terça-feira, 27 de abril de 2010

[ANÁLISE] La Chanson Noire - "O Bordel De Lúcifer" [7'' - 2010]

LA CHANSON NOIRE
O Bordel De Lúcifer [7'']
HellOutro Enterprises

O que os La Chanson Noire vêm vindo a fazer desde a sua criação pode ser basicamente descrito numa expressão: deboche. Um percurso directo a tudo o que é boémio, decadente e noir, uma ligação estreita à noite que habita em cada um de nós e uma piscadela de olho ao profano que nos preenche a alma.

Com um curriculum preenchido de vários lançamentos e marcantes actuações ao vivo, o que Charles Sangnoir ainda não tinha feito com este seu projecto era um lançamento em vinil. Lacuna agora colmatada com este lançamento tripartido entre a HellOutro Enterprises, a Chaosphere e a Raging Planet.

O Bordel de Lúcifer” ocupa o lado A deste 7’’ com uma melodia vibrante, uma composição ao piano com a voz de Charles em destaque, cantando uma das melhores letras que tivemos oportunidade de ouvir na nossa língua. Burlesca em momentos, mas sempre equilibrada no piano que a suporta, esta música representa bem o que os La Chanson Noire são em termos musicais e líricos, e é sem dúvida alguma um dos pontos altos em termos de música que têm vindo a criar desde a sua fundação.

No outro lado temos “Azabel”, uma música mais singela, introspectiva e melancólica, cantada desta feita em Inglês e com um sentimento mais negro – uma boa introdução para “Hollow Hills”, versão do original dos Bauhaus e que conhece aqui uma nova roupagem que lhe assenta como uma luva. Um sentido tributo, e uma composição que vale a pena por si só – mais do que apenas uma regravação, é uma autêntica recriação desta música emblemática, que envelheceu muito bem com a idade.

Dois lados distintos, duas sonoridades também elas distintas, mas sempre o mesmo fio condutor – piano e voz superiormente interpretados por um dos melhores artistas da nossa praça, e um disco que merece ser descoberto. Um aperitivo bem gostoso para um longa-duração previsto para o final deste ano, e o (re)afirmar de um nome que vai certamente ficar marcado nos anais da música Portuguesa.

Lurker

Sem comentários: