terça-feira, 26 de junho de 2007

[NOTÍCIA] Quatro novos lançamentos da Eibon Records

Nada como começar a semana (ou quase) com um quarteto de lançamentos da Eibon Records, uma das melhores editores independentes Italianas.

A primeira proposta é dos também Italianos Colloquio, com o novo registo "Si Muove E Ride". Lançado no decurso deste mês, no formato digisleeve, conta com mais de 53 minutos de música dispersa por 10 faixas, numa sonoridade que podemos enquadrar no domínio do Darkwave.

Liderado por Gianni, este colectivo tem no seu curriculum vários trabalhos com Canaan (e também participações pessoais em alguns dos seus trabalhos), para além de uma discografia extensa que se iniciou em 1993 com "Il Giardino Delle Lacrime". Poucas vozes como as de Gianni se podem encontrar no panorama musical actual, com a sua sensibilidade ímpar e capacidade lírica. Só por isto valeria a pena descobrir mais este projecto Italiano - não haverá fim à larga lista de propostas de qualidade oriundas do "país da bota"?

Mudando de continente, passamos a "Teratogenesis", a nova proposta dos Canadianos Bestia Centauri. Ao longo de 6 faixas somos brindados com mais de 63 minutos de música, numa média acima dos 10 minutos por faixa - interessante, no mínimo...

Embora muitas vezes classificada "apenas" de Dark Ambient, a sonoridade de Bestia Centauri é fortemente enraízada nas matrizes electrónica e acústica, com recurso aos computadores para criar a atmosfera caótica que caracteriza os seus trabalhos. Este é um trabalho conceptual sobre a génese e desenvolvimento de uma monstruosidade, desde um simples organismo unicelular até ao mutante que emerge das mandíbulas do dragão, das profundezas do abismo!

E se até agora tínhamos apresentado sonoridades mais pacíficas, a proposta dos Franceses Mourmansk 150 contraria essa tendência - o que aqui temos é Power Noise no seu nível mais abrasivo, violento, agressivo e duro!

Ao longo de 13 faixas e quase 54 minutos de ataque sonoro, somos bombardeados com camada após camada de ondas de choque. Uma ambivalência entre o Industrial old-school e a abordagem contemporânea ao Power Noise resulta, como o conceito gráfico ilustra, numa máquina bem oleada capaz de atropelar quem se cruze no seu caminho sem se precaver devidamente. E, no final, ainda fazer marcha-atrás para garantir que nada ficou incólume!

E o que acontece quando se mistura sonoridades Neo-Clássicas com outras tipicamente Power Noise? Basta colocar "Adamnation", a recente colaboração de First Human Ferro com Kenji Siratori para descobrir a resposta.

O colectivo Ucraniano recorreu ao insano artista Japonês para os ajudar a preparar uma receita sui generis: misturando sopranos femininos com ambientes sombrios, vocalizações Death Industrial abrasivas com melodias tradicionais, e um pouco mais de tudo o que tinham disponível, o objectivo é alargar os limites da música para além do experimentalismo e descobrir novos e inexplorados territórios. E provam ser capazes de o conseguir ao longo destes cerca de 48 minutos de puro devaneio musical.

Sem comentários: