sexta-feira, 22 de junho de 2007

[NOTÍCIA] Novidades dos Waldteufel

Depois de mais de 3 anos de maturação, os Aústriacos Waldteufel vão lançar no próximo dia 15 de Julho, pela Beta-lactam Ring Records, o seu novo registo de originais, entitulado "Sanguis".

Inicialmente idealizado para ser um 12'', foi evoluindo até se tornar num longa duração completo. O conceito lírico de "Sanguis" é baseado no trabalho de duas quase esquecidas personalidades alemãs: Stefan George e Alfred Schuler, que podem ser considerados os pólos opostos no «Círculo Cósmico» (um grupo de autores alemães com inclinações místicas activos na Munique do fim do século), para além de outros fragmentos.

Musicalmente diverso, explora a sonoridade tradicional dos Waldteufel procurando expandi-la e aprofundá-la. As atmosferas densas estão lá, assim como as passagens ritualísticas, coros e percurssões dignas de hinos, tendo os Aústriacos recorrido a uma míriade de instrumentos para os criar, desde acordeão, violino, diferentes percurssões, guitarras, sintetizadores e, claro, a voz. Foi inteiramente gravado pelo famoso percurssionista Markus Wolff e Tyrsson Sinclair (outrora nos Warhate, agora explorando vários projectos a solo).

Para celebrar o evento, a Beta-lactam Ring vai lançar 4 (!) diferentes edições deste trabalho:
  1. Edição em CD, com uma tiragem inicial de 900 cópias em caixa formato livro, contendo um livreto de letras de 8 páginas. As primeiras 50 cópias vão incluir um cartão numerado e assinado pela banda.

  2. Edição em LP, limitada a 300 cópias em vinil de 200 gramas.

  3. Edição especial LP + 7'', limitada a 100 cópias numeradas e assinadas, em vinil vermelho de 220 gramas. O invólucro do 7'' bonus será manualmente produzido pela banda. Para coleccionadores.

  4. Edição ainda-mais-especial LP+7''+Artwork, limitada a 35 cópias numeradas e assinadas, apenas um exemplar disponível para encomenda por cliente, em vinil vermelho de 220 gramas. O invólucro do 7'' bonus será manualmente produzido pela banda. O artwork é uma peça de medidas 12''x12''x1'' em gesso e em relevo, criada por Markus Wolff. Especialmente dirigida aqueles para quem Waldteufel é muito mais do que apenas uma banda.
Ainda este ano, a Steiklang Industries reeditou "Rauhnacht", originalmente lançado na nacional Terra Fria. O mCD original continha 4 faixas perfazendo 28 minutos de música, e foi editado numa edição limitada de 500 exemplares em caixa de plástico com grafismo a preto e branco. Para esta nova versão, 2 novas faixas perfazendo cerca de 12 minutos foram adicionadas, 2 das faixas originais foram remisturadas e todas as faixas originais foram também remasterizadas.

Assim sendo, acabamos com 6 faixas e pouco mais de 40 minutos de música relativas aos rituais Rauhnacht da Aústria / Sul da Alemanha. O termo "Rauhnacht" provém do mundo rural, uma banda sonora arcaica para as sagradas noites de Verão, combinadas com melancólicas baladas Folk e hinos pagãos.

Todo o conceito gráfico para esta reedição foi criado por Markus Wolff em Maio de 2007, pinturas em placas de madeira, e a edição em CD (formato digipack) assim como a edição em LP (limitada a 500 cópias) contam com um livreto de letras em Alemão e Inglês. O trabalho foi masterizado por Axel Frank (dos Werkraum) nos estúdios Blue Lounge em Berlim.

Sem comentários: