segunda-feira, 9 de abril de 2007

[ANÁLISE] Sangre Cavallum - Pátria Granítica

SANGRE CAVALLUM
Pátria Granítica
Ahnstern / Steiklang Industries / Equilibrium Music
Classificação: 9/10
Web: www.sangrecavallum.com
Email: oficiobarbaro@hotmail.com


Os Sangre Cavallum tiveram a sua génese em 1998 com a publicação da cassete Alborada do Douro – Cantares da Terra Castreja. Em 2004 lançaram pela Storm (editora de Michael Moynihan dos Blood Axis) o álbum Barbara Carmina, trabalho que os distingiu como uma das melhores bandas nacionais no espectro NeoFolk.

Surge-nos agora Pátria Granítica, através da Ahnstern (de Gerhard Petak dos Allerseen), subsidiária da conceituada Steiklang Industries. E o que podemos esperar deste novo trabalho dos Sangre Cavallum? Cremos não cair em exagero ao afirmar que é provavelmente o melhor trabalho nesta sonoridade alguma vez publicado por uma banda portuguesa, capaz de ombrear com os melhores a nível mundial!

São 10 músicas profundamente enraizadas no folclore tradicional do Norte Português e Galiza (zona denominada Gallaecia), trazendo-nos por mais de uma vez à memória imagens de tempos idos, em que se dançava ao luar nos castros transmontanos, se prestava homenagem à Natureza e se vivia de facto o paganismo popular.

Recorrendo a uma miríade de instrumentos tradicionais e outros nem tanto (a lista ultrapassa as largas dezenas), a captação de sons de pedras (que resultam na perfeição neste contexto), de citações de poemas populares e de gentes das nossas terras, somos de facto transportados para um mundo à parte, em que a cultura popular é preservada e a identidade nacional (e não nacionalista) é exacerbada.

B. Ardo e seus pares conseguem de forma sublime trazer à vida tempos imemoriais do nosso passado, através de composições dinâmicas, enigmáticas e quase-ritualísticas, uma inteligente escolha de sonoridades orgânicas e, acima de tudo, uma vontade inabalável de ver preservado o legado dos nossos antepassados. Altamente recomendado!

Lurker

Sem comentários: