terça-feira, 8 de junho de 2010

[NOTICIA] Folk Alpino desta vez da Suíça

O Folk Alpino está decisivamente em alta - depois do excelente disco dos Sturmpercht a "abrir a época", temos agora o disco de estreia dos Fräkmündt que nos chega pela mão da Percht, especialista na matéria.

"Urbärglieder" vai certamente colocar o colectivo Suiço no mapa, depois de uma primeira demo já bem recebida no meio. Reavivando velhas sagas, músicas e atmosferas perdidas nas regiões dos Alpes Suiços, este disco simula uma viagem pelas belíssimas paisagens da região, com o dialecto local como base para as vocalizações.

A nível sonoro, instrumentos acústicos juntam-se ao acordeão, flauta e vários elementos de percussão para dar origam a melodias melancólicas recheadas de nostalgia, mas também puxando a um pézinho de dança. Um disco diversificado que conta também com participações de elementos dos Sturmpercht e de Vinterriket.

Como também tem sido habitual, o disco é disponibilizado em duas versões diferentes: a regular, num digipack com livreto de 16 páginas; a especial, numa caixa de madeira contendo o CD, um autocolante, uma t-shirt, uma garrafa e um copo, pedras do monte Pilatus e um pequeno livro com sagas Suíças. Imperdível.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. D'Jagd a de Rigi
  2. Wuotisheer
  3. Die alte Schwyzer
  4. Mondmöuchloch
  5. Karfriitigsfüür
  6. Herbschtmanet
  7. Sennetuntschi
  8. Simelibärg
  9. S'Gschpeischterhuus vo Stans
  10. Lozärner Totetanz
  11. Wörmer
  12. De Stier vo Uri
  13. Tüüfusbrogg
  14. Beresinalied
  15. Söibannerzog

Sem comentários: