quinta-feira, 30 de setembro de 2010

[NOTICIA] Um dos discos mais aguardados do ano

O título não é eufemismo - "Songs 4 Hate & Devotion" é mesmo um dos discos pelos quais mais temos aguardado deste lado, e certamente muitos desse lado partilham do sentimento. Estamos naturalmente a falar do novo longa-duração dos geniais Ordo Rosarius Equilibrio, e pelo que pudemos ver das "amostras", o disco promete.

Com selo Out Of Line, este novo trabalho continua na senda libidinosa apocalíptica que os ORE nos têm vindo a habituar. Composições intimistas, letras explícitas, percussões marciais, um sentimento épico e bombástico, tudo misturado numa sonoridade que é tipicamente ORE e inconfundível no contexto musical. Se mais não bastasse, basta aquele sussurro como se fosse ao nosso ouvido para não termos dúvida de quem estamos a falar.

Para além da edição regular, o disco é apresentado numa edição limitada em vinil com um alinhamento alternativo em relação à versão CD, mas também numa edição limitada em CD duplo contendo o disco extra "4 More Songs 4 Hate & Devotion" contendo alguns remixes. Seja qual for a edição, importante é apreciar o que poderá ser um dos discos do ano.

O alinhamento completo (versão CD) é o seguinte:
    "Songs 4 Hate & Devotion"
  1. Where I stand on the Holy Mountain and Pray 4 the War
  2. A World not so Beautiful [A Song 4 the Emperor]
  3. In My Little Black Dress
  4. With Unspoken Pleasures [My Guardian Demon]
  5. In Heaven, only Abstinence remains
  6. Do Angels never cry, and Heaven never fall?
  7. Lucifer in Love
  8. Serpent - Dagger - Lion - Man
  9. Long Knives, and Little Men
  10. 4 1 4 1
  11. I M B E C I L E, My Idiot Lover
  12. If Christ is the Answer, then what is the Question?
  13. A Song 4 Hate & Devotion
    "4 More Songs 4 Hate & Devotion"
  1. A World not so Beautiful [A Song 4 Fredrik]
  2. The Imbecile & The Idiot Lover
  3. Another Song 4 Hate & Devotion
  4. In High Heels, through Nights of broken Glass (mmx)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

[NOTICIA] Afinal somos todos animais

Os Android Lust celebram este ano 15 anos de carreira, desde que em 1995 Shikhee iniciou o projecto que tem mantido activo desde então. Nada melhor para o celebrar do que editar um novo disco, como todos certamente concordamos.

"The Human Animal" tem selo Synthellec Music e é uma autêntica viagem pela psique da humanidade. Shikhee mais uma vez encarrega-se da liderança na criação destas 10 faixas (complementadas com um remix), e exorta-nos a mais uma vez largarmos o fardo do ego e concentrarmo-nos antes em nós mesmos, procurando as respostas cá dentro.

Esta é também a primeira vez que Shikhee colabora com os músicos que a acompanham ao vivo num trabalho de estúdio, dando um cariz mais orgânico à tradicional sonoridade industrial e maquinal que é apanágio nos Android Lust. Um disco interessante para descobrir.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Intimate Stranger
  2. Rub Me Raw
  3. Saint Over
  4. God in the Hole
  5. It's on You
  6. The Return
  7. A New Heaven
  8. Into the Sun
  9. One World
  10. Flow (of Impermanence)
  11. God in the Hole (Remix by Jerome Dillon)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

[EVENTO] Uma noite mágica em Perugia

Temos falado várias vezes de eventos em Itália, um dos nossos países de eleição, mas poucos têm a aura especial que Suoni e Immagini da un Futuro Antico apresenta.

A ter lugar no próximo dia 9 de Outubro na fantástica Villa Aganoor Pompilj, em Monte del Lago (perto de Perugia), vai reunir no mesmo paco os Sol Invictus (na formação Duo Noir, que é a mesma coisa que dizer com Tony Wakeford e Andrew King), os Rose Rovine E Amanti, Lia Fail e Fiori Di Carne.

Um cartaz luxuoso, num ambiente ainda melhor, enquadrado num fim-de-semana recheado de outros motivos de interesse para uma visita à Villa Aganoor Pompilj.

Temos locais tão bons ou melhores no nosso país, excelentes promotores, o que falta para podermos ter eventos deste tipo em Portugal?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

[NOTICIA] Na sequência de ontem...

Na sequência da notícia de ontem, se houver por aí alguém interessado em adquirir o disco "A Evasão Das Fadas" dos The Joy Of Nature de forma isolada, ainda temos meia dúzia de cópias disponíveis que sobraram quer dos concertos quer da edição especial de "Anitya".

Estão disponíveis por 10€ (o preço inclui portes para qualquer local) e podem fazer a vossa encomenda enviando um email para lurkersrealm@gmail.com ou entrando em contacto na página do Facebook.

Não haverá qualquer outra edição deste disco nem poderá ser adquirido de qualquer outra forma, por isso não percam esta oportunidade excepcional de ficarem com uma cópia.

domingo, 26 de setembro de 2010

[NOTICIA] TJON, RiE e LR tudo num só pacote

"Anitya" é o muito aguardado disco de conclusão da trilogia "The Empty Circle" do projecto nacional The Joy Of Nature. Claro que todos os que acompanham este blog conhecem bem os TJON, que trouxemos pela primeira vez a Portugal Continental no passado mês de Julho, com a edição de um disco para celebrar esse evento - simultaneamente o primeiro lançamento da Lurker's Realm enquanto editora.

Com selo da Rage In Eden este disco marca um ciclo de impermanência, do que não existe nem no início nem no fim. Criado em dois diferentes e muito especiais períodos temporais, este trabalho une musicalmente os mundos oriental e ocidental. Dentro da matriz Folk, Experimental e Psicadelismo sonoro a que os TJON já nos habituaram, há aqui também momentos que nada devem ao mundo clássico, num disco essencial a todos os que acompanham a carreira deste projecto Açoreano.

Especial destaque merece-nos a edição em caixa, limitada a 60 cópias, que para além desta terceira parte contém "A Evasão Das Fadas", o disco lançado exclusivamente pela Lurker's Realm referido anteriormente, para todos os que não puderam marcar presença nos concertos em Lisboa e no Porto. Fruto de uma parceria entre ambas as editoras nasce assim um lançamento absolutamente imperdível e que marca um momento também ele especial.

O alinhamento completo de "Anitya" é o seguinte:
  1. A new dawn out of the noise
  2. From the dark caves, part I
  3. Impermanence
  4. This floating world
  5. Flames and ashes
  6. At the fireplace
  7. Joy in this world
  8. From the dark caves, part II
  9. Silence descending
  10. The Empty Cloud
  11. From the world of shadows to the light

sábado, 25 de setembro de 2010

[NOTICIA] Cold Fusion versão rádio

"Rundfunktechnische Versuchsanstalt" é o nome do posto experimental de engenharia rádio criado na Alemanha em 1940. É também o nome do mais recente lançamento dos Cold Fusion pela mão da Rage In Eden.

Este disco reúne faixas previamente editadas em compilações e lançamentos mais ou menos obscuros com composições inéditas. As segundas reúnem-se sob o nome "The Radio Of Destroyed City" e foram gravadas em 2004, enquanto que as primeiras se dividem entre um lançamento repartido em CDr ("Parabaleum"), duas faixas numa série de vinis (ambos os actos de "9th of August") e uma compilação ("And You Shall Play For Me...!").

Com trabalho gráfico a crgo de Lukasz Pawlak, este lançamento é também apresentado numa versão especial em caixa, limitada apenas a 70 cópias, e que para além do CD propriamente dito conta também com um emblema dos Cold Fusion.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Parabaleum
  2. 9th of August act I
  3. 9th of August act II
  4. The Radio of Destroyed City
  5. Battalions
  6. Kolberg
  7. Birds of War
  8. Pride and Honour
  9. And You Shall Play For Me...!
  10. Untitled
  11. Birds of War (inna wersja)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

[EVENTO] Uma sugestão para o início do mês

Aqui fica uma excelente sugestão para o ínicio de Outubro - no dia 3, Domingo, mais uma edição das Shelter Nights no Covil Bar, em Almada. Se estiverem por lá perto (e se não estiverem, façam planos para estar) apareçam por lá e sejam brindados com um serão de música que vos vai fazer sentir vivos.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

[EVENTO] Mais uma viagem para Leipzig

Permitam-me começar com uma nota pessoal: gosto de Leipzig. Não será certamente a cidade mais bonita da Alemanha, mas há sempre tanta coisa a acontecer por lá dentro da sonoridade que nos move (combinado com o facto de lá ter muitos queridos amigos) que não resisto a lá voltar recorrentemente.

E no próximo dia 15 de Outubro teremos mais um motivo para o fazer. A organização conjunta da Neulicht-Party, Apocalyptic Cocktails e Dark Sounds vai levar ao palco do Clube Villakeller os Nebelung e Quellenthal, dois projectos germânicos muito interessantes e que merecem maior exposição.

Como habitual a noite vai continuar animada pelo colectivo de DJ's residentes, numa sã disputa pela atenção do público presente. Um preço de admissão baixo e estão todos os ingredientes montados para mais uma excelente noite no Leste Alemão. Mais pretextos para regressar a Leipzig...

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

[NOTICIA] Bem-vinda sejas Eis & Licht

Não é normal darmos primazia às editoras nas notícias que vos trazemos, mas neste caso justifica-se. O novo disco dos Cawatana marca também o regresso às edições da Eis & Licht, cerca de dois anos depois do seu último lançamento.

"Advocation For Privileges" é um MCD da talentosa banda Húngara, apresentando um NeoFolk mais maduro, mais poderoso e também mais belo do que tinham feito até agora, evitando os clichés típicos do género e trazendo-nos 7 novas faixas interessantes e agradáveis de ouvir, deixando-nos a aguardar um novo longa-duração que já se impõe na carreira dos Cawatana.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. We live silently
  2. Regret
  3. The Purpose
  4. In the final Hour
  5. Sacrifice in Vain
  6. Over stray Thoughts
  7. Unburied Hopes

terça-feira, 21 de setembro de 2010

[NOTICIA] Uma colecção bombástica

Com uma carreira que dura já há mais de 20 anos, os originalmente designados Maschinenzimmer 412 são uma criação da extraordinária mente de Henrik "Nordvargr" Björkk que depois de um hiato regressaram em 1995 sob a designação abreviada de MZ.412, como são actualmente conhecidos.

É precisamente esse período posterior a 1995 que a Cold Spring Records vai recuperar através de reedições individuais dos discos "In Nomine Dei Nostri Satanas Luciferi Excelsi", "Burning The Temple Of God", "Nordik Battle Signs", "Domine Rex Infernum" e "Infernal Affairs". Mas o que é realmente interessante é a junção de todos eles numa edição especial.

Apropriadamente intitulada "Vault", é uma edição em caixa de madeira preta com impressão a prata, contendo os 5 digipacks e um pin, uma gravata, postais e outras surpresas. Se a mescla de Black Metal, Ritual Industrial, Dark Ambiente e Noise não fosse suficiente para captar a nossa atenção, uma edição destas é para nos deixar a salivar...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

[EVENTO] Norte e Sul juntam-se no Centro

Não é que França seja propriamente o centro da Europa, mas anda lá perto. E Yverdon-les-Bains é um bom local para visitar em qualquer altura do ano, por isso está criado o contexto para mais uma saltada.

Que neste caso tem lugar no dia 9 de Outubro, cortesia da Sonorites Obscures, no recorrente Clube Les Citrons Masqués, dia em que teremos a possibilidade de ver os Sophia, os Endless Asylum e também Peter Bjärgö numa das raras aparições a solo (e olhem que o último disco dele vale mesmo a pena).

Como de costume não vão faltar motivos para animação pré e pós concerto, com a adição de duas exposições fotográficas no local na data do concerto. É só fazer a mala com pouca coisa e apreciar uma noite de qualidade.

domingo, 19 de setembro de 2010

[NOTICIA] O regresso dos velhos mestres

Depois de mais de 20 anos de carreira, os Deine Lakaien continuam a sua senda de trilhar excitantes caminhos sonoros para todos os que estejam atentos para os ouvir. "Indicator" aponta o percurso para mais um grande disco dos ícones Germânicos.

Com o selo da própria Chrom Records, este disco marca também um novo percurso na carreira de Alexander Veljanov e Ernst Horn, cinco anos depois do último disco de estúdio. Recheado de momentos tão bons como os grandes clássicos dos Deine Lakaien, recorre a elementos electrónicos para criar a base de composições mais directas, quase poéticas, e sem dúvida mais intimistas.

Para além da edição regular temos também disponível uma edição especial contendo um disco extra, com 7 faixas aúdio adicionais e duas versões diferentes de vídeos para o single "Gone". Qualquer uma das duas apresenta-se num excelente digipack, e não pode ser perdida por quem se considerar apreciador de boa música.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Edição Normal
  1. One Night
  2. Who'll Save Your World
  3. Gone
  4. Immigrant
  5. Blue Heart
  6. Europe
  7. Along Our Road
  8. Without Your Words
  9. Six O’Clock
  10. Go Away Bad Dreams
  11. On Your Stage Again
  12. The Old Man Is Dead
    Disco Extra
  1. Young2010
  2. Spring Will Come
  3. Alabama
  4. Gone (The Platform Remix)
  5. One Night (Versão Acústica)
  6. Who'll Save Your World (Versão Acústica)
  7. A Fish Called Prince (Versão Acústica)
  8. Gone (Vídeo Versão Branca)
  9. Gone (Vídeo Versão Negra - inédito)

sábado, 18 de setembro de 2010

[EVENTO] 2ª edição do Dark Bombastic Evening

Um dos melhores festivais na Europa vai ter lugar em Bucareste, Roménia, nos próximos dias 10 e 11 de Dezembro. Estamos a falar do Dark Bombastic Evening, organizado pela DonisArt, que este ano terá a sua segunda edição (depois do sucesso do ano passado).

E para o confirmar, temos um alinhamento fantástico para o evento. No dia 10 subirão ao palco do Clube Kulturhaus os Sunset in the 12th House (a única banda local no cartaz), os Irfan, Simone Salvatori (o líder dos Spiritual Front), os Dirty Granny Tales e para finalizar em beleza, os Desiderii Marginis.

Como se não fosse suficiente, no dia seguinte mudamos para o Clube The Silver Church para mais um alinhamento de luxo. Começamos com os Sol Invictus, passamos aos Naevus, continuamos com os Arcana e os Ataraxia e acabamos com os Seventh Harmonic.

Claro que em ambas as noites teremos os DJ's residentes a animar o público, que certamente irá acorrer em excelente número e tornar estas noites em algumas das mais excepcionais do ano. Interessados em marcar presença?

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

[NOTICIA] Palidez vinda de França

Apesar de estarem activos há já alguns anos, apenas recentemente os Pale Roses editaram o seu disco de estreia, pela mão da The Eastern Front.

"Fear Of Dawn" não engana - NeoFolk de suficiente calibre para lhe prestarmos a atenção devida, bastando uma vista de olhos aos nomes das músicas para percebermos melhor alguma da fonte de inspiração deste colectivo Francês.

Composições alicerçadas na simplicidade, com a guitarra acústica ou o piano como elementos centrais e sem grandes adições a funcionar como dispersão, mas suficientemente bem criadas para não deixar a monotonia instalar-se. Não estarão ainda na primeira divisão do género, mas é um disco muito bem conseguido de qualquer forma.

Destaque também para duas versões retrabalhadas de músicas tradicionais Britânicas, neste caso "Lord Gregory" e "Two Ravens", reforçando a influência de que falavamos anteriormente. Um disco interessante, lançado numa edição limitada a 1000 cópias, que merece ser descoberto.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Flow My Tears
  2. Four Winters
  3. Sol Invictus
  4. Lord Gregory
  5. Heroe‘s Dawn
  6. When The War Is Over
  7. Niflheim
  8. Pagan
  9. Two Ravens
  10. Are You Ready (For Total War)?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

[EVENTO] Aquecimento na Roménia

No ano passado houve um evento muito especial na Roménia que marcou definitivamente o panorama Europeu: a "Dark Bombastic Evening", em Dezembro, reunindo muitos dos principais nomes das sonoridades que falamos aqui num local muito especial para um evento que ficou para a história.

Será apenas normal que se repita este ano, e disso vos daremos notícias na altura própria, mas interessa hoje falar de um excelente "aquecimento" para essa celebração, com a "Experimental Friday II" (sempre uns nomes pomposos que a DonisArt dá aos eventos que promove).

Assim, no dia 5 de Novembro, subirão ao palco do Clube Kulturhaus (em Bucareste) os Ordo Rosarius Equilibrio para um evento também especial. Nessa noite, Tomas e Rose-Marie irão brindar os presentes com os momentos mais marcantes da sua (já longa) carreira, com uma apresentação especial do novo disco "Songs 4 Hate & Devotion", em princípio com o CD já disponível nessa noite.

Depois do concerto, como habitual, haverá uma festa com a presença de todos os elementos da banda, na conclusão do que será uma noite muito especial e o afirmar da Roménia como ponto de passagem obrigatório nas nossas viagens por essa Europa fora.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

[EVENTO] Luftwaffe e Gnomonclast na Europa

Nas condições económicas em que vivemos actualmente é especialmente complicado para as bandas e projectos do outro lado do Atlântico apresentarem-se na Europa, onde se calhar a maior parte do seu público está (pelo menos neste espectro musical).

Daí que quando isso acontece seja sempre algo a destacar, como é o caso de duas datas que os Luftwaffe e os Gnomonclast vão ter nas próximas semanas, para apresentarem ao público Europeu os seus mais recentes trabalhos.

A primeira delas será em Roterdão, na Holanda, no próximo dia 18 de Setembro. Com organização da Dwaalspoor, o clube Exit recebe os dois projectos norte-americanos para uma noite de emoções fortes e intensidade em alta.

Uma semana depois, no dia 25 de Setembro, é a vez do clube K4 em Praga, na República Checa, receber o duo, desta feita com a adição ao cartaz dos germânicos Art Abscon. Com organização da Arkham Productions, temos aqui um cartaz mais recheado que promete mais uma noite bastante especial.

Em cada um dos casos a festa continuará noite fora, numa celebração da união de duas culturas e dois povos diferentes através da música. Pode ser conjectural apenas dessas noites, mas não deixa de ser interessante.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

[NOTICIA] Um novo final para os Wolfskin

Depois de alguns lançamentos anunciados como últimos, este parece ser o definitivo passo na carreira dos Wolfskin. "The Stonegates Of Silence" foi recentemente lançado pela Malignant Records como memorial de um dos melhores projectos a emergir do panorama nacional.

A viagem acaba cerca de 15 anos depois do seu início, tendo naturalmente ao longo de uma carreira tão longa mudando a essência do projecto. Novamente com a participação de Anders Peterson dos Objekt4, este disco apresenta uma visão sombria e desolada da sonoridade dos Wolfskin, com texturas etéreas que assentam muito bem neste período de luto e homenagem póstuma.

Apresentado num digipack de 4 painéis, não é uma saída com estrondo mas antes um lento abandono para as sombras, como um bom projecto de Dark Ambient deve fazer. E nesse aspecto, a ausência dos Wolfskin será sentida.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Arrival
  2. Metaphysical
  3. Stonegates Of Silence
  4. Cryogenic
  5. Amidst The Infinite Skies

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

[EVENTO] Vladimír Hirsch em Itália

É verdade, voltamos a Itália, mas desta feita para um evento que não vemos tantas vezes assim - Vladimír Hirsch, o profícuo compositor Checo, irá marcar presença no país transalpino para duas actuações já neste mês de Setembro.

A primeira terá lugar no dia 25, em Ivrea, no Museo della Carale Accattino, onde para além de uma performance audiovisual de Hirsch (subordinada ao tema "Underlying Scapes") teremos a presença de Bruno Cossano na apresentação do seu disco "Saffo's Pleasures". Aproveitem porque a entrada é livre.

No dia seguinte, a 26 portanto, no Codalunga em Vittorio Veneto, teremos uma actuação completa ao vivo de Hirsch, recuperando grande parte dos seus melhores momentos para gáudio de todos os presentes.

Ambas as datas são responsabilidade da Ars Benevola Mater, com a presença de Mauro Casagrande como DJ em ambas as noites, um perfeito complemento a dois eventos que não acontecem muitas vezes nas partes mais ocidentais da Europa.

domingo, 12 de setembro de 2010

[NOTICIA] Reedição em vinil de um clássico

"Sonnenheim", o 4º e mais recente longa-duração dos :Of The Wand And The Moon: foi lançado originalmente há cerca de 5 anos e em 2007 foi já alvo de uma reedição, mas sempre em CD. Já era altura de ser editada uma versão em vinil, e logo numa edição luxuosa como esta.

Lançada pela própria editora de Kim Larsen, a Heiðrunar Myrkrunar, esta versão conta com o atractivo adicional de conter 5 faixas adicionais que não foram publicadas nas versões em CD. É apresentada em 2 vinis brancos de 12'' com inserts e capa ilustrada a dourado, numa edição luxuosa que os amantes do vinil não podem dispensar.

O alinhamento completo é o seguinte:
    Lado A
  1. Black Moth
  2. Nighttime In Sonnenheim
  3. Summer Solstice
  4. Honour
  5. My Black Faith
    Lado B
  1. Wonderful Wonderful Sun
  2. Hollow Upon Hollow
  3. Camouflage
  4. Lieblos Hin Zur Dunkelheit
  5. Hail Hail Hail II
  6. Here's An Ode
    Lado C
  1. I Shall Feast
  2. Like Wolves
  3. Winter Solstice
  4. Let Odinn Rise Again
    Lado D
  1. Honour
  2. Camouflage
  3. My Black Faith
  4. Nighttime In Sonnenheim
  5. Wonderful Wonderful Sun

sábado, 11 de setembro de 2010

[NOTICIA] Raison D'être ao vivo x3

Não há assim tantas oportunidades de ver Peter Andersson ao vivo com os seus Raison D'être, mas agora temos uma oportunidade diferente de o experienciar graças ao mais recente lançamento da Infinite Fog Productions.

"Live Archive" é, como o próprio nome indica, uma colectânea dos melhores momentos ao vivo dos Raison D'être, tendo as faixas sido seleccionadas pelo próprio Peter e disponibilizadas agora pela primeira vez em CD - e logo em formato triplo.

Ao longo dos 3 discos temos mais de 3 horas do melhor Dark Ambient criado pela mente do mestre Sueco, incluindo algumas composições inéditas e nunca antes disponibilizadas. A edição é apresentada num digipack de 6 painéis e limitada a 499 cópias, por isso apressem-se se quiserem sentir a experiência ao vivo pela segunda melhor opção disponível.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD1
  1. Reflecting in Shadows
  2. In Abscence of Light
  3. The Well of Sadness
  4. Deep Enshrouded
  5. Moulding and Destruction I
  6. The Eternal Horizon
    CD2
  1. The Transformal Landscape
  2. The End of the Key
  3. Metamorphyses Phase IV
  4. Mouldering the Forlorned - I
  5. The Transformal Landscape
  6. The End of the Key
    CD3
  1. Dawn of the Metal Projection
  2. Dawn of the Metal Projection
  3. The End of the Key

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

[NOTICIA] Não há duas sem três...

Hoje acabamos uma pequena trilogia de enfoque na editora chinesa Midnight Records, com "Who Cares About The War...", uma compilação que reúne os melhores momentos dos franceses Westwind.

Esta compilação em disco duplo junta 26 faixas representativas da sonoridade mesclada entre Neoclássica, Marcial, Industrial e Ambiental que os Westwind têm vindo a fazer. Entre elas estão faixas de arquivo, inéditas e raras, do período entre 1999 e 2009.

A edição surge também para celebrar o 10º aniversário da banda, e é apresentada em duas versões: uma normal, em digipack limitado a 500 cópias; uma especial, em caixa limitada a 30 cópias, contendo para além do disco duplo uma t-shirt e alguns postais.

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD1
  1. Roman Chant
  2. Untitled
  3. Untitled
  4. Untitled
  5. The Grass Is Always Browner
  6. #6
  7. Survivalism Now!
  8. Mosquito
  9. Vive La Mort
  10. Grief
  11. Warsaw Child
  12. Untitled
  13. Commandments
    CD2
  1. Statement (Dedicated To Andrew Schillinger)
  2. Death March
  3. Vestiges
  4. Slaughterlovesong
  5. From The Highest Peaks
  6. War Diary
  7. Cross Of Iron
  8. Untitled
  9. Untitled
  10. Untitled
  11. Untitled
  12. Untitled

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

[NOTICIA] Novo disco a solo de Peter Andersson

Ainda ontem falamos num lançamento da Midnight Productions, e hoje já vamos falar de outro da editora Chinesa. Ao longo destes últimos anos tem feito um excelente trabalho e criado um catálogo muito interessante.

Ao qual se junta agora "Sculpturing Time Fragments", o novo registo a solo de Peter Andersson, mais conhecido por ser a mente por detrás dos Raison D'être (entre muitos outros projectos).

Como seria mais ou menos previsíviel, é um registo ambiental distante e espacial mesclado com elementos industriais típicos do trabalho de Peter nos seus outros projectos, para criar algo mais pessoal e intimista do que é habitual (ou não fosse este um trabalho a solo).

Todas as composições datam do período entre 2005 e 2010, dando também um carácter retrospectivo ao disco. É apresentado num digipack acompanhado de um cartão, numa edição limitada a 500 exemplares, e é naturalmente recomendado a quem acompanha a carreira do senhor.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Twining Lost Rooms
  2. Escaping Time Patterns
  3. Kitschenscape
  4. Deep Floating Surface

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

[NOTICIA] Psicadelismo a unir Estados Unidos e China

Se em alguns domínios as relações entre Estados Unidos e China são tensas, neste novo disco a coisa parece ter resultado muito bem, como fruto da união entre os Novemthree e a Midnight Productions.

Essa sinergia manifesta-se na forma de "From These Ashes", um vinil 7'' contendo duas novas músicas do projecto Folk Psicadélico liderado por Pythagumus Olaf Marshall, aqui bem codjuvado por Michael Korchonnoff nas vozes.

A edição está disponível em duas versões: a normal, num vinil verde translúcido empacotado em papel reciclado pesado cosido à mão, limitada a 400 cópias; a especial, limitada a 100 cópias, contendo para além do vinil um CDr com as duas faixas do lançamento mais 8 (!) faixas inéditas, um patch e dois botões. Vale bem a pena!

O alinhamento é o seguinte:
  • Lado A - Ashes
  • Lado B - Cloister Garden

terça-feira, 7 de setembro de 2010

[NOTICIA] Conhecer melhor a Lituânia

Um dos melhores festivais Folk que se realizam na Europa é o Menuo Juodaragis na Lituânia, e "Rinktiné" é uma compilação que visa celebrar o seu 12º aniversário e apresentá-lo de uma forma mais alargada a quem ainda não o conhece.

Lançado pela Dangus, apresenta no primeiro disco os projectos mais conhecidos na Lituânia, que também marcaram presença nas várias edições do festival, enquanto que no segundo disco contamos com alguns projectos internacionais que passaram pelo palco do festival, quase todos nomes consagrados do panorama musical Europeu.

Para além de dar a conhecer a música do seu país a um público mais alargado, esta compilação tem também o atractivo de contar na sua grande parte com versões exclusivas ou criadas especialmente para este disco pelas bandas que nele participam. Mais uma excelente razão para darmos uma audição atenta ao material aqui contido.

Apresentado num digipack de seis painéis, conta com o seguinte alinhamento:
    CD1 - "Priešpilnis Crescent"
  1. Kūlgrinda - Apėja Saultūte
  2. Donis - Kas Tave Saukia...
  3. Atalyja - Eglės Užkeikimas
  4. Žalvarinis - Teka Epelė...
  5. Vilkduja - Obuoliuose Tave
  6. Driezhas - Balsai
  7. Liberte - Karvelis
  8. Pievos - Našloita Rūta
  9. Rasa Basom - Lyliū Lėliū
  10. Girnų Giesmės - Gaivalas
  11. Lauxna Lauksna - Dangus Tai Po Žeme Naktj
  12. Trolis & Giberlingers - Prisišauksi Bėda
  13. Spanxti - Uz Leišiem Alu Dzert
  14. Zpoan Vtenz - Siratėlis
  15. Wejdas - Nystantys Ženklai
    CD2 - "Delčia Wane"
  1. Virre+ - LMP
  2. Of The Wand And The Moon - Here's An Ode
  3. Enu Kaleidoskopes - Vilkacju Meitene
  4. Moon Far Away - Ty Vzoidi Krasno Solnyshko
  5. Rose Rovine E Amanti - Letter To Unborn Child
  6. The Moon And The Nightspirit - Tűzben Születő
  7. Dandelion Wine - What Have You (Nonesuch)
  8. Allerseelen - Die Sehnsucht Aber Bleibt
  9. Baobabs - Aija Ancit
  10. Forgotten Sunrise - Sojajala Ois
  11. Von Thronstahl - Northern Son Under Southern Skies
  12. Sieben - We Wait For Them
  13. Hybryds - August Rising
  14. Svarrogh - The Wheel Of Dazhbog
  15. Theodor Bastard - Budem Zhit (Acoustic)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

[NOTICIA] Uma agradável surpresa da Hungria

O nome Attila Bakos será provavelmente desconhecido para a maioria das pessoas que lêm estas linhas, mas isso vai certamente mudar rapidamente, depois da edição de "Serenity Rise" pela Epidemie Records.

Este é o nome do disco de Woodland Choir que nos apresenta uma sonoridade NeoFolk na vertente acústica e melancólica, com letras cantadas em Inglês. Attila esteve já envolvido no recente disco de Thy Catafalque, mas com este projecto próprio consegue alcançar um patamar sonoro bastante superior.

Se esta sonoridade é muitas vezes associada a países mais nórdicos, a Hungria surge agora como uma excelente proposta para acompanhar, com cada vez mais artistas e bandas a ganharem notoriedade internacional. E a julgar por "Serenity Rise", estão certamente no bom caminho.

O disco é apresentado num digipack com soberbo trabalho gráfico, numa edição limitada a 500 exemplares, e com o seguinte alinhamento:
  1. Welcome
  2. Spring
  3. Safe Here
  4. The Tavern
  5. Tragedy's Eyes
  6. Serenity Rise
  7. Traveller
  8. Time
  9. Farewell

domingo, 5 de setembro de 2010

[EVENTO] :Of The Wand And The Moon: - Maus Hábitos, Porto - 04/09/2010

EVENTO: :Of The Wand And The Moon:

LOCAL: Maus Hábitos, Porto
DATA: 4 de Setembro de 2010, 22:00

Era o regresso de Kim Larsen ao nosso país, alguns anos depois da passagem por Sintra. Os :Of The Wand And The Moon: continuam a ser um dos projectos mais genuínos e refrescantes no panorama NeoFolk Europeu, e portanto duas visitas ao nosso país parece pouco. De qualquer forma, a julgar pela fraca adesão de público, não somos muitos a pensar assim.

Apesar de marcado para as 22h, o concerto apenas se iniciou depois da meia-noite, o que é também lamentável - claro que imprevistos aconteceu, mas a calma com que banda e organização estavam a jantar à hora marcada para o início do concerto não fazia subentender que algum problema tivesse acontecido. De qualquer forma deu para colocar a conversa em dia com alguns amigos, mas seria positivo se os concertos começassem às horas marcadas.

Mas estavamos lá pela música, e ela correu fluentemente e com excelente qualidade. Kim fez-se acompanhar por um guitarrista e um teclista para complementar a sua guitarra acústica, mas é nela que está a magia da música. Excelentes composições desfilaram umas atrás das outras, desde "Nighttime Nightrhymes" até "Sonnenheim", com direito ainda a duas faixas novas e uma incursão ao projecto Solanaceae.

É curioso ver como Kim se sente tão constrangido a falar com o público, mal balbuciando poucas palavras de agradecimento ou apresentação, para logo a seguir nos deixar imersos nos acordes de mais um grande tema. Talvez seja esta facilidade de criar músicas inesquecíveis que os tenha mantido tanto tempo num patamar de respeito por público e pares que poucos outros projectos conseguem alcançar. É uma genuinidade que se transmite, sem dúvida.

Talvez o ponto menos positivo tenha sido o pouco recurso à percussão, que tão bem resultou nas duas faixas em que foi usada. Os :OtWatM: têm muitos momentos mágicos e poderosos com recurso ao vigor das batidas na pele e nos pratos, e teria sido mais intenso poder vivê-los um pouco mais. De qualquer forma, é apenas um desejo que não retira valor à excelente prestação de Kim Larsen e seus pares ontem no Porto.

Até ao seu regresso, e que seja mais célere do que da última vez.

sábado, 4 de setembro de 2010

[EVENTO] :Of The Wand And The Moon: hoje no Porto

Ontem já foi a vez de Lisboa, e hoje o Porto recebe Kim Larsen e os seus :Of The Wand And The Moon: nos Maus Hábitos. Concerto recomendado a todos os apreciantes de boa música, por isso vemo-nos por lá mais logo!


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[ANÁLISE] Ordo Rosarius Equilibrio - "Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall" [EP - 2010]

ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO

Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall [EP]
Out Of Line

Um aperitivo antes de "Songs 4 Hate & Devotion", o seu próximo longa-duração, é o que os Ordo Rosarius Equilibrio nos propõe com este EP "Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall". E se o disco se pautar pelo mesmo nível deste aperitivo, então vamos certamente estar perante mais um momento brilhante na sua carreira. Mas uma coisa de cada vez, hoje falamos deste disco e deixaremos o longa-duração para mais tarde.

A faixa título é uma excelente composição na linha melancólica e decadente que os ORE nos habituaram, com percussões marciais, elementos orquestrais épicos, uma magnífica prestação vocal de Tomas Pettersson e uma letra à altura dos seus melhores momentos - o que é a mesma coisa que dizer genial. Essa mesma faixa é apresentada numa diferente versão, em acústico, que também resulta muito bem embora perca um pouco o poder bombástico da versão original - no entanto, ganha em emotividade e melodia, o que acaba por equilibrar a balança. São roupagens diferentes para um mesmo corpo, o que serve também para nos demonstrar a flexibilidade dos ORE e a força da música, uma vez que resulta bem em ambas as versões.

Segue-se um momento especial com "Reaping The Fallen, The Second Harvest", a continuação lógica do primeiro disco do projecto (ainda quando se chamava apenas Ordo Equilibrio). É um ciclo que se completa ao fim de 15 anos, com uma música mais introspectiva e pessoal no âmbito deste disco. Vocalizações mais sussurradas, sintetizadores mais melancólicos, o piano quase num lamento, todo o ambiente que a rodeia é mais negro mas dá-lhe um espaço muito próprio no EP que serve bem para marcar o momento. É uma música com uma aura particular, que certamente rodará em muitos leitores de CD de forma repetida.

O disco acaba com "Who Stole The Song [From Its Place In My Heart]", uma música numa toada mais relaxada e descontraída, mais perto do lounge music mas com uma letra mais directa como contraponto - afinal, o equilíbrio não está apenas no nome da banda. Em boa verdade o disco não acaba aqui, já que "Reaping The Fallen, The Second Harvest" tem direito a vídeo na versão CD, naturalmente não disponível na versão vinil 12''.

Como EP este disco funciona bem - apresenta-nos a direcção que irá ser seguida no próximo longa-duração, revisita o passado como ponte para o futuro e mostra-nos várias facetas dos ORE. Funciona também como um disco sólido por si só, com material de qualidade suficiente que justifique audições repetidas. Mais um ponto positivo numa carreira recheada de grandes discos.

Lurker

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

[EVENTO] Agora vamos para a festa em Praga

Depois de passarmos algum tempo em Itália, desta feita viajamos até à República Checa, mais concretamente até a Praga, capital da festa no centro da Europa (pelo menos como visto por estes olhos e sentido aquando das várias visitas).

O motivo é simples - a Nova Alternativa vai dae uma festa para celebrar o lançamento do DVD "Live In Praha" dos Der Blutharsch (que agora mudaram de nome para Der Blutharsch And The Infinite Church Of The Leading Hand), e nada melhor do que a cidade onde o evento foi filmado para a receber.

A festa decorrerá no Clube Chapeau Rouge, no próximo dia 16 de Outubro, e terá actuações ao vivo dos Instinct Primal, Schloss Tegal e Deutsch Nepal para dar um maior colorido à noite.

Antes e depois das actuações haverá um conjunto de DJ's a animar a noite, entre os quais o próprio Albin Julius. Todos os ingredientes reunídos para mais uma grande noite em Praga e testar a teoria com que se abriu este texto.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

[EVENTO] Nova data para Spiritual Front

Os Spiritual Front vão estar bastante activos neste final de ano, na promoção ao seu mais recente trabalho "Rotten Roma Casino".

Desta feita é a Pompeilab que nos trás mais uma aparição do colectivo Romano, precisamente em Pompeia no areaExpeduratore, no próximo dia 11 de Setembro pelas 22:00.

A primeira parte será assegurada pelos Napolitanos Corde Oblique, num concerto que juntará assim dois dos principais nomes da cena Italiana neste espectro musical.

Um bom pretexto para voltar a Itália e passar uns dias a visitar Pompeia (que é muito bonita) e aproveitar para assistir a um concerto que promete muita qualidade.