sexta-feira, 23 de abril de 2010

[EVENTO] Homenagem a George Carlin na Contagiarte - já amanhã!

As minhas desculpas por apresentar um evento tão interessante tão em cima da hora, mas não podia deixar passar a oportunidade - Rui Oliveira (da companhia de teatro Acaro) vai apresentar uma homenagem a George Carlin já amanhã, dia 24 de Abril, no Porto.

O evento terá lugar na Contagiarte, e nada melhor do que deixar o próprio apresentá-lo:

"Porquê uma homenagem a George Carlin?

Eu já o conhecia ou tinha-o visto nos filmes DOGMA a fazer de cardeal e Scary Movie 3. Muitas horas de youtube mostraram-me a outra faceta deste actor, que escrevia os próprios textos com uma acutilância rara e uma inteligência brilhante e mordaz. Textos como “seven words you can’t say on television”, que lhe valeu vários dissabores com as autoridades, “ a place for my stuff” e “airplane secutiry” são algumas das pérolas que nos deixou dos seus espectáculos ao vivo.

Tomei a liberdade de traduzir três dos seus textos, representativos da sua forma de criticar a sociedade e a igreja:
“Religion is bullshit”
“The 10 Commandments”
“Save the Planet”

Para mim, George Carlin é o arauto do senso comum. Através do Humor, chega a conclusões lógicas inabaláveis, que fazem sorrir ou envergonhar muita gente. Ele conseguia abalar as nossas convicções.

Graças a Deus… Graças a Deus não! Graças a Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim numa garagem em Menlo Park que há o Youtube. Eles inventaram-no, e por isso estou agradecido. Graças a eles George Carlin vai continuar a deliciar-nos durante muito tempo, ou pelo menos durante o tempo que estivermos vivos… e lembrem-se:

“Nadar não é um desporto. Nadar é uma forma de evitar o afogamento. Isto é senso comum!” (George Carlin)"

Rui Oliveira"

Sem comentários: