sábado, 24 de maio de 2014

[NOTICIA] Um ritual Finlandês

Há qualquer coisa especial na Finlândia, disso já há poucas dúvidas. Não só produz uma grande quantidade de excelentes projectos, músicos e discos, como há sempre uma aura especial à sua volta. Como no caso do novo disco do Tervahaat que vos trazemos hoje.

"Taival" é o quarto longa-duração do duo Finlandês e sempre com a mesma editora, a também Finlandesa Anima Arctica. Em equipe vencedora não se mexe, acho que é o ditado que se apropria melhor a este caso.

A nível sonoro temos aqui um Neofolk mais cru, mais ligado às raízes da própria terra, e com um forte componente ritual. As atmosferas criadas pelos instrumentos acústicos e pelas vocalizações ritualistas causa-nos uma espécie de transe, em que parece que tudo à nossa volta se desvanece para ficar apenas a música dos Tervahaat.

Totalmente cantado em Finlandês, o disco ganha uma aura de mistério adicional por não percebermos nada do que está a ser vocalizado. Uma experiência transcendental, um disco mais simples e directo do que os seus antecessores, e 40 minutos de música que nos vai transportar para um mundo próprio. A edição é limitada a 500 exemplares em digipack.

O alinhamento completo é o seguinte:
  1. Kärrinpyörä 
  2. Kevätkirot
  3. Tuomiolaulu
  4. Koulutie
  5. Kultaluu
  6. Metsännyrkki
  7. Taival

Sem comentários: