sábado, 4 de julho de 2015

[NOTICIA] Olhando de frente para o abismo

Já aqui disse mais do que uma vez que o formato físico é absolutamente indispensável à apreciação completa de um disco. Porque temos mais do que um sentido, por vezes sou atraído para discos por causa da capa. Como é o caso deste "Between The Horizon And The Abyss", o mais recente disco dos Yen Pox lançado pela Malignant Records.

Olhando para a brilhante capa (que podem ver aqui ao lado), imaginei a banda sonora que lhe poderia corresponder. Um ambiente pós-apocalíptico e desolador, onde quando olhamos para o futuro vemos o abismo dentro de cada um de nós. É precisamente isso que podemos ouvir neste trabalho, e quando isso acontece é algo de quase mágico.

Aceito que precisamos de estar num determinado estado de espírito para apreciar um disco assim, lúgubre e desprovido de esperança. Mas se calhar parte dos mais de 10 anos (sim, leram bem) que distanciam este trabalho do seu antecessor ajudam a explicar o cuidado que foi colocado neste disco.

Podemos genericamente colocar este disco no espectro do Dark Ambient (na verdadeira acepção dos dois termos individuais e da sua junção numa expressão de sonoridade), em que o dinamismo das composições nos vai arrastando neste universo criado pelo duo por detrás dos Yen Pox, atrás de uma ilusão que não existe. Já Nietzsche dizia: quando olhamos para o abismo, ele olha de volta para nós. Este disco é a vertente sonora desta expressão.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. The Awakening
  2. White Of The Eye
  3. Cold Summer Sun
  4. In Silent Fields
  5. Grief Ritual
  6. Ashen Shroud
  7. Tomorrow In Ruins
  8. The Procession

Sem comentários: