não se repete muitas vezes.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

[NOTICIA] Uma cor carmesim que bem assenta

Já há muito tempo que não ouvíamos falar dos Weihan. Depois do muito bem recebido "Symphonies Of Divination" em 2007, o duo Belga remeteu-se ao silêncio durante um largo período de anos. Felizmente quebrado agora com "Blóðslitinn Á Steininum" lançado pela Lichterklang.

Caracterizados por uma mescla entre o Neofolk e o Marcial, Jurgen e Miguel centram neste novo disco as suas atenções numa sonoridade muito mais Marcial Industrial, austera e fria, quase cortante em determinados momentos, que torna mais abrasiva e incisiva a sua abordagem musical.

Com um título que se pode traduzir por "a cor do sangue na pedra", este disco vai beber a sua inspiração em sagas Nórdicas e a rituais sacrificiais pagãos. Não será portanto de estranhar a viragem mais agreste e épica na sonoridade, para alinhar com o conceito deste trabalho. Que não só lhe encaixa bem, como assenta como uma luva nos Weihan como um todo.

Para além da edição regular em CD, que já de si é limitada apenas a 260 exemplares, está também disponível uma edição especial em caixa, ainda mais limitada (desta feita apenas a 40 cópias), que junta ao disco original um CDr com 4 faixas bónus e um exclusivo conjunto de cartas.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Blóðslitinn Á Steininum"
  1. Ginnungagap
  2. Pesta
  3. Cain
  4. Brugse Metten
  5. Juste Judex Ultionis
  6. Kuoleman Uskonto
  7. Belaya Smert
  8. Épitaphe Pour La Belgique
  9. Eighteen Hundred And Froze To Death
    CDr Bónus
  1. The Nation Of Brothers
  2. Europa
  3. Soil
  4. Les Loges Des Folles

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

[EVENTO] Primeira data em Itália


Continuando a acompanhar a Giddy Carousel Tour, desta vez chegamos a Itália e à primeira data que vos trazemos neste país (embora não seja a primeira data em termos de calendário).

Será no dia 11 de Dezembro que o palco do Clube Serendipity, em Foligno (perto de Perugia), receberá os convidados de honra da noite. Falamos naturalmente dos Death In June, com Douglas Pearce muito bem acompanhado por John Murphy e Miro Snejdr.

Para abrir a noite teremos a presença dos Spiritual Front na sua versão a solo e acústica, que é o mesmo que dizer que teremos Simone Salvatori e a sua guitarra acústica. O que, relembrando Leiria aqui há uns anos atrás, é sempre uma excelente proposta.

Se estiverem por perto ou tiverem forma de marcar presença, certamente não se vão arrepender. E se Perugia não é o vosso local, há mais oportunidade para apanhar a digressão em Itália. Mais sobre isso nos próximos dias.

domingo, 26 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um café diferente do habitual


Mais uma vez nos encontramos no Cafe Europa, prontos para apreciar duas horas da melhor música que se pode ouvir na rádio. Desta feita falamos da emissão número 138 que foi para o ar no passado dia 23 de Outubro.

E o que os nossos amigos ao leme do programa nos propõem hoje é uma viagem por um conjunto de propostas pouco habituais, caminhos não muitas vezes explorados por estes lados, mas que para além de refrescantes nos fazem perceber que a boa música está em todo o lado. Tudo para conferir descarregando a emissão completa aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. SCOTT WALKER - "Cossacks Are" (USA) (the drift - 2006)
  2. SCOTT WALKER - "The Day The 'Conducator' Died (An Xmas Song)" (USA) (bish bosch - 2012)
  3. SCOTT WALKER & SUNN O))) - "Brando" (USA) (soused - 2014)
  4. CURRENT 93 - "Invocation of Almost" (GB) (aleph at hallucinatory moutain - 2009)
  5. ALCEST - "Délivrance" (FRA) (shelter - 2014)
  6. RAINY DAYS FACTORY - "Sorry" (PT) (ocean of tears - 2013)
  7. JULIAN COPE - "Psychedelic Revolution" (GB) (psychedelic  revolution - 2012)
  8. THE JAPANESE GIRL - "Electrical Impulse" (PT) (a tea with twiggy kasumi - 2013)
  9. PSYCHIC TV - "As Tears Go By Unclean (Gen's Mix)" (GB) (pagan day - 1994)
  10. ARBEIT! & KENJI SIRATORI - "Surrender Cell" (FRA/JAP) (menses world - 2007)
  11. MARC ALMOND & FOETUS (FLESH VOLCANO) - "Love Amongst The Ruined" (GB/AUS) (slut - 1998)
  12. EYELESS IN GAZA - "Fixation" (GB) (photographs as memories - 1981)
  13. STREET KIDS - "Propaganda" (PT) (trauma - 1982)
  14. AIRES FERREIRA - "5:15" (PT) (apneia - ep - 2010)
  15. RESERVA ESPIRITUAL DE OCCIDENTE - "Camara Ardiente" (ESP) (la noche blanca - 2012)
  16. BURZUM - "To Hel And Back Again" (NOR) (the ways of yore - 2014)
  17. DEAD CAN DANCE - "Children Of The Sun (live)" (AUS) (in concert - 2013)
  18. SWANS - "Eden Prison (Live at Primavera Sound 2011)" (USA) (no edited - 2011)

sábado, 25 de outubro de 2014

[NOTICIA] Uma certeza inevitável

Depois de cerca de dois anos de silêncio, eis que temos em mãos um novo disco de Bain Wolfkind. Não será certamente um dos artistas mais fáceis de encaixar numa qualquer categoria musical, mas também é por isso que gostamos dele. E em boa hora a Not Just Religious Music nos deu mais um motivo para centrarmos nele a nossa atenção.

"You're Surely Gonna Die" ainda não é um novo disco, mas antes um single em vinil de 7'' que, para além de nos falar de uma certeza inevitável, nos relembra porque é que Bain Wolfkind é um artista único no panorama musical actual.

Percorrendo uma pletora de estilos musicais com uma sentimento quase Lynch-eano na sua estética e composição, este disco vai buscar muita inspiração a meados do século passado e à história dos Estados Unidos da América e faz-nos passar um bom bocado no processo. Sabe a pouco, mas enquanto não há um novo longa-duração temos que saciar o apetite com alguma coisa.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. You're Surely Gonna Die
  2. Dark Eyes

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

[EVENTO] Vamos à data mais perto


Regressamos ao percurso por essa Europa fora da Giddy Carousel Tour, que vai levar os Death In June a percorrer um conjunto de países durante o mês de Dezembro. Infelizmente o nosso país não está desta feita contemplado na lista, mas hoje falamos da data mais perto, no país vizinho.


Será no próximo dia 15 de Dezembro que a Sala Paddock em Madrid irá receber os Death In June, muito bem acompanhados nesta noite pelos Die Weisse Rose e pelos Reserva Espiritual de Occidente.

Uma celebração que irá continuar pela noite fora, como é habitual, nesta oportunidade que será a geograficamente mais próxima para nós. De outras datas teremos oportunidade de falar nos próximos dias.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

[NOTICIA] Uma caixa muito especial

Quando falamos de lançamentos por aqui centramo-nos normalmente nos formatos CD e vinil. Não é muito habitual explorarmos outros formatos (com algumas notáveis excepções), mas o caso de hoje é excepcional. O lançamento é em cassete e não de um disco, mas sim de doze!

Pela mão da New Era Productions chega-nos "Discography Cassete Boxset" que, como o nome indica, reúne numa caixa a discografia dos Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand até ao momento.

São doze discos em quinze anos, um registo do notável espólio musical do projecto Austríaco liderado por Albin Julius, num formato pouco habitual e numa edição muito bem conseguida. É limitada apenas a 188 exemplares, por isso apressem-se se quiserem ficar com esta peça de história.

Os discos contidos na caixa são os seguinte:
  • Der Blutharsch
  • Der Sieg des Lichtes ist des Lebens Heil
  • The Pleasures Received in Pain
  • The Track of the Haunted
  • When all else Fails
  • The Moment of Truth / Der Gott der Eisen Wachsen Ließ
  • Time is Thee Enemy!
  • When did Wonderland End?
  • The Philosophers Stone
  • Flying High!
  • The Story about the Digging of the Hole and Hearing of the Sounds from Hell
  • Der Blutharsch & Aluk Todolo

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

[EVENTO] O início de mais uma digressão

Estamos a aproximar-nos de mais um final de ano, e nos últimos anos isso significa uma digressão de Death In June. E este ano essa tradição não é quebrada - desta feita o lema é Giddy Carousel Tour e vai-nos novamente dar a oportunidade de ver um ícone vivo em palco, muito bem acompanhado.

A primeira data da digressão é em Londres, mais especificamente no Underworld Camden, no dia 7 de Dezembro. Para além de Douglas Pearce e os seus Death In June, teremos em palco uma verdadeira constelação de estrelas: Die Weisse Rose, Simone Salvatore numa representação a solo dos Spiritual Front e Miro Snejdr com os seus Herr Lounge Corps.

Será uma magnífica noite, como não pode deixar de se esperar com os nomes que estão envolvidos nesta data da digressão. Uma festa que continuará pela noite dentro e que terá outros momentos durante o mês de Dezembro, que vos iremos naturalmente trazer também.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

[NOTICIA] O mais perto de ao vivo sem ser ao vivo

Já o dissemos aqui mais do que uma vez: se não temos oportunidade de ver um projecto ao vivo, o mais perto que podemos ficar disso é de um disco com uma boa gravação dessa actuação. Que é precisamente o que "Rūtsu No Hōyō" nos propõe, trazer os Empusae para a nossa casa pela mão da Ant-Zen.

Como já perceberam, este disco trás-nos um conjunto de gravações ao vivo feitas em 2012 e 2013 em Moscovo e Utrecht, em que Nicolas Van Meirhaeghe (o mentor por detrás dos Empusae) reuniu à sua volta um conjunto de grandes músicos - como Tom de Doncker, Peter Bjargo (Arcana) e Benjamim Sperling (Jannerwein) - para nos proporcionar uma magnífica experiência.

Ao longo das sete faixas que o compõem, este disco vai percorrendo a sonoridade dos Empusae através de paisagens sonoras emotivas, melancólicas, ritualistas mas também intensas e épicas. Se nunca tiveram a oportunidade de ver os Empusae ao vivo, este disco será o melhor substituto até o conseguirem fazer.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Second Ornament
  2. Sphere Des Bois
  3. Seven Types Of Ambiguity
  4. Quantum Daimon
  5. Consanguinous Pain
  6. Dirge
  7. One And The Same

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um café luxemburguês

Cá estamos novamente à volta da mesa do Cafe Europa, prontos para apreciar duas horas de muita e boa música. Desta feita trazemos a emissão número 137 que foi para o ar no passado dia 16 de Outubro.

E esta é uma emissão absolutamente especial, totalmente dedicada aos Rome e ao seu magnífico lançamento "A Passage To Rhodesia" (sobre o qual falamos já aqui).

Passamos por ambos os CD's e pelo vinil de 10'' que fazem parte da edição especial deste lançamento, com um magnífico texto a acompanhar a nossa viagem (como sempre) e dando-nos uma fantástica visão sobre o trabalho de Jerome Reuter. Tudo para apreciar devidamente descarregando as duas horas de emissão directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. "Braai The Beloved Country"
  2. ”The Road To Rebellion”
  3. ”The Declaration”
  4. ”A Short 1000 Years”
  5. ”A Deafening Silence”
  6. ”The Great Divide”
  7. ”Matabele Land”
  8. ”Open Grass / High Ground”
  9. ”The Rape Gate”
  10. ”Wreaths”
  11. “The When-Wes Of Rhodesia”
  12. “Gesture Without Motion”
  13. “Ending An Era”
  14. ''Electrocuting An Elephant''
  15. ''The Ballad Of The Red Flame Lily''
  16. ''One Fire''
  17. ''A Farewell To Europe''
  18. ''The Fever Tree''
  19. ''Hate Us And See If We Mind''
  20. ''The River Eternal''
  21. ''A Country Denied''
  22. ''Lullaby For Georgie''
  23. ''In A Wilderness Of Spite''
  24. ''Bread And Wine''
  25. ''The Past Is Another Country''
  26. ''My Traitor's Heart''

domingo, 19 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um buffet de estilos em vinil

Apesar de muitas vezes associados directamente à cena DarkFolk ou NeoFolk Britânica, os Naevus são muito mais do que apenas isso. E demonstram-no uma vez mais neste seu novo trabalho, um EP em vinil 7'' chamado "Backsaddling" e lançado pela 4iB Records.

São 4 faixas onde o colectivo liderado por Lloyd James explora uma variedade de estilos. Desde o inevitável NeoFolk até ao Industial, recorrendo a elementos acústicos e electrónicos, vão desfiando acima de tudo grandes músicas independentemente de estilos particulares.

É na verdade uma amálgama de sonoridades, o que poderia indiciar uma manta de retalhos sem grande conexão. Mas a magia dos Naevus é conseguirem fazer com que a coisa funcione, que as músicas sejam coerentes e até se complementem umas às outras, e que a banda seja uma excelente diversidade à monotonia dos géneros herméticos.

A edição é limitada apenas a 200 exemplares numerados à mão, e apresenta o seguinte alinhamento:
    Lado A
  1. Up a Hill
  2. Aria/Acqua
    Lado B
  1. Listing Instincts
  2. Ego

sábado, 18 de outubro de 2014

[EVENTO] Uma noite Italiana em Parma

Ora cá estamos de novo para trazer mais um pretexto para ir até Itália. Desta feita uma noite totalmente Transalpina, com duas excelentes propostas em cartaz e o selo de qualidade da organização da EndeNocte, sempre muito activa na zona de Parma.

Será mais especificamente na sede da associação Circolo Arci Mu que no próximo dia 15 de Novembro teremos em palco duas belas bandas Italianas: os Argine e os Albireon.

Uma boa razão para passarmos por Parma mais ou menos daqui a um mês, e apreciar dois grandes concertos em perspectiva. Não são das bandas mais fáceis de trazer para perto de nós, por isso aplica-se a velha máxima de "se eles não vêm cá, vamos nós lá". E em Itália isso nunca é grande problema.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[NOTICIA] Nova reedição para Raison d'Être

Continuamos a acompanhar a longa lista de reedições de material antigo dos Raison d'Être que têm vindo a surgir nos últimos tempos, uma parte das quais pela mão da Old Europa Cafe. E é novamente a editora Italiana que nos trás agora "Metamorphyses (Expanded Edition)" para juntar a essa lista.

Originalmente editado em 2006, esta versão junta ao disco original (aqui remasterizado) duas faixas extra de material das mesmas sessões de gravação, para além de um disco adicional com excertos de actuações ao vivo entre 2006 e 2008 em Sofia, Gent, Salzburg, Alkmaar e Budapeste.

É um trabalho que se foca no tema da transformação como a chave para dominar a psique, para desvendar segredos dentro de nós que nos levam ao caminho da consciência emocional e da transcendência. Uma viagem ao nosso âmago para nos conhecermos melhor e sairmos mais fortes de todo o processo.

É portanto um disco mais hipnótico, diferente de outros trabalhos de Peter Andersson, em que o uso das suas paisagens sonoras é aqui transformado para guiar esta viagem interna. Mesmo o conceito da transformação está presente na sonoridade, criando um efeito que mesmo após estes anos todos continua fresco e desafiante para os sentidos.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD 1
  1. Metamorphyses Phase I
  2. Metamorphyses Phase II
  3. Metamorphyses Phase III
  4. Metamorphyses Phase IV
  5. Metamorphyses Phase V
  6. Metamorphyses Phase VI
  7. Metamorphyses Phase I (Sketch)
  8. Metamorphyses Phase IV (Sketch)
    CD 2
  1. Metamorphyses Phase I (Gent)
  2. Metamorphyses Phase IV (Gent)
  3. The Transformal Landscape (Gent)
  4. Metamorphyses Phase III (Budapest)
  5. Pathfinder (Budapest)
  6. Metamorphyses Phase I (Sofia)
  7. Invisble Gate Of The Temple (Salzburg)
  8. Metal Stone Mental Heart (Salzburg)
  9. Metamorphyses Phase III (Alkmaar)
  10. Metamorphyses Phase IV (Alkmaar)

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

[EVENTO] Última oportunidade em Berlim

O concerto que vos trazemos hoje é especial. Será a última vez que iremos ver um dos projectos mais influentes e queridos deste lado na sua forma actual. E isso será já no próximo dia 1 de Novembro em Berlim.

Falamos dos Arcana e da decisão de Peter Bjargo de dissolver o colectivo com quem actua há vários anos, mantendo-se apenas ele no projecto, no sentido de o repensar e fazer voltar às origens. Será portanto a última oportunidade de ver este alinhamento actuar ao vivo, quiçá a própria banda (embora esperemos que isso não venha a acontecer).

O local desta actuação será a Die Friedenskirche, uma igreja em Berlim, e os Arcana estarão muito bem acompanhados em palco pelos Fjernlys. Como habitual, a festa continua com animação a cargo dos DJ's convidados e muitos motivos de celebração - quanto mais não seja para marcar o fim de um ciclo e o início de outro.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

[NOTICIA] Mais um fruto da parceria Luso-Britânica

Hoje falamos do resultado de uma parceria entre um músico Português e um músico Britânico. Sleeping Pulse é o nome do projecto nascido entre Mick Moss (dos Antimatter) e Luís Fazendeiro (dos Painted Black), que acaba de lançar o seu disco de estreia pela Prophecy Productions.

"Under The Same Sky" é o nome do trabalho que conta também com selo nacional no trabalho da produção e gráfico. É um disco que se pode considerar Rock moderno, com passagens acústicas, elementos electrónicos e sempre com muita alma à mistura.

Todo o trabalho de composição ficou a cargo de Fazendeiro, cabendo a Moss as letras e vocalizações. É um disco homogéneo, apesar de nascido de duas mentes criativas diferentes, com uma componente lírica forte e emocional, lidando com a manipulação do indivíduo pela sociedade. Um disco que mostra a capacidade que temos entre portas, assim nela acreditemos.

Para além da edição normal em CD, está também disponível uma edição especial em digipack e que junta ao disco original um segundo CD com 5 faixas bónus em formato acústico. Como que demonstrando a capacidade de criar música despida de elementos acessórios e mesmo assim mantendo toda a sua identidade.

O alinhamento completo é o seguinte:
    "Under The Same Sky"
  1. Parasite
  2. Gagging Order
  3. Backfire
  4. The Puppeteer
  5. Foreign Body
  6. The Blind Lead The Blind
  7. Painted Rust
  8. Noose
  9. War
  10. Under The Same Sky
    CD Bónus
  1. The Puppeteer
  2. Gagging Order
  3. Backfire
  4. Foreign Body 
  5. The Blind Lead The Blind

terça-feira, 14 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um Tibete com travo Russo

Formados há pouco mais de 10 anos por Alexey Tegin, os Phurpa são um dos mais enigmáticos e curiosos colectivos Russos. A sua sonoridade é tirada directamente da tradição milenar Tibetana pré-Budismo, criando um ambiente arcano que nos coloca em directa ligação com o mundo que nos rodeia. E é precisamente isso que podemos ouvir neste seu novo trabalho.

"The Magic Rituals Of The BON Tradition" é lançado pela Cyclic Law numa edição que para além do CD normal (contendo 48 minutos de música ao longo de 3 longas faixas) lhe junta também um DVD com uma actuação em Moscovo, para que possamos apreciar a componente estética e visual dos Phurpa e, acima de tudo, ver como a sua música é criada.

Estes rituais são criados recorrendo exclusivamente a instrumentos nativos do Tibete e - como elemento principal - à voz. É impressionante perceber como o mais antigo instrumento de todos, as simples cordas vocais, é aqui trabalhado num canto mantra característico desta região do mundo. Uma banda sonora à altura de uma meditação que nos ajude ou a começar ou a acabar um dia.

A edição é limitada a 500 exemplares em digipack com 6 painéis e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Long Life
  2. Mi Dud
  3. Lta Zor

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um café moderno

Mais uma vez chega uma das nossas alturas preferidas da semana, em que trazemos uma nova emissão do Café Europa. Desta feita trata-se da emissão número 136 que foi para o ar no passado dia 9 de Outubro.

Uma emissão recheada de grandes nomes e grandes músicas, com particular incidência para trabalhos lançados este ano, mas com espaço para irmos mais de 40 anos atrás na história recuperar momentos mágicos de outros tempos. Querem saber mais? É só descarregar a emissão aqui e desfrutarem de duas horas muito bem passadas.

O alinhamento completo da emissão é o seguinte:
  1. DER BLAUE REITER - "Underworld Dreams part II" (ESP) (le paradis funèbre II - l' adieu du silence - 2014)
  2. DER BLAUE REITER - "L' Adieu Du Silence part I" (ESP) (le paradis funèbre II - l' adieu du silence - 2014)
  3. SOPOR AETERNUS & THE ENSEMBLE OF SHADOWS - "Beautiful" (GER) (mitternacht - 2014)
  4. SOPOR AETERNUS & THE ENSEMBLE OF SHADOWS - "Bang Bang" (GER) (mitternacht - 2014)
  5. THE JOY OF NATURE - "The Girl With Razor Waiting By The Sea" (PT) (two leaves left - 2014)
  6. SOL INVICTUS - "Once Upon A Time" (GB) (once upon a time - 2014)
  7. SOL INVICTUS - "Spare" (GB) (once upon a time - 2014)
  8. ROME - "In A Wilderness Of Spite" (LUX) (a passage to rodeshia - 2014)
  9. ÆIRIKURA-  "Fornocht Do Chonac Thu (RUS) (v.a.ruthenia: from west to east  - 2014)
  10. VASHTI BUNYAN - "Rainbow River" (GB) (just another diamond day - 1970)
  11. VASHTI BUNYAN - "Turning Backs" (GB) (lookaftering - 2005)
  12. VASHTI BUNYAN - "Shell" (GB) (heartleap - 2014)
  13. WINE AND ALCHEMY - "Greensleeves" (USA) (what dreams may come - 2010)
  14. BONNIE 'PRINCE BILLY & MARIEE SIOUX - "Loveskulls" (USA) (bonnie & mariee - ep - 2012)
  15. HEATHEN APOSTLES - "Before You Go" (USA) (without a trace - ep - 2014)
  16. HEATHEN APOSTLES - "Dark Was The Night" (USA) (boot hill hymnal - 2013)
  17. LA BURCA - "River'sDream" (BRA) (la burca - 2013)
  18. LUPI GLADIUS - "Umano É Imperfetto" (IT) (veritas - 2014)
  19. NEBELUNG - "Innerlichkeit" (GER) (palingenesis - 2014)
  20. ART ABSCONs - "Erscheinung! (VestreKirkeg+Ñrd, Denmark)" (GER) (travelling with ukulele - 2014)
  21. BLOOD AXIS & SANGRE CAVALLUM - "Sonne Golthi-Ade" (USA/PT) (v.a.mit fester hand - 2011)
  22. STRYDWOLF - "Wir Rufen Deine Wolfe (w. Argheid)" (NED) (aus alter zeit - 2012)
  23. ERDE - "Unruhevollen Jugend" (GER) (böse zeit - 2014)
  24. ÀRNICA - "Cuerno Roto" (ESP) (v.a. raiz iberica - 2014)
  25. KELTIKA HISPANNA "Trikantam Entor-Kue Toutam" (ESP) (v.a. raiz iberica - 2014)

domingo, 12 de outubro de 2014

[NOTICIA] Uma edição diferente da nossa Deusa preferida

Já muitas vezes falamos aqui de novos trabalhos da nossa Deusa preferida, Anna-Varney Cantodea, ao leme dos seus eternos Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows, mas hoje trazemos uma edição bastante diferente. Falamos de "Interview 19. September 2014" que surge numa edição muito limitada disponível directamente na FanTotal.

Como o nome indica, este vinil de 12'' contém uma gravação de Anna-Varney a uma entrevista dada à revista Obsküre, com a Deusa a ler e responder à perguntas que lhe foram feitas de uma forma íntima e pessoal. A entrevista é centrada no último disco "Mitternacht", mas o verdadeiro destaque aqui é a janela ao íntimo de uma das figuras mais enigmáticas do panorama musical alternativo mundial.

A edição é limitada a 500 exemplares, assinados e numerados à mão, e está disponível numa edição especial também, incluindo uma t-shirt e um postal. Para além da entrevista disponível no lado A do vinil, temos também uma faixa ambiental disponível no outro lado. Um disco para os fãs mais acérrimos dos Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows e da figura que os lidera.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Lado A - Entrevista / SpokenWord
  2. Lado B -  The Boy (ambient track)

sábado, 11 de outubro de 2014

[NOTICIA] Dark Ambient de matriz Ritualista

Cerca de quatro anos depois do seu último álbum, os Bisclaveret regressam às edições com "Theu Anagnosis", lançado de forma repartida entre a Zoharum e a Steinklang Industries. Um passo em frente na carreira do colectivo Polaco e um disco que vale a pena descobrir.

O que podemos aqui encontrar é um Dark Ambient com um forte cariz Ritualista, recorrendo a um conjunto de instrumentos acústicos e folclóricos do Oriente, algures entre a Índia, China e Tibet, para além de mantras vocais, para criar um ambiente único.

De facto há comparações aqui a fazer entre este disco e alguns dos nomes sagrados da cena (como Boyd Rice), mas paralelos à parte este disco é perfeitamente capaz de se aguentar nos seus próprios pés. Um ambiente negro e lúgubre, como se pretende, é palpável quando o disco começa a tocar, e o ritual só é terminado quando acaba. Não é daqueles trabalhos para se ouvir aos poucos, mas o efeito é tremendo.

O trabalho está disponível em três edições: em vinil dourado, limitada a 111 exemplares; em CD edição negra, limitada a 222 exemplares; e em CD edição branca, limitada a 111 exemplares. Em qualquer uma delas, o alinhamento é o seguinte: 
  1. Seven Lands Of Happiness
  2. Out Of The Depths Have I Cried Unto Thee, O Lord
  3. Three Sacraments
  4. Two Ways To The Highest Truth
  5. Trio Deum
  6. Humani Sanctus
  7. Dog's Blood For Love Of God
  8. In The Hospital Of Lost Souls

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

[EVENTO] Proposta para Halloween em França

De todas as propostas para o Halloween (algumas das quais já por aqui faladas), a que vos trazemos hoje é uma das mais interessantes. Especialmente para todos aqueles que vivem em França ou irão estar lá perto nessa altura, e que possam dar um salto até Angoulême na noite de 31 de Outubro para 1 de Novembro.

Será esta a denominada Nuit FantasmaGothic, que irá reunir no Clube La Nef, na bela cidade do Sudoeste Francês (bem perto de Bordéus) um alinhamento de luxo. Teremos em palco os Rosa Crvx, Merciful Nuns, Soror Dolorosa, Eros Necropsique, Nova Et Vetera e Winter Severity Index, com uma excelente representação nacional em cartaz e com bons destaques vindos da Alemanha e de Itália.

Como não podia deixar de ser, ainda por mais nesta noite, a festa está garantida com a presença dos DJ's convidados e de muitos mais motivos de animação. Será um Halloween certamente bem passado para aqueles que puderem marcar presença.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

[NOTICIA] De fãs para todos

Têm sido várias as compilações que os ASP têm lançado ao longo dos anos, mas os fãs percebiam que desde "Interim Works Compendium" (já com 10 anos de vida!) ainda não tinha havido nenhuma a cumprir verdadeiramente esses pergaminhos. Por isso este "Per Aspera Ad Aspera" vem em tão boa altura colmatar essa lacuna.

Lançado pela Gothic Novel Rock Records, é uma compilação criada pelos fãs para celebrar 15 anos de carreira de uma das mais influentes bandas da cena Electro-Goth Germânica, que há já muitos anos ultrapassou todas as fronteiras geográficas (mesmo em boa parte do tempo cantando na sua língua natal).

Disponível em várias edições, destacamos as duas especiais: uma em vinil, ao longo de 5 discos, cobrindo alguns dos melhores momentos da sua carreira e incluindo um vinil com faixas bónus de versões especiais; outra em CD, cobrindo 3 discos com as mesmas premissas. A versão vinil vem ainda acompanhada de um livreto de 32 páginas e é limitada a 500 exemplares numerados à mão. A versão CD vem albergada num livro de capa dura com 80 páginas e é limitada a 2.999 exemplares. Em qualquer um dos casos, imprescindível para todos os fãs e amantes de boa música.

O alinhamento completo (da versão CD) é o seguinte:
    CD 1
  1. Wechselbalg
  2. Zaubererbruder (Album Version)
  3. Die Löcher in der Menge (Edit)
  4. Biotopia
  5. Ich bin ein wahrer Satan (Single Version)
  6. Carpe Noctem
  7. Weichen[t]stellung
  8. Wer sonst? (Einhorn Radio Edit)
  9. Stille der Nacht [Ein Weihnachtsmärchen] (Horror Vacui Version)
  10. Denn ich bin der Meister
  11. Eisige Wirklichkeit (Contra Uermes Version)
  12. Wanderer
  13. How Far Would You Go? [The 6th of September] (Single Version)
  14. Schwarzer Schmetterling (Live Version)
  15. Rücken an Rücken (Stripped Down Piano Version)
    CD 2
  1. Die Kreatur mit der stählernen Maske (Edit)
  2. Sing Child (Horror Vacui Version)
  3. Werben (Horror Vacui Version)
  4. Reflexionen
  5. Ich will brennen (Horror Vacui Version)
  6. Me (Video Edit 2.0)
  7. FremdkörPerson, erstens (Erster Abschnitt)
  8. :Duett: [Minnelied der Incubi]
  9. Die Ballade von der Erweckung
  10. Mein Herz erkennt dich immer
  11. Krabat
  12. Schwarzes Blut (Club Version)
  13. Und wir tanzten [Ungeschickte Liebesbriefe]
  14. Kokon (Live Version)
  15. Per aspera ad aspera
    CD Bónus
  1. ASP - Man of Constant Sorrow
  2. ASP - Sündige Heilige
  3. The 69 Eyes - Sanctus | Benedictus (Doppelgänger Cover Version)
  4. ASP - I Don't Wanna Be Me (Live M'era Luna 2013)
  5. ASP - ÜberHärte (Live GeistErfahrer-Tour 2012)
  6. Asps von Zaubererbrüdern - Unverwandt (Regentropfen-Fassung)
  7. Spielbann - Schneefall in der Hölle (PerspekTief Version)
  8. Eisbrecher - Schwarzes Blut (Neuschnitt)
  9. Asp Spreng and Vincent Sorg - Die vielen Jahre

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

[NOTICIA] Aqui, ali, em todo o lado

O disco que vos trazemos hoje é um bom exemplo do porquê continuar a escrever neste recanto depois de tantos anos e milhares de entradas diferentes - continuar a descobrir grande música. Como é o caso de "Here And The Hereafter", o novo trabalho dos Mirabilis editado pela Projekt.

Um colectivo formado em 2001 por Dru Allen e Summer Bowman, duas vocalistas de grande talento que se uniram para criar música algures entre o Darkwave, o Neoclássico e o Etéreo, com toques Góticos e Pop de vez em quando. E os seus dois álbuns e um EP anteriores provaram já a qualidade do seu trabalho.

Mas é neste disco que realmente atingem o seu ponto mais alto até ao momento. As suas vocalizações quase mágicas sobrevoam uma sonoridade melancólica, com elementos electrónicos, acústicos e de percussão em perfeita harmonia para criar músicas que nos fazem sonhar e, acima de tudo, regressar a elas vez após vez.

Conceptualmente, o disco explora a temática do círculo da vida, da nossa procura incessante por aquilo que nos faz sentir vivos, quase que uma razão para a nossa existência. Uma luta pacífica, travada dentro de nós próprios, para a qual podemos usar perfeitamente este disco como banda sonora. Pelo menos faz-nos sentir um pouco mais perto desse objectivo.

A edição é limitada apenas a 300 exemplares, apresentados num digipack de 4 painéis com um poster de 8 páginas com as letras das músicas, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Hara
  2. The City
  3. Le Sorbier De L'Oural
  4. Here And Herafter
  5. By The Waters Of Babylon
  6. Can She Excuse My Wrongs
  7. Lokah Samastah Sukhino Bhavantu
  8. Sanctuary Of Mind
  9. Today Is The Day
  10. Da Znae Moma
  11. O Care Thou Wilt Dispatch Me
  12. Beneath The Continuum
  13. Takeda No Komoriuta
  14. Permafrost
  15. Sanctuary Of Mind (Sleepthief Remix)
  16. Permafrost (Tundra Mix)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

[NOTICIA] O total é maior que a soma das partes


No disco que vos trazemos hoje temos dois grandes motivos de interesse. Desde logo, porque é um tributo à obra de H. P. Lovecraft, talvez um dos autores mais influentes da sua época e que nos deixou um legado muito especial ao qual regresso particularmente muitas vezes. Depois, porque estamos a falar de uma colaboração entre 13 artistas diferentes, ainda por cima de um estilo musical que na sua grande maioria é predominado por projectos a solo.

"Cthulhu" é um disco lançado pela Cryo Chamber, que teve também a coragem de encetar este massivo projecto. São 13 dos maiores artistas de Dark Ambient a colaborarem em conjunto, como uma grande orquestra, para dar vida ao monstro mítico da fantasia de Lovecraft. Se quiserem conferir a listagem: Alt3r3d Stat3, Alphaxone, Aseptic Void, Atrium Carceri, Cryobiosis, Halgrath, Neizvestija, Ugasanie, Mystified, Asbaar, Sjellos e Dark Matter.

Se esta premissa não vos faz já saltar da cadeira para encomendar um exemplar, então devem já mudar de página porque não há nada mais fan-boy que isto. Um projecto épico, um feito que me parece (até prova em contrário) inédito, o grande Deus-Demónio dos mares saído da imaginação de Lovecraft, Dark Ambient do melhor - bem, não se pode pedir mais do que isto. Só podemos dizer mais uma coisa - absolutamente imprescindível!

O alinhamento é composto por apenas uma longa faixa de quase 80 minutos de prazer:
  1. Cthulhu

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

[NOTICIA] Hipnose em formato duplo

Quase a completar 20 anos de carreira com os seus Desiderii Marginis, Johan Levin não dá sinais de abrandamento. O que só pode significar excelentes notícias para os amantes do seu Dark Ambient particular, que têm agora mais um motivo de regozijo. O projecto Sueco acaba de lançar o seu oitavo disco de originais chamado "Hypnosis".

Com selo Cyclic Law, é um disco duplo que ao longo de quase duas horas de música percorre uma viagem que pode muito bem ser quase hipnótica. A sua sonoridade visa evocar os nossos sonhos do subconsciente em que se albergam e trazê-los de volta à nossa psique consciente.

Com um nível de composição extremamente detalhado e uma enorme atenção aos detalhes, o disco percorre sentimentos desde a melancolia surreal ao frenético pânico através da música que se lhes apropria, deixando-nos sempre na expectativa do que se segue. Um trabalho longo mas que nunca se torna monótono, é o maior elogio que podemos fazer a este disco.

A edição é apresentada num digipack de 8 painéis, limitada a 500 exemplares, a apresenta o seguinte alinhamento:
    CD 1
  1. Black Feathers
  2. Wake
  3. Paralysis
  4. Rain On Your Dreams
  5. Night Slept On My Arm
  6. Lazarus Palace
  7. The Fog Closing In
    CD 2
  1. The Monkey God
  2. Unmasked
  3. Endless Staircase
  4. Drive
  5. Temple Of Andromeda
  6. The Dividing Wall
  7. Bright Dead City

domingo, 5 de outubro de 2014

[NOTICIA] Sai um café com cheirinho para a mesa do canto


Cá estamos mais uma vez reunidos à volta das mesas do Café Europa, prontos para apreciar duas horas de magnífica música. Hoje falamos da emissão número 135 que foi para o ar no passado dia 2 de Outubro.

Mais uma edição ecléctica, passando por excelentes recordações logo a abrir, para dar azo a nomes consagrados da cena nacional e internacional, passar para o outro lado do Atlântico e acabar com sonoridades menos habituais no Café Europa mas nem por isso menos interessantes. Tudo para conferir em detalhe descarregando as duas horas de emissão directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. BILL FAY - "City Of Dreams" (GB) (life Is people - 2012)
  2. BILL FAY - "Time Of The Last Persecution" (GB) (still some light - 2010)
  3. BILL FAY - "My Eyes Open" (GB) (still some light - 2010)
  4. CURRENT 93 - "I Could Not Shift The Shadow" (GB) (i am the last of all the field that fell - 2014)
  5. THE JOY OF NATURE - "Behind The Window" (PT) (two leaves left - 2014)
  6. EMPYRIUM - "Saviour" (GER) (the turn of the tides - 2014)
  7. ELIWAGAR - "Huldrefolk" (NOR) (eliwagar - 2014)
  8. FAUN - "Walpurgisnacht" (GER) (luna - 2014)
  9. NORDGLANZ - "Aufstand Der Trunkenbolde" (GER) (fragmente von einst - 2014)
  10. FRAKMÜNDT - "Firnföuskamerad" (SUI) (v.a. mit fester hand - 2011)
  11. FALKENSTEIN - "Die Letzte Krauterhexe" (GER) (die letzte krauterhexe - sg- 2013)
  12. ÀRNICA - "Caminando Hacia El Sol" (ESP) (lecho de piedra - 2014)
  13. AELDABORN - "Hakonarmal" (GER) (cosmic trident - 2014)
  14. AINULINDALE - "Namarie" (FRA) (nevrast - 2013)
  15. DAVID E WILLIAMS - "The Emperor Of Ice Cream" (USA) (trust no scaffold built of this bone - 2013)
  16. CAPRICE - "The True Knowledge" (RUS) (girdenwodan, part 2 - 2014)
  17. DER BLUTHARSCH AND TICOTLH - "Mountains Of Sorrow" (AUT) (today i want to catch clouds - 2014)
  18. WOVENHAND - "The Refractory" (USA) (refractory obdurate - 2014)
  19. SWANS - "To Be Kind" (USA) (to be kind - 2014)
  20. URFAUST - "Spiritus Nihilismus" (NED) (7'' split w. king dude
  21. BEN FROST - "Secant" (AUS) (a u r o r a - 2014)
  22. KING DUDE - "Never Run" (USA) (fear - 2014)

sábado, 4 de outubro de 2014

[EVENTO] Rumo até Atenas


Ainda há uns dias falamos sobre uma actuação de Tony Wakeford em Itália, hoje temos novo motivo para falarmos dele mas desta feita associado a um evento na Grécia. Será mais concretamente ao Death Disco em Atenas que iremos rumar no próximo dia 14 de Novembro para este concerto.

E quem iremos encontrar em palco? Pois bem, uma parte dos Sol Invictus (mais especificamente o próprio Tony Wakeford e também Clive Giblin) muito bem coadjuvados por Matt Howden e o seu projecto Sieben, e com o suporte assegurado pelos curiosos Manos Six And The Muddy Devil.

Uma bela noite em perspectiva, com dois nomes grandes do Reino Unido juntos em solo helénico para um concerto que podia ter lugar em qualquer parte do mundo que seria sempre um bom motivo para marcarmos presença. Se estiverem pelas redondezas, já sabem.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

[NOTICIA] A estreia a solo de António Cova

Quem conhece minimamente o que de melhor se faz no panorama alternativo nacional, e em particular na cena de Leiria, conhece inevitavelmente o nome de António Cova. Criador por excelência, tem emprestado o seu cunho artístico a um largo conjunto de projectos, mas hoje falamos dele pelos melhores motivos - estreia-se finalmente a solo em disco.

"Lua de Luto" é o nome do trabalho editado pela Necrosymphonic Entertainment, disponível em formato digital e numa edição em CD limitada a 69 exemplares, que irá certamente esgotar muito rapidamente.

Uma sonoridade surpreendente e refrescante, sempre num tom negro e com a voz particular de António Cova a predominar o disco. É um trabalho que se impunha, que não desilude a expectativa criada, e que reforça mais uma vez (se preciso fosse) a vitalidade que Leiria coloca no panorama musical nacional.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Estou Deprimido
  2. A Tua Gillette Cor de Rosa
  3. A Próxima Vez Que Te Morder
  4. Anos Noventa em Leiria
  5. Bar de Putas
  6. Embalsamada
  7. Assassino
  8. O Funeral do Meu Familiar

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

[EVENTO] Uma nova proposta para o Halloween


Com o Halloween a aproximar-se a passos largos, é apenas natural que continuem a aparecer eventos associados a esta data. Como é o caso do que vos trazemos hoje, que nos levará até Bolonha (na magnífica Itália) para um belo concerto em perspectiva.

Será no Freakout Club que no dia 31 de Outubro (como seria de prever) teremos em palco Tony Wakeford (mais conhecido pelos seus Sol Invictus mas também com uma carreira a solo bem preenchida), muito bem acompanhado dos Hautville e de LaMetàFisica.

Como habitual, mas ainda mais numa noite como esta, a festa está garantida com a presença de DJ's convidados a providenciar muita animação pela noite dentro, antes e depois dos espectáculos. Se estiverem por perto apareçam que será uma noite muito bem passada.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

[NOTICIA] Um novo livro de Mosath

Companheiro de há muitos anos, parceiro de empreendimentos conjuntos, Mosath acaba de editar o seu mais recente livro - motivo mais do que suficiente para lhe dedicarmos umas palavras neste recanto, que nem só de música é feito.

"Recintos Possuídos Ou O Gozo De Um Demónio" é lançado pela Luís Amorim Editions e explora uma temática muito simples e próxima de todos nós: a Vida. Uma viagem por caminhos explorados no passado e que ganham vida em conjunto neste livro.

Ficam as palavras do próprio autor:

"Composto por 10 capítulos (divisões), este livro trata temáticas introspectivas, assim como o absurdo e irrisório da Vida.

Reunidos em prol da dimensão criativa e pujante da Infernus, os textos apresentam-se ao leitor com uma nova roupa. Desde o tom de crónica até à alucinação, o livro encerra em si mesmo uma subversão a códigos e pessoas. Existe uma abordagem à demonologia e igualmente um desejo de descrever vivências que nos façam lembrar de que a Terra e o Cosmos são, mais do que Razão, imaginação e desconstrucionismo com pimenta e nonsense."