terça-feira, 25 de agosto de 2009

[NOTICIA] Nome pimba mas a música está lá

Confesso que não conheço a obra anterior de Jo Gabriel, e que a primeira reacção quando tomei conhecimento deste seu último lançamento não foi positiva. Também, quem se lembra de usar um nome pimba para assinar a música que faz? No entanto, não é a capa que faz o livro e depois de ouvir a sua música, confirma-se que as primeiras impressões podem ser enganadoras.

Originária de Nova Iorque mas a viver há muitos anos no Midwest Americano, Jo começou a editar em 2003 num obscuro selo em CDr, para ter a sua primeira incursão num longa-duração com a Kalinkaland Records, a mesma editora que nos apresenta agora "Fools And Orphans". Passou depois três discos editados pela sua própria Ephemera antes de regressar à Kalinkaland, sendo que esta é a reedição de um dos discos desse período mais pessoal, digamos assim.

Agora que compreendemos melhor quem é o Jo e de onde é que ela vem, importa dizer que a nível sonoro o que aqui temos é a melancolia das vastas pradarias no crepúsculo, num qualquer equinócio, abrilhantada com poesia a gotejar de todos os poros do músico, recheada de imaginação, e que se torna numa descoberta assinalável. A senhora tem classe, deve dizer-se, e merece ser descoberta e apreciada pela música que faz. E este é um bom pretexto como qualquer outro para partir ao encontro do seu catálogo, que é bastante rico - uma sugestão: a loja da Ephemera tem vários lançamentos a baixo preço, por isso aproveitem.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Of Love And Ether
  2. Firefly
  3. The Habits Of Shadows
  4. Heavy
  5. Vacant Little Stare
  6. Cellophane
  7. How The Devil Falls In Love
  8. Fable Honey
  9. Poison In The Well
  10. Bulldozer
  11. I Shudder For The Clouds Have Tempted Madness

Sem comentários: