terça-feira, 21 de agosto de 2007

[NOTÍCIA] Por falar em Folk Russo...

Depois de ontem vos trazermos a mais recente proposta dos Blood & Sand, hoje continuamos com Folk Russo, na figura dos Zlye Kukly. Para além do curioso nome, outra particularidade dos Zlye Kukly é estarem baseados em Jerusálem, Israel, e terem já editado trabalhos num misto de Russo e Hebraico.

Desta feita cabe à Ahnstern editar "Strange Tomorrow", o primeiro registo oficial depois de alguns lançamentos em CDr. Disponível a partir do dia 27 do corrente mês, reúne em 15 faixas e cerca de 73 minutos uma sonoridade exótica, enraízada no Folk mas indo beber de fontes tão diversas como o experimentalismo dos anos 70, a música progressiva, a melancolia e a beleza dos sonhos.

Sempre recorrendo à sua língua natal, Fred Adra e os seus partners in crime recorrem a uma larga panóplia de instrumentos acústicos e alguns sons electrónicos para criar uma manta sonora complexa, poderosa e, em boa verdade, bastante única. Podemos encontrar alguns traços do Folk de Gae Bolg ou das baladas de Boyd Rice, mas talvez a principal referência seja o trabalho Folk dos anos 70 desenvolvido na (ex-)Jugoslávia. Bastante interessante. Podem ouvir algumas faixas deste novo trabalho no MySpace da banda.

Já disponível está um vídeo dos Zlye Kukly, tocando a música título deste trabalho na televisão, que podem ver de seguida:


Sem comentários: