sábado, 31 de maio de 2014

[NOTICIA] Quem quer ser amigo de Ana Liil?

Um dia simplesmente acontece. Alguém que nunca conhecemos entra na nossa vida e por lá permanece. Foi isso que aconteceu com os Apoptose e com a personagem que dá título ao seu mais recente disco. "Ana Liil" vai também ter a oportunidade de entrar na nossa vida pela mão da Tesco.

No entanto Ana Liil vive num mundo completamente separado. Podemos ver a sua sombra à noite, ou o seu canto ao longe, mas nunca chegaremos perto dela. Uma aparição quando muito, ou uma memória longínqua, é isto que podemos esperar de Ana Liil. No entanto ela espera muito mais de nós.

Ao longo das nove faixas deste disco temos acesso a algum do melhor Dark Ambient que os Apoptose já criaram. Mas também podemos ver diversidade e maturidade nas composições, sem dúvida cortesia da famosa Ana Liil. O espírito dela está no disco, mas atenção: nem tudo é o que parece.

O trabalho está disponível numa edição em CD e em duas edições em vinil: uma regular, em vinil preto, e outra limitada a 250 cópias, em vinil verde. Ambas as edições em vinil incluem também o CD, num pacote com outros extras e um excelente trabalho gráfico.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Meer Der Ruhe
  2. Ich Verbrenne
  3. Ana liil
  4. Fernsehen
  5. Adrenalin
  6. I Say Seven
  7. Hiding
  8. Forget Your Face
  9. Schnee

sexta-feira, 30 de maio de 2014

[NOTICIA] União Russa com ligações ao Canadá

O nosso interesse fica imediatamente desperto quando dois projectos de alta qualidade se juntam em disco para um lançamento conceptual repartido. É o que acontece com "Eigengrau", um disco repartido entre os Reutoff e os Sal Solaris que acaba de ser editado pela Cyclic Law Records.

A união destes dois projectos Pós-Industriais Russos resulta num disco focado no conceito psicoanalítico da vida humana guiada por dois princípios: a realidade e o prazer. Também a nível sonoro temos a representação desta dualidade, com o ambiente sóbrio e cósmico dos Sal Solaris a representar a realidade e a sonoridade emotiva e impetuosa dos Reutoff a representar o prazer.

Guiado pela premissa de libertação de nos próprios e das prisões que criamos para nos restringir, este trabalho explorar caminhos novos em cada um dos projectos. Três faixas originais de cada lado e uma versão do outro projecto é o que podemos encontrar em mais de uma hora de música, num CD apresentado num digipack de 6 painéis incluindo um poster, numa edição limitada a 500 exemplares.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Sal Solaris - Navigare Est Necesse
  2. Sal Solaris - Essay On The Reality Of Science Studies
  3. Sal Solaris - Vivere Non Necesse Est
  4. Sal Solaris - Children Of The Dead (Reutoff Cover On C21H27NO2)
  5. Reutoff - No=Never
  6. Reutoff - Bury The Loved And Burn The Others
  7. Reutoff - Stolen Eyes
  8. Reutoff - Na Orbite (Sal Solaris Cover)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

[NOTICIA] Parabéns aos Cawatana

Os Cawatana estão de parabéns, uma vez que celebram este ano o seu 15º aniversário desde a sua primeira aparição em público como banda, num concerto em Outubro de 1999. E nada melhor do que celebrar esse marco na carreira com um novo disco.

Não se trata ainda de um novo longa-duração de originais, embora comecemos a sentir a falta dele (o último data já de 2010). "Again" é um EP de 5 faixas que é disponibilizado directamente pela banda para download gratuito aqui.

Podemos aqui encontrar novas versões de faixas clássicas do colectivo Húngaro, principalmente do seu disco de estreia (editado em 2003) que os colocou rapidamente no mapa do Dark Folk Europeu. Uma boa forma de celebrarmos em conjunto 15 anos de história, e um excelente aperitivo para um próximo trabalho que esperamos não demore muito a ser lançado.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Real, open again
  2. Oh, cheerful days come again
  3. In darkness again
  4. White again
  5. We call your wolves again

quarta-feira, 28 de maio de 2014

[NOTICIA] Notícias em directo do Apocalipse

Se há coisa que podemos esperar dos Trepaneringsritualen é não esperar nada! Com um novo disco nas mãos, cortesia da Cold Spring Records, o projecto liderado por Thomas Martin Ekelund aproveita para nos trazer mais 10 faixas que parecem vir directamente de outro mundo. O que não deve andar muito longe da verdade...

"Perfection & Permanence" percorre o caminho entre o Ritual Ambiente e o Industrial que caracteriza (de forma lata) os Trepaneringsritualen, e funcionará também bastante bem como banda sonora para o Apocalipse. Com momentos ritmados e outros de pura desolação, este contraste funciona de forma bastante interessante ao longo de todo o disco.

Conceptualmente, este trabalho explora a dualidade entre figuras santificadas e figuras vilipendiadas em várias religiões. Desde o Antigo Egipto ao Cristianismo, passando pelo Judaísmo ou por mitos Orientais, todas as crenças são exploradas sob este signo da dualidade que parece percorrê-las a todas de forma consistente. Soa como uma conversa com anjos e demónios ao mesmo tempo. Não pode deixar de ser interessante.

O trabalho está disponível em CD e vinil (duas edições neste caso) e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Venerated & Despised
  2. Black Egg
  3. Castrate Christ
  4. Liken Ingen Jord Vill Svälja
  5. Alone/A/Cross/Abyss
  6. 39 Lashes
  7. The Seventh Man
  8. Konung Krönt I Blod
  9. A Ceaseless Howling
  10. He Who Is My Mirror

terça-feira, 27 de maio de 2014

[NOTICIA] Dois lançamentos abaixo do radar

Foi ainda no final do ano passado que foram editados dois singles que não nos tinham passado pelas mãos até hoje. E tendo em linha de conta de quem são e quem os editou, só nos podemos sentir envergonhados. De qualquer forma, mais vale tarde do que nunca, e estes não seriam lançamentos que deixaríamos passar em branco.

Falamos de dois discos do projecto Die Weisse Rose, liderado por Thomas Bøjden, que foram editados pela nacional Extremocidente (que continua a fazer um percurso ímpar no lançamento de trabalhos exclusivos de artistas de topo).

São dois singles em vinil de 7'' - "Flamme" (na imagem de cima) e "Sparks" (na imagem de baixo). Ambos são editados em vinil transparente, em edições limitadas apenas a 50 exemplares. Como é fácil de entender, já há muito que estão indisponíveis na editora, mas podem sempre encontrar umas cópias à venda nos sítios do costume. Preparem-se é para aliviar algum peso da carteira.

"Flamme" é uma interpretação de uma faixa original dos Allerseelen, inspirada pelos textos de Friedrich Nietzsche. "Sparks" é uma faixa que tinha sido originalmente escrita para o disco de estreia dos Die Weisse Rose (já lá vão 5 anos desde o seu lançamento) mas que foi cortada por Thomas achar que não se enquadrava no espírito do resto do trabalho. Ambos os lados B de cada disco contêm faixas originais e inéditas.

O alinhamento completo é então o seguinte:
    "Flamme"
  1. Flamme
  2. Flamme Empor
    "Sparks"
  1. Sparks
  2. Overture To An End

domingo, 25 de maio de 2014

[NOTICIA] A Deusa está de volta

A nossa Deusa preferida, Anna-Varney Cantodea, está de volta com um novo trabalho dos seus Sopor Aeternus & The Ensemble Of Shadows. Sempre motivo de satisfação conhecendo de antemão duas constantes: primeiro, a nível musical não falha nem nos desilude; segundo, a nível estético as edições são sempre fabulosas.

E "Mitternacht", novamente com selo Apocalyptic Vision, cumpre novamente. Estão disponíveis quatro edições diferentes, duas regulares (em vinil e CD) e dois conjuntos de coleccionador (também em vinil e CD). E todas elas merecem a nossa atenção.

A edição regular em CD inclui ainda um livro de 36 páginas em capa dura, numa impressão de qualidade, limitada a 1.999 cópias numeradas e assinadas por Anna-Varney Cantodea. A edição regular em vinil contém 2 discos de 12'' de 180g, um livreto de 28 páginas e 2 posters, tudo isto limitado a 890 exemplares também numerados e assinados por Anna-Varney Cantodea.

Quanto às edições especiais, em cada conjunto (CD e vinil) acrescenta ao referido em cima uma t-shirt exclusiva, que é também diferente entre a edição especial de CD e de vinil. Falta referir o soberbo trabalho gráfico de Natalie Shau e as ilustrações de Anastasiya Chyringa, que dão uma vida adicional a mais um lançamento especial dos Sopor Aeternus.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Mitternacht
  2. Beautiful
  3. La Prima Vez
  4. Bang-Bang
  5. The Boy has built a Catacomb
  6. Carnival of Souls
  7. Confessional
  8. Under his Light
  9. You cannot make him love you
  10. Into the Night
  11. If you could only read my Mind
  12. It's just that my Sadness
  13. Under his Light (2)
  14. Miniature

sábado, 24 de maio de 2014

[NOTICIA] Um ritual Finlandês

Há qualquer coisa especial na Finlândia, disso já há poucas dúvidas. Não só produz uma grande quantidade de excelentes projectos, músicos e discos, como há sempre uma aura especial à sua volta. Como no caso do novo disco do Tervahaat que vos trazemos hoje.

"Taival" é o quarto longa-duração do duo Finlandês e sempre com a mesma editora, a também Finlandesa Anima Arctica. Em equipe vencedora não se mexe, acho que é o ditado que se apropria melhor a este caso.

A nível sonoro temos aqui um Neofolk mais cru, mais ligado às raízes da própria terra, e com um forte componente ritual. As atmosferas criadas pelos instrumentos acústicos e pelas vocalizações ritualistas causa-nos uma espécie de transe, em que parece que tudo à nossa volta se desvanece para ficar apenas a música dos Tervahaat.

Totalmente cantado em Finlandês, o disco ganha uma aura de mistério adicional por não percebermos nada do que está a ser vocalizado. Uma experiência transcendental, um disco mais simples e directo do que os seus antecessores, e 40 minutos de música que nos vai transportar para um mundo próprio. A edição é limitada a 500 exemplares em digipack.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Kärrinpyörä 
  2. Kevätkirot
  3. Tuomiolaulu
  4. Koulutie
  5. Kultaluu
  6. Metsännyrkki
  7. Taival

sexta-feira, 23 de maio de 2014

[NOTICIA] Mais um café Italiano

Hoje sentamo-nos à mesa do Café Europa para apreciarmos uma emissão totalmente dedicada a Itália. Não é a primeira vez que acontece, nem será porventura a última, reforçando o que temos vindo a afirmar - Itália é uma das referências mundiais nos espectros musicais que mais apreciamos.

Hoje trazemo-vos a emissão número 122 que foi para o ar no passado dia 22 de Maio. O destaque central é dado ao disco "Ways To Traditions" dos Tears Of Othila, com todo o restante alinhamento da emissão preenchido com outros projectos oriundos de Itália. Podem descarregar directamente a emissão a partir daqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. ROMA AMOR - “Settimane Spagnole" (IT) (femmina - 2009)
  2. ROMA AMOR - “More (stoned)"  (IT) (on the wire - 2014)
  3. ATARAXIA - “N'importe Ou!" (IT) (spasms (sous la coupole spleenétique du ciel) - 2014)
  4. EGIDA AUREA - “Storia Di Una Rondine” (IT) (storia di una rondine - 2007)
  5. TEARS OF OTHILA - “Tales In The Mist” (IT) (renaissance! - 2008)
  6. TEARS OF OTHILA -  "Inner Eyes (vocals by Nicholas Tesluk)" (IT) (ways to traditions - 2013)
  7. TEARS OF OTHILA - "The Mighty Three" (IT) (ways to traditions - 2013)
  8. TEARS OF OTHILA - "Nordic Hymn" (IT) (ways to traditions - 2013)
  9. CAMERATA MEDIOLANENSE - “Vergine Bella” (IT) (vertute, honor, bellezza - 2013)
  10. CALLE DELLA MORTE - “Venezia” (IT) (calle della morte ep cdr - 2003)
  11. TEARS OF OTHILA - "Standing On The Ruins" (IT) (ways to traditions - 2013)
  12. TEARS OF OTHILA - "Travelling The Myth" (IT) (ways to traditions - 2013)
  13. TEARS OF OTHILA - "The Land Beyond" (IT) (ways to traditions - 2013)
  14. CORAZZATA VALDEMONE - “Gorizia” (IT) (avanguardia rumorista - 2013)
  15. IANVA - “Amsterdam (live)” (IT) (la ballata dell'ardito ep cdr - 2005)
  16. INNER GLORY - “The Joy Of Nothing” (IT) (war is forever 7" - 2002)
  17. TEARS OF OTHILA - "Mountains" (IT) (ways to traditions - 2013)
  18. TEARS OF OTHILA - "The Song Of The Apennines' Little Folk" (IT) (ways to traditions - 2013)
  19. TEARS OF OTHILA - "Into The Woods  (vocals-solo guitar by Nicholas Tesluk)" (IT) (ways to traditions - 2013)
  20. CORDE OBLIQUE -  "Due Melodie" (IT) (per le strade ripetute - 2013)
  21. ONIRIC - "Blessing" (IT) (cabaret syndrome - 2009)
  22. ONIRIC - "Found Love In A Pain(t) (You Make Me Feel)" (IT) (mannequins - 2013)
  23. SPIRITUAL FRONT - "My Erotic Sacrifice" (IT) (rotten roma casino - 2010)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

[EVENTO] Mais um festival de qualidade

Festivais de Verão são sempre uma excelente forma de conciliar um período do ano mais relaxado e descontraído com a oportunidade de reunir num só local um grande número de propostas musicais interessantes. Uns fazem-no melhor, outros nem por isso. Mas o festival que vos trazemos hoje tem uma proposta bastante interessante.

O Festival Only The Sun Knows terá lugar nas redondezas do castelo de Rosslau Wasserburg, em Dessau, na zona Leste da Alemanha, entre Leipzig e Berlim. Um território natural protegido pela UNESCO que será uma mais-valia para a envolvente do festival, que será realizado no fim-de-semana de 18 e 19 de Julho.

No alinhamento temos um bom leque de propostas musicais. Confiram: In Gowan Ring, Ô Paradis, Nebelung, Sangre De Muerdago, Arbeit-Beauchamp-Palumbo Soundscapes, SOL, (r) e NG são os projectos escolhidos pela organização para esta primeira edição do festival. Nomes consagrados e projectos paralelos de outros mais conhecidos, numa mescla equilibrada e interessante.

Para além da música o festival tem outros motivos de interesse. Desde logo pela paisagem envolvente, mas também pelas outras ofertas culturais, merchandising e animação em cartaz. Um excelente fim-de-semana em perspectiva numa das mais aliciantes zonas do Velho Continente. Se tiverem oportunidade, não deixem de marcar presença.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

[NOTICIA] Sinais do espaço profundo

Simon Heath é mais conhecido pelo seu projecto principal, mas o projecto paralelo Sabled Sun tem sabido crescer com maturidade e qualidade. Depois de um par de discos em 2012 e 2013, Simon tem vindo a lançar uma série de lançamentos digitais que exploram o imaginário iniciado nesses discos. Pela mão da Cryo Chamber temos agora o primeiro registo físico desses lançamentos.

"Signals I-III" é a colecção em 3 CD's dos primeiros 3 tomos dessa série, em que Simon explora os sinais que o protagonista dos discos "2145" e "2146" (sobre o qual falamos aqui) encontra na sua viagem de descoberta ao que aconteceu à humanidade depois de acordar de uma longa hibernação e encontrar o mundo desprovido de qualquer tipo de vida humana.

Podemos encarar esta série como uma visão complementar ao que acontece na linha principal desta história (explorada nos discos referidos), em que os interessados no Dark Ambient de superior qualidade e com travo a espaço sideral podem aprofundar os sentimentos despertados pelas composições de Simon. A edição é apresentada num excelente ekopak de 6 painéis.

Se quiserem continuar a exploração da série, está disponível apenas em formato digital (pelo menos por agora) o quarto tomo. Apropriadamente intitulado "Signals IV", pode ser descarregado directamente a partir do site da editora aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  • CD 1 - Signals I
  • CD 2 - Signals II
  • CD 3 - Signals III

terça-feira, 20 de maio de 2014

[NOTICIA] Um disco para introspecção pessoal

Os Nadja são daqueles colectivos que não enganam - sempre com uma qualidade acima do normal nos seus lançamentos, e uma sonoridade entre o Doom depressivo e o experimental, com toques de Shoegaze, continuam a entregar discos que merecem toda a nossa atenção. Como o que vos trazemos hoje.

"Queller" surge com selo Essence Music e é um disco belo, delicado, melancólico e que convida à introspecção pessoal. Mais calmo e estruturado do que os registos anteriores, mas com momentos de bastante peso nas guitarras, é uma amálgama de sentidos ao longo das quatro (longas) faixas que o disco contém.

O disco está disponível em várias edições. Uma em CD, limitada a 300 cópias em digipack luxuoso com trabalho gráfico diferente. Duas em vinil, uma em vinil preto limitada a 220 exemplares e outra em vinil branco limitada a 133 exemplares, ambas em vinil de alta qualidade de 180g. O acabamento é também luxuoso, contendo outro material adicional junto com o disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Dark Circles
  2. Mouths
  3. Lidérc
  4. Quell

segunda-feira, 19 de maio de 2014

[EVENTO] O início da digressão

Depois de termos apresentado quase todas as datas da digressão The Fractured Europe Tour, hoje chega finalmente a vez de apresentarmos a primeira dessas datas. Será no dia 27 de Junho que a digressão começará, em Génova na Itália.

O local escolhido foi a Igreja do Espírito Santo, um local de culto Anglicano que proporcionará um excelente palco para o concerto que terá lugar. Não é propriamente música sacra, mas também não anda lá muito longe.

Em palco teremos como habitual os Fire + Ice e os Knotwork (parceiros nesta digressão), que nesta data em particular serão acompanhados pelos Tears Of Othila.

Todos os ingredientes reunidos para uma excelente noite que marca também o início de uma série de datas pelo Velho Continente. Esperamos apanhá-la pelo menos numa delas.

domingo, 18 de maio de 2014

[EVENTO] Um dos nossos eventos preferidos do ano

A par do Festival Entremuralhas, o evento que vos trazemos hoje é o nosso preferido do ano. Depois de lá termos estado nas outras edições, aqui está mais uma para marcar na agenda e não faltar. Falamos do Festival Runes & Men, que este ano celebra a terceira edição em Leipzig.

Novamente a ter lugar no Theater Fabrik, este ano o festival será realizado nos dias 17 e 18 de Outubro. Como tem sido habitual, a sua principal característica é reunir nos dois dias um alinhamento verdadeiramente de luxo. E este ano não foge à regra.

Assim, no primeiro dia teremos em palco os Kirlian Camera, Spiritual Front, Fire + Ice, While Angels Watch e Die Weisse Rose. No dia seguinte será a vez dos Rome, Of The Wand And The Moon, Owls, Roma Amor, Jordan Reyne e Jasmin Ramdsen.

Com tantas estrelas em palco a dificuldade será certamente escolher as melhores actuações do festival. Com toda a festa paralela a enriquecer o evento, desde DJ's convidados antes e depois das actuações, merchandising e outro material disponível, e todos os amigos a rever. Não exageramos a dizer que é um evento absolutamente imperdível.

sábado, 17 de maio de 2014

[NOTICIA] A conclusão de uma longa série

Hoje temos connosco um disco que é uma autêntica peça de arte. "NullRauM" é a colecção de todas as faixas incluídas na série "ReuTRauM", que se iniciou há 15 anos na própria génese dos Reutoff. Talvez o trabalho mais importante da banda até hoje, inclui ainda 4 faixas adicionais criadas apenas para este lançamento, apresentado num duplo CD.

A série foi desenhada para ter 7 lançamentos em vinil de 7'' por parte de 7 editoras diferentes de 7 países diferentes. Um conceito grandioso, que demorou 15 anos a completar, e que vê agora o seu epílogo neste disco lançado pela :retortae:, uma editora oriunda da Estónia.

Podemos aqui analisar a evolução dos Reutoff, com o seu Dark Ambient complexo e recheado de drones em mutação e evolução desde o primeiro lançamento em 2000 até às 4 faixas criadas agora para este lançamento. Um disco que mesmo com tanto espaço temporal entre faixas continua a soar homogéneo e funciona como um bloco compacto. Verdadeiramente um pedaço de história!

O alinhamento completo é o seguinte:
    CD1
  1. Intro. Voice
  2. Core
  3. Cord
  4. Morn
  5. Moor
  6. Morok (Über)
  7. Moss
  8. Wailed
  9. Veiled
    CD2
  1. Todeslied
  2. Das Gift
  3. Erle
  4. Auge
  5. Numquam
  6. Nusquam
  7. Don’t Fear
  8. Don’t Wait
  9. Postludium. Farewell

sexta-feira, 16 de maio de 2014

[NOTICIA] Um café com sabor clássico

Estamos novamente sentados à mesa do Café Europa, para mais duas horas de excelente música cortesia dos nossos amigos de Aveiro. Desta feita trazemo-vos a emissão número 121 que foi para o ar no passado dia 15 de Maio.

Uma emissão com destaque a muitos dos melhores e maiores clássicos que apreciamos ao longo dos anos, com passagens que nos fazem recordar tempos passados. Uma bela selecção musical que podem apreciar descarregando a emissão completa directamente aqui.

O alinhamento da emissão é o seguinte:
  1. LES JOYAUX DE LA PRINCESSE - “Der Abschied” (FRA) (die weisse rose - 1995)
  2. DEATH IN JUNE + LES JOYAUX DE LA PRINCESSE - “Les Cavaliers Du Crepuscule” (GB / FRA) (ostenbraun - 1989)
  3. DEATH IN JUNE - “The Odin Hour” (GB) (take care and control - 1998)
  4. DER BLUTHARSCH - “Untitled II” (AUT) (fire danger season - 2002)
  5. DER BLUTHARSCH - “Untitled XII” (AUT) (when all else fails! - 2001)
  6. DERNIÈRE VOLONTÈ - “Oú Tu Irás” (FRA) (commemoration - 2004)
  7. DERNIÉRE VOLONTÈ - “Soldat” (FRA) (commemoration - 2004)
  8. ROME - “Les Hirondelles” (LUX) (nera - 2006)
  9. ROME - “Nachlang” (LUX) (masse mensch material - 2008)
  10. CAMERATA MEDIOLANENSE - “Lili Marleen” (IT) (madrigali - 1998)
  11. CAMERATA MEDIOLANENSE - “Voi Ch'Ascoltate” (IT) (vertute honor belleza - 2013)
  12. KREPULEC - “Socjalizm”  (POL) (new radical - 2007)
  13. CAFÉ DE L'ENFER - “Le Foret Obscure” (AUT) (marchant à quatre pattes au-devant de la rédemption  - 2011)
  14. BARBAROSSA UMTRUNK - “Yenitcheri Ersen Faust” (FRA) (der talisman des rosenkreuzers: la mission secrete du baron sebottendorf  - 2012)
  15. MARCH OF HEROES - “La Chute” (FRA) (la chute - 2012)
  16. A CHALLENGE OF HONOUR - “Theme For Miller's Court” (NED) (monuments - 2004)
  17. FIRST HUMAN FERRO w/ ALBIREON - “Late August Flowers” (UKR/IT) (prosa profana - 2011)
  18. LEIDUNGR - “Nordisk Kult” (SWE) (de nio kraftsångerna  - 2013)
  19. BOYD RICE & GIDDLE PARTRIGDE - “Past Present Future” (USA) (going steady with peggy moffitt - ep -  2008)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

[NOTICIA] Um novo disco para os Trobar de Morte

Depois de algum tempo sem notícias, temos um novo disco dos Trobar de Morte disponível e para apreciarmos. É apenas um single com duas faixas, mas mais vale pouco do que nada. "Summoning The Gods" é o título deste trabalho, que surge com selo In The Morningside Records.

A nível sonoro não temos grande novidade: a vertente Folk Medieval que tem sido característica do colectivo Espanhol continua a ser a sua maior força. A faixa título dará origem também ao primeiro vídeo oficial da banda, e do outro lado do vinil de 7'' temos uma nova interpretação acústica de uma faixa clássica a cargo do novo colectivo da banda.

Todas estas novidades estão disponíveis numa edição especial de colecionador limitada a 500 cópias numeradas, sendo que as primeiras 75 cópias são também assinadas pela própria Lady Morte (a líder da banda desde sempre).

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Summoning The Gods 
  2. Pagan Medieval Dance (Acoustic version)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

[EVENTO] Regresso ao nosso palácio preferido

Depois de uma excelente primeira edição no ano passado (como falamos aqui), a nossa amiga do Atelier Abraxas regressa com a segunda edição do seu evento Live Am Lagerfeuer. Mais uma noite mágica em perspectiva, com a tradição pagã germânica como pano de fundo.

O evento decorrerá como no ano passado no Scholsspark Knauthain, perto de Leipzig, no próximo dia 21 de Junho. Um palácio centenário totalmente renovado, que serve agora de casa a bons amigos e de excelente local para eventos como este.

Em palco teremos a presença dos Allerseelen, dos Àrnica e dos Traum'er Leben, e está também prometida a participação de um convidado especial. Tudo para nos convencer a marcar presença, o que nem é tão difícil como isso. Se tiverem oportunidade encontramo-nos por lá, porque é uma noite que vai valer certamente a pena!

terça-feira, 13 de maio de 2014

[NOTICIA] Adeus a um velho amigo

Hoje é um dia triste, já que comunicamos o encerramento de um projecto que nos tem acompanhado há muitos anos. Falamos de A Challenge Of Honour, o projecto liderado por Peter Savelkoul, e que há cerca de 12 anos nos tem proporcionado momentos de puro deleite auditivo.

E o marco do encerramento deste magnífico projecto é "Taken By The Flames", um último disco lançado pela Steinklang Industries que reúne num digipack de 6 painéis um conjunto de 10 faixas, entre raridades anteriormente apenas lançadas em vinil e músicas inéditas.

Segundo o próprio Peter, a última faixa de A Challenge Of Honour (ainda mantida na prateleira) é também a primeira faixa do seu novo projecto. Uma nova direcção musical, não radicalmente diferente mas explorando outros caminhos sonoros. Cá estaremos naturalmente para ver o que Peter nos reserva, mas até lá ficamos com uma despedida emocionada na forma de disco.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Are You Certain Of Your Destiny
  2. London's Burning
  3. A Lonely Infant (Monuments Remix)
  4. Swallowed By Time
  5. Mankind
  6. A Moral Destiny
  7. The Thames Gave Shelter
  8. Gulag
  9. A Dark Wind Blew
  10. Under A Blood Red Star

segunda-feira, 12 de maio de 2014

[EVENTO] Altura de retomar a digressão

Depois de um pequeno interregno, voltamos a acompanhar a digressão The Fractured Europe Tour que durante Junho e Julho contará com os Fire + Ice, acompanhados de muitos e bons amigos, a encabeçar uma das mais interessantes digressões de Verão deste ano.

Depois de termos passado por vários países, chega a vez da República Checa. O evento terá lugar em Praga, no Chapeau Rouge, no próximo dia 7 de Julho. Para além dos Fire + Ice teremos em palco a presença dos Knotwork, como é habitual nesta digressão conjunta.

Já não há muitas mais datas para falar desta digressão, por isso vejam quais delas são mais convenientes e marquem presença num dos eventos de destaque neste ano.

domingo, 11 de maio de 2014

[NOTICIA] Uma compilação muito especial

Há muito anunciada mas ainda sem termos oportunidade de a apreciar, eis que finalmente está disponível a compilação "Raíz Ibérica", recentemente lançada pela Ahnstern. Como o próprio nome indica, é uma coletânea de artistas e projectos oriundos de Portugal e Espanha.

O traço comum são os mitos e lendas provindos da Península Ibérica, num registo histórico comum aos dois países - sempre foi muito mais o que nos une do que o que nos separa. Uma excelente forma de dar a conhecer a música do nosso país e do país vizinho a um público mais vasto que talvez ainda não tenha percebido a qualidade dos nossos projectos.

A nível sonoro temos aqui uma paleta diversificada. Desde o Folk tradicional, passando pelo Ur-Folk, Ambient ou até Ritual, são muitas as variações e também os caminhos a explorar. Todas as bandas têm um profundo elo com as suas raízes, e transmitem esse sentimento através da música, sempre em contacto com o nosso legado histórico. Se não compreendermos de onde vimos estaremos condenados a vaguear sem sentido no futuro.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Urze De Lume - Alvorada De Montesinho
  2. Caelia - Largas Noches
  3. Stillme - Yo Soy La Cumbre
  4. Sangre De Muerdago - Soterrados Baixo As Pedras
  5. Azagatel - Sangue Dos Deuses
  6. Àrnica - Cuerno Roto
  7. Cosmos - Os Voitres Oscurecen O Ceo
  8. The Wyrm - La Estantiga
  9. Wihinei Rita - El Canto De La Calandria
  10. Keltika Hispanna - Trikantam Entor-Kue Toutam
  11. Arde Fero - Petreo Flamejo
  12. Angel Roman - Canto Ritual En Tarteso

sábado, 10 de maio de 2014

[NOTICIA] Um tributo merecido aos Reutoff

Tendo nascido em 1998 para criar música Industrial, o percurso dos Reutoff ao longo destes últimos 16 anos é muito mais do que apenas isso. O colectivo Russo conseguiu quebrar barreiras e géneros, lançar discos clássicos, participar em colaborações memoráveis, e reunir em torno de si uma larga legião de seguidores. E desse respeito e consideração nasce o disco que hoje vos trazemos.

"Eidolon / A Tribute to Reutoff" surge com selo Old Europa Cafe e reúne 12 tributos de outros tantos projectos de nomeada num digipack de belo efeito limitado a 400 exemplares. É um disco que celebra o 16º aniversário da banda através de interpretações ao estilo pessoal de cada artista de algumas das músicas mais emblemáticas dos Reutoff.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. ATRIUM CARCERI : Capacity to Kill
  2. DESIDERII MARGINIS : Hypnerotomachia
  3. FLINT GLASS : Tunnels in the Dark
  4. EMPUSAE : La meno Ma Mento
  5. SAL SOLARIS : Never Touch the Xyu
  6. ANTLERS MULM : Schlaf-Hello Sleeper
  7. WERMUT : Winter 1998
  8. DEUTSCH NEPAL / REUTOFF : The Flame
  9. SVARTSINN : Dies Irae 
  10. OTZEPENEVSHIYE : Moss
  11. TROUM : Regennon Re- Generated 
  12. CISFINITUM : Last Train to Reutoff

sexta-feira, 9 de maio de 2014

[NOTICIA] Bem-vindos ao Cafe Europa

Mais uma semana passada, mais uma emissão do Café Europa que temos disponível para apreciar. Desta feita é a emissão número 120, que foi para o ar no passado dia 8 de Maio.

Uma emissão das mais eclécticas dos últimos tempos, percorrendo ao longo das duas horas um largo espectro de sonoridades, músicos, projectos e até países. Ajuda-nos a perceber que a música é de facto global e um motivo de união entre culturas. Tudo para conferir descarregando a emissão aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. DUNCAN EVANS - "The Old Lies" (GB) (lodestone - 2013)
  2. DIONISIO - "Entre a Luz e a Servidão" (PT) (single ed. autor - 2014)
  3. KING DUDE - "Maria" (USA) (fear - 2014)
  4. KING DUDE - "Lay Down in Bedlam" (USA) (fear - 2014)
  5. KUTNA HORA - "Hell Is a Place On Earth" (ARG) (will or nothing - 2002)
  6. SOLANACEAE - "Sorrow And Its Companions" (DIN) (7" split w. kingd ude - 2010)
  7. SEELENLICHT - "Idle Thoughts On The Janus Shore (Part One)" (GER) (gods and devils - 2008)
  8. SABBATH ASSEMBLY -"The Burning Cross Of Christ" (USA) (quaternity - 2014)
  9. FALKENSTEIN - "Die Letzte Krauterhexe" (GER) (single ed. autor- 2013)
  10. ELIWAGAR - "Skumringen Og Nordlys" (NOR) (gryningen - 2013)
  11. TRAUM'ER LEBEN - "Der Morgens Schueler" (GER) (…was wird bleiben? - 2013)
  12. TEHO TEARDO & BLIXA BARGELD - "Crimson & Clover" (IT-GER) (spring 12" ep - 2014)
  13. TEHO TEARDO & BLIXA BARGELD - "The Empty Boat" (IT-GER) (spring 12" ep - 2014)
  14. THE DRAMATIC THEORY - "Angel" (BRA) (roses behind your  face - 2014)
  15. THE DRAMATIC THEORY - "Sinto Você Aqui" (BRA) (roses behind your  face - 2014)
  16. YESTERDAY - "September" (POR) (the waiting - 2014)
  17. PASSIONE NERA - "Sinking (vocals by Simone Salvatori)" (IT) (researche.p. - 2008)
  18. MACK MURPHY & THE INMATES - "Corn-Row Girls" (LUX) (the early years - 2004)
  19. ROME - "Der Wolfsmantel" (LUX) (confessions d'un voleur d'ames - 2007)
  20. LUX INTERNA - "Fallen" (USA) (god Is not dead  for  the birds - 2007)
  21. SIEBEN - "Born From The Ashes" (GB) (each divine spark - 2014)
  22. WOVENHAND - "The Refractory" (USA) (refractory obdurate - 2014)
  23. GET YOUR GUN - "Sea Of Sorrow" (DIN) (the worrying kind - 2014)
  24. KISS THE ANUS OF A BLACK CAT - "Ruins" (BEL) (weltuntergangsstimmung - 2012)
  25. A JIGSAW - "Lovely Vessel" (POR) (drunken sailors & happy pirates - 2011)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

[NOTICIA] O apelo megalítico

Depois de algum tempo só com notícias esporádicas e lançamentos demasiado curtos para saciar o nosso apetite (apesar de não lhes faltar qualidade), temos finalmente um novo longa-duração dos Àrnica para vos falar. Trata-se de "Lecho De Piedra" e é lançado pela emblemática Percht.

O chamamento da pedra megalítica é aqui muito bem recuperado, relembrando um magnífico disco dos Sangre Cavallum. Todo o conceito deste disco revolve no entanto sobre a expressão da morte na Natureza que nos rodeia, seja nas pedras ou no interior das montanhas. Um prisma diferente de abordar o misticismo megalítico.

A nível sonoro podemos aqui encontrar algum do melhor Folk de raiz Pagã que é feito por essa Europa fora. Uma miríade de instrumentos diferentes, sempre acústicos e feitos manualmente, são o que dá corpo a estas brilhantes composições que nos fazem recordar o nosso legado histórico. Os Àrnica afirmam-se cada vez mais como um dos melhores colectivos a lançarem discos neste espectro sonoro, na actualidade.

Apresentado num digipack de 6 painéis, o disco conta com o seguinte alinhamento:
  1. Gigante Despierto
  2. Monte Nublado - Ladera
  3. Uro
  4. Valle De Lobos
  5. Trazos De Sangre
  6. Caminando Hacia El Sol
  7. Alzada Petrea
  8. Dolmen Dormido
  9. Una Bestia Astada
  10. Caetra
  11. Monte Nublado - Cima
  12. Las Plumas Del Cuervo

quarta-feira, 7 de maio de 2014

[NOTICIA] Uma reedição de lua cheia

Foi em 2005 que o disco "Full Flower Moon" dos In Gowan Ring foi editado, na altura em CDr e vendido aquando dos seus concertos. Dado estar há muito indisponível, B'ee resolveu fazer uma reedição em vinil deste disco pelos seus próprios meios.

Estão disponíveis duas edições diferentes: uma em vinil 10'' branco, limitada a 90 cópias; outra em vinil 10'' preto, sem limitações de exemplares. Havia ainda uma terceira edição, apenas para amigos mais chegados, com ambas as edições em vinil e uma pintura que dá capa ao trabalho, mas infelizmente já está esgotada.

Para além das faixas da edição original temos uma faixa adicional, em versão acústica, para juntar à delicadeza deste disco e à sensibilidade das melodias que B'ee criou para esse efeito. É de facto um criador extraordinário e temos aqui mais um exemplo do melhor Folk que se faz por esse mundo fora.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Limpid Brook
  2. Clover
  3. Moon Over Ocean
  4. Marigold
  5. Aurora
  6. Fauna of the Dances

terça-feira, 6 de maio de 2014

[EVENTO] Mais um evento de qualidade em Dresden

O Leste da Alemanha tem-se vindo a afirmar como uma região de eleição para assistirmos a concertos das bandas que mais gostamos, e hoje trazemo-vos mais uma noite que se enquadra nessa categoria.

O local escolhido é o Reithalle Strasse-E (também conhecido por Bunker) em Dresden, onde no dia 26 de Julho teremos um verdadeiro alinhamento de luxo para assistir.

Subirão ao palco no papel principal os Sol Invictus, muito bem coadjuvados pelos Darkwood e pelos Job Karma. Três excelentes propostas para uma noite que será certamente bem passada.

Preparem a logística necessária e marquem passagem para Dresden no final de Julho. E não percam de vista a possibilidade de se mudarem para uma das regiões mais vibrantes da Europa nesta altura, se tiverem essa oportunidade.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

[NOTICIA] Nova roupagem para um velho amigo

Depois de ter cunhado uma carreira invejável ao leme dos Teatro Satanico, Devis Granziera ainda encontrou tempo para criar um projecto a solo. Lunus é o fruto dessa criação, e depois da participação no projecto Necrophonix (do qual falamos aqui), "Nihil" é o disco de estreia deste novo projecto e surge com selo Old Europa Cafe.

A sonoridade Industrial é incontornável, fazendo relembrar alguns dos momentos mais longínquos do seu projecto principal. É um disco mais frio e lúgubre, não lidasse ele com o vazio deixado quando a morte nos visita. Não há lugar para a luz neste poço de escuridão, numa viagem sempre descendente no que diz respeito ao sentimento oprimente, mas sempre em crescendo no que diz respeito à música.

Não há muito que Devis precise de provar seja a quem for, mas este disco é um testemunho da sua capacidade de criação e de nos deixar absolutamente desolados com a sua intensidade. Um disco opressor mas estranhamente belo, adornado pelo magnífico trabalho gráfico do grande mestre Saturno Buttò. Uma combinação perfeita para os sentidos.

A edição é apresentada em digipack limitada a 300 exemplares e conta com o seguinte alinhamento:
  1. Machine Begins
  2. Venetian Factory
  3. Fear
  4. A Morgue
  5. Lithium
  6. Left Hand Path
  7. Mann Frau Gott
  8. Soli Soli Soli
  9. Lesson In Sorcery
  10. Nihil

domingo, 4 de maio de 2014

[EVENTO] Regresso dos Roma Amor a Leiria

Depois de terem protagonizado um dos melhores concertos da edição do ano passado do Festival Entremuralhas, os Roma Amor regressam novamente a Leiria desta feita para uma actuação a solo e para celebrar um marco muito especial.

Estamos a falar do 20º aniversário da Loja Alquimia, uma das instituições da cidade no que diz respeito à música que mais gostamos. Associa-se também ao evento outra das instituições da cidade, na figura da Fade In (também responsável pela organização do referido Festival Entremuralhas).

Assim, será no dia 31 de Maio que o duo Italiano subirá ao palco do Beat Club para nos ajudar a celebrar da melhor forma este aniversário. Será um concerto especial e, a julgar pelo que vimos no ano passado, imperdível. Vemo-nos por lá!

sábado, 3 de maio de 2014

[NOTICIA] O barco para a outra vida

Ainda não tínhamos ouvido este nome, mas não parece que seja a última vez que o ouviremos. Falamos dos Mesektet, um enigmático colectivo que acaba de lançar o seu primeiro trabalho pela mão da Cold Spring Records.

"Towards A Bleak Sun" é um monolito de Dark Ambient, com drones à mistura, desenhado para nos ajudar a fazer a transição deste mundo para o próximo. Na mitologia do antigo Egipto, o deus solar Ra viajava na aurora no barco Mandjet e no crepúsculo no barco Mesektet, de onde o nome do projecto foi escolhido.

Sendo o veículo que transporta o sol para o submundo, podemos esperar que este disco seja recheado de sentimentos obscuros e sombrios. É de facto a banda sonora adequada para essa viagem ao longo de seis longas faixas, à qual sentiremos vontade de regressar regularmente - tal como Ra fazia.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Aken
  2. Silent Giants
  3. Sea Of Dust
  4. Burial Of The Sun
  5. Hollow Monoliths
  6. Forgotten Tomb

sexta-feira, 2 de maio de 2014

[NOTICIA] Um café para recuperar

Aqui estamos de novo reunidos para apreciar uma emissão do Café Europa, desta feita a número 119 que foi para o ar no passado dia 1 de Maio. É um ritual que nos une semanalmente e ao qual temos todo o prazer de regressar.

A emissão desta semana é dedicada ao novo disco dos Roma Amor, "On The Wire" de seu nome, e sobre o qual tivemos oportunidade de falar aqui. Um magnífico disco que merece todo o destaque, e que serviu também de pretexto para recuperar a entrevista com o duo Italiano aquando da sua passagem por Leiria no ano passado.

Tendo os Roma Amor como elemento central, o resto do programa é todo ele dedicado a outros artistas Italianos. Talvez seja um dos poucos países aos quais vários programas poderiam ser inteiramente dedicados sem ser necessário repetições. Tudo para conferir descarregando as duas horas de emissão directamente aqui.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. CORAZZATA VALDEMONE feat. Art Inferno - “Ich Hatt Einem Kameraden” (IT) (avanguardia rumorista – 2013)
  2. CORAZZATA VALDEMONE feat. Art Inferno - “Gorizia” (IT) (avanguardia rumorista – 2013)
  3. IANVA - “L'Anarca” (IT) (la mano di gloria – 2012)
  4. ROMA AMOR - “Der Treue Husar” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  5. ENTREVISTA ROMA AMOR pt. 1 (IT)
  6. ROMA AMOR - “Disertore” (IT) (occhi neri  - 2012)
  7. ENTREVISTA ROMA AMOR pt. 2 (IT)
  8. ROMA AMOR - “17.3” (IT) (on the wire – 2014)
  9. ROMA AMOR - “I'm Deranged” (IT) (on the wire – 2014)
  10. ROMA AMOR - “Scared” (IT) (on the wire – 2014)
  11. ROMA AMOR - “Love To Say Goodbye For” (IT) (on the wire – 2014)
  12. ROMA AMOR - “The Difference” (IT) (on the wire – 2014)
  13. AIN SOPH - “Tra La Rovine” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  14. ARGINE - “Risveglio” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  15. DIVISION S - “Further Knowledge” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  16. ROMA AMOR - “Cambodia” (IT) (on the wire – 2014)
  17. ROMA AMOR - “On The Wire” (IT) (on the wire – 2014)
  18. ROMA AMOR - “More (Stoned)” (IT) (on the wire – 2014)
  19. EGIDA AUREA - “L'Ardente Fiaccola Della Ragione” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  20. ALBIREON - “Un Cavallo Senza Nome” (IT) (v.a. the old europa cafe 100 – 2008)
  21. ROMA AMOR - “Don't You” (IT) (on the wire – 2014)
  22. ROMA AMOR - “About Myself” (IT) (on the wire – 2014)
  23. ROMA AMOR - “More” (IT) (on the wire – 2014)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

[NOTICIA] Uma banda sonora para o apocalipse vindouro

Depois de um ano muito agitado em 2013, com vários lançamentos, este ano promete ser também intenso para os Barbarossa Umtrunk. Para começar temos já um novo disco, "La Fosse De Babel", lançado pela Old Europa Cafe.

E o que aqui temos é mais de uma hora de pura música apocalíptica, entre o neoclássico bombástico e o pós-industrial tribal, com um elemento marcial omnipresente. É um disco quase de propaganda, para os militantes de um mundo à beira do abismo. Pode não ser um contexto bonito, mas não deixa de ser preciso.

Marcado também por vários discursos de figuras públicas conhecidas do meio político, sempre com alguma polémica à mistura, este disco é um convite à mudança e um hino ao Império Euro-Asiático pelo qual muitos anseiam. Percebem agora a relevância do disco no contexto actual do mundo?

A edição é apresentada em digipack, limitada a 300 exemplares, e conta com o seguinte alinhamento:
  1. The 4th Political Theory
  2. La Structure Absolue
  3. In Bashar we Trust
  4. Army of Mahdi (Walked in Line)
  5. Syria
  6. Vers un Nouveau Prophétisme 
  7. A Fosse de Babel
  8. Khalwat al Abdal
  9. Ungern Kahn, le Cavalier du Vril
  10. Le Grand Empire Eurasiatique da la Fin