domingo, 5 de setembro de 2010

[EVENTO] :Of The Wand And The Moon: - Maus Hábitos, Porto - 04/09/2010

EVENTO: :Of The Wand And The Moon:

LOCAL: Maus Hábitos, Porto
DATA: 4 de Setembro de 2010, 22:00

Era o regresso de Kim Larsen ao nosso país, alguns anos depois da passagem por Sintra. Os :Of The Wand And The Moon: continuam a ser um dos projectos mais genuínos e refrescantes no panorama NeoFolk Europeu, e portanto duas visitas ao nosso país parece pouco. De qualquer forma, a julgar pela fraca adesão de público, não somos muitos a pensar assim.

Apesar de marcado para as 22h, o concerto apenas se iniciou depois da meia-noite, o que é também lamentável - claro que imprevistos aconteceu, mas a calma com que banda e organização estavam a jantar à hora marcada para o início do concerto não fazia subentender que algum problema tivesse acontecido. De qualquer forma deu para colocar a conversa em dia com alguns amigos, mas seria positivo se os concertos começassem às horas marcadas.

Mas estavamos lá pela música, e ela correu fluentemente e com excelente qualidade. Kim fez-se acompanhar por um guitarrista e um teclista para complementar a sua guitarra acústica, mas é nela que está a magia da música. Excelentes composições desfilaram umas atrás das outras, desde "Nighttime Nightrhymes" até "Sonnenheim", com direito ainda a duas faixas novas e uma incursão ao projecto Solanaceae.

É curioso ver como Kim se sente tão constrangido a falar com o público, mal balbuciando poucas palavras de agradecimento ou apresentação, para logo a seguir nos deixar imersos nos acordes de mais um grande tema. Talvez seja esta facilidade de criar músicas inesquecíveis que os tenha mantido tanto tempo num patamar de respeito por público e pares que poucos outros projectos conseguem alcançar. É uma genuinidade que se transmite, sem dúvida.

Talvez o ponto menos positivo tenha sido o pouco recurso à percussão, que tão bem resultou nas duas faixas em que foi usada. Os :OtWatM: têm muitos momentos mágicos e poderosos com recurso ao vigor das batidas na pele e nos pratos, e teria sido mais intenso poder vivê-los um pouco mais. De qualquer forma, é apenas um desejo que não retira valor à excelente prestação de Kim Larsen e seus pares ontem no Porto.

Até ao seu regresso, e que seja mais célere do que da última vez.

Sem comentários: