quarta-feira, 22 de agosto de 2007

[NOTÍCIA] Um livro sobre as tradições Alpinas


Quem acompanha a carreira de Max Percht, principalmente com os seus Sturmpercht, está pelo menos minimamente familiarizado com a vertente filosófica do Paganismo Alpino (essencialmente centrado na Aústria) que sempre transpira no seu trabalho.

Até aqui, a Steiklang Industries (a sua editora de longa data) disponibilizou alguns trabalhos literários sobre o tema, infelizmente sempre em Alemão. Livros como "Die Gasteiner Passen", reunindo em 128 páginas a história das comunidades de pessoas que preservam os rituais Perchten (denominadas Passen) centradas na região de Gastein (Aústria), incluindo cerca de 270 fotografias sobre o tema; ou ainda "Die Gasteiner Perchten", um misto de livro e álbum de fotografias referente às figuras na mitologia Perchten, reunindo também várias entrevistas e testemunhos, tornando-se numa das principais referências documentais sobre o assunto.

Isso vai no entanto mudar no Inverno deste ano. Max e os restantes elementos de Sturmpercht estão a trabalhar num livro da sua autoria entitulado "Menschen, Masken, Mythen - in Alpiner Tradition und Brauchtum" que, apesar do título, será disponibilizado em Alemão e Inglês. Será uma edição em capa dura, com cerca de 100 páginas, e para além da língua (universalmente mais acessível) o grande destaque vai para a inclusão de um CD contendo faixas dos próprios Sturmpercht, mas também dos Allerseelen, Elli Riehl, Ernte, Hekate, Jägerblut, Waldteufel, Werkraum e dos nossos Sangre Cavallum.

Como podem ver, muitas razões para estar atento a este trabalho, com data prevista de lançamento para o Krampus (5 de Dezembro) - nada como falar sobre o assunto nesta altura para ajudar a refrescar um pouco o ambiente tórrido que se faz sentir...

Sem comentários: