sexta-feira, 3 de setembro de 2010

[ANÁLISE] Ordo Rosarius Equilibrio - "Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall" [EP - 2010]

ORDO ROSARIUS EQUILIBRIO

Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall [EP]
Out Of Line

Um aperitivo antes de "Songs 4 Hate & Devotion", o seu próximo longa-duração, é o que os Ordo Rosarius Equilibrio nos propõe com este EP "Do Angels Never Cry, And Heaven Never Fall". E se o disco se pautar pelo mesmo nível deste aperitivo, então vamos certamente estar perante mais um momento brilhante na sua carreira. Mas uma coisa de cada vez, hoje falamos deste disco e deixaremos o longa-duração para mais tarde.

A faixa título é uma excelente composição na linha melancólica e decadente que os ORE nos habituaram, com percussões marciais, elementos orquestrais épicos, uma magnífica prestação vocal de Tomas Pettersson e uma letra à altura dos seus melhores momentos - o que é a mesma coisa que dizer genial. Essa mesma faixa é apresentada numa diferente versão, em acústico, que também resulta muito bem embora perca um pouco o poder bombástico da versão original - no entanto, ganha em emotividade e melodia, o que acaba por equilibrar a balança. São roupagens diferentes para um mesmo corpo, o que serve também para nos demonstrar a flexibilidade dos ORE e a força da música, uma vez que resulta bem em ambas as versões.

Segue-se um momento especial com "Reaping The Fallen, The Second Harvest", a continuação lógica do primeiro disco do projecto (ainda quando se chamava apenas Ordo Equilibrio). É um ciclo que se completa ao fim de 15 anos, com uma música mais introspectiva e pessoal no âmbito deste disco. Vocalizações mais sussurradas, sintetizadores mais melancólicos, o piano quase num lamento, todo o ambiente que a rodeia é mais negro mas dá-lhe um espaço muito próprio no EP que serve bem para marcar o momento. É uma música com uma aura particular, que certamente rodará em muitos leitores de CD de forma repetida.

O disco acaba com "Who Stole The Song [From Its Place In My Heart]", uma música numa toada mais relaxada e descontraída, mais perto do lounge music mas com uma letra mais directa como contraponto - afinal, o equilíbrio não está apenas no nome da banda. Em boa verdade o disco não acaba aqui, já que "Reaping The Fallen, The Second Harvest" tem direito a vídeo na versão CD, naturalmente não disponível na versão vinil 12''.

Como EP este disco funciona bem - apresenta-nos a direcção que irá ser seguida no próximo longa-duração, revisita o passado como ponte para o futuro e mostra-nos várias facetas dos ORE. Funciona também como um disco sólido por si só, com material de qualidade suficiente que justifique audições repetidas. Mais um ponto positivo numa carreira recheada de grandes discos.

Lurker

2 comentários:

Odal disse...

Admito que fiquei um pouco desiludido com o que ouvi, achei que as músicas ao vivo tinham mais poder e emoção. É um bom aperetivo, mas um que devia ter sido digerido antes do prato principal que foi o EntreMuralhas.

Lurker disse...

Por acaso senti menos magia no Entremuralhas, senti que a interpretação destes temas foi algo amorfa. De qualquer forma são temas que crescem com as audições, por isso talvez seja um sentimento mais intenso mais tarde.